BIOGRAFIA-CLODOMIRO AMAZONAS(pintor, desenhista, ilustrador e restaurador )


Clodomiro Amazonas
Clodomiro Amazonas Monteiro (Taubaté, 14 de março de 1883 — São Paulo, 22 de setembro de 1953) foi um pintor, desenhista, ilustrador e restaurador brasileiro.


Biografia 
Fez sua estreia na pintura com 16 anos, restaurando telas e afrescos do convento Santa Clara de Taubaté. Casou-se muito cedo, aos 21 anos, e para sustentar a família mudou-se para São Paulo onde poderia ter maiores oportunidades de emprego. Isto se deu em 1906. Obteve colocação em um banco e, logo em seguida, numa repartição pública.Em agosto de 1912 organiza sua primeira exposição no Salão Radium, em São Paulo. Apresentou 35 quadros na sua maioria paisagens.Ambicionando uma bolsa para estudar na Europa através do Pensionato Artístico do Estado de São Paulo, em 1914 tomou aulas de pintura com Augusto Luís de Freitas e, em seguida, com Carlo de Servi. Apesar desse esforço em aprimorar-se, não lhe foi concedida a cobiçada bolsa visto que a Europa já se encontrava em guerra.


Seguiram-se, a partir de 1918 uma série de exposições que o tornaram paulatinamente um pintor conhecido e admirado.Sua obra é basicamente paisagística, temática na qual se mostrou exímio. Bastante valorizados e procurados por colecionadores, os trabalhos de Clodomiro Amazonas são comparados em qualidade e beleza aos de Baptista da Costa.Foi um dos idealizadores do Salão Paulista de Belas Artes.
No início de sua trajetória artística, Clodomiro Amazonas atua como restaurador e posteriormente dedica-se à ilustração de várias publicações, como A Revista da Semana. Torna-se um pintor essencialmente paisagista. Suas telas são conhecidas pelas vistas de matas fechadas, riachos e colinas com árvores coloridas do interior de São Paulo, como em Caminho com Jacarandá Paulista (1935). Mantém-se à parte das inovações do movimento modernista, permanecendo fiel a uma fatura mais tradicional. Sua produção permite a aproximação com a pintura de Baptista da Costa (1865 - 1926), pela maneira de representar a natureza e pela paleta harmoniosa.


As obras do início da carreira de Clodomiro Amazonas apresentam pinceladas lisas e composições mais detalhadas. Posteriormente realiza uma fatura com pinceladas mais amplas, utilizando também a espátula. Como nota a historiadora da arte Ruth Tarasantchi, o artista trabalha com croquis nos locais, passando-os depois para a tela, no ateliê; outras vezes, usa registros de fotografias, tiradas por ele mesmo, e cartões-postais, como em Trecho da Praia de Itapuca, em Niterói. Os mesmos procedimentos e temas são empregados por outros artistas, como Wasth Rodrigues (1891 - 1957) e Oscar Pereira da Silva (1867 - 1939).Considerado pela crítica em sua época como o "verdadeiro pintor brasileiro",1 Clodomiro Amazonas cria paisagens poéticas, em que se destacam exemplares da flora brasileira, como ipês, quaresmeiras e embaúbas, com perspectivas amplas e uma paleta de tons luminosos.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.