Wassily KandinskyWassily Kandinsky (em russo: Василий Кандинский; Moscou, 16 de dezembro de 1866 (4 de dezembro no calendário juliano então em vigor na Rússia) — Neuilly-sur-Seine, 14 de dezembro de 1944) foi um artistarusso, professor da Bauhaus e introdutor da abstração no campo dasartes visuais. Apesar da origem russa, adquiriu a nacionalidade alemã em 1928 e a francesa em 1939. |
Vida
Nascido na cidade de Moscou Wassily Kandinsky passou grande parte da infância em Odessa. De volta à capital russa, estudou Direito e Economia na Universidade de Moscou, chegando a diplomar-se em Direito aos 30 anos, porém desistiu dessa carreira.
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Os primeiros anos em Munique
Casou-se em 1892 com a sua prima Anya Chimiakin, que acompanhou Kandinsky em 1896 quando este se mudou paraMunique, iniciando os seus estudos em pintura .
O estilo da escola de Ažbè desiludiu Kandinsky, que preferia pintar
paisagens coloridas ao ar livre em vez de modelos "mal cheirosos,
apáticos, inexpressivos, geralmente destituídos de carácter".
Após vinte anos, Kandinsky tenta inscrever-se, sem sucesso, num curso ministrado por Franz von Stuck. Um ano depois Kandinsky ingressou finalmente no curso, que frequentou até 1900. Em Maio de 1901,
Kandinsky co-fundou a sociedade artística Phalanx e foi professor na
escola fundada pouco tempo depois pela sociedade. Uma das suas alunas
foi Gabriele Münter, que se tornou companheira de Kandinsky até 1917. Kandinsky separou-se de Anya Chimiakin em 1916.
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O início do abstracionismo
Na década de 1910 Kandinsky
desenvolve seus primeiros estudos não figurativos, fazendo com que seja
considerado o primeiro pintor ocidental a produzir uma tela abstrata.
Algumas das suas obras desta época, como "murnau - Jardim 1" (1910) e "Grüngasse em Murnau" (1909) mostram a influência dos Verões que Kandinsky passava em Murnau nessa época, notando-se um crescente abstraccionismo nas suas paisagens. Outra influência nas suas pinturas foi a música do compositorArnold Schönberg, com quem Kandinsky manteve correspondência entre 1911 e1914.
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O período da Primeira Guerra Mundial
Com o eclodir da Primeira Guerra Mundial, Kandinsky é forçado a abandonar aAlemanha, partindo para a Suíça acompanhado por Gabriele Münter em 3 de Agosto de 1914, esperando um fim rápido do conflito. Quando este não se concretizou, Kandinsky voltou à Rússia, separando-se de Münter, a 16 de Novembro do mesmo ano. Aproveitando uma exposição em Estocolmo de 1916, Kandinsky permanece na Suécia, onde conhece a sua terceira companheira, a russa Nina de Andreewsky, até ao advento da Revolução Russa. Volta então à Rússia interessado nos rumos do país, mas desentende-se com as teorias da arte oficiais e retorna à Alemanha em 1921.
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A Bauhaus e últimos anos
Em
constante contato com os artistas da vanguarda, passa a lecionar na
Bauhaus até 1933 quando a escola é fechada pelo governo nazista.
Muda-se para Paris e aí viveu até o fim de sua vida. Faleceu em Neuilly-sur-Seine em 1944. Encontra-se sepultado em Neuilly-sur-Seine New Communal Cemetery, Hauts-de-Seine, Ilha de França, na França.3
Desenvolveu a arte abstrata até o final de sua vida. Junto a Piet Mondrian e Kasimir Malevich, Wassily Kandinsky faz parte do "trio sagrado" da abstração, sendo o mais famoso.
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Períodos artísticos
A
criação de Kandinsky de trabalhos puramente abstratos seguiu um longo
período de intenso desenvolvimento e amadurecimento do pensamento
teórico baseado nas suas experiências pessoais artísticas. Chamou a
esta devoção como beleza interior, fervor de espírito e uma necessidade
funda de desejo espiritual, que foi o aspecto principal da sua arte.
Kandinsky
aprendeu através de diversos recursos durante a sua juventude em
Moscovo.Mais tarde na sua vida ele seria lembrado como sendo fascinado
e raramente estimulado pela cor como uma criança. O fascínio pelo
simbolismo e psicologia da cor continuaram durante o seu crescimento,
apesar de parecer nunca ter estudado arte. Em “Looks on the Past” ele
relata que as casas e as igrejas eram decoradas com cores tão
brilhantes que, uma vez lá dentro, teve a impressão de se estar a mover
dentro de uma tela pintada. A experiência e o seu estudo sobre a arte
do povo na região, em particular o uso de cores
brilhantes sobre fundo negro, refletiu-se nos seus trabalhos mais recentes.
Anos mais tarde, ele relacionou o ato de pintar para criar música na
maneira que mais tarde viesse a ser mais reconhecido e escreveu “As
cores são a chave, os olhos o machado, a alma é o piano com as cordas”.
Ele foi similarmente influenciado durante este período pela ópera de Richard Wagner Lohengrin com a qual ele sentiu que quebrou os limites da música e da melodia além do lirismo tradicional.
Kandinsky foi igualmente espiritualmente influenciado por Helena Petrovna Blavatsky (1831- 1891), o mais importante exponente da Teosofia nos
tempos modernos. A teoria teosófica solicitou que a criação é uma
proporção geométrica, começando num único ponto. O aspecto criativo das
formas é expressado por uma série descendente de círculos, triângulos e
quadrados. Os livros de Kandinsky ecoam estes princípios básicos
teosóficos.
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O Cavaleiro Azul
As pinturas de Kandinsky do período em que fez parte do grupo Der Blaue Reiter ("O cavaleiro Azul") (1911-1914),
foram compostas por massas coloridas largas e bastante expressivas,
avaliadas independentemente a partir de formas e linhas que já não
serviam para delimitá-las. Estas seriam sobrepostas numa forma bastante
livre para formar pinturas duma força extraordinária.
A
influência da música foi bastante importante no nascimento da arte
abstrata, como sendo abstrata por natureza, este não tenta representar
o mundo exterior mas antes para expressar, numa maneira imediata, os
sentimentos interiores da alma humana. Kandinsky às vezes usava termos
musicais para designar o seu trabalho; ele chamou a muitas das suas
pinturas espontâneas “Improvisações”, e “Composições” a outras muito
mais elaboradas e trabalhadas em comprimento, um termo que ressoou nele
como um orador.
Além
da pintura Kandinsky desenvolveu a sua opinião como um teórico da arte.
De fato, a influência de Kandinsky na história da arte do ocidente
talvez resulte mais dos seus trabalhos teóricos do que propriamente das
suas pinturas.
Ao
mesmo tempo que escrevia “Do espiritual na Arte”, Kandinsky escreveu o
Almanaque do Cavaleiro Azul, que serviram tanto como defesa e promoção
da arte abstracta, assim como uma prova de que todas as formas de arte
eram igualmente capazes de alcançar o nível da espiritualidade. Ele
acreditava que a cor podia ser usada numa pintura como uma coisa
autónoma e distanciada de uma discrição visual de um objecto ou de uma
qualquer forma.
Escreveu poemas, que seguem o mesmo raciocínio desta fase.
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O período de grande síntese (1934-1944)
Em
Paris, Kandinsky estava bastante isolado, uma vez que a pintura
abstracta - particularmente a pintura abstracta geométrica – não foi
reconhecida, sendo as dos movimentos mais apreciados o Impressionismo e o Cubismo. Kandinskyviveu
num pequeno apartamento e criou o seu trabalho num estúdio construído
na sua sala de estar. Formas biomórficas com flexibilidade e contornos
não geométricos apareceram nas suas pinturas; formas que sugerem
organismos externamente microscópicos mas que expressam sempre a vida
interior do artista. Ele usou a cor puras nas suas composições que
evocavam a arte popular de Slavonic e que era similar a preciosos
trabalhos de marca-de-água. Nas suas obras, ocasionalmente misturava
também areia para dar a textura de granulado aos quadros.
Este
período correspondeu, de facto, a uma vasta síntese do seu trabalho
anterior, no quando ele usa todos os elementos, e até os enriquece. Em
1936 e 1939 ele pinta as suas duas ultimas grandes composições; Lonas
particularmente elaboradas e lentamente rasgadas que ele não produziu
por muitos anos. Composição IX é uma pintura com umas diagonais
poderosas de alto contraste e cuja forma central da a impressão de um
embrião humano no ventre. Os pequenos quadrados de cores e as faixas
coloridas parecem projectar contra o fundo preto da Composição X, como
fragmentos de estrelas ou filamentos, enquanto hieróglifos com tons de pastel obrem o grande plano marrom, que parece flutuar no canto esquerdo superior da lona.
No
trabalho de Kandinsky, algumas características são óbvias, enquanto
certos toques são mais discretos e velados; isto servia para dizer que
eles se revelavam só progressivamente àqueles que fazem um esforço para
aprofundar a sua conexão com o seu trabalho. Pretendeu que as suas
formas fossem subtilmente harmonizadas e colocadas, para ressoar com a
própria alma do observador.
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Poesia
Kandinsky
também escreveu poemas brilhantes, abstratos, que fazem referência a
cores e linhas, tais quais surgiam na percepção do artista. Sendo
eminentemente vanguardistas, no entanto, seus poemas diferem de tudo
quanto foi produzido por qualquer "ismo" em literatura ou poeta
vanguardista conhecido, inclusive do trabalho poético de outros
artistas predominantemente plásticos, tais como Picasso e Hans Arp, que tenderam a aderir, na escrita, a alguma vanguarda poética conhecida, como o Surrealismo.
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