biografia -Marlene Dietrich

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Marlene Dietrich, nome artístico de Marie Magdelene Dietrich von Losch (Berlim, 27 de dezembro de 1901 — Paris, 6 de maio de 1992) foi uma atriz e cantora alemã.

Dietrich manteve grande popularidade ao longo de sua longa carreira no show business, por continuamente reinventar-se, profissionalmente. Em 1920, em Berlim, ela atuou nos palcos e em filmes mudos. Seu desempenho como Lola-Lola em O Anjo Azul (1930), dirigido por Josef von Sternberg, lhe trouxe fama internacional, resultando em um contrato com a Paramount Pictures. Dietrich estrelou em filmes de Hollywood tais como Marrocos (1930), O Expresso de Xangai (1932) e Desejo (1936).

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Com muito sucesso, ela moldou uma persona glamurosa e exótica, indo ao super-estrelato e tornando-se uma das atrizes mais bem pagas de sua época.

A artista também é notável em sua colaboração humanitária durante a Segunda Guerra Mundial], abrigando exilados e ajudando-os financeiramente. Por essa luta, ela recebeu honras nos Estados Unidos, França, Bélgica e Israel. Embora ainda fizesse filmes ocasionalmente após a guerra, Dietrich passou a maior parte dos anos 50 e 70 com uma turnnê mundial, onde cantava canções de seus filmes e discos.Em 1999, o American Film Institute, nomeu Dietrich a nona maior estrela feminina do cinema clássico de Hollywood.

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Primeiros anos
Marie Magdalene Dietrich nasceu em 27 de dezembro 1901 no Leberstrasse 65, na Rote Insel em Schöneberg, agora um bairro de Berlim, Alemanha. Ela era a mais jovem de duas filhas (a irmã Elisabeth era um ano mais velha) de Wilhelmina Elisabeth Josephine (nascida Felsing) e Louis Erich Otto Dietrich, que se casaram em dezembro de 1898. A mãe de Dietrich era de uma família bem-sucedida em Berlim, dona de um joalheiria e relojoaria, e seu pai era um tenente da polícia que morreu em 1907.  Seu melhor amigo Eduard von Losch, um aristocrata e primeiro tenente nos Granadeiros, cortejou Wilhelmina e se casou com ela em 1916, mas ele morreu logo depois de ferimentos sofridos durante a Primeira Guerra Mundial. Eduard von Losch nunca adotou oficialmente as meninas Dietrich, por isso o sobrenome de Marlene Dietrich nunca foi Von Losch, como por vezes tem sido reivindicado.  A família dela apelidou-a de "Lena" e "Lene" (pronuncia-Lay-neh). Com cerca de 11 anos de idade, ela contraiu seus dois primeiros nomes para formar o nome "Marlene".

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Carreira na Alemanha: teatro e cinema
Dietrich frequentou a Escola das Meninas Auguste-Viktoria entre 1907-1917   e se formou na Victoria-Luise-Schule (hoje Goethe-Gymnasium Berlin-Wilmersdorf) em 1918. Ela estudou violino   e se interessou pelo teatro e poesia quando adolescente. Seu sonho, que era de se tornar um violinista de concerto, foram reduzidos quando ela machucou o pulso,  mas em 1922 ela teve seu primeiro emprego, tocando violino em uma orquestra que acompanhava os filmes mudos, em um cinema em Berlim. No entanto, ela foi demitida depois de apenas quatro semanas.

Suas primeiras aparições de palco profissionais, foram como corista, em turnê com Guido Thielscher-Kabarett, no estilo vaudeville, e com Rudolf Nelson em teatro de revista de Berlim.  Em 1922, Dietrich fez teste, sem sucesso, para o diretor teatral e empresário Max Reinhardt;  no entanto, ela logo se viu trabalhando em teatros como corista e em pequenos papéis de dramas, mas sem atrair grandes atenções. Ela fez sua estreia no cinema, em um pequeno papel, no filme “The Little Napoleon” (1923).

Ela conheceu seu futuro marido, Rudolf Sieber, no set de outro filme feito naquele ano, “Tragödie der Liebe”. Dietrich e Sieber se casaram em uma cerimônia civil em Berlim em 17 de maio de 1923. A sua única filha, Maria Elisabeth Sieber, nasceu em 13 de dezembro de 1924.


Dietrich continuou a trabalhar no teatro e no cinema tanto em Berlim, quanto em Viena em toda a década de 1920. No palco, ela teve papéis de importância em “Pandora’s Box” de Frank Wedekind,  “A Megera Domada” de William Shakespeare  e Sonho de uma Noite de Verão,  bem como “Voltar de Matusalém” de George Bernard Shaw e “Misalliance”.  Mas foi em musicais e espetáculos, como "Broadway", "Es Liegt in der Luft", e "Zwei Krawatten", no entanto, que ela atraiu a maior atenção. Ao final da década de 1920, Dietrich também estava interpretando papéis importantes nas telas, incluindo “Café Elektric” (1927), “Ich Küsse Ihre” (1928) e “Das Schiff der verlorenen Menschen” (1929).

Parceria com Josef von Sternberg, Hollywood e o estrelato
Em 1929, Dietrich conseguiu o papel de Lola- Lola, uma cantora de cabaré sexy, que faz com que a tem um um professor até então respeitado, se apaixone por ela, na produção da UFA “Der Blaue Engel“ (IN: The Blue Angel; PT: O Anjo Azul) (1930). Josef Von Sternberg dirigiu o filme e, posteriormente, assumiu o crédito por ter "descoberto" Marlene Dietrich. O filme também é notável por ter introduzido a canção assinatura de Dietrich: "Falling in Love Again", que ela gravou para Electrola e mais tarde fez mais gravações na década de 1930 para Polydor e Decca Records.

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Em 1930, com a força de “Der Blaue Engel” que foi sucesso internacional, e com o incentivo e promoção de Josef Von Sternberg, Dietrich se mudou para o Estados Unidos sob contrato com a Paramount Pictures. O estúdio procurarou comercializar Dietrich como uma resposta alemã a super estrela sueca Greta Garbo, da rival, Metro-Goldwyn-Mayer. Sternberg acolheu-a com presentes, incluindo um verde Rolls-Royce Phantom II. O carro mais tarde apareceu em seu primeiro filme americano “Morocco” (PT: Marrocos).

Marlene Dietrich atuou em seis filmes dirigidos por von Sternberg na Paramount entre 1930 e 1935. Os dois trabalharam para criar a imagem glamurosa e de femme fatale da artista. Ele a encorajou a perder peso e a treinou intensivamente como atriz, e ela, por sua vez, estava disposta a confiar nele e seguir sua direção, por vezes imperiosa, e que uma série de outros artistas resistiam.

Sua primeira colaboração da América, “Marrocco” (1930), novamente a colocou como uma cantora de cabaré; o filme é mais lembrado pela sequência em que ela executa uma canção vestida como um homem, de gravata branca e beija outra mulher na boca, o que era bastante provocante para a época. O filme colocou Dietrich em sua única indicação ao Oscar de Melhor Atriz.Morocco” foi seguido por “Dishonored” (PT: Desonrada) (1931), um grande sucesso, com Dietrich como a espiã Mata Hari, e “Blonde Vênus (1932), uma fracasso de crítica e de bilheteria.”Shanghai Express” (PT: O Expresso de Xangai” (1932), que foi apelidado, pelos críticos, como "Grand Hotel sobre rodas", foi sob a direção de Sternberg o maior sucesso de bilheteria de Dietrich, tornando-se também o filme de maior bilheteria de 1932. Dietrich trabalhou sem Sternberg pela primeira vez em três anos, no drama romântico “Cântico dos Cânticos” (1933), como uma camponesa alemã ingênua, sob a direção de Rouben Mamoulian. Finalizando a parceria com “The Scarlet Empress” (1934) e “The Devil is Women” (PT:O Diabo é uma Mulher) (1935), este último o mais estilizado da suas colaborações, eram seus filmes de menor bilheteria. Dietrich mais tarde afirmou que ela estava em seus mais belos dias em “The Devil is Women”.  Uma parte crucial do efeito cinematográfico foi criada pela habilidade excepcional de Sternberg em iluminação e fotografia, usando em Dietrich um ótimo uso de luz e sombra, incluindo o impacto da luz transmitida através de um véu ou de ripas (como por exemplo, em “Xanghai Express”) - que, quando combinado com escrupulosa atenção a todos os aspectos da cenografia e figurinos, fazem desta série de filmes entre os mais visualmente elegantes da história do cinema. Os críticos ainda vigorosamente debatem quanto do crédito pertencia a Sternberg ou a Dietrich , mas a maioria concorda que os dois jamais repetiram tamanho valor artístico quando deixaram a trabalhar em conjunto. A colaboração de uma atriz e um diretor na criação de sete filmes ainda é incomparável na história do cinema.  O primeiro filme de Dietrich após o fim de sua parceria com Sternberg foi sob a direção de Frank Borzage “Desireé” (PT: Desejo) (1936), um sucesso comercial que deu Dietrich uma oportunidade de tentar comédias românticas. Seu próximo projeto, “Soldier” (1936), terminou em uma confusão quando o filme foi paralisado por várias semanas, devido a problemas de script, programação confusa e decisão do estúdio para demitir o diretor, Ernst Lubitsch. Ofertas extravagantes atraíram Marlene Dietrich para longe da Paramount para fazer seu primeiro filme colorido “The Garden of Alah” (PT: O Jardim de Aláh) (1936) para o produtor independente David O. Selznick, recebendo US $ 200.000, e na Grã-Bretanha para a produção de Alexander Korda, “Cavaleiro Sem Amor” (1937), com um salário de $ 450.000. Embora ela fosse uma das estrelas de cinema mais bem pagas, sua popularidade havia diminuído. Por esta altura, Dietrich estava na 126° no ranking de bilheteria, e expositores de cinema americanos a proclamaram como "veneno para bilheterias", em maio de 1938, posto que ela dividia com Greta Garbo, Joan Crawford, Mae West, Katharine Hepburn e Fred Astaire, entre outros.

Enquanto ela estava em Londres, funcionários do Partido Nazista se aproximaram e ofereceram seus contratos lucrativos, ela deveria concordar em voltar para a Alemanha como a estrela de cinema mais importante no Terceiro Reich. Ela se recusou suas ofertas e tornou-se cidadã dos Estados Unidos em 1937.

Ela voltou para a Paramount para fazer “Anjo” (1937),  uma comédia romântica dirigida por Ernst Lubitsch; a recepção ao filme foi desfavorável, levando Paramount a reincidir do contrato de Dietrich. Quando projetos de filmes em outros estúdios rarearam, Dietrich e sua família partiram para um feriado prolongado na Europa.

Em 1939, com o incentivo de Josef von Sternberg, ela aceitou a oferta do produtor Joe Pasternak (apesar do baixo reduzido e personagem totalmente diferente de tudo que ela estava acostumada a fazer) para estrelar a comédia “Destry Rides Again”,  contracenando com James Stewart. Anteriormente Pasternak tinha tentado assinar um contrato para Marlene Dietrich na Universal Studios após o lançamento de “The Blue Angel”. O papel picante renovou sua carreira e uma canção que ela introduziu no filme (The Boys in the Backroom), se tornou um sucesso, quando ela gravou para a Decca. Ela interpretou tipos semelhantes em “Sete Pecadores” (1940)  e “The Spoilers” (1942), ambos ao lado de John Wayne.

Dietrich nunca recuperou totalmente seu antigo sucesso nas tela, mas continuou atuando em filmes, incluindo aparições para esses diretores ilustres, como Alfred Hitchcock, Fritz Lang, Orson Welles e Billy Wilder, em filmes que inclueam “A Foreign Affair” (1948),  “Stage Fright” (1950),  “Rancho Notorious” (1952),  “Testemunha de Acusação” (1957),  e “Touch of Evil” (1958).

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 Últimos anos e aposentadoria
Em seus 60 anos, a saúde de Dietrich diminuiu: ela sobreviveu câncer cervical em 1965. E sofria de má circulação nas pernas. Dietrich tornou-se cada vez mais dependente de analgésicos e álcool. A queda palco do Shady Grove Feira da Música em Maryland em 1973 feriu a coxa esquerda, necessitando de enxertos de pele para permitir que a ferida cicatrizasse. Ela fraturou a perna direita em agosto de 1974. "Você acha que isso é fascinante? Isso é uma grande vida e que eu faço isso por minha saúde? Bem, não é. Talvez uma vez, mas não agora", disse Dietrich a Clive Hirschhorn em 1973, explicando que ela continuou a trabalhar apenas pelo dinheiro.

Carreira de shows de Dietrich em grande parte terminou em 29 de Setembro de 1975, quando ela caiu do palco e quebrou sua coxa durante um show em Sydney, Austrália. ] No ano seguinte, seu marido, Rudolf Sieber, morreu de câncer em 24 de Junho de 1976.

A última aparição de Dietrich em foi um filme foi uma participação especial em “Just a Gigolo” (1979), estrelado por David Bowie e dirigido por David Hemmings, no qual ela cantou a canção título.

Ela tornou-se alcoólatra, dependente de analgésicos, e acabou retirando-se para seu apartamento na 12, Avenue Montaigne, em Paris. Ela passou os últimos 11 anos de sua vida em sua maioria acamada, permitindo que somente um seleto grupo, incluindo familiares e empregados a entrar no apartamento. Sua autobiografia, Nehmt nur mein Leben ( Just My Life), foi publicada em 1979. 

Em 1982, Dietrich concordou em participar de um documentário sobre sua vida, “Marlene” (1984), mas recusou ser filmada. Ao diretor do filme, Maximilian Schell, foi permitido apenas gravar sua voz. Ele usou entrevistas com ela como base para o filme, definido como uma colagem de trechos de filmes de sua carreira. O filme ganhou vários prêmios de cinema europeu e recebeu uma nomeação de Oscar para Melhor Documentário em 1984. A revista Newsweek nomeou-o "um filme único, talvez o mais fascinante documentário já feito sobre uma grande estrela de cinema".

Em uma entrevista com a revista alemã Der Spiegel em novembro de 2005, a filha e neto de Dietrich afirmam que ela era politicamente ativa durante estes anos.[63] Ela manteve-se em contato com os líderes mundiais por telefone, incluindo Ronald Reagan e Mikhail Gorbachev, correndo-se uma fatura mensal de mais de US $ 3.000. Em 1989, seu apelo para salvar os Estúdios Babelsberg de encerramento foi transmitido pela Rádio BBC, e ela falou para a televisão via telefone pela ocasião da queda do Muro de Berlim no final daquele ano
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Morte e funeral
Em 7 de maio de 1992, Dietrich morreu de insuficiência renal em seu apartamento em Paris, aos 90 anos. Sua cerimônia de funeral foi realizada em La Madeleine, em Paris, uma igreja católica-romana (apesar de Dietrich ter sido ateia) em 14 de Maio de 1992.

O funeral de Dietrich teve a participação de aproximadamente 1.500 rezadeiras na própria igreja - incluindo vários embaixadores da Alemanha, da Rússia, dos EUA, Reino Unido e outros países, com milhares] de pessoas ao lado de fora do local. Seu caixão fechado descansou sob o altar coberto pela bandeira francesa e adornado com um simples buquê de flores silvestres brancas e rosas do presidente francês, François Mitterrand. Três medalhas, incluindo Legião de Honra da França e a Medalha da Liberdade dos Estados Unidos, foram exibidas ao pé do caixão, em estilo militar, para uma cerimônia que simbolizava o sentimento de Dietrich em sua luta pessoal contra Nazismo. Sua filha colocou um crucifixo de madeira, de St. Christopher. O sacerdote que realizou a cerimônia comentou: "Todo mundo conhecia a sua vida como uma artista do cinema e da música, e todo mundo sabia de seus momentos difíceis ... Ela viveu como um soldado e gostaria de ser enterrada como um soldado ".  Por uma coincidência do destino a foto dela foi usada no cartaz do Festival de Cannes do mesmo ano, que estava colada por toda Paris.    Após a queda do Muro de Berlim, Dietrich instruiu em seu testamento que era para ser sepultada em sua cidade natal, Berlim, perto de sua família; em 16 de maio seu corpo foi levado lá para cumprir o seu desejo. Dietrich foi enterrada no Städtischer Friedhof III, Berlim-Schöneberg, ao lado do túmulo de sua mãe, Josefine von Losch, e perto da casa onde ela nasceu.     

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Vida pessoal
Ao contrário de sua condição de celebridade profissional, que foi cuidadosamente elaborada e mantida, a vida pessoal de Dietrich foi mantida fora da vista pública. Dietrich era bissexual e desafiou os papéis de gênero convencionais através do boxe em Turkish Trainer, um estúdio de boxe, o Prizefighter Sabri Mahir em Berlim, que abriu para mulheres no final de 1920. A escritora austríaca Hedwig (Vicki) Baum lembra em seu livro de memórias, "Eu não sei como o elemento feminino se esgueirou para dentro desses reinos masculinos [o estúdio] de boxe, mas em qualquer caso, apenas três ou quatro de nós foram duras o suficiente para ir completamente com ele (Marlene Dietrich era uma delas)."

Ela foi casada uma vez, com o assistente do diretor de Rudolf Sieber, que mais tarde tornou-se assistente de direção da Paramount Pictures na França, responsável pela dublagem em língua estrangeira. A única filha de Dietrich, Maria Elisabeth Sieber, nasceu em Berlim, em 13 de dezembro de 1924. Ela viria a se tornar uma atriz, trabalhando principalmente na televisão, conhecida como Maria Riva. Quando Maria deu à luz um filho (John, um famoso designer de produção) em 1948, Dietrich foi apelidada de "avó mais glamourosa do mundo". Após a morte de Dietrich, Riva publicou uma biografia de sua mãe, intitulado Marlene Dietrich (1992)
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Ao longo de sua carreira Dietrich teve uma sequência interminável de amantes, alguns duraram décadass outros tiveram curta duração; eles foram quase todos conhecidos por seu marido, a quem ela tinha o hábito de passar as cartas de amor de seus homens, às vezes com comentários mordazes.  Quando Dietrich filmava Marrocos (1930), ela encontrou tempo para ter um caso com Gary Cooper, apesar da presença constante no set da atriz mexicana, e temperamental Lupe Vélez, com quem Cooper estava tendo um romance.  Vélez disse uma vez: "Se eu tivesse a oportunidade de fazê-lo, eu iria arrancar os olhos de Marlene Dietrich".  Durante as filmagens de “Destry Rides Again”, Dietrich começou um romance com o co-star James Stewart, que terminou depois das filmagens. Em 1938, Dietrich conheceu e começou um relacionamento com o escritor Erich Maria Remarque, e em 1941, o ator francês e herói militar Jean Gabin. Seu relacionamento terminou em meados de 1940. Ela também teve um caso com a escritora cubano-americana Mercedes de Acosta, que era amante de Greta Garbo.

Sewing circle era uma frase usada por Dietrich  para descrever relacionamentos entre lésbicas e bissexuais enrustidas.  Na suposta "Marlene's Sewing Circle" são mencionados nomes de amigas como Ann Warner (a esposa de Jack L. Warner, um dos donos dos estúdios Warner), Lili Damita (uma velha amiga de Marlene de Berlim e esposa de Errol Flynn), Claudette Colbert,  and Dolores del Río (que Dietrich considerava a mais bela mulher em Hollywood).  A cantora francesa Edith Piaf foi também uma das amigas mais próximas quando Marlene ia para Paris, nos anos 50 e sempre houveram boatos da relação das duas.  Sua última grande paixão, foi o ator Yul Brynner, com quem ela teve um caso que durou mais de uma década.

A família de Dietrich a induziu a seguir o Luteranismo, mas ela perdeu a fé devido a experiências de Battlefront durante seu tempo com o exército dos Estados Unidos."Eu perdi minha fé durante a guerra e não posso acreditar que todos aqueles que perdi, estão todos lá em cima, voando ao nosso redor ou sentado em mesas". Ela disse uma vez: "Se Deus existe, ele precisa de rever seu plano.”

No entanto, de acordo com a sua filha, Maria Riva, Dietrich sempre viajou com uma mochila contendo muitos medalhões religiosos (por exemplo, o St. Christopher.), mostrando-lhe o desejo de manter sua fé. Além disso, durante seus anos reclusos em Paris, Dietrich fortemente abraçou o catolicismo romano.  Em 14 de maio de 1992, sua cerimônia fúnebre foi realizada em sua igreja parisiense favorita, La Madeleine.

Dietrich era fluente em três línguas – a de sua terra natal, Alemão, Inglês e Francês.

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marlene dietrich 1947 - by a.l. 'whitey' schaefer. Restored by Nick & jane for Dr. Macro's High Quality Movie Scans website: http://www.doctormacro.com. Enjoy!
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