Anguilla
Anguilla (por vezes aportuguesada como Anguila ) é um território britânico ultramarino nas Caraíbas, que compreende a Ilha de Anguilla e algumas ilhotas próximas, e que tem fronteira marítima, no Canal de Anguilla, com a Ilha de São Martinho(dividida em uma parte neerlandesa, Sint Maarten, e uma parte francesa, Saint-Martin). A oeste, tem como vizinhas mais próximas asIlhas Virgens Britânicas. A capital de Anguilla é The Valley.
Em tempos fez parte de uma confederação com São Cristóvão e Névis, quando estas duas ilhas ainda estavam sob domínio britânico.
|
História
A ilha foi descoberta por Cristóvão Colombo em 1493. Tornou-se dependência inglesa em 1650, governada em conjunto com as ilhas de São Cristóvão e Nevis. Em 12 de Julho de 1967 proclama unilateralmente a independência e em 1969 a república. Em 19 de Março de 1969 o domínio britânico é restabelecido. Apenas a 19 de Dezembro de 1980 obtém o estatuto de colónia separada.
Entre 2012 e 2014 as
ilhas passaram por uma intervenção extremamente destruidora de
ambientalistas radicais que foi anunciada tardiamente pelo ramo
americano da BirdLife Internacional,
essa intervenção é a destruição das evidências da descoberta do
Arquipélago de Anguilla por parte da fauna, era não endêmica que era
composta por ratos. .
|
Política
Anguila está sob a Ordem Constitucional do 1 de abril de 1982, emendado em 1990.
O Chefe de Estado é Sua Majestade a rainha Elizabeth II do Reino Unido (Isabel II em português europeu), representada peloGovernador de Anguilla,
que é designado pela Rainha. O Chefe de Governo é o Ministro Chefe, que
é designado pelo Governador dentro do bloco maioritário da Assembleia e que deve formar um Conselho Executivo aprovado por dita câmara.
A Assembleia é unicameral com onze cadeiras, sete eleitas por voto popular, dois membros de ofício e dois designados pelo Governador para um termo de cinco anos. Existe uma Grande Corte (com um juiz enviado da Corte Suprema do Caribe Oriental).
|