Talvez
você não tenha idade suficiente para se lembrar disto, mas
a Yahoo! foi uma das empresas que marcaram a internet nos anos 90. Ela
foi criada em 1994 por David Filo e Jarry Yang, com o objetivo de
ofertar diversos serviços online, como sistemas de busca, chat e
servidor de email.
Por
conta da versatilidade de recursos ofertados às pessoas e pela
fraca concorrência, em pouco tempo a Yahoo! cresceu de maneira
espantosa, adquirindo milhões de adeptos. Dessa forma, a
abertura de capital da empresa conseguiu gerar mais de 30
milhões de dólares — o que a consagrou como um
negócio muito rentável.
Se
a evolução continuasse nessa progressão, a Yahoo!
seria dona de um futuro ainda mais brilhante, não é? Pois
as coisas não permaneceram nessa paz e a empresa começou
a lutar para sobreviver.
Os anos 2000 foram o problema
Além
da virada do século 20 para o 21, o ano 2000 também
marcou o estouro da bolha da internet. Com isso, o mundo focou a sua
atenção nas possibilidades que os computadores abriram
para os negócios — o que resultou na criação
de inúmeras empresas que ofertavam serviços digitais.
Dessa
maneira, a Yahoo! teve que trabalhar para não ser gravemente
afetada pela criação súbita de uma forte
concorrência. Afinal de contas, para cada serviço que ela
oferecia para os internautas, surgiu pelo menos uma empresa como a
segunda (ou terceira) alternativa.
No
final das contas, essa enorme turbulência foi passageira e a
Yahoo! conseguiu resistir, se mantendo no topo do mercado — ou
seja, ela ainda ganhava uma enorme quantidade de dinheiro e era muito
famosa. No entanto, o “domínio” que a empresa tinha
foi gravemente abalado.
Metendo os pés pelas mãos
Por
um curto espaço de tempo — mais especificamente de 2002 a
2004 —, a Yahoo! começou uma tentativa de voltar a ter a
força de antigamente. Ela começou essa ação
fechando parcerias com empresas menores e comprando novos
serviços, como o famoso Flickr.
Apesar
de não ser uma mudança de atitude permanente, esses
esforços foram praticamente em vão, o que consumiu muitos
recursos da empresa. Dessa maneira, não sobrou muito dinheiro
para investir em inovação nos anos que se passaram,
fazendo com que a empresa visse o seu papel na vida das pessoas
diminuir ainda mais.
E aí chegou o Google
Um
dos sites criados depois da bolha da internet foi um bem
“famosinho”: o Google. Ele rivalizava diretamente com o
Yahoo! pelo fato de contar com um motor de busca mais moderno e
eficiente — ou seja, além de estar na moda, a nova
alternativa era melhor.
Por
conta dessas qualidades (e de muitas outras), o Google foi crescendo e
ganhando muito dinheiro. E, ao contrário da Yahoo!, os novos
empresários souberam investir da maneira correta para a
época. Com isso, diversos outros serviços que
“agrediam” a concorrência foram criados — como
é o caso do Gmail.
Pagando
o preço por conta dos gastos do passado, a Yahoo! não
conseguiu atualizar os seus recursos na velocidade necessária,
de forma que as alternativas criadas por outras empresas ganhassem mais
espaço na rotina de grande parte das pessoas.
E...
O
Yahoo! continua sendo um dos maiores sites do mundo, conseguindo a
quarta posição entre os sites de busca mais usados nos
Estados Unidos — além de ser o mais usado em outros
países, como a China. A empresa também é bem
rentável e não chega a dar prejuízos, apesar de a
renda dela estar caindo há três anos seguidos.
Apesar
disso, a companhia está pagando por decisões erradas, que
foram tomadas em uma tentativa de sobreviver no meio de uma
concorrência muito forte. O que é uma pena, pois ela
poderia estar na posição que atualmente é ocupada
pela Google — mas isso nós nunca vamos saber, não
é?
|
A Yahoo! Inc. (NASDAQ: YHOO) é uma empresa norte-americana de, serviços de Internet com
a missão de ser "o serviço de Internet global mais essencial para
consumidores e negócios". Opera um portal de Internet, um diretório
web, e outros serviços, incluindo o Yahoo! Mail. Foi fundado por Jerry Yang, formando pela Universidade de Stanford em janeiro de 1994 e incorporado no dia 2 de março de 1995. A sede da empresa é em Sunnyvale, Califórnia.
No "Ad Planner Top 1000 Sites", que registra os sites mais acessados do mundo, através do mecanismo de busca do Google, divulgado em junho de 2010,
o Yahoo! aparece como 2º colocado, com 490 milhões de visitas e um
alcance global de 32% registrados no mês de abril, atrás apenas do site de relacionamentos Facebook.3
Serviços disponibilizados pela empresa incluem o Yahoo! Messenger, um mensageiro instantâneo e o Yahoo! Groups, serviço de criação de mailing lists por
assunto de interesse, bate-papo e jogos online, vários portais de
notícias e informação, compras online e leilões. Muitos destes são
baseados em serviços independentes, dos quais o Yahoo! comprou, como o EGroups, o popular GeoCities, para hospedagem de sites da
web, e o Rocketmail. Muitas destas ações desagradaram a alguns usuários
que já usavam estes serviços antes de serem comprados pela Yahoo!, já
que a empresa costumava sempre alterar os termos de serviço. Um dos
casos marcantes nesse sentido foi a incorporação do serviço de webring4 , em 2000.
Em 1 de fevereiro de 2008, a Microsoft desejou
comprar a Yahoo! por 44,6 bilhões de dolares, porém a Yahoo! rejeitou
oficialmente a oferta dizendo que a oferta subestima o valor da empresa
no mercado.5
|
História
A designação "Yahoo" foi criada em 1994, por Yang, inspirado no povo Yahoo, rude e imperfeito, inventado por Jonathan Swift na obra As viagens de Gulliver. Yahoo é também um retro-acrônimo da expressão inglesa "Yet Another Hierarchical Officious Oracle"6 .
Hoje,
o Yahoo! Inc. é uma empresa líder de comunicações globais via internet,
comércio e empresa de mídia que oferece uma rede global de marcas de
serviços para mais de 345 milhões de pessoas por mês em todo o mundo.
Como o primeiro guia online de navegação na Web, www.yahoo.com é um dos
principais guias principalmente em termos de tráfego, oferecendo
serviços como o portal que hospeda uma vasta quantidade de conteúdo de
áudio e vídeo em streaming, hospedagem de lojas virtuais e serviços de
gestão, além de ferramentas de sites e serviços. A rede da empresa Web
global inclui 25 propriedades mundiais. Com sede em Sunnyvale,
Califórnia, o Yahoo! tem escritórios na Europa, Ásia, América Latina,
Austrália, Canadá e Estados Unidos.7
Atualmente, sua CEO é Marissa Mayer. Mayer está há mais de um ano na gestão do Yahoo!, também já fez parte da capa da revista Vogue.8
Yahoo! Sports[editar | editar código-fonte]
O Yahoo! Sports é o canal esportivo do site Yahoo, com notícias relacionadas aos esportes,
além de um "simulador" de diversos campeonatos e modalidades
esportivas, em que o usuário atua como técnico e dirigente. Neste
"simulador" você encontra campeonatos como NBA, NFL, NHL, MLB entre outros.9
|