ANTA

anta-tapir
ANTA(Tapirus)
Tapirus é um gênero de Perissodactyla da família Tapiridae que habita a América Central, a América do Sul e o sul da Ásia, sendo conhecidos popularmente por anta ou tapir. São os maiores mamíferos dos Neotrópicos e também os únicos da ordem Perissodactyla, os ungulados de dedos ímpares. Atualmente, são conhecidas cinco espécies viventes."Anta" originou-se do termo árabe lamta.
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
_____20150628_1924642111 
Também são conhecidos pelo nome tupi tapir, derivado do original tapi'ira.O gênero Tapirus foi descrito por Mathurin Jacques Brisson, em 1762.  Antes disso, Linnaeus havia considerado as espécies do gênero dentro de Hippopotamus.  A família Tapiridae só foi descrita por John Edward Gray em 1821.  A espécie tipo considerada, Tapirus terrestris, incluía Tapirus pinchaque.  Tapirus bairdii já foi classificado em um gênero a parte, Tapirella, e Tapirus indicus em Acrocodia.  Atualmente, todas estão incluídas no gênero Tapirus.
0anta-dia-fauna-brasileira-defensores-da-natureza
Os primeiros tapirídes, tais como Heptodon, apareceram no Eoceno.  Eram muito parecidos com as espécies atuais, mas tinham metade do tamanho e careciam da probóscide. Os primeiros tapirídeos verdadeiros surgiram no Oligoceno. No Mioceno, o até então Miotapirus era indistinguível no atual Tapirus. Tapirídeos asiáticos e americanos divergiram entre 20 a 30 milhões de anos atrás: os ancestrais das antas migraram para a América do Sul cerca de 3 milhões de anos atrás, como parte Grande Intercâmbio Americano.  Por muito tempo, as antas eram comuns na América do Norte, se extinguindo cerca de 10000 anos atrás.
 0anta-ou-tapir-alt-anta-amazonia-tapir


 T. merriami, T. veroensis, T. copei, e T. californicus se tornaram extintos na América do Norte no Pleistoceno. O "tapir -gigante" Megatapirus sobreviveu até 4000 anos atrás, na China.Estudos moleculares sugerem que a primeira espécie atual a divergir no gênero Tapirus foi Tapirus indicus, há cerca de 9 milhões de anos, seguido por Tapirus bairdii, cerca de 5 milhões de anos atrás.  O clado contendo Tapirus terrestris e Tapirus pinchaque divergiu de Tapirus kabomani há 500 mil anos.  Entretanto, T. pinchaque, neste mesma análise filogenética, torna o clado de T. terrestris parafilético.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.