COMADRE FULOZINHA


Comadre Fulozinha

Comadre Fulozinha é uma personagem mitológica da zona da mata de Pernambuco e da Paraíba, no nordeste brasileiro.
Sua origem é provavelmente no período colonial.

Segunda a lenda, uma menina se perdeu na mata e faleceu desnutrida, seu espírito ficou perdido na mata e com o tempo ela passou a aterrorizar aldeias e fazendas. Possui longos cabelos negros que a noite pegam fogo, chicoteia aqueles que não trazem suas oferendas preferidas: fumos, mel e mingau.  Em algumas regiões do Brasil também é conhecida como uma fada que protege a floresta.   Até hoje são comuns relatos de pessoas que presenciam suas aparições nas zonas de floresta 
No culto da Jurema na Paraíba ela é considerada uma entidade divina e tem caráter ambíguo, agindo para o mal e para o bem. 

Segundo a lenda da Comadre Fulozinha, ela é o espírito de uma cabocla de longos cabelos, ágil, que vive na mata defendendo animais e plantas contra as investidas dos predadores da natureza. Gosta de ser agradada com presentes, principalmente mingau, confeitos, fumo e mel. vive na floresta, sempre pronta a É uma caboclinha que tem longos cabelos negros, que lhe cobrem o corpo.

Tem personalidade zombeteira, algumas vezes malvada, outras vezes prestimosa. Diz-se que corta violentamente com seu cabelo aqueles que a mata adentram sem levar uma quantidade de fumo como oferenda e também lhes enrola a língua. Furtiva, seu assovio se torna mais baixo quanto mais próxima ela estiver, parecendo estar distante. Ela também gosta de fazer tranças e nós em crina e rabo de cavalo, que ninguém consegue desfazer, somente ela, se for agradada com fumo e mel.

Diziam alguns que a Comadre Fulozinha era uma criança que se perdeu na mata quando ainda era pequena, ela procurou o caminho de volta para sua casa mas não achou e acabou morrendo, seu espírito passou a vagar pela floresta em busca do caminho de volta para casa.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.