Volkswagen New BeetleNovo Fusca
O Volkswagen New Beetle é a reedição do muito consagrado do antigo Volkswagen Fusca/Carocha (Old Beetle, Bug, Coccinelle, Vocho, Escarabajo, Käfer, Kever, Fusca).
O
New Beetle nasceu como um estudo de design, que recebeu o
nome-código Concept 1, sob as formas do antigo Fusca, mirando
uma reedição do popular Volkswagen, já que a
imagem da fábrica ainda estava bastante vinculada ao Fusca. O
projeto do novo carro ficou a cargo dos estúdios californianos
da Volkswagen.
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Em 1998, após a reformulação do Volkswagen Golf europeu, que, à época, chegou a sua 4a. geração, a Volkswagen se utilizou da plataforma e mecânica deste para originar o novo Fusca/Beetle.
E assim aconteceu, em 1998, o mundo conheceu o New Beetle, com formas idênticas ao antigo modelo, porém, com mecânica, suspensão e plataforma do Volkswagen Golf de 4a geração. Dessa forma, o antigo motor traseiro refrigerado a ar, de cilindros contrapostos (boxer)
e em posição longitudinal do Fusca foi deixado de lado em
favor de um propulsor dianteiro refrigerado a água, de
configuração em linha e em posição
transversal.
O
carisma do carro original se manteve, o que confere um apelo emocional
de venda, porém, o preço alto evita que o novo VW venda
de forma tão avassaladora quanto o seu antecessor, pois o New
Beetle nem de longe é um carro popular, já que conta com
refinamentos como banco de couro, direção
hidráulica, câmbio automático, ar-condicionado,
air-bags e reforços estruturais que absorvem e distribuem a
energia de um impacto em caso de acidentes.
O New Beetle é fabricado na planta da Volkswagen de Puebla,
no México, onde durante 5 anos conviveu com o modelo
tradicional, que era montado na linha artesanal ao lado da linha
robotizada onde agora o Beetle é hoje produzido, até que
o velho Vocho, nome do Fusca no México, deixou de ser produzido,
em 30 de julho de 2003, quando o New Beetle se tornou o sucessor
legítimo (ao menos na aparência e lembranças) da
lenda do Carro do Povo.
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Existiu
ainda uma versão Cabriolet (conversível) do New Beetle,
com capota de lona, reeditando também as linhas do
clássico FuscaCabriolet produzido em conjunto pela Karmann e Volkswagen até
1979. Como predicados, essa versão traz um discreto friso
cromado nas laterais e, quando arriada, a capota fica deitada de forma
elegante sobre a traseira do carro, pois não é camuflada
pelo porta-malas.
Em
2006, o New Beetle recebeu uma leve reestilização, a
primeira em 8 anos, e permanece sendo exportado para a América
do Norte, América Latina e Europa.
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A gama de motores do New Beetle compreendiu um 1,4l, 1,6l, 1,8l, 1,9lTDI a diesel turboalimentado, 2,0l e 2,5. Todas as versões tem a opção de câmbio automático com tiptronic. A versão exportada para o Brasil foi a com propulsor 2,0l, com opções de câmbio mecânico e automático, em versão comum, de teto rígido, e Cabriolet. Para 2010, a Volks preparou uma versão de despedida para o New Beetle, a versão Final Edition, que será exatamente igual ao Volkswagen Sedán Última Edición, versão final do Fusca no México. A segunda geração, agora chamada Volkswagen Beetle está pronta em 2011 (para o hatch) e 2012 (para o cabriolet). O novo Volkswagen Beetle vai começar as suas vendas para o Brasil até o fim de 2012 ou nos primeros meses de 2013, e vai estacionar automaticamente. |
Curiosidades
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