Humphrey Bogart Humphrey DeForest Bogart (Nova Iorque, 25 de dezembro de 1899 — Hollywood, 14 de janeiro de 1957). Foi um ator de cinema e teatro dos Estados Unidos, eleito pelo American Film Institute como a maior estrela masculina do cinema norte-americano de todos os tempos. Conhecido pelo público como Bogie ou Bogey (preferia ser chamado de Bogie), é considerado um dos grandes mitos do cinema e ganhou o Oscar de melhor ator de 1951 por seu papel em Uma Aventura na África. Morreu em 1957 vítima de câncer. Dentre seus filmes de maior sucesso estão Relíquia Macabra, O Tesouro de Sierra Madre e Casablanca. |
Primeiros anos Batizado como Humphrey DeForest Bogart, ele era o filho mais velho de Belmont DeForest Bogart e Maud Humphrey. Seu pai era um médico cirurgião e a mãe artista gráfica de sucesso. Viveu confortavelmente no bairro de Upper West Side, em Nova York, e estudou em uma escola particular prestigiada, a Trinity School, e posteriormente na Escola preparatória Phillips Academy em Andover, Massachusetts. A princípio pensou em estudar medicina na Universidade de Yale, mas seus planos não se concretizaram por ter sido expulso da escola preparatória por comportamento rebelde. |
Depois disso dirigiu caminhões por algum tempo. Por ter nascido no Natal de 1899, Bogie foi batizado como "o homem do século passado". Bogart se alistou na Marinha para combater na Primeira Guerra Mundial. Em 1918, o barco que estava foi atacado por submarinos e um fragmento de madeira rasgou sua boca, afetando sua maneira de falar para o resto da vida. |
Início da carreira Humphrey Bogart começou sua carreira nos palcos do Brooklyn em 1921, sem nunca cursar aulas de teatro. Entre 1922 e 1925, ele apareceu em 21 produções da Broadway. Na época, Bogart conheceu Helen Menken. Eles se casaram em 1926 e se separaram um ano depois. Em 1928, ele se casou com a atriz Mary Philips. Em 1934, Bogart atuou na peça "Invitation to a Murder". O produtor Arthur Hopkins o viu na peça e o escolheu para fazer parte do elenco de The Petrified Forest. A peça teve 197 apresentações em Nova York, Bogart representou o papel de Duke Mantee. |
Para esse personagem, um sinistro e perigoso fugitivo da cadeia, Bogart ousou na interpretação, fazendo com que o personagem andasse lentamente e encurvado, pois, segundo ele, era como ficaria se ficasse longos anos presos à correntes e bolas de aço que se usava nos presídios da época. Quando a Warner Bros comprou os direitos da peça para filmá-la, assinou contrato com o protagonista Leslie Howard. A Warner iniciou então testes para o papel de Duke Mantee, Howard insistiu na contratação de Bogart. Sendo assim, em 1936 o filme A Floresta Petrificada foi lançado, contando ainda com a participação de Bette Davis.Bogart recebeu excelentes elogios. Mary Philips recusou-se a seguir o marido até Hollywood e pouco depois eles acabaram se divorciando. Em 1938, Bogart casa-se pela terceira vez, agora com a atriz Mayo Methot. |
O casamento com Mayo foi desastroso, ela era paranóica quando bebia e convencida que o marido a traía gerava várias discussões (o "ponto final" no casamento deles foi provavelmente Casablanca (1943), quando Mayo o acusou de ter um caso com Ingrid Bergman. Mas Bogie ia segurar o casamento até sua "válvula de escape", Betty "Lauren" Bacall). No filme "Casablanca" surgiu uma das lendas do cinema, a frase que ficaria famosa e que Bogart nunca a disse: -Toque de novo Sam! (no original: Play it again, Sam!) Em 1938, Bogart apareceu em um musical chamado Swing Your Lady no papel de um promoter. No ano posterior apareceu no filme The Return of Doctor X. Ambos filmes sem muita projeção. |
Entre 1936 e 1940, a Warner não lhe deu bons papéis, mas ele mesmo assim não recusava os papéis que lhe eram dados para não ser dispensado. Ele fez filmes como Racket Busters, San Quentin e You Can't Get Away With Murder. Seu melhor papel da época foi em Dead End de 1937. Também trabalhou em vários filmes como ator (coadjuvante/secundário), entre eles o sucesso Anjos de Cara Suja / Anjos de Cara Negra. Uma característica de seus papéis dessa época, e a de que ele "morria" em quase todos os filmes. |
Início do sucesso Em 1941, Bogart atuou como protagonista em Seu Último Refúgio, um roteiro que teve a participação de John Huston, seu parceiro de farra. No mesmo ano, também atuou no clássico film noir Relíquia Macabra, com John Huston assumindo a direção. Neste filme, ele fez o papel de Sam Spade, um investigador particular. O filme foi considerado pelo crítico de cinema Roger Joseph Ebert e pela revista Entertainment Weekly como um dos melhores filmes de todos os tempos e recebeu três indicações ao Oscar. |
Depois de tantos filmes de gangsters, policiais, bandidos e mocinhos, Bogart pela primeira vez faz um filme romântico/dramático, Casablanca. Lançado em 1942, o filme é um dos maiores clássicos do cinema mundial. Interpreta Rick Blaine, o dono de um clube na cidade de Casablanca no Marrocos. Durante as filmagens, ele e Ingrid Bergman, a protagonista feminina, quase não se falaram. Ela diria tempos depois: "Eu o beijei mas nunca o conheci". Bogart foi indicado ao Oscar de melhor ator mas não venceu, embora Casablanca tenha vencido na categoria de melhor filme. Bogart e Lauren Bacall |
Durante as filmagens de Uma Aventura na Martinica em 1944, Bogart conheceu aquela que seria sua quarta esposa e a que lhe traria o casamento mais feliz, a jovem atriz Lauren Bacall, ou Baby (como a chamava por ser 25 anos mais nova). Eles se casaram em 1945 e fizeram no ano seguinte o filme À Beira do Abismo já como marido e mulher. Em 6 de janeiro de 1949, Lauren deu a luz ao primeiro filho do casal, Stephen Humphrey Bogart (apelidado de Steve, em honra ao personagem de Bogie em Uma Aventura na Martinica) e depois, em 23 de agosto de 1952, eles tiveram uma menina, Leslie Howard Bogart. O nome foi em homenagem ao ator Leslie Howard que ajudou Bogart no início da carreira. Hoje Stephen tem três filhos, Jamie e Richard e uma menina (agora modelo) Brooke. |
Momentos finais De 1943 até 1955, Bogart fez vários filmes interpretando diferentes personagens. Em 1949, ele fundou sua própria produtora, a Santana Productions. No ano de 1951, Bogart fez o filme Uma Aventura na África contracenando com Katharine Hepburn num duelo memorável de interpretações e dirigido por John Huston. Este foi seu primeiro filme colorido e seu trabalho como o barqueiro Charlie Alnutt fez com que conquistasse finalmente o Oscar de melhor ator. |
Em 1954, filmou A Nave da Revolta, baseado no livro homônimo de Herman Wouk, que ganhou o Prêmio Pulitzer em 1951, no papel do esquizofrênico Capitão Queeg. No mesmo ano ainda participou de Sabrina com Audrey Hepburn e William Holden e de A Condessa Descalça, com Ava Gardner. Seu último trabalho foi em A Trágica Farsa de 1956 no papel de Eddie Willis, um jornalista esportivo que vira promotor de boxe. |
Morte Bogart bebia e fumava muito e teve câncer no esôfago. Em 1956, fez uma cirurgia para retirar o esôfago e dois linfomas, mas acabou por morrer em coma no dia 14 de janeiro de 1957. Encontra-se sepultado no Forest Lawn Memorial Park (Glendale), Glendale, Los Angeles, nos Estados Unidos. |
Filmografia Life Famous Players-Lasky, 1920 The Dancing Town Paramount curta-metragem, 1928 Broadway's Like That Warner Bros. curta-metragem, 1930 Up the River Fox, 1930 O Querido das Mulheres (A Devil With Women) Fox, 1930 Corpo e Alma (Body and Soul) Fox, 1931 Garota Rebelde (The Bad Sister) Universal, 1931 O Temerário (A Holy Terror) Fox, 1931 love Affair Columbia, 1932 Big City Blues Warner Bros., 1932 Três Ainda é Bom (Three on a Match) Warner Bros., 1932 Sede de Justiça (Midnight) Universal, 1934 A Floresta Petrificada (The Petrified Forest) Warner Bros., 1936 Balas ou Votos (Bullets or Ballots) Warner Bros., 1936 Sede de Escândalo (Two Against the World) Warner Bros., 1936 O Titã dos Ares (China Clipper) Warner Bros., 1936 A Ilha da Esperança (Isle of Fury) Warner Bros., 1936 Legião Negra (Black Legion) Warner Bros., 1937 O Grande O'Malley (The Great O'Malley) Warner Bros., 1937 Mulher Marcada (Marked Woman) Warner Bros., 1937 Talhado Para Campeão (Kid Galahad) Warner Bros., 1937 San Quentin Warner Bros., 1937 Beco Sem Saída (Dead End) Goldwyn, 1937 Assim é Hollywood (Stand-In) United Artists, 1937 Breakdowns of 1938 Warner Bros. curta-metragem, 1938 Swing Your Lady Warner Bros., 1938 For Auld Lang Syne Warner Bros. curta-metragem, 1938 No Limiar do Crime (Crime School) Warner Bros., 1938 Vítimas do Terror (Racket Busters) Warner Bros., 1938 Os Homens São Uns Trouxas (Men Are Such Fools) Warner Bros., 1938 O Gênio do Crime (The Amazing Dr. Clitterhouse) Warner Bros., 1938 Anjos da Cara Suja (Angels with Dirty Faces) Warner Bros., 1938 Swingtime in the Movies Warner Bros. curta-metragem, 1939 Contra a Lei (King of Underworld) Warner Bros., 1939 A Lei do Mais Forte (The Oklahoma Kid) Warner Bros., 1939 Vitória Amarga (Dark Victory) Warner Bros., 1939 Explorando o Crime (You Can't Get Away With Murder) Warner Bros., 1939 Heróis Esquecidos (The Roaring Twenties) Warner Bros., 1939 A Volta do Doutor X (The Return of Doctor X) Warner Bros., 1939 Homens Marcados (Invisible Stripes) Warner Bros., 1939 | Caravana do Ouro (Virginia City) Warner Bros., 1940 Um Sonho Para Dois (It All Came True) Warner Bros., 1940 Irmão Orquídea (Brother Orchid) Warner Bros., 1940 Dentro da Noite (They Drive by Night) Warner Bros., 1940 Seu Último Refúgio (High Sierra) Warner Bros., 1941 Tragédia no Circo (The Wagons Roll at Night) Warner Bros., 1941 Relíquia Macabra (The Maltese Falcon) Warner Bros., 1941 Balas Contra a Gestapo (All Through the Night) Warner Bros., 1942 O Manda-Chuva (The Big Shot) Warner Bros., 1942 Garras Amarelas (Across the Pacific) Warner Bros., 1942 Casablanca Warner Bros., 1942 Comboio Para Leste (Action in the North Atlantic) Warner Bros., 1943 Graças à Minha Boa Estrela (Thank Your Lucky Stars) Warner Bros., 1943 Sahara Columbia, 1943 Report From the Front Warner Bros. curta-metragem, 1944 Passagem Para Marselha (Passage to Marseille) Warner Bros., 1944 Uma Aventura na Martinica (To Have and Have Not) Warner Bros., 1944 Conflitos D'Alma (Conflict) Warner Bros., 1945 Hollywood Victory Caravan 20th Century-Fox curta-metragem, 1945 Um Trono Por Um Amor (Two Guys From Milwaukee) Warner Bros., 1946 À Beira do Abismo (The Big Sleep) Warner Bros., 1946 Confissão (Dead Reckoning) Columbia, 1947 Inspiração Trágica (The Two Mrs. Carrolls) Warner Bros., 1947 Prisioneiro do Passado (Dark Passage) Warner Bros., 1947 O Tesouro de Sierra Madre (The Treasure of the Sierra Madre) Warner Bros., 1948 Juntos Para Sempre (Always Together) Warner Bros., 1948 Paixões em Fúria (Key Largo) Warner Bros., 1948 O Crime Não Compensa (Knock on Any Door) Columbia, 1949 Tóquio Joe (Tokyo Joe) Columbia, 1949 A Morte Não é o Fim (Chain Lightning) Warner Bros., 1950 No Silêncio da Noite (In a Lonely Place) Columbia, 1950 Um Preço Para Cada Crime (The Enforcer) Warner Bros., 1951 Sirocco Columbia, 1951 Uma Aventura na África (The African Queen) United Artists, 1951 U.S. Savings Bonds Trailer MGM curta-metragem, 1952 A Hora da Vingança (Deadline - U.S.A.) 20th Century-Fox, 1952 Campo de Batalha (Battle Circus) MGM, 1953 O Diabo Riu Por Último (Beat the Devil) United Artists, 1953 The Love Lottery Ealing, 1954 A Nave da Revolta (The Caine Mutiny) Columbia, 1954 Sabrina Paramount, 1954 A Condessa Descalça (The Barefoot Contessa) United Artists, 1954 Não somos Anjos / Veneno de Cobra (We're No Angels) Paramount, 1955 Do Destino Ninguém Foge (The Left Hand of God) 20th Century-Fox, 1955 Horas de Desespero (The Desperate Hours) Paramount, 1955 A Trágica Farsa (The Harder They Fall) Columbia, 1956 |