GoogleGoogle Inc. (NASDAQ: GOOG) (Google) é uma empresa multinacional de serviços
online e software dos Estados Unidos. O Google hospeda e desenvolve uma série de
serviços e produtos baseados na internet e gera lucro principalmente através da
publicidade pelo AdWords. A empresa foi fundada por Larry Page e Sergey Brin,
muitas vezes apelidados de "Google Guys", enquanto os dois estavam frequentando
a Universidade Stanford como estudantes de doutoramento. Foi fundada como uma
empresa privada em 4 de setembro de 1998 e sua oferta pública inicial foi
realizada em 19 de agosto de 2004. A missão declarada da empresa desde o início
foi "organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil"
e o slogan da empresa foi inventado pelo engenheiro Paul Buchheit, é “Don't be
evil” em inglês e “Não seja mau” em português. Em 2006, a empresa mudou-se para
sua atual sede, em Mountain View, Condado de Santa Clara no estado da
Califórnia.v O Google é executado através de mais de um milhão de servidores em data
centers ao redor do mundo e processa mais de um bilhão de solicitações de
pesquisa e vinte petabytes de dados gerados por usuários todos os dias. O rápido
crescimento do Google desde sua incorporação culminou em uma cadeia de outros
produtos, aquisições e parcerias que vão além do núcleo inicial como motor de
buscas. A empresa oferece softwares de produtividade online, como o software de
e-mail Gmail, e ferramentas de redes sociais, incluindo o Orkut, o Google+ e o
descontinuado Google Buzz. Os produtos do Google se estendem à área de trabalho,
com aplicativos como o navegador Google Chrome, o programa de organização de
edição de fotografias Picasa e o aplicativo de mensagens instantâneas Google
Talk. Notavelmente, o Google também lidera o desenvolvimento do sistema
operacional móvel para smartphones Android, usado em celulares como o Nexus One
e o Motorola Droid. O Alexa classifica o Google como o website mais visitado do
mundo. O Google também foi classificado pela revista Fortune como o quarto
melhor lugar do mundo para se trabalhar e como a marca mais poderosa no mundo
pela BrandZ. A posição dominante no mercado dos serviços do Google levou a
críticas da sociedade sobre assuntos como privacidade, direitos autorais e
censura.O Google começou em janeiro de 1996 como um projeto de pesquisa de Larry Page
e Sergey Brin , quando ambos eram estudantes de doutorado na Universidade
Stanford, na Califórnia, Estados Unidos.Enquanto os motores de busca convencionais exibiam resultados classificados
pela contagem de quantas vezes os termos de busca apareciam na primeira página,
os dois teorizaram sobre um sistema melhor que analisava as relações entre os
sites. Eles chamaram esta nova tecnologia PageRank, onde a relevância de um site
era determinada pelo número de páginas, bem como pela importância dessas
páginas, que ligavam de volta para o site original.Um pequeno motor de busca chamado "RankDex" da IDD Information Services,
projetado por Robin Li, desde 1996, já explorava uma estratégia semelhante para
pontuação e classificação de páginas. A tecnologia doRankDex seria patenteada e
usada mais tarde por Li, quando fundou a Baidu na China.Page e Brin originalmente apelidaram de sua nova ferramenta de busca de
"BackRub", porque o sistema de checava backlinks para estimar a importância de
um site.Eventualmente, eles mudaram o nome para o Google, proveniente de um erro
ortográfico da palavra "googol" o número um seguido por cem zeros, que foi
criado para indicar a quantidade de informação que o motor de busca podia
processar. Originalmente, o Google funcionou sob o site da Universidade
Stanford, com o domínio google.stanford.edu, com os direitos de autor
mencionados à universidade no final de sua página àepoca.
O nome de domínio "Google" foi registrado em 15 de setembro de 1997 e a
empresa foi constituída em 4 de setembro de 1998. No início, sua sede ficava na
garagem de uma amiga (Susan Wojcicki em Menlo Park, Califórnia. Craig
Silverstein, um colega de doutorado estudante em Stanford, foi contratado como o
primeiro funcionário. Financiamento e oferta pública inicialprimeiro financiamento para o Google foi uma contribuição de US$ 100.000 em
agosto 1998 de Andy Bechtolsheim, co-fundador da Sun Microsystems, dada antes do
Google ter sido incorporado. No início de 1999, quando ainda eram estudantes de
graduação, Brin e Page decidiram que o motor de busca que eles tinham
desenvolvido tomava muito do seu tempo a partir de pesquisas acadêmicas. Eles
foram ao CEO da Excite, George Bell, e se ofereceram para comprá-la por US$ 1
milhão. Ele rejeitou a oferta e, posteriormente, criticou Vinod Khosla, um dos
capitalistas de risco da Excite, depois de ter negociado com Brin e Page um
valor abaixo de US$ 750.000. Em 7 de junho de 1999, uma rodada de 25 milhões
dólares de financiamento foi anunciada, com os investidores importantes,
incluindo as empresas de capital de risco Kleiner Perkins Caufield& Byers e
a Sequoia Capital.A oferta pública inicial (IPO) do Google ocorreu cinco anos depois, em 19 de
agosto de 2004. A empresa ofereceu 19 605 052 partes a um preço de 85 dólares
por ação. As ações foram vendidas em um leilão online usando um sistema
construído pela Morgan Stanley e Credit Suisse, os subscritores do acordo. A
venda de 1,67 bilhões dólares deu ao Google uma capitalização de mercado de mais
de US$ 23 bilhões. A grande maioria das 271 milhões ações permaneceram sob o
controle do Google e muitos funcionários do Google se tornaram milionários de
imediato. Yahoo!, um concorrente do Google, também se beneficiou, pois possuía
8,4 milhões de ações do Google antes da IPO. Algumas pessoas especularam que a IPO do Google, inevitavelmente, trouxe
mudanças na cultura da empresa. Razões variam desde a pressão dos acionistas
para a redução de benefícios dos empregados ao fato de que muitos executivos da
empresa se tornariam milionários de imediato. Como resposta a esta preocupação,
os co-fundadores Sergey Brin e Larry Page, prometeram, em um relatório a
investidores potenciais, que a IPO não iria alterar a cultura da companhia. Em
2005, porém, artigos no The New York Times e outras fontes começaram a sugerir
que o Google tinha perdido a sua filosofia anti-corporativa, sem mal (Don't be
evil ). Em um esforço para manter a cultura única da empresa, o Google designou
um Escritório Chefe de Cultura, que também trabalha como diretor de Recursos
Humanos. O objetivo desse escritório é desenvolver e manter a cultura da
companhia e trabalhar em maneiras de manter fiel aos valores em que a empresa
foi fundada: uma organização plana, com um ambiente de colaboração. O Google
também tem enfrentado acusações de sexismo e de discriminação etária de seus
ex-funcionários.O desempenho das ações após a IPO foi bom, com quotas a bater os 700 dólares
pela primeira vez em 31 de outubro de 2007, principalmente por causa das fortes
vendas e dos lucros no mercado de publicidade online. O aumento no preço das
ações foi impulsionado principalmente por investidores individuais, ao contrário
de grandes investidores institucionais e fundos mútuos. A empresa está listada
na bolsa de valores NASDAQ sob o símbolo GOOG e sob a Bolsa de Valores de
Frankfurt com o símbolo GGQ1.CrescimentoEm março de 1999, a empresa mudou sua sede para Palo Alto, Califórnia, lar de
várias outras importantes startups de tecnologia do Vale do Silício. No ano
seguinte, contra a oposição inicial de Page e Brin para um motor de busca
financiado por anúncios, o Google começou a vender anúncios associados a
palavras-chave de busca. A fim de manter um projeto organizado da página e
aumentar a velocidade, as propagandas eram exclusivamente baseadas em texto.
Palavras-chave foram vendidas com base em uma combinação de propostas de preços
e cliques nos anúncios, com lances a partir de cinco centavos por clique. O
pioneiro deste modelo de venda de publicidade por palavra-chave foi o Goto.com,
spin-off do Idealab, criado por Bill Gross. Quando a empresa mudou de nome para
Overture Services, processou o Google por alegadas violações das patentes do
pay-per-click e de licitações. A Overture Services viria a ser comprado pelo
Yahoo! e renomeado Yahoo Search Marketing. O caso foi então resolvido fora do
tribunal, concordando com o Google para a emissão de ações ordinárias para o
Yahoo! em troca de uma licença perpétua.Durante este tempo, o Google conseguiu uma patente descrevendo seu mecanismo
de PageRank. A patente foi oficialmente atribuída a Universidade de Stanford e
classificou Lawrence Page como seu inventor. Em 2003, após superando dois outros
locais, a empresa arrendou seu atual complexo da Silicon Graphics na 1600
Amphitheatre Parkway, em Mountain View, Califórnia. O complexo tem sido, desde
então, conhecido como o Googleplex, uma brincadeira com a palavra googolplex, o
número um seguido de um googol zeros. Três anos depois, o Google iria comprar a
propriedade da SGI por US$ 319 milhões. Nessa época, o nome "Google" encontrou
seu caminho na linguagem cotidiana, fazendo com que o verbo "google" fosse
adicionado ao Merriam Webster Collegiate Dictionary e ao Oxford English
Dictionary, cujo significado era "usar o motor de busca Google para obter
informações na Internet."Aquisições e parcerias Desde 2001, o Google adquiriu várias empresas, com destaque para pequenas
empresas de capital de risco. Em 2004, o Google adquiriu a Keyhole, Inc. A
empresa start-up desenvolveu um produto chamado EarthViewer, que dava uma visão
3-D da Terra. O Google renomeou o serviço para Google Earth, em 2005. Dois anos
depois, o Google comprou o site de vídeos online YouTube por US$ 1,65 bilhões em
ações. Em 13 de abril de 2007, o Google chegou a um acordo para adquirir a
DoubleClick por US$ 3,1 bilhões, dando ao Google relacionamentos
valiosos que a DoubleClick teve com os editores da web e agências de
publicidade. Mais tarde, naquele mesmo ano, o Google adquiriu a GrandCentral por US$ 50 milhões. O site mais tarde seria alterado
para Google Voice. Em 5 de agosto de 2009, o Google comprou a sua primeira
empresa pública, com a compra da fabricante de softwares de vídeo On2
Technologies por US$ 106,5 milhões. O Google também adquiriu aAardvark, um motor
de busca de redes sociais, por US$ 50 milhões. Google comentou em seu blog
interno, "estamos ansiosos para colaborar para ver onde podemos ir." E, em abril
de 2010, o Google anunciou que tinha adquirido uma start-up de hardware, a
Agnilux.Além das inúmeras empresas que o Google comprou, a empresa firmou parceria
com outras organizações para tudo, desde pesquisa à publicidade. Em 2005, o
Google fez uma parceria com o NASA Ames ResearchCenter para construir 93.000 m²
de escritórios. Os serviços seriam usados para projetos de pesquisa envolvendo
gestão de dados em grande escala, nanotecnologia, computação distribuída e
indústria espacial empresarial. Mais tarde naquele ano, o Google firmou uma
parceria com a Sun Microsystems, em outubro de 2005 para ajudar a compartilhar e
distribuir outras tecnologias. A empresa também fez uma parceria com a AOL, da
Time Warner, para aumentar outros serviços de busca de vídeo. As parcerias do
Google em 2005 também incluiu o novo financiamento do domínio de topo .mobi para
dispositivos móveis, juntamente com outras empresas, incluindo a Microsoft,
Nokia e Ericsson. O Google, mais tarde, lançou o "AdSense for Mobile",
aproveitando o mercado emergente de publicidade móvel. Ampliando sua publicidade
para chegar ainda mais longe, o Google e a Fox Interactive Media, da News Corp,
entraram em um acordo de US$ 900 milhões para fornecer a busca e publicidade no
popular site de redes sociais MySpace.Em outubro de 2006, o Google anunciou que havia adquirido o site de
compartilhamento de vídeos YouTube por US$ 1,65 bilhão em ações do Google e o
negócio foi concluído em 13 de novembro de 2006.[86] O Google não oferece
números detalhados para os custos de funcionamento do YouTube e as receitas do
YouTube em 2007 foram anotadas como "não materiais" em um arquivamento
regulador. Em junho de 2008, um artigo da revista Forbes projetou a receita do
YouTube em US$ 200 milhões para 2008, registrando progressos na venda de
publicidade.[88] Em 2007, o Google começou a patrocinar o NORAD Tracks Santa, um
serviço que pretende acompanhar o progresso do Papai Noel na véspera de Natal,
usando o Google Earth para "acompanhar o Papai Noel", pela primeira vez, em 3-D,
e deslocando a ex-patrocinadora da AOL. OYouTube criou um canal de vídeos para o
NORAD Tracks Santa.Em 2008, o Google desenvolveu uma parceria com a GeoEye para lançar um
satélite que fornece ao Google imagens com alta resolução (0,41 m
monocromáticas, a cores 1,65 m) para o software Google Earth. O satélite foi
lançado da Base da Força Aérea de Vandenberg em 6 de setembro de 2008. O Google
também anunciou em 2008 que estava hospedando um arquivo de fotografias da
revista Life como parte de sua mais recente parceria. Algumas das imagens no
arquivo nunca foram publicados na revista. As fotos foram filigrana e
originalmente havia postado avisos de direitos autorais em todas as fotos,
independentemente do status de domínio público. Em 2010, o Google Energy fez seu primeiro investimento em um projeto de
energia renovável, a colocação de 38,8 milhões dólares em dois parques eólicos
na Dakota do Norte. A companhia anunciou que os dois locais vão gerar 169,5
megawatts de potência, ou o suficiente para abastecer 55.000 casas. As fazendas,
que foram desenvolvidos pela NextEra Energy Resources, vai reduzir o uso de
combustíveis fósseis na região.NextEra Energy Resources vendeu ao Google uma
participação de 20% do projeto, a fim de obter financiamento para o
desenvolvimento do projeto. Também em 2010, o Google comprou a Global IP
Solutions, uma empresa baseada na Noruega, que prevê teleconferência baseada na
web e outros serviços relacionados. Esta aquisição permitirá à Google incluir
serviços de telefonia à sua lista de produtos. Em 27 de maio de 2010, o Google
anunciou que também fechou a aquisição da rede de publicidade móvel AdMob. Essa
compra ocorreu dias após a Federal Trade Commission encerrar a sua investigação
sobre a compra. O Google adquiriu a empresa por uma quantia não revelada.[98] Em
julho de 2010, o Google assinou um acordo com um parque eólico de Iowa para
comprar 114 megawatts de energia para 20 anos.Mudanças na gestãoEm 20 de janeiro de 2011, a empresa anunciou que Larry Page vai ser o novo
CEO a partir de 4 de abril. Eric Schmidt, deixa o cargo depois de 10 anos e
assume a diretoria executiva, concentrando-se principalmente em parcerias e
assuntos governamentais. Sergey Brin cuidará de projetos estratégicos e será
responsável pelos novos produtos da empresa.Em 2011 um acionista processou a empresa, alegando que estava permitindo que
farmácias canadenses veiculassem anúncios de remédios que precisam de
prescrição.Produtos e serviçosPublicidade Noventa e nove por cento da receita do Google é derivada de seus programas de
publicidade. Para o ano fiscal de 2006, a empresa registrou 10,492 bilhões
dólares em receitas totais de publicidade e apenas US$ 112 milhões em licenças e
outras receitas. O Google tem implementado várias inovações no mercado de
publicidade online que ajudou a torná-lo um dos maiores corretores do mercado.
Usando a tecnologia da empresa DoubleClick, o Google pôde determinar os
interesses dos utilizadores e as propagandas de destino para que sejam
relevantes para seu contexto e para o usuário que a está vendo. O Google Analytics permite que proprietários de sites possam rastrear
onde e como as pessoas usam seu site e, por exemplo, analisem as taxas de clique
para todos os links em uma página. Os anúncios do Google podem ser colocados em
sites de terceiros em um programa de duas partes. O Google AdWords permite que
os anunciantes exibam seus anúncios na rede de conteúdo do Google, quer através
de um custo por clique ou por custo de visitação. O serviço irmão, Google
AdSense, permite que os proprietários de um web site exibam esses anúncios em
seu site e ganhem dinheiro com todos os anúncios que são clicados. Uma das desvantagens e críticas deste programa é a incapacidade do Google em
combater fraudes de cliques, quando uma pessoa ou um script automatizado "clica"
em propagandas sem estar interessado no produto, para trazer lucros para o dono
do site. Relatórios de 2006 afirmaram que entre 14 e 20 por cento dos cliques
eram de fato fraudulentos ou inválidos. Além disso, houve uma controvérsia sobre
o Google "busca dentro de busca", onde uma caixa de pesquisa secundária permite
ao usuário encontrar o que está olhando dentro de um determinado site. Foi logo
informado que o "busca dentro de busca" é usado para uma empresa específica,
anúncios de concorrentes e de empresas rivais muitas vezes são mostrados
juntamente com os resultados, tirando os usuários de sua busca inicial. Outra
queixa contra a publicidade do Google é a censura dos anunciantes, embora muitos
casos cumprimento estejam de acordo com o Digital Millennium Copyright Act. Por
exemplo, em fevereiro de 2003, o Google parou de mostrar as propagandas da
Oceana, uma organização sem fins lucrativos, protestando contra práticas de
tratamento de esgoto de um navio de cruzeiro. O Google citou a sua política
editorial na época, afirmando que "o Google não aceita publicidade se os
defensores do anúncio ou site estarem contra outros indivíduos, grupos ou
organizações". A política foi alterada mais tarde. Em junho de 2008, o Google
fez um acordo publicitário com o Yahoo!, para permitir anúncios do Google em
páginas do Yahoo!. A aliança entre as duas empresas nunca foi totalmente
realizada devido às preocupações antitruste do Departamento de Justiça dos
Estados Unidos. Como resultado, o Google retirou-se do negócio em novembro de
2008.Motor de busca Ver artigo principal: Google SearchO motor de busca do Google na web é o serviço mais popular da companhia e o
site mais acessado do mundo. De acordo com pesquisa de mercado publicado pela
comScore, em novembro de 2009, o Google era o motor de busca dominante no
mercado dos Estados Unidos, com uma quota de mercado de 65,6%. O Google indexa
trilhões de páginas web, de modo que os usuários podem pesquisar as informações
que quiser, através do uso de palavras-chave e operadores. Apesar de sua
popularidade, tem recebido críticas de várias organizações. Em 2003, o The New
York Times se queixou de indexação do Google, alegando que o cache de conteúdo
do Google em seu site violava os seus direitos autorais sobre o conteúdo. Neste
caso, o Tribunal Distrital de Nevada decidiu em favor do Google nos casos Field
v. Google e Parker v. Google. Além disso, a publicação 2600: The Hacker
Quarterly compilou uma lista de palavras que a nova ferramenta de pesquisa
instantânea do gigante da web não irá procurar. O site "Google Watch" também
criticou os algoritmos doPageRank, do Google, dizendo que eles discriminam novos
sites e favorecem os já estabelecidos, também foram feitas acusações sobre as
conexões entre a Google, a NSA e a CIA. Apesar das críticas, o motor de pesquisa
básica já se espalhou para serviços específicos também, incluindo um motor de
busca de imagens, os sites de busca Google News, Google Maps e muito outros. No
início de 2006, a companhia lançou o Google Video, que permite que os usuários
carreguem, pesquisem e vejam vídeos da internet. Em 2009, no entanto, os uploads
para o Google Video foram interrompidos para que o Google pudesse se concentrar
mais no aspecto da busca do serviço. A empresa também desenvolveu o Google
Desktop, uma aplicação de pesquisa de desktop usada para procurar por arquivos
locais de computador. O desenvolvimento mais recente do Google em busca é a sua
parceria com o United States Patent and Trademark Office para criar o Google
Patents, que permite livre acesso à informação sobre patentes e marcas.Um dos serviços de busca mais controversos do Google é o Google Books. A
empresa começou a digitalizar livros, upload de visualizações limitadas e livros
completos, quando permitido, em seu novo motor de busca de livros. A Authors
Guild, grupo que representa 8.000 autores dos Estados Unidos, entrou com uma
ação coletiva em um tribunal federal de Manhattan contra o Google em 2005 por
este novo serviço. O Google respondeu que está em conformidade com todas as
aplicações existentes e históricas das leis de direitos autorais sobre os
livros. O Google finalmente chegou a um acordo revisto em 2009, para limitar as
suas digitalizações de livros de países como Estados Unidos, Reino Unido,
Austrália e Canadá. Além disso, a Corte Cível de Paris decidiu contra o Google
no final de 2009, pedindo-lhe para remover as obras de LaMartinière (Éditions du
Seuil) de sua base de dados. Na competição com a Amazon.com, o Google planeja
vender versões digitais de livros novos. Da mesma forma, em resposta ao recente
lançamento do Bing, em 21 de julho de 2010, o Google atualizou sua busca de
imagens para exibir uma sequência de thumbnails que, quando selecionadas, são
ampliadas. Apesar de buscas da web ainda aparecem em um formato tradicional de
página, em 23 de julho de 2010, definições de dicionário para determinadas
palavras em inglês começaram a aparecer acima dos resultados ligados para
pesquisas na web.Ferramentas de produtividadeAlém de seus serviços padrão de busca na web, o Google lançou ao longo dos
anos uma série de ferramentas de produtividade online. O Gmail, um serviço de webmail gratuito fornecido pela Google, foi lançado
como um programa beta somente para convidados em 1 de abril de 2004 e tornou-se
disponível ao público em geral em 7 de fevereiro de 2007. O serviço foi
atualizado a partir da versão beta em 7 de julho de 2009, quando tinha 146
milhões de usuários mensais. O serviço seria o primeiro serviço online de e-mail
com um gigabyte de armazenamento e um dos primeiros a manter e-mails da mesma
conversa juntos em uma mesma conversa, semelhante a um fórum na Internet. O
serviço oferece atualmente mais de 7400 MB de armazenamento gratuito com
armazenamento adicional variando de 20 GB para 16 TB disponível para os Estados
Unidos por US$ 0,25 por 1 GB por ano. Além disso, os desenvolvedores de software
conhecem o Gmail por ter sido o pioneiro no uso do AJAX, uma técnica de
programação que permite que páginas da web sejam interativas sem a necessidade
de atualizar o navegador. Uma das críticas ao Gmail tem sido a potencial de
divulgação de dados, um risco associado com muitas aplicações online. Steve
Ballmer (CEO da Microsoft) Liz Figueroa Mark Rasch e os editores do Google Watch
acreditam que a transformação de conteúdo da mensagem de e-mail vai além da
utilização adequada, mas o Google afirma que o correio enviado para ou do Gmail
nunca é lido por outro ser humano para além do titular da conta e só é usado
para melhorar a relevância dos anúncios. Google Docs, uma outra parte da suíte de produtividade do Google, permite aos
usuários criar, editar e colaborar em documentos em um ambiente online, não
muito diferente do Microsoft Word. O serviço era originalmente chamado Writely,
mas foi obtida pelo Google em 9 de março de 2006, onde foi lançado como uma
pré-visualização somente para convidados. Em 6 de junho, após a aquisição, o
Google criou um programa de edição de planilha eletrônica experimental,[140] o
que seria combinado com Google Docs em 10 de outubro. Um programa para editar
apresentações iria completar o conjunto em 17 de setembro de 2007, antes de
todos os três serviços serem tirados da versão beta junto com o Gmail, Google
Agenda e todos os produtos a partir do Google Apps em 7 de julho de 2009.Produtos corporativosO Google entrou no mercado corporativo em fevereiro de 2002 com o lançamento
do seu Google Search Appliance, direcionado a fornecer tecnologia de busca para
grandes organizações. A empresa lançou o Google Mini três anos mais tarde, que
tinha como alvo organizações menores. No final de 2006, o Google começou a
vender o Business Edition Custom Search, oferecendo aos clientes uma janela de
publicidade gratuita para índice do Google.com. O serviço foi rebatizado Google
Site Search, em 2008.Outro dos produtos corporativos do Google é o Google Apps Premier Edition. O
serviço, e seus acompanhantes Google Apps Education Edition e Standard Edition,
permite que empresas, escolas e outras organizações possam levar aplicações
online do Google, como Gmail e Google Docs, em seu próprio domínio. O Premier
Edition inclui especificamente extras sobre o Standard Edition, tais como mais
espaço em disco, acesso à API e suporte premium e custa 50 dólares por usuário
por ano. A implementação de grandes Google Apps com 38.000 usuários está na
Universidade Lakehead em Thunder Bay, Ontário, Canadá. No mesmo ano em que foi
lançado o Google Apps, o Google adquiriu o Postini e passou a integrar as
tecnologias de segurança da empresa para o Google Apps sob o nome de Serviços
Google Postini.Outros produtosO Google Tradutor é um do lado do servidor de serviços de tradução
automática, que pode traduzir entre 35 idiomas diferentes. Extensões para
navegadores permitem fácil acesso ao Google Tradutor a partir do navegador. O
software utiliza técnicas da linguística de corpus, onde o programa "aprende" a
partir de documentos traduzidos profissionalmente, especificamente das Nações
Unidas e de procedimentos do Parlamento Europeu. Além disso, a opção "sugerir
uma tradução melhor" acompanha o texto traduzido, permitindo aos usuários que
indiquem onde a tradução apresentada está incorreta ou inferior a outra
tradução.O Google lançou seu serviço Google Notícias em 2002. O site proclamou que a
empresa havia criado um site "altamente incomum" que "oferece um serviço de
notícias compilado unicamente por algoritmos de computador, sem intervenção
humana. A Google não emprega editores, editores de gestão, ou editores
executivos." O site hospeda menos conteúdo de notícias licenciado do que o
Yahoo! News e apresenta os links topicamente selecionados por pedaços de
notícias e opiniões, juntamente com reproduções de suas manchetes, leads e
fotografias. As fotografias são tipicamente reduzidas para o tamanho de
miniaturas e colocadas ao lado das manchetes de outras fontes de notícias sobre
o mesmo tema, a fim de minimizar a alegada a violação de direitos autorais. No
entanto, Agence France-Presse processou o Google por violação de direitos
autorais em um tribunal federal no Distrito de Columbia, um caso que o Google
resolveu por uma quantia não revelada em um acordo que inclui uma licença do
texto completo de artigos da AFP para uso no Google Notícias.Em 2006, o Google fez uma proposta para oferecer acesso de banda larga sem
fios em toda a cidade de São Francisco, Estados Unidos, juntamente com provedor
de acesso à Internet EarthLink. Empresas de telecomunicações de grande porte
como a Comcast e a Verizon fazem oposição contra tais esforços, alegando que
isso é "concorrência desleal" e que as cidades estariam violando seus
compromissos de oferecer monopólios locais a essas empresas. Em seu depoimento
perante o Congresso dos Estados Unidos sobre a neutralidade da rede em 2006, o
chefe do Google, Vint Cerf culpou tais táticas no fato de que quase metade de
todos os consumidores não têm escolha significativa em provedores de banda
larga. O Google oferece atualmente acesso wi-fi gratuito em sua cidade natal,
Mountain View na Califórnia.Um ano depois, surgiram relatos de que o Google estava planejando o
lançamento de seu próprio celular, possivelmente, um concorrente do iPhone da
Apple Inc. O projeto, chamado Android, acabou por não ser um telefone, mas um
sistema operacional para dispositivos móveis, o que o Google adquiriu e depois
lançou como um projeto código aberto sob a licença Apache 2.0. O Google fornece
um kit de desenvolvimento de software para desenvolvedores para que aplicativos
possam ser criados para serem executados no Android baseado. Em setembro de
2008, a T-Mobile lançou o G1, o primeiro telefone com Android. Mais de um ano
depois, em 5 de janeiro de 2010, o Google lançou um telefone Android sob o seu
próprio nome chamado de Nexus One. Outros projetos do Google incluem um serviço de comunicação colaborativa
novo, um navegador e até mesmo um sistema operacional móvel. O primeira deles
foi anunciada pela primeira vez em 27 de maio de 2009. O Google Wave foi
descrito como um produto que ajuda os usuários a se comunicarem e colaborarem na
web. O serviço é um "email redesenhado" do Google, com edição em tempo real,
capacidade de incorporar áudio, vídeo e outras mídias, e extensões que melhoram
ainda mais a experiência de comunicação. O Google Wave foi anteriormente na
visualização de um desenvolvedor, onde os usuários interessados ??tinhamque ser
convidados para testarem o serviço, mas foi liberado para o público em geral em
19 de maio de 2010, no Google I/O. Em 1 de setembro de 2008, o Google
pré-anunciou a disponibilidade futura do GoogleChrome, um navegador de de código
aberto, que foi depois lançado em 2 de setembro de 2008. No ano seguinte, em 7
de julho de 2009, o Google anunciou o Google Chrome OS, um sistema operacional
de código aberto baseado no Linux que inclui apenas um navegador de web e é
projetado para que os usuários façam login em sua conta Google .Em 2011, o Google anunciou que irá desvendar Google Wallet, uma aplicação
móvel para pagamentos sem fio. No mesmo ano, a empresa anunciou que estava
trabalhando em um serviço de rede social chamado Google+.Assuntos corporativos e culturaO Google é conhecido por ter uma cultura corporativa informal. Na lista da
revista Fortune das melhores empresas para se trabalhar, o Google ficou em
primeiro lugar em 2007 e 2008 e em quarto em 2009 e 2010. A empresa também foi
indicada em 2010 como o empregador mais atraente do mundo mais para formar
alunos no índice de atração de talentos Universum Communications. A filosofia
corporativa do Google incorpora princípios tão casuais como "você pode ganhar
dinheiro sem fazer o mal", "você pode ser sério sem um terno" e "o trabalho deve
ser desafiador e os desafios devem ser divertidos." EmpregadosO desempenho das ações da Google após a sua oferta pública inicial (OPI)
permitiu que muitos funcionários fossem compensados competitivamente cedo.
Depois da OPI da empresa, os fundadores Sergey Brin e Larry Page e o CEO Eric
Schmidt solicitaram que seu salário base fosse cortado para US$ 1. Ofertas
subsequentes pela empresa para aumentar seus salários foram rejeitadas,
principalmente porque sua remuneração principal continuava a vir das ações que
possuíam da Google. Antes de 2004, Schmidt lucrava US$ 250.000 por ano e Page e
Brin ganhavam um salário de 150.000 dólares cada um.Em 2007 e até o início de 2008, vários dos principais executivos deixaram o
Google. Em outubro de 2007, o ex-diretor financeiro do YouTube Gideon Yu se
juntou ao Facebook, juntamente com Benjamin Ling, um engenheiro de alto escalão
Em março de 2008, Sheryl Sandburg, então vice-presidente global de vendas e
operações on-line, começou a sua posição como chefe de operações do Facebook ,
enquanto Ash ElDifrawi, ex-chefe de publicidade da marca, deixou a empresa para
se tornar diretor de marketing da Netshops, uma empresa de varejo on-line que
foi renomeada Hayneedle em 2009. Em 4 de abril de 2011, Larry Page tornou-se CEO
e Eric Schmidt se tornou presidente executivo da Google.Como uma técnica de motivação, o Google utiliza uma política muitas vezes
chamado Innovation Time Off, onde os engenheiros do Google são encorajados a
gastar 20% do seu tempo de trabalho em projetos que lhes interessam. Alguns dos
novos serviços do Google, como o Gmail, Google Notícias, Orkut e AdSense
originaram-se destes esforços independentes Em uma palestra na Universidade de
Stanford, Marissa Mayer, vice-presidente de Produtos Pesquisa e Experiência do
Usuário do Google, mostrou que metade de todos os lançamentos de novos produtos
atuais se originaram a partir do Innovation Time Off.Em março de 2011, empresa de consultoria Universum divulgou dados de que o
Google ocupa o primeiro lugar na lista de empregadores ideais por quase 25% dos
10 mil jovens profissionais perguntados pela pesquisa.GoogleplexA sede do Google em Mountain View, Califórnia, é conhecida como "Googleplex",
um jogo de palavras com o número googolplex e do fato da sede ser um complexo de
edifícios. A entrada está decorada com um piano, lâmpadas de lava, aglomerados
de servidores antigos e uma projeção de consultas de pesquisa na parede. Os
corredores estão cheios de bolas de exercício e bicicletas. Cada funcionário tem
acesso ao centro de recreação da empresa. As instalações recreativas estão
espalhadas pelo campus e incluem uma sala de exercícios com pesos e máquinas de
remo, vestiários, lavadoras e secadoras, uma sala de massagem, jogos de vídeo
variados, futebol de mesa, um piano de meia cauda, ??uma mesa de bilhar e ping
pong. Além da sala de recreação, há salas de lanche abastecidas com vários
alimentos e bebidas. Em 2006, o Google mudou-se para um espaço de escritórios
com 28.900 m² em Nova Iorque, na 111 Eighth Avenue, em Manhattan. O escritório
foi especialmente concebido e construído para o Google e que agora abriga a sua
maior equipe de publicidade e vendas, que tem sido instrumental na obtenção de
grandes parcerias. Em 2003, eles adicionaram uma equipe de engenharia em Nova
Iorque, que tem sido responsável por mais de 100 projetos, incluindo o Google
Maps, Google Spreadsheets, entre outros. Estima-se que o edifício custou so
Google US$ 10 milhões por ano de aluguel e é similar em design e funcionalidade
com a sua sede de Mountain View, incluindo futebol de mesa, hóquei de ar, e
mesas de ping-pong, bem como uma área de jogo de vídeo. Em novembro de 2006, o
Google abriu escritórios no campus da Universidade Carnegie Mellonem Pittsburgh,
com foco na codificação de compras relacionadas a propaganda e aplicações para
smartphones e programas. Em fins de 2006, o Google também criou uma nova sede
para sua divisão de AdWords em Ann Arbor, Michigan. Além disso, o Google tem
escritórios em todo o mundo, e nos Estados Unidos, incluindo Atlanta, Austin,
Boulder, São Francisco, O Google está tomando medidas para assegurar que suas operações sejam
ambientalmente corretas.
Em outubro de 2006, a empresa anunciou planos de
instalar milhares de painéis solares para fornecer até 1,6 megawatts de
eletricidade, o suficiente para satisfazer cerca de 30% das necessidades de
energia do campus. O sistema será o maior sistema de energia solar construída em
um campus corporativo dos Estados Unidos e um dos maiores em qualquer local
corporativo do mundo. Além disso, o Google anunciou em 2009 a implantação
rebanhos de cabras para manter as pastagens ao redor do Googleplex curtas,
ajudando a prevenir a ameaça de incêndios sazonais e, ao mesmo tempo, reduzir a
pegada de carbono de cortar extensos terrenos. A idéia de aparar gramados usando
cabras originou-se com R. J. Widlar, um engenheiro que trabalhava para a
National Semiconductor. Apesar disso, o Google tem enfrentado acusações da
Harper's Magazine de ser extremamente excessivo com o uso de energia e foi
acusado ??de empregar o seu lema "Não seja mau" bem como a sua economia de
energia muito públicos como meio de tentar encobrir ou compensar as enormes
quantidades de energia que seus servidores realmente necessitam.Ovos de páscoa, brincadeiras de 1º de abril e doodlesA Google tem uma tradição de criar piadas do dia da mentira. Por exemplo, o
Google MentalPlex supostamente era caracterizado por usar o poder mental para
pesquisar na web. Em 2007, o Google anunciou um serviço de Internet gratuito
chamado TiSP, ou Toilet Internet Service Provider, onde se obtinha uma conexão
através de lavagem da extremidade de uma fibra ótica no banheiro. Também em
2007, na página do Gmail, o Google é exibiu um anúncio para o Papel Gmail,
permitindo aos usuários enviar mensagens de e-mail impresso. Em 2008 o Google
anunciou o tempo personalizado do Gmail, onde os usuários podiam mudar a data
que o email foi enviado. Em 2010, a brincadeira do Google mudou o nome da
empresa para Topeka em honra de Topeka, Kansas, cujo prefeito realmente mudou o
nome da cidade para Google por um curto período de tempo em uma tentativa de
convencer o Google a levar o seu novo projeto Fibra Google para a cidade. Em
2011, o Google anunciou Movimento Gmail, uma maneira interativa de controlar o
Gmail e o computador com movimentos do corpo através da webcam do usuário.Além de piadas 1ª de abril, os serviços do Google contém uma série de Ovos de
Páscoa. Por exemplo, o Google incluiu o Cozinheiro Sueco "Bork Bork Bork," Pig
Latin, "Hacker" ou leetspeak, Hortelino e Klingon como seleções de línguas para
seu mecanismo de busca. Além disso, o calculador do motor de pesquisa fornece a
resposta para a Questão Fundamental da Vida, do Universo e de Tudo Mais de
Douglas Adams, autor de O Guia do Mochileiro das Galáxias. Além disso, ao
procurar a palavra "recursão", resultado do corretor ortográfico para a palavra
escrita corretamente é exatamente a mesma palavra, criando um link recursivo. No Google Maps, em busca de direções entre os lugares
separados por grandes massas de água, tais como Los Angeles e Tóquio, resulta em
instruções para "jetski através do Oceano Pacífico." Durante a Copa do Mundo
FIFA de 2010, as consultas de busca para os termos "World Cup", "FIFA", etc,
fazia surgir o "Goooo... gle", um indicador de página na parte inferior de cada
página de resultados. Além disso, o motor de busca do Google também comemora os
aniversários da empresa e feriados com os chamados "doodles", que consistem em
mudanças no visual do logotipo da empresa.FilantropiaEm 2004, o Google formou o sem fins lucrativos e filantrópico Google.org, com
um fundo de incial de US$ 1 bilhão. A missão da organização é criar uma
conscientização sobre a mudança climática, a saúde pública mundial e a pobreza
global. Um de seus primeiros projetos foi o de desenvolver uma alternativa
viável para veículos elétricos híbridos pulg-in que podem atingir 161
quilômetros por tanque. O Google contratou o Dr. Larry Brilliant como diretor
executivo do programa em 2004 e o atual diretor é Megan Smith. Em 2008 o Google anunciou seu "projeto 10100", que aceita idéias de como
ajudar a comunidade e, em seguida, permitiu que os usuários do Google votassem
em seus favoritos. Após dois anos de silêncio, durante o qual muitos se
perguntaram o que tinha acontecido com o programa, o Google revelou os
vencedores do projeto, dando um total de 10 milhões de dólares para várias
idéias que vão desde organizações sem fins lucrativos que promovem a educação
para um site que pretende fazer todos os documentos legais públicos e online.Em 2011, o Google doou 1 milhão de euros para a Olimpíada Internacional de
Matemática para apoiar os próximos cinco anos da olimpíada (2011-2015).Neutralidade da rede O Google é um apoiante notável da neutralidade da rede. Segundo o Guia da
Neutralidade da Rede do Google:Neutralidade da rede é o princípio de que os usuários da Internet devem estar
no controle do conteúdo que eles vêem e de quais aplicações eles usam na
internet. A Internet tem operado de acordo com este princípio de neutralidade
desde seus primeiros dias... Fundamentalmente, a neutralidade da rede é a
igualdade de acesso à Internet. Em nossa opinião, as operadoras de banda larga
não devem ser autorizadas a usar seu poder de mercado para discriminar
candidatos ou conteúdos concorrentes. Assim como as empresas de telefonia não
estão autorizadas a dizer aos consumidores para quem eles devem ligar ou o que
eles podem dizer, as operadoras de banda larga não devem ser autorizadas a
utilizar seu poder de mercado para controlar a atividade onlineEm 7 de fevereiro de 2006, Vint Cerf, co-inventor do protocolo de Internet
(IP), e vice-presidente atual e "Chief Internet Evangelist" no Google, em
depoimento perante o Congresso dos Estados Unidos, disse, "permitir que as
operadoras de banda larga controlem o que as pessoas vêem e fazem online seria
fundamentalmente o mesmo que minar os princípios que tornaram a Internet um
sucesso tão grande."Privacidade Eric Schmidt, chefe-executivo do Google, disse em 2007, em uma entrevista ao
Financial Times: "O objetivo é permitir que usuários do Google sejam capazes de
fazer perguntas como "O que vou fazer amanhã? e "Em qual trabalho devo me
ocupar?". Schmidt reafirmou isso em 2010, em uma entrevista ao Wall Street
Journal:".. Eu realmente acho que a maioria das pessoas não querem o Google para
responder suas perguntas, elas querem Google para dizer-lhes o que deve fazer em
seguida."Em dezembro de 2009, o CEO do Google, Eric Schmidt, declarou após declarações
sobre as preocupações com a privacidade dos usuários do Google: "Se você tem
algo que você não quer que ninguém saiba, talvez você não deveria estar fazendo
isso em primeiro lugar. Se você realmente precisa desse tipo de privacidade, a
realidade é que os motores de busca - inclusive o Google - não guardam esta
informação há algum tempo e é importante, por exemplo, que todos nós estamos
sujeitos nos Estados Unidos ao Patriot Act e é possível que todas as informações
que podem estar disponíveis às autoridades." O Privacy Internationalclassificou
o Google como "hostil à privacidade ", a sua classificação mais baixa em seu relatório,
fazendo do Google a única empresa na lista a receber essa classificação.Na conferência Techonomy de 2010 Eric Schmidt previu que "a verdadeira
transparência e sem anonimato" é o caminho a seguir na internet: "Em um mundo de
ameaças assíncronas é muito perigoso que não que haja alguma maneira de
identificá-lo. Nós precisamos de um serviço de nomes das pessoas. Os governos
vão exigir isso." Ele também disse que "Se eu olhar o suficiente da sua mensagem
e a sua localização, com uso de inteligência artificial, podemos prever onde
você está indo. Mostre-nos 14 fotos de si mesmo e podemos identificar quem você
é. Você acha que você não tem 14 fotos de si mesmo na internet? Você tem fotos
no Facebook!"O grupo sem fins lucrativos de Pesquisa de Informação Pública lançou o Google
Watch, um site anunciado como "um olhar para o monopólio, algoritmos e questões
de privacidade do Google." O site levantou questões relacionadas ao
armazenamento de cookies do Google, que em 2007 tinha uma vida útil de mais de
32 anos e incorporou uma ID exclusiva para a criação habilitada de um log de
dados do usuário. O Google também tem enfrentado críticas em relação ao
lançamento do Google Buzz, versão do Google para redes sociais, onde os usuários
do Gmail têm suas listas de contatos automáticamente tornadas públicas a menos
que eles optem por sair. O Google tem sido criticado por sua censura de
determinados sites em determinados países e regiões. Até março de 2010, o Google
aderiu às políticas de censura à internet da China, aplicada por meio de filtros
conhecidos coloquialmente como "O Grande Firewall da China". Houve relatos em
2010 de um vazamentos de telegramas diplomáticos através de uma invasão do
Politburo Chinês aos computadores do Google como parte de uma campanha mundial
coordenada de sabotagem aos computadores de "agentes do governo, especialistas
em segurança privada e bandidos da Internet recrutados pelo governo chinês."Apesar de ser altamente influente nas políticas públicas locais e
internacionais o Google não divulga seus gastos político online. Em agosto de
2010, advogado público da cidade de Nova Iorque, Bill de Blasio, lançou uma
campanha nacional pedindo à corporação a divulgação de todos os seus gastos
políticos.Durante o período compreendido entre os anos de 2006 e 2010, os carros com
câmeras acopladas do Google Street View recolheram cerca de 600 gigabytes de
dados de usuários de redes Wi-Fi sem criptografaçãopúblicas e privadas em mais
de 30 países. A não divulgação e nem uma política de privacidade foi oferecida
para as pessoas afetadas e nem para os proprietários das estações de Wi-Fi. Um
representante do Google afirmou que eles não estavam conscientes de suas
atividades de coleta de dados privados, até um inquérito de reguladores alemão
ter sido enviado e que nenhum destes dados foi utilizado no motor de busca do
Google ou em outros serviços da empresa. Um representante da Consumer Watchdog
respondeu: "Mais uma vez, o Google tem demonstrado uma falta de preocupação com
a privacidade." Em um sinal de que as sanções legais podem ter algum resultado,
o Google afirmou que não irá destruir os dados até ser permitido pelos
reguladores.