BATATAIS SP(CIDADE BRASILEIRA)


Batatais
Batatais é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo. Pertencente à mesorregião de Ribeirão Preto e à microrregião de Batatais distando 355 Km à noroeste da capital estadual.  Localiza-se a uma latitude 20º53'28" sul e a uma longitude 47º35'06" oeste, estando a uma altitude de 862 metros. Possui uma área de 851 km² e abriga uma população de 60.128 habitantes,  sendo assim o 114º mais populoso do estado de São Paulo e o primeiro de sua microrregião. Está a 750 quilômetros de Brasília, capital federal. Sua área representa 0,3427 % do estado de São Paulo, 0,092 % da região Sudeste e 0,01 % de todo o território brasileiro.  Desse total 7,5068 km² estão em perímetro urbano.  A sede tem uma temperatura média anual de 21°C.  e na vegetação do município predomina o cerrado.

migração
Batatais é uma cidade com grande tradicionalidade por ter sido um dos focos da imigração Italiana. A cultura bem como a arquitetura e jardinagem são representadas claramente pela influência europeia. A maior parte da população corresponde a descendentes de Italianos , em comemoração a isso, é comemorada todo ano a Festa de San Genaro,uma festa gastronômica onde são apresentados shows musicais e muitas outras atrações da cultura italiana, além da exposição de fatos históricos e famílias ligadas as embarcações de imigrantes. Todos os anos a festa convida a Batatais, turistas de várias partes do Brasil, América do Sul além de Italianos vindos da Itália e outras partes do Mundo.

Estância turística 

Batatais é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal statusgarante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título deestância turística, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais. Recebeu esse título em 23 de dezembro de 1994 através da Lei Estadual 8.993.

Figuras importantes da cidade 

  • Altino Arantes Marques (ex-político)
  • Marcelo Batatais (futebolista)
  • Cocito (futebolista)
  • Washington Luis (ex-vereador da cidade e presidente da república)
  • José Guilherme Baldocchi (ex-futebolista brasileiro campeão mundial com a Seleção Brasileira em 1970)
  • Algisto Lorenzato (ex-futebolista brasileiro apelidado de Batatais, jogou duas partidas na Copa do Mundo com a Seleção Brasileira em 1938 na França quando o Brasil ficou em 3º lugar)
  • Marcelo Toledo (jornalista)
  • Flávia Nori Bombonato (maestrina)
  • Capitã Altamira (Veterana da Segunda Guerra Mundial)
  • José Olympio Pereira Filho fundador da editora que leva seu nome, a Livraria José Olympio Editora.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.