A HISTORIA DO CHAVES(EL CHAVO PERSONAGEM)

chaves-turma

El Chavo (personagem)

El Chavo del Ocho (BrasilChaves do Oito ou simplesmente Chaves) é um personagem da série televisiva mexicana de comédia El Chavo del Ocho1 . É um órfão de oito anos de idade, interpretado por Roberto Gómez Bolaños, cujo nome verdadeiro é desconhecido. Como seu programa era exibido no canal oito, seu nome ficou "El Chavo del Ocho", no original em espanhol. Por isso, em alguns episódios, o garoto diz morar na casa número oito da vila, apesar de sempre entrar no seu barril. É bastante pobre e vive atrás de um pouco de comida ou doces dos demais habitantes da vila. Possui os próprios brinquedos, geralmente dados ou montados com sucata.
chaves-chiquinha-620x513
A história do Chaves no Brasil começa quase junto a do SBT. Em 19 de agosto de 1981 entrava no ar a TVS que, alguns anos depois, se tornaria o SBT. Para complementar a programação da recém-formada emissora,Silvio Santos analisou vários pacotes de programação oferecidos por emissoras estrangeiras. Dentre eles estava o da mexicana Televisa, com boas produções a baixos custos. Porém, essa programação só poderia ser vendida por completo com todos os programas, sendo que, no meio dessa programação, estava o seriado El Chavo Del Ocho, que não agradou a nenhum diretor do SBT, nem mesmo a Silvio Santos. Mas, sabendo do sucesso que o seriado fazia em toda a América Latina, Silvio Santos decidiu colocá-lo no ar.
chaves-sbt
Chaves estreou no Brasil em agosto de 1984, no programa do palhaçoBozo. Cerca de três anos depois, o seriado ganhou horário próprio, sendo exibido às 12h30 logo após o Chapolin Colorado. Em 1988, Chaves estreou no horário nobre exibindo apenas episódios inéditos, ameaçando a audiência das outras emissoras. No final da década de 1990começaram os problemas: o seriado mudava de horário constantemente, sem aviso prévio e, em várias ocasiões, fora retirado do ar. Mas Chaves resistiu, e continua no ar depois de 30 anos no Brasil, e depois de 40 anos em toda a América Latina, assim entrando para a história da televisão.
chavo-5

Nome 

O Chaves é chamado por todos os moradores da vila apenas pela palavra "chavo", que é uma gíria que no México significa "menino", "garoto" ou "moleque". Essa palavra também pode ser usada no feminino, como "chava", para se referir a uma menina. Mas como no Brasil esse termo não existia, e o nome "Chavo" soaria estranho na dublagem em português, o personagem ganhou o nome de "Chaves" na dublagem brasileira. Na série original os moradores da vila sempre chamam o Chaves de "el Chavo" e nunca dizem o seu verdadeiro nome. Por isso, em várias cenas, quando o Quico ou a Chiquinha perguntam qual é o nome do Chaves, a resposta dele sempre é interrompida por outra pessoa que aparece falando ao mesmo tempo.
desktop51
Na dublagem em português, essas cenas perdem um pouco do sentido, devido à existência do nome do Chaves. Na canção "Que Bonita Vecindad" (mais tarde traduzida como "Que Bonita Sua Roupa") tem um verso em que o Chaves faz suspense quando vai dizer o seu nome, mas acaba não dizendo: "Mi nombre es… el Chavo / Toda mi ropa es un auténtico remiendo". O verso foi adaptado como "Eu sou o famoso Chaves / Todos dizem que minha roupa é remendada".
edgar-4-700

Personalidade 

Sua personalidade demonstra uma certa ingenuidade, mas que às vezes é tamanha que parece ironia ou sarcasmo, o que irrita as pessoas, principalmente o Seu Madruga (Don Ramón). Apesar de sempre ser chamado de Chaves, não é este seu verdadeiro nome, o qual nunca é revelado, devido à interrupções não intencionadas de outros personagens quando está prestes a ser pronunciado. Isso acontece em 4 oportunidades: com o Seu Madruga, Jaiminho, com a Chiquinha e com o Quico.
Possui um grande coração, mas é sempre incompreendido por todos e também vive levando a culpa por tudo o que acontece na vila, daí um de seus principais bordões: "ninguém tem paciência comigo". É capaz de suportar vários dias sem comer nada, mesmo assim possui um apetite tão grande quanto ou maior que o do Nhonho, sendo capaz de comer bolos e até frangos inteiros e em poucos minutos. Seu melhor amigo é Quico, embora este viva tentando humilhá-lo e ambos estejam sempre brigando.
elenco do chaves velhos
Chaves mesmo sendo um menino pobre e considerado parte da gentalha pela Dona Florinda ele é um garoto bom de briga e consegue nocautear tanto o Quico quanto o Nhonho, que são os meninos nos quais o Chaves consegue vencer, geralmente aplica (no Quico quase sempre), uma sequência de 3 socos que fazem qualquer um cair no chão, mas em brigas geralmente acaba sendo derrotado pela Chiquinha. Chaves é apaixonado por Paty, a menina mais bonita da escola, e parece ser correspondido. Fica hipnotizado toda vez que olha para ela e desmaia quando ela o beija.
Outra característica curiosa é que toda vez que fica muito assustado ele tem um "piripaque", ou seja, fica totalmente paralisado com o corpo ligeiramente agachado, o rosto voltado para a frente, um braço apontando para o chão e o outro meio levantado. Aparentemente perde a consciência e só volta a si quando lhe jogam água no rosto. Segundo o criador, produtor e intérprete da série (Roberto Gómez Bolaños), no livro O Diário do Chaves (lançado em 2006), o garoto havia fugido de um orfanato do qual a mãe o havia deixado bem pequeno, já que lá não se sentia feliz. Foi então que encontrou uma "vila", e uma senhora sozinha, muito idosa, o abrigou no apartamento número 8, junto a ela. Mas logo ela faleceu e Chaves teve que ser despejado, passando a viver então dentro do Barril. Mas para todos, continuava dizendo que morava no apartamento 8. Somente com o lançamento desse livro foi revelado este "enigma" da série.
foto-rara-elenco-do-chaves

Relação com outros personagens 

Chaves é uma criança feliz, inocente, ingênua e humilde, que apesar de viver em desavenças com os outros inquilinos por suas constantes trapalhadas, não considera nenhum deles como inimigos e demonstra vontade de ser amigo de todos, até de pessoas com quem ele não tem intimidade, como Dona Florinda e Dona Clotilde.
  • Quico: É seu melhor amigo e o seu principal companheiro em brincadeiras, mas isso não impede Quico de tratá-lo com inveja e egoísmo, pois Quico sempre se diverte negando ao Chaves seus brinquedos e lanches. Sua forma de punir Quico é sempre com uma combinação de três socos, que mandam Quico ao chão. Chaves também costuma perseguir Quico quando este zomba dele ou o acerta intencionalmente. Nestas situações, o diálogo é geralmente este:
  • Chaves: "Agora sim, eu te arrebento as bochechas!"
  • Quico: "Não Chaves! Não!"
Terminando por Quico fugir e Chaves ir atrás. A situação geralmente é finalizada quando Chaves acerta alguém (Senhor Barriga, Professor Girafales e principalmente o Seu Madruga) no lugar de Quico, sendo repreendido; ou de fato acertando Quico com três socos.
fotos_raras_elenco_chaves_05
  • Situações cômicasUm dos fatos mais cômicos entre os dois é quando Seu Madruga dá dinheiro a Chaves para que este o ajude em alguma tarefa (como regar um pé de alguma planta); Chaves sempre faz a tarefa de forma errada (no caso, regando os pés de Seu Madruga), e logo depois conta a Quico que ganhou dinheiro de seu Madruga por ter feito a tarefa; Quico, querendo provar que pode fazer o mesmo também realiza a tarefa de forma errada e é punido por Seu Madruga.
seu-madruga-ramon-valdez
Seu Madruga: Os dois são amigos e Seu Madruga (apesar de ser a pessoa que mais bate no garoto órfão) é quase tão íntimo dele quanto é de Chiquinha. Há desavenças entre os dois quase sempre devido às trapalhadas de Chaves. E como sempre é mostrado na série, o Seu Madruga castiga o Chaves com cascudos na cabeça, toda vez que o Chaves o acerta (sem querer querendo) no lugar do Quico ou quando o Chaves faz perguntas imbecis sobre a avó do Seu Madruga.
turma-chaves-seriado-fotos-raras_destaque
  • Situações cômicas: Depois que esbofeteia Seu Madruga por algo que ele tenha feito à ela ou a Quico, Dona Florinda diz a ele que cometa a mesma ação que ele cometeu (ou não tenha cometido, quando é vítima de injustiça) com a avó dele (por exemplo: E da próxima vez, vá colocar apelidos na sua avó.). Depois disto, Chaves se aproxima de Seu Madruga e pergunta sobre a avó dele, com relação à frase de Dona Florinda (Seu Madruga, não ficaria bem para sua avozinha o apelido de ameixa seca?). Seu Madruga bate no Chaves e faz uma piada relacionada a pergunta do Chaves (Só não te dou outra porque ameixa seca é o apelido da minha avozinha.).
dona-florinda
  • Dona Florinda: A relação de Chaves para com Florinda é semelhante à dele para com Madruga (pelo fato de ambos repreenderem Chaves constantemente), tirando o fato da intimidade, a qual pelo que se mostra, Chaves não tem tanta com Florinda, já que ela o considera parte da gentalha assim como considera Madruga parte da mesma, devido à condição social destes. Florinda costuma puni-lo dando referências à sua postura e condição social, além de expulsá-lo de sua casa sempre que ele entra sem ser convidado ou come algum alimento indevido (geralmente demonstrando-se esfomeado). Dona Florinda também costuma proibir Quico de ter amizade com Chaves, sempre pensando o pior dele. É raro ver ambos amistosamente, porém algumas vezes Florinda se mostra compreensiva para com as questões de Chaves, inclusive nos episódios do restaurante, onde Chaves é o "faz-tudo" que trabalha para Florinda. Por vezes, Chaves chega a considerar Florinda como a figura da mãe que nunca teve.
54bddd78cc7c1f0011ed336f13b7ba4f_XL (1)
  • Chiquinha: Também são amigos e Chiquinha apesar de Chaves às vezes perder a paciência e bater nela, tem uma certa paixão por ele (não correspondida). Chiquinha sempre procura tirar vantagem dele devido a ele ser meio burro.
senhor-seu-barriga-chaves-6
  • Senhor Barriga: A relação entre os dois tem seu ponto forte no fato de Chaves sempre acertá-lo com um golpe quando ele (Sr. Barriga) entra na vila. Chaves também, por burrice, sempre o aborrece por fazer referências à obesidade dele. Apesar de tudo, Sr. Barriga tem uma compaixão com Chaves, e sempre quer ajudá-lo (como por exemplo, quando leva Chaves para Acapulco.)
bruxa
  • Dona Clotilde: A relação entre os dois é semelhante à relação dela para com as demais crianças(e às vezes com alguns adultos). Por ser uma senhora de idade, Clotilde sofre com piadas ligadas à isto, além das crianças acreditarem que Clotilde é uma bruxa, em alusão à sua aparência velha e excêntrica, ganhando o apelido de Bruxa do 71. Chaves, assim como as demais crianças da vila, tem um medo quase alienígena dela, mesmo ela afirmando que não é uma bruxa. Sempre que fica assustado por algo dito ou feito por Clotilde (geralmente em episódios em que Clotilde é a personagem central), Chaves tem seu clássico piripaque e fica paralisado, até que alguém jogue água em seu rosto. Em outras situações, Chaves costuma prestar serviços à Dona Clotilde e parece ser bem tratado por esta.
Capturar
  • Professor Girafales: A relação entre os dois é um tanto semelhante à relação que Girafales tem para com as outras crianças, já que Girafales é o professor delas. Girafales acredita no potencial de Chaves e vê nele (assim como vê em outras crianças) o futuro da pátria. Mesmo assim, Chaves costuma irritá-lo fazendo apelidos em alusão à sua altura (sendo "Professor Linguiça", o mais comum de todos) assim como repetidamente falando asneiras quanto a assuntos envolvendo conhecimentos gerais. Mas por Chaves ser um tanto distraído e carente de muitas coisas, Girafales é um tanto compreensivo para com ele, sendo ainda mais compreensivo e paciente para com Chaves do que a própria Dona Florinda.
1174910402_f
  • Nhonho: Os dois são amigos pois sempre brincam quando Nhonho vai à vila, mas em alguns episódios, Nhonho se nega a dar algo de comer ao Chaves mesmo tendo de sobra como churros, ovos, sanduíches e tortas.
Paty-hoje
  • PatyChaves é apaixonado por Paty lutando com Quico que também é apaixonado por Paty,enciumada Chiquinha faz de tudo para Chaves se apaixonar por ela.
0128-chaves_thumb

Bordões 

  • "Foi sem querer querendo." (pedindo desculpas), a que outros personagens podem, fazendo algo em resposta, dizer "Então eu vou fazer isso (eu vou te acertar) querendo por querer!"'
  • "Tá bom, mas não se irrite." (desculpa)
  • "Ninguém tem paciência comigo!" (reclamação)
  • "Isso, isso, isso!" (quando concorda)
  • "Pi pi pi pi pi pi" (choro)
  • "Ai que burro(a), dá zero pra ele/ela!" (apenas em episódios de escola, quando ele nãoconcorda com alguma resposta de um colega de classe, que geralmente é correta)
  • "Não tem por onde." (de nada)
  • "Ah, também eu nem queria…" (quando lhe negam algo)
  • "'Zás e zás e…" (quando esta animado para fazer algo, ele pode acabar isso com alguma discordância ou continuando animado)
1
  • "É que me escapuliu" (desculpa)
  • "Seu Madruga, sua vovozinha fazia,…"; "era…"; ou "gostava de…" (dito depois que a Dona Florinda fala da avó de Seu Madruga com um tom raivoso)
  • "Agora sim que eu arrebento isso que você chama de cara." (ameaça)
  • "Tudo eu, tudo eu, tudo eu" (reclamação)
  • "Não, primeiro diz se vai me dar..." (quando Quico está fingindo em querer oferecer um pirulito ou outra coisa que ele está comendo, e quando Chaves pede para o Quico dar, ele responde: Compra!)
  • "Vai ver só na saída" (quando é agredido por Nhonho e não consegue acertá-lo)
  • "Meu nome verdadeiro é ..." (quando Chaves tenta mentir parea alguem querendo dizer quetem outro nome mas é sempre interronpido antes de dizer a frase)
  • "É que me tiraram do sério..." (apresentou esse bordão em apenas em um episódio no Paredes de Gesso.)
  • "Agora sim eu te arrebento as bochechas ou essas bochechas de buldogue velho" (quando Chaves ameaça em bater no Quico)
Chaves_01

Vestuário e aparência 

Chaves não veste as mesmas roupas em todos os episódios. Dependendo da temporada em que o seriado foi gravado, Chaves usa uma determinada combinação nas cores de suas roupas. Em alguns episódios mais raros, Chaves usa uma roupa diferente do estilo da tradicional (Camisa listrada com bermuda indo até as canelas), mas geralmente, as roupas que Chaves usa são estas:
  • 1971/72 - Camisa amarela listrada com preto (um tanto curta em alguns episódios); Calça azul-clara.
  • 1973 - Camisa branca-acinzentada com listras pretas; Calça amarela.
  • Últimos Episódios 1973/75 - Primeiros episódios - Camisa branca-acinzentada com listras pretas; Calça marrom.
  • 1975/77 Primeiros episódios - Camisa Branca com listras pretas; Calça bege.
  • 1977 - Camisa listrada em verde, branco e preto, Calça esverdeada.
chaves
  • 1978/79 - Camisa listrada em verde (às vezes marrom, a partir da época em que o Quico passa a usar um boné VermelhoAmarelo e Preto), branco e preto, e Calça bege.
  • Nos episódios seguintes às séries originais, Chaves utiliza-se de variadas camisetas listradas com algumas cores não-exploradas anteriormente.
  • Nos episódios entre 1975 e 76 (quando a camisa usada por Chaves é a branca e preta), é notável que Chaves está um pouco acima do peso, diferente do físico magro que tinha entre 71 e 74. Á partir de 77, Chaves já se mostra um pouco mais magro.

chaves-4

Lista de personagens de El Chavo del Ocho

personagens-chavesEsta é uma lista de todos os personagens pertencentes ao seriado Chaves do Oito, com suas descrições e possíveis outras informações.
Chaves-Logo

Pesonagens 

Regular 

Os personagens fixos do programa, a maioria é composta por moradores da vila e outros que se relacionam com estes.
  • Chaves (Roberto Gomez Bolaños) - um garoto de oito anos, órfão e pobre que passou a morar na vila com cinco anos. Segundo ele, mora no apartamento 8, mas isto nunca foi confirmado, pois ele fica quase sempre em um barril, que diz ser apenas seu esconderijo. Ele sempre tenta conseguir comida e outros objetos dos demais habitantes da vila, e sua comida favorita é o sanduíche de presunto. Demonstra ingenuidade, mas também gosta de irritar outros personagens com perguntas sem sentido, principalmente Seu Madruga. Seu nome verdadeiro nunca foi dito, pois é interrompido sempre que tenta dizê-lo. Possui vários bordões, entre eles: "Isso, isso isso", "Ninguém tem paciência comigo", "Foi sem querer querendo", "Zás!" e "Pi, pi, pi, pi" (choro).  
54bddd78cc7c1f0011ed336f13b7ba4f_XL

  • Chiquinha (María Antonieta de las Nieves) - LaChilindrina, no original. Filha de Seu Madruga, é uma garota levada, esperta, mas de bom coração. Em alguns episódios, demonstra algum interesse amoroso por Chaves, principalmente naqueles em que aparece a personagem Patty, da qual enfrenta concorrência.1 Também tem ciúmes do pai, porque faz de tudo para tirar qualquer mulher que apareça para ele, seja a Bruxa do 71, a Louca da Escada ou Glória. Apesar desse negativismo, chegou a ajudar alguns personagens, como Chaves, em um episódio que ela lhe dá o seu algodão-doce. Seu choro é bem característico - ela começa a gritar "Uééééééé! Ué, ué, ué, ué, ué, ué, ué, ué, uéééééé..." enquanto esfrega o bumbum. Nas dublagens mais antigas, é chamada de Francisquinha. Não participa da série animada por questões autorais.
Quico_Seriado_e_Desenho_Animado

  • Quico (Carlos Villagrán) - Um garoto de nove anos, é órfão de pai e principal amigo de Chaves. É superprotegido por sua mãe, Dona Florinda, e talvez por isso seja metido e chorão. Costuma aparecer com sanduíches de presunto, guloseimas ou brinquedos, com os quais se exibe em frente ao Chaves, o que por muitas vezes gera brigas entre eles. Quando brigam com ele ou o machucam, sempre chama sua mãe e vai sempre no mesmo lugar (uma parede de tijolos), chorar emitindo um ruído. Seu pai, Frederico (também interpretado por Carlos Villagrán), era marinheiro, e morreu quando seu barco naufragou (acabaria sendo engolido por um tubarão, segundo Quico). Possui também muitos bordões como: "Que coisa, não?!", "Ai! cale-se, cale-se, cale-se, você me deixa louco!", "Gentalha, gentalha!", "Diz que sim, não seja mau, diga siiiimmm!!!" e "Não deu!".  
camiseta-seu-madruga-7749-MLB5270219056_102013-F

  • Seu Madruga (Ramón Valdés) - Originalmente Don Ramón, ele é o pai de Chiquinha. Viúvo desempregado e preguiçoso, aparenta sempre querer viver uma vida sossegada, mas seus vizinhos da vila sempre o aborrecem, de tal forma que se enfurece facilmente. Os garotos da vila, sobretudo Chaves e Quico, costumam irritá-lo com perguntas bobas,cretinas ou brincadeiras, ocasionando em uma distribuição de pancadas, geralmente cascudos no Chaves e beliscões no Quico. É a principal vítima dos tapas e socos da Dona Florinda, que, para defender seu filho, sempre acha que o culpado de seu choro é Seu Madruga (em alguns episódios, realmente é o culpado). Sempre foge do Seu Barriga para não pagar o aluguel de sua casa, pois deve 14 meses.  Seu choro é composto de ele esfregar um dos olhos, enquanto faz um "Iiiiiiiiiiii!" esganiçado. Outros bordões são: "O que que foi? Que que foi? O que que há?", "Tinha que ser o Chaves mesmo (ou de novo)!", Só não te dou outra porque...", "Francamente, francamente!", "Toma!" (quando dá o cascudo no Chaves). Nas dublagens antigas, ele é chamado de Seu Ramón.
dona-florinda

  • Dona Florinda (Florinda Meza) - Viúva do apartamento 14, ela é a mãe do Quico. É esnobe e se acha moral, econômica e socialmente melhor do que todo mundo, por ser de família rica e tradicional, porém a sua situação financeira deve ser decadente, pois vive atualmente em um cortiço de periferia. Seu nome completo é Florinda Corcuera e Villalpando, viúva de Matalascallando. Ela protege Quico de tal forma que é capaz de bater em Seu Madruga, geralmente sem querer ouvir explicações dele.  Em certo ponto da história, ela abre um restaurante batizado com seu nome. É constantemente chamada de "velha coroca" e outros apelidos ofensivos por outros personagens.
Capturar

  • Professor Girafales (Rubén Aguirre- Um sofrido professor, que vai sempre à vila visitar Dona Florinda. É muitas vezes chamado de inconveniente, por usar um vocabulário culto demais para os padrões da vila. Mostra-se tímido para tentar uma aproximação amorosa maior com ela, sempre levando flores e às vezes presentes para o Quico. Quando está irritado, usa o bordão "Tá tá tá tá... tá!". É chamado pelas crianças da vila de "Professor Linguiça" por ser muito alto, mas seu verdadeiro nome é Inocêncio Girafales.  
bruxa

  • Dona Clotilde (Angelines Fernández- Mais conhecida como Bruxa do 71, é uma aposentada que mora na vila e é apaixonada por Seu Madruga. É bastante atenciosa e costuma oferecer bolos e outras guloseimas para ele, na esperança de conquistá-lo. Geralmente, as guloseimas são visadas e acabam roubadas pelas crianças da vila. As mesmas crianças frequentemente a chamam de Bruxa do 71, como acabou se tornando conhecida por todos, por sua aparência velha e excêntrica.  Às vezes, Dona Clotilde se aproveita disso para pregar sustos nas crianças e vê em Glória uma rival quando se trata do seu Madruga. No Programa Chespirito, sua personalidade permanece a mesma, mas seu interesse amoroso passa a ser Jaiminho.
senhor-seu-barriga-chaves-6

Senhor Barriga (Édgar Vivar) - É o dono da vila e também o proprietário do restaurante de Dona Florinda. Para economizar seu tempo e o salário de um cobrador, prefere ir pessoalmente cobrar o aluguel dos inquilinos. Acaba sempre recebido por uma pancada acidental de Chaves em sua entrada na vila. Ele é uma boa pessoa, mas não suporta a dívida com Seu Madruga, que lhe deve 14 meses de aluguel, chegando a atingir 15 meses no episódio "O Despejo do Seu Madruga - parte 1". Seu Madruga sempre inventa uma desculpa esfarrapada para convencê-lo a não despejá-lo. Em alguns episódios, Seu Barriga demonstrou uma certa resistência à sua chantagem sentimental chegando ao ponto de mandá-lo embora da vila de uma vez por todas, porém o readmite usando diferentes pretextos.
chespirito03

Recorrentes 

São os personagens com aparições recorrentes, porém de impacto significativo na série. A maioria dos atores eram apesentados na abertura como participação especial.
jaiminho-carteiro-chaves-5

  • Jaiminho, o Carteiro (Raúl Chato Padilla) - O carteiro da vila que adora "evitar a fadiga". É desleixado e sempre manda que as pessoas procurem a carta em sua bolsa desorganizada. Nas sketchs de El Chavo del Ocho noPrograma Chespirito, já aposentado, passa a morar na vila, no apartamento da escada do primeiro pátio. Seu bordão é: "É que eu tenho que (ou quero) evitar a fadiga!". Ele é proveniente do vilarejo mexicano de Tangamandápio e vive mencionando este fato afim de puxar assunto.  
dona-neves-3

  • Dona Neves (María Antonieta de las Nieves) - Também interpretada por María Antonieta, é a avó do Seu Madruga e bisavó da Chiquinha, é um pouco rabugenta, mas bondosa. Algumas vezes entra em confronto com Dona Florinda e Dona Clotilde, e tem alguns entreveros com o Seu Barriga. Uma personagem de mesmo nome e personalidade foi interpretada por María Antonieta em Chapolin, porém com um histórico diferente. Possui o bordão "Quê quê quê como?" e "Tche, tche, tche" como risada. 1 2 Assim como Chiquinha, a personagem também está ausente na série animada, sendo que a avó do Seu Madruga apresentada nesta série possui características mais similares a ele.
1174910402_f

  • Nhonho (Édgar Vivar) - Filho de Seu Barriga, adora comer. É muito usado para cobrir a ausência de um personagem, como a Chiquinha entre 1974 e 1975 e também na série animada; ou Quico em 1979 e nas sketchs do Programa Chespirito. É estudioso, sempre sendo o 1° da classe, mas às vezes dá umas mancadas. É também bastante egoísta, quando o assunto é comida, e assim como seu pai, também é alvo de piadas ligadas a sua obesidade. Quando alguém o xinga, ele usa o seguinte bordão: "Olha ele (a), hein!"  
pops

  • Pópis (Florinda Meza) - Uma garota mimada e de voz anasalada, é sobrinha de Dona Florinda e prima do Quico. Sempre traz consigo a sua boneca Serafina. É muito vaidosa e algumas vezes quer mandar nos outros, sendo aproveitadora dos brinquedos do Quico. Devido a uma polêmica envolvendo sua voz fanha, ela teve de ser retirada do seriado por um tempo, e retornou depois de um ano. Seus bordões são: "Vai contar pra sua mãe, (personagem, geralmente Quico)", "Mas eu vou te acusar!", "Eu vou contar tudo para minha mãe!".  
godnez

  • Godinez (Horacio Gómez Bolaños) - Outro aluno da escola, não muito inteligente, que senta-se sempre ao fundo e aparece poucas vezes na vila. Tem um boné verde com a aba empurrada para trás. Senta no fundo da sala de aula e sempre acha que é culpado de tudo.  
Paty-hoje

  • Paty - Uma garota encantadora, sobrinha da Glória na série. Seu amor é disputado por Quico e Chaves, este último, gera inveja à Chiquinha. Tem um ursinho de pelúcia, o qual Chiquinha sempre usa como arma para deixá-la triste e irritada. Na série, foi interpretada por 3 atrizes: uma anônima (1972), Rosita Bouchot (1975) e Ana Lilian de la Macorra(1978-1980, a mais conhecida no Brasil). No Programa Chespirito, foi interpretada por Patty Strevel, filha de María Antonieta de Las Nieves, entre as temporadas de 1987 e 1991. Nesta última versão, ela aparece como afilhada de Glória.   
higino

Participações especiais 

São os personagens com aparições especiais.
gloria

  • Glória Tia da Paty na série, que reside com sua sobrinha no apartamento 24 da vila. Apareceu em quatro episódios, na qual encanta Seu Madruga, o Professor Girafales e até Jaiminho. Deixou Chiquinha, Dona Florinda e Dona Clotilde cheias de inveja. Parece ser bastante atraente e encantadora como sua sobrinha. Foi interpretada na série por 3 atrizes: Maribel Fernández (1972), Olivia Leiva (1975), Regina Torné (1978, a mais conhecida no Brasil). No Programa Chespirito, Maricarmen Vela interpretou a personagem em 1987, onde Glória era madrinha de Paty. Até 2012, apenas um episódio da versão com Olivia Leiva era exibido no Brasil, "O Dia Internacional da Mulher", em que a personagem não é citada pelo nome. 
  • Frederico frederico(Carlos Villagrán- Pai de Quico e marido de Dona Florinda, seu filho herdou o nome. Ele era comandante da Marinha. Aparece em apenas um episódio ("Recordações"), quando Dona Florinda, Quico e o Professor Girafales estão vendo o álbum de fotos, veem Frederico, e assim Dona Florinda começa a lembrar da noite em que ele faria a viagem que acarretou na sua morte. 
  • Malicha malicha(María Luisa Alcalá) - Afilhada do Seu Madruga, reside no segundo pátio da vila, no 44. É considerada uma personagem "estepe", para substituir a Chiquinha, que esteve fora do seriado por um período devido à gravidez deMaría Antonieta de las Nieves. A personagem não foi bem recebida pelo público e foi cortada da série após três episódios. No Brasil, foi dublada originalmente como Malu.  
  • Don Román (Germán Robles) - É primo de Seu Madruga. Aparece no episódio "Esconde-Esconde" e age de forma muito semelhante a ele. O personagem, na verdade, foi criado para substituir as falas de Seu Madruga quando o intérprete deste último, Ramón Valdez, não estava em condições de atuar. No Brasil, houve duas dublagens diferentes para o episódio: uma em que seu nome é traduzido como Seu Madroga e outro como Seu Romão.    
vizinhancadochaves-wordpress-com-chaves-um-astro-cai-na-vila-hc3a9ctor-bonilha-parte-1-perdido-mundial-c3a9-encontrado

  • Héctor Bonilla - Interpretado por ele mesmo, é um ator de novelas do México. Na versão de 1979 de "Um Astro na Vila", seu carro quebra bem em frente à vila e entra para pedir ajuda. Quando chega lá, torna-se amigo de Chaves, e em seguida se torna amigo de Chiquinha, Dona Clotilde e Dona Florinda.  Em um remake de "Um Astro Cai na Vila" na temporada de 1986 do Programa Chespirito, o ator convidado foi Rogelio Guerra.
  • Dona Edwiges edwiges(Janet Arceo) - Mora no apartamento 23, e é substituta da Bruxa do 71 em dois episódios de 1973. Ela possui uma personalidade idêntica à da Bruxa, inclusive chegando a flertar com Seu Madruga. É chamada de "Louca da Escada" pelas crianças por dizer coisas sem sentido.  
  • Seu Furtadoseu furtado - Ex-inquilino, é o ladrão do episódio "O ladrão da vila". É bravo, maldoso e se irrita muito facilmente. Não gostava dos garotos da vila, mas depois de ter ouvido o pedido do Chaves numa reza, "acaba se arrependendo e tornando-se bonzinho" além de devolver as coisas que havia roubado dos inquilinos da vila. Foi interpretado na série por dois atores: José Antonio Mena em 1974 e Ricardo de Pascual em 1976 (versão exibida no Brasil). Benny Ibarrainterpretou o personagem em uma terceira versão para o episódio na temporada de 1982 do Programa Chespirito.  
  • Senhor Calvillocalvino (Ricardo de Pascual- aparece num episódio duplo de 1976, onde quer comprar a vila e transformá-la num edifício de luxo. No Brasil, a segunda parte não era exibida no SBT até 2013, quando ainda era exclusiva para DVD. Ele se apaixona pela Bruxa do 71, mas ela o esnoba, chegando a chamá-lo de tarado.   Em um episódio de 1982 do Programa Chespirito, Horácio Gómez Bolaños interpretou um personagem parecido, Sr. Barbadillo.

  • Homem do SacoO chaves (José Luis Fernández) - Homem do saco que assusta Chiquinha e Chaves. Aparece no primeiro episódio da série, "Remédio Ruim de Engolir".  
  • Elizabeth (Marta Zabaleta) - No Brasil, ela é citada por Chaves, que compra uma estrelinha de bom aluno. Aparece somente em um episódio, peculiar com seus ruídos estranhos e sua fala rápida.  
  • Cândida candide(Ángel Roldán) - outra representante da classe do professor Girafales, é uma garota tímida e quieta. Assim como Elizabeth, também apareceu apenas no episódio "Festival de Burrice".  
  • Iaraiara (Angélica María) - durante uma aula do professor Girafales, ela respondeu uma pergunta, pediu para ir ao banheiro e nunca mais apareceu na série.
  • Cliente do Restaurante Cliente do Restaurante (Abraham Stavans)(Abraham Stavans) - um cliente que tomava seu café no restaurante de Dona Florinda, quando uma mosca pousou dentro de sua xícara.
  • Dono do Parque de Diversões (Abraham Stavans- Outro personagem interpretado por Stavans. É o homem que trabalha no parque de diversões, aparecendo em dois episódios, que tem um atrito com Dona Florinda e, depois, com o Professor Girafales.

  • Garçom do Restaurante1247434728463_f (1) (Ricardo de Pascual) - Era o primeiro garçom de Dona Florinda. Devido as confusões causadas pelo Chaves, perdeu seu lugar e foi substituído.
  • Dono do Restaurante (Horácio Gómez Bolaños) - É o primeiro dono do restaurante. Aparece no episódio Os Penetras. Depois que Chaves destrói toda a festinha do Professor na casa da Dona Florinda, eles vão a este restaurante, onde comem panquecas.
  • Garçom do hotel (Horácio Gómez Bolaños) - Aparece nos episódios de Acapulco como um garçom que recebe várias pancadas acidentais do Chaves.
  • Policialguarda (José Luis Amaro) - Um policial que aparece no episódio O Show de Ioiôs (versão 1, de 1974). Fica à paisana pela vila verificando irregularidades
  • Artur (Arturo García Terronio) - Pai de Godinez aparece num flashback de 1970 e aparece no gibi.
  • Sra.Noa - Não é original o personagem,aparece apenas no Gibi mora no apartamento 5 na vila,A Casa dela é vista no primeiro episódio da série
chaves-em-desenho-animado_6333_1280x1024

Personagens do Desenho Animado 

  • Seu Descansado - É o pai de um bebê que foi deixado na vila no episódio "Um Bebê na Vila". No começo ele havia sido motivo de dúvida da Dona Florinda e Dona Clotilde ao lerem a carta e acharem ser o Seu Madruga ou Prof. Girafales. Ele estava separado de sua esposa, mas no final voltou com ela. Ele também tem vários filhos além do bebê Pâfilo, deixado na vila. Seus filhos também aparecem no episódio "Viagem no Metrô". Na versão original, seu nome é Seu Desalobrigado.
  • Justiceiro Mascarado Um famoso lutador mascarado e ator de vários filmes de televisão. Chaves e Seu Barriga são seus maiores fãs. Em um dos episódios Seu Madruga chega a se disfarçar dele para não poder pagar aluguel. Ele também aparece no episódio "Viagem no Metrô" fazendo uma dupla com Hércules. Ele atua em vários filmes de luta, mas também em filmes de terror.
  • Loira Margô Uma atriz famosa e bonita que trabalha fazendo inúmeros filmes de televisão. Seu Madruga é o seu maior fã, sendo loucamente apaixonado por ela e assim dando ciúmes na Dona Clotilde. Já chegou a aparecer na vila no episódio "Seu Madruga, o Popstar" do qual ela faz um filme com o Seu Madruga. Ela também aparece em "Viagem no Metrô" e em "Seu madruga cabeleireleiro''.
turma-do-chaves-em-resina-10-personagens-7742-MLB5265491204_102013-F

  • Hércules Um famoso apresentador de televisão dono de um programa de musculação na televisão. Vive viajando pelo mundo em um balão. Aparece primeiramente no episódio "Caído do Céu" onde ele ajuda Chaves e seus amigos a limparem toda a vila. Ele também aparece nos episódios "Todos em Forma" e "Viagem no Metrô".
  • Cientista Louco - Aparece primeiramente no episódio duplo "A Máquina do Tempo". Ele é um cientista amigo de Chaves e seus amigos que a princípio havia os usado para testarem sua máquina do tempo. Ele também aparece nos episódios "Borbulhas e mais Borbulhas","A Viagem Espacial" e em "Um amigo robô''.
  • Rufino "Seu" Mal da Cara - Um vilão que apareceu no episódio duplo "A Venda da Vila". Ele é um antigo colega de escola do Sr. Barriga em sua infância. Ele reaparece e arma para Barriga vender a vila pra ele fingindo ser um homem bom e rico, quando na verdade ele queria usar o terreno do lugar para construir um edifício. No final ele é desmascarado e tenta fugir, mas Chaves sem querer querendo joga uma pá na cara dele impedindo sua fuga.Ele tambem aparece no jogo do desenho para o Nintendo Wii em um dos minigames.

60794
ch00510007_38604_1001_Chaves_Chapolin_07

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.