BIOGRAFIA-INIMA DE PAULA


Inimá de Paula
Inimá José de Paula (Itanhomi, 7 de dezembro de 1918 — Belo Horizonte, 13 de agosto de 1999) foi um pintor, desenhista e professor brasileiro.


Junto com Aldemir Martins, Antônio Bandeira e outros notáveis, fizeram parte do Movimento Modernista de Fortaleza, em 1940. Apesar do convívio com outros astros das artes plásticas brasileiras, jamais abriu mão de sua inconfundível linguagem, traduzida por uma pincelada única. É considerado o mais autêntico intérprete da chamada "sensibilidade tropical".


 
Inimá foi um artesão das cores, e é considerado por muitos o maior fauvista brasileiro, o maior de todos os artistas contemporâneos mineiros, sendo reverenciado em sua terra natal. Sua pintura tem características pessoais e bem definidas, e é altamente bem elaborada e estruturada; suas pinceladas são fartas e generosas. Morou também no Rio de Janeiro, tendo pintado as paisagens de Santa Teresa.

Ainda antes de sua morte, foi constituída em 1998 a Fundação Inimá de Paula, para cuidar de todos os assuntos concernentes à sua obra e à catalogação integral da mesma, sendo iniciativa pioneira no país, rivalizando apenas com a também impressionante iniciativa que é o Instituto Manabu Mabe. O próprio Inimá autenticou pessoalmente muitas e muitas obras.

A Fundação Inimá de Paula, em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais, inaugurou em abril de 2008 o Museu Inimá de Paula, em antigo prédio da capital mineira. O Museu está aberto ao público e, além do seu acervo, os amantes da arte podem ver as várias exposições de artistas brasileiros que ali mostram suas obras.


Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.