CURIOSIDADES BIBLICAS 03.
QUEM FOI ABINOÃO?
No hebraico, «pai da agradabilidade» ou «pai da
graça», genitor de Baraque, o juiz após 1170 A.C. Ele é mencionado na narrativa
referente à vitória de Baraque sobre os cananeus sob
Jabim e Sísera, bem como no cântico de D é b ~ r a e
Baraque.
QUEM FOI ABlRÃO?
No hebraico, «pai da altura», ou «exaltado», Dois
homens recebem esse nome, nas páginas da Bíblia:
1. Um dos chefes de família da tribo de Rúbem o
qual, Juntamente com Natã e Om, pertencentes à
mesma tribo, uniram-se a Coré, da tribo de Levi, em
conspiração contra Aarão e Moisés), em cerca de 1620 A.C.
A terra os engoliu vivos.
2. Filho mais velho de Hiel, de Betel.
Hiel reconstruiu Jericó durante o reinado de Acabe. A
obra incluiu o lançamento dos alicerces, o que, em
vários lugares da Palestina, era realizado em meio ao
holocausto de crianças, embora não haja evidências
absolutas do que sucedeu no caso relacionado a Hiel e
Abirão. O trecho de I Reis 16:34 atribui a morte dos
filhos de Hiel ao cumprimento da maldição de Josué,
embora alguns interpretem que, na ocasião, Hiel
sacrificou Abirão. O ponto continua em disputa.
QUEM FOI ABISAGUE?
Uma bela e jovem mulher sunamita, da tribo de
Issacar, que foi escolhida pelos assessores de Davi para
fazer parte do harém real a fim de ministrar
pessoalmente a ele, em sua idade avançada. Parece
que poderia ser encontrada outra solução de manter o
idoso monarca aquecido, em vez de submeter a
jovem àquela absurda situação. Mas, na época, as
mulheres não tinham direitos reconhecidos e coisas
assim ridículas continuamente aconteciam o m elas.
Após a morte de Davi, Adonias filho
mais velho dele, tentou obter permissão para ca'sar-se
com a mulher, mas Salomão mandou-o executar
SUPONDO que a tentativa fazia parte de um plano PARA
Adomas apossar-se do trono.
Além disso, havia a questão da propriedade
do possível casamento, porquanto a mulher fora
esposa de seu pai, embora o matrimônio nunca se
tivesse consumado.
QUEM FOI ABISAi?
No hebraico quer dizer «pai dos presentes» ou,
como alguns preferem, «pai de Jessé», embora o
sentido do nome seja incerto. Era o filho mais velho de
Zeruia, irmã de Davi, e irmão de Joabe e Asael (I Crô.
2:16). Foi um daqueles que se devotaram fielmente a
Davi, durante sua peregrinação, quando era persegui-
do por Saul, antes de tornar-se rei. Abisai
apresentou-se voluntariamente para ir com Davi ao
centro do exército de Saul, que dormia. Poderia ter
matado a Saul, se não tivesse sido restringido por
Davi. Foi uma das duas pessoas que se atreveua tanto
Quando Davi fugia de Absalão,
para o outro lado do Jordão, novamente Abisai
acompanhou o rei, tendo-lhe sido confiado o comando
DE UMA
das três divisões do exército que esmagou com
êxito os rebeldes. Posteriormente
foi enviado pelo rei contra Seba, filho de Bicri, em cerca de 1049 A.C.
Quando Davi envelheceu, Abisai o salvou de morrer
na batalha contra os filisteus, ao enfrentar o gigante
Isbi-Benobe, que foi morto por Abisai. Ficou célebre
devido a outros feitos de heroísmo, como quando
enfrentou trezentos homens e os matou com sua
lança. Sua história envolve violência e matança, e os
homens louvam aos homens por causa desses feitos.
Sua posição exata, entre os heróis de Davi, não é
clara. Aparentemente, ele não fazia parte dos três
maiores, mas parece ter sido
um dos mais proeminentes entre os demais heróis de
Davi. As variantes textuais em 11 SamUEL. 23:18,19 e I
CrONICAS, 11:20,21 obscurecem o problema, o qual, para
começar, não se reveste de grande importância.
Também são desconhecidas as circunstâncias de sua
morte, antes da luta entre Adonias e Salomão, visto
que ele não é mencionado como partidário de um ou
de outro.
QUEM FOI ABISALÃO?
.Avô de Maacâ .. esposa de Reoboão. A palavra
«fIlha provavelmente significa
«neta», e a palavra «mãe»
significa «avó".
O QUE É ABISMO NA BIBLIA?
No grego, ábussos, «sem fundo... Termo que figura
por nove vezes: . Segundo os antigos imaginavam, o
abismo era uma fenda existente no interior do mundo,
como parte do submundo ou hades (que vide), cujo
fundo não podia ser sondado. Na LXX, o vocábulo
grego aparece como tradução da palavra hebraica
tehom , «abismo.
O termo g-rego assim traduzido é abyssos, Também
traduzido por «abismo sem fundo», No grego clássico,
a palavra é um adjetivo que significa ..sem fundo.. ou
«sem limites». Na Septuaginta, a palavra é usada por
cerca de trinta e cinco vezes, referindo-se ao fundo do
mar, ou à habitação dos mortos .
a palavra é usada para indicar a habitação dos
demônios bem como o IUlar de tormento
aparentemente como sinonimo de hades,
Romanos 10:7 inclui o termo para indicar a habitação
dos mortos. No Apocalipse, esse lugar
chamado «Destruidor» o anticristo
SURGE DE DENTRO do abismo, confirmando a antiga
idéia Judaica que o hades não é um lugar de residência
permanente, de onde alguém pode sair. Ê interessante
OBISERVARMOS
que o autor pensa que é possívelaiguém
sair do hades, reencarnar-se e efetuar outra missão
maligna.
os hebreus, os gregos, os romanos e vários povos
orientats, supunham que a Terra flutuasse sobre
águas sem fundo, estando sobre o abismo. A Terra
estaria alicerçada sobre um abismo.
Sob essas águas, ou no abismo propriamente dito, os
espíritos maus dos mortos teriam sua residência final.
Essa idéia foi modificada "de tal modo que o abismo
passou a ser concebido como se estivesse no interior
do pr6prio globo terrestre, em uma espécie de caverna
subterrânea, a grande cúpula do hades. Por essa
razão fala-se no «submundo» como lugar dos espíritos
perdidos, humanos ou demoníacos. Alguns cristãos
até hoje concebem isso de forma bem literal. Mas, por
certo o hades é um mundo espiritual, e os mundos
espirituais, os lugares de habitação dos demônios,
nada têm a ver com a geologia. O hades é uma
dimensão espiritual, e não um local geológico.
De acordo com a cosmogonia semítica, a terra
flutuaria sobre um vasto lençol de água, que seria o
manancial de todas as fontes e rios. Esse oceano subterrâneo algumas vezes é
descrito como «águas debaixo da terra».
Segundo o trecho de Jô. 41 :32, o tehom é o habitat do
Ieviatã, Interessante é observar que a LXX nunca usa
o termo grego ábussos para traduzir sheol, o qual
equivale ao hades do Novo Testamento. E isso quer dizer que o tehom
nunca indica o «lugar dos mortos», que é o sentido
ordinário de sheol, Portanto, não se deve confundir o
abismo com o hades. O salmista usa a palavra tehom
de maneira figurada, em SalMO. 71 :20, para indicar as
dificuldades por ele experimentadas .
Quando chegamos ao Novo Testamento, a palavra
grega ábussos indica o «lugar dos demônios». Segundo
alguns estudiosos, pelo menos em RomANOS , 10:7, a
palavra equivale ao hades . Todavia, RomANOS , 10:7 é
citação QUE, nesta passagem, figura a
palavra yam, «mar», e não a palavra tehom . Por
conseguinte, permanece de pé a contenção que tehom
'não equivale ao hades,
O Novo Testamento distingue entre o hades e a
geena onde se lê: «Então a morte e o
inferno foram lançados para dentro do lago do
fogo ... », onde «inferno» corresponde ao original
grego, «hades»), o que também nos permite concluir
que o abismo não é a mesma coisa que geena ou lago
do fogo. Antes, o abismo parece corresponder ao
«Tártaro», referido em 11 PedRO. 2:4, e que a nossa
versão portuguesa. com muita dose de razão, traduz
por «abismos de trevas». Em confirmação disso,
vemos que os demônios, expulsos do endemoninhado
geraseno, não queriam ir para o «abismo», seu lugar
de castigo, segundo se lêem Lucas 8:31. Sumariando:
tehom = abismo ou Tártaro; sheol = hades , A
geena , um conceito tipicamente neotestamentárío,
corresponde a grosso modo ao «inferno», embora não
exatamente, pois o inferno pertence às idéias latinas,
e não hebréias ou gregas.
A cosmogonia bíblica é difícil de ser acompanhada,
sobretudo em face do caráter evolutivo da revelação,
que vai acrescentando, - à medida que avan-
çamos na Bíblia. E o quadro complica-se mais
ainda quando lemos as Escrituras sob a forma de
traduções, que não são homogêneas e precisas. Ver os
artigos sobre Inferno, Hades, Geena e Lago do
Fogo.