Henri Marie Raymond de Toulouse-Lautrec Monfa (Albi, 24 de Novembrode 1864 — Saint-André-du-Bois, 9 de Setembro de 1901) foi um pintorpós-impressionista e litógrafofrancês, conhecido por pintar a vida boêmia de Parisdo final do século XIX. Sendo ele mesmo um boêmio, faleceu precocemente aos 36 anos de sífilis e alcoolismo.
Trabalhou
por menos de vinte anos mas deixou um legado artístico importantíssimo,
tanto no que se refere à qualidade e quantidade de suas obras, como
também no que se refere à popularização e comercialização da arte.
Toulouse-Lautrec revolucionou o design gráficodos cartazes publicitários, ajudando a definir o estilo que seria posteriormente conhecido como Art Nouveau. Filho mais velho do Conde Toulouse-Lautrec-Monfa, de quem deveria herdar o título, falecendo antes do pai.
Biografia
Nascido
na nobreza, herdeiro de uma linhagem aristocrática francesa, seu pai
era o Conde Alphonse de Toulouse-Lautrec-Monfa,e sua mãe Adéle Tapié de
Céleyran.Seus pais queriam que o filho seguisse com esmero o mesmo
caminho nobre de toda a sua família, tanto materna quanto paterna.
Toulouse-Lautrec sofria de uma doença desconhecida em sua época. Certamente uma distrofiapoli-hipofisária (debilidade óssea que compromete o crescimento). Sofreu dois acidentes em sua juventude, fraturando o fêmur esquerdo aos doze anos e o direito aos quatorze anos. Os ossos mal
soldados pararam de crescer e fizeram com que Henri não ultrapassasse a
altura de 1,52 m, tornando-se um homem com corpo de adulto, mas com
pernas curtas de menino.Porém, o jovem não se deixou abater por tal infortúnio. Em seus longos períodos de cama, Toulouse-Lautrec faziadesenhos e pintava aquarelas, abrindo espaço para seu incrível talento que ainda se desfraldaria.
Aos dezesseis anos foi estudar pintura com Léon Bonnat, professor rígido que não o agradava. Logo depois foi estudar com Fernand Cormon, cujo estúdio ficava nas ladeiras suburbanas de Montmartre,
em Paris. É lá que Lautrec descobriu a inspiração que lhe faltava.
Mudou-se para aquele bairro de má fama e encontrou seu lugar entre
trabalhadores, prostitutase artistas de caráter duvidoso. Começava sua nova vida.
Boemia
Frequentador assíduo do Moulin Rouge e
outros cabarés, o pequeno nobre acaba se acomodando muito bem naquele
ambiente tão estranho que seus pais nunca aceitaram em ter o filho. O
tema principal das pinturas de Toulouse-Lautrec era a vida boêmia
parisiense, que ele representava através de um desenho que lembra a
espontaneidade do desenhosatírico de Honoré Daumier, e uma composição dinâmica que poderia ter sido influenciada pela fotografia e as gravuras japonesas, dois fatores de grande importância cultural no fim do século XIX.
Era
atraído por Montmartre, uma área de Paris famosa pela boemia e por ser
antro de artistas, escritores, filósofos. Escondido no coração de
Montmartre estava o jardim de Pere Foret onde Toulouse-Lautrec pintou
uma série de óleos sobre tela ao ar livre de Carmen Gaudin (a modelo
ruiva que aparece no quadro "A Lavadeira" de 1888). Quando o cabaré
Moulin Rouge abriu as portas ali perto, Toulouse-Lautrec foi contratado
para fazer cartazes. Posteriormente ele passou a ter assento cativo no
cabaré, onde suas pinturas eram expostas. Nos muitos conhecidos
trabalhos que ele fez para o Moulin Rouge e outras casas noturnas
parisienses estão retratadas a cantora Yvette Guilbert, a dançarina Louise Weber, mais conhecida como a louca e cativante La Goulue("A Gulosa"), a qual criou o cancan francês, e também a mais discreta dançarina Jane Avril.
Terremoto
A invenção do coquetel "Terremoto" (Tremblement de Terre) é atribuída à Toulouse-Lautrec. É uma mistura potente de 1/2 parte deabsintoe 1/2 parte deconhaque, servido em copo de vinho sobre cubos de gelo ou batido com gelo em coqueteleira.
Trabalho e Arte
Testemunha
da vida noturna de Montmartre, Henri não apenas faz pinturas, como
também cartazes promocionais dos cabarés e teatros, fazendo-se presente
na revolução da publicidade do século XIX,
onde a arte deixa de ser patrocinada e financiada apenas pela Igreja e
os nobres, para ser comprada e utilizada pelo comércio crescente gerado
pela revolução industrial. O cartazlitográfico colorido é uma nova ferramenta de divulgação de locais de lazer parisienses. Trilhando o caminho de Jules Chéret, assim como Alfons Mucha, Toulouse-Lautrec revolucionou o design gráfico dos cartazes, definindo o estilo que seria conhecido como Art Nouveau.
O
dom artístico de Lautrec é bastante reconhecido, tanto pelos seus
amigos da classe baixa quanto por críticos de arte. Participa do Salão dos Independentes em Paris, da exposição dos Vinte e das galerias de Boussod e Valadin.
Estilo
Troupe de Mlle Elegantine (cartaz de 1896).
Sua
habilidade em capturar as pessoas em seu ambiente de trabalho, com a
cor e o movimento da pululante e opulenta vida noturna porém sem o
glamour. Usava muito vermelho, em geral de maneira contrastante, usava
o cabelo cor de laranja e a cor verde limão para traduzir a atmosfera
elétrica da vida noturna. Era um mestre do contorno, podia retratar
cenas de grupos de pessoas onde cada pessoa é individual (e na época
podia ser identificada apenas pela silhueta). Frequentemente ele
aplicava a tinta em uma estreita e longilinea pincelada, deixando a
base (papel, tela) ou o contorno aparecer. Sua pintura é gráfica por
natureza, nunca encobria por completo o traço forte do desenho. O
contorno simples era a "marca registrada" de Lautrec desde o início da
carreira como designer de cartazes. Não pintava sombras. Suas pinturas
sempre incluíam pessoas (um grupo ou um indivíduo) e não gostava de
pintar paisagens.3 O papel usado para os cartazes frequentemente era amarelo.
Apesar
da litografia cheia de cores de seu tempo poder acomodar dezenas de
cores em um só cartaz, Lautrec geralmente escolhia apenas 4 ou 5, as
vezes 6, raramente 6 cores. Ao invés de usar uma multiplicidade de
cores, Henri preferiu criar seus efeitos com justaposições e modulações
delicados.6
Os últimos anos
Exame na Faculdade de Medicina 1901.
Em 1899,
a vida desregrada e o excesso de álcool finalmente cobram seu preço do
artista. Lautrec sofre de crises e é internado numa clínica
psiquiátrica. Ao sair é constantemente vigiado para que não beba e não
volte a frequentar os bordéis, vigilância que ele consegue burlar. Sua
saúde vai-se deteriorando cada vez mais, até que em 1901 não
é mais capaz de viver sozinho. Henri despede-se de Paris com a certeza
de que está com os dias contados. Sofre ataques de paralisia e quase
não consegue mais pintar.
Em
9 de Setembro de 1901, Henri de Toulouse-Lautrec morre em consequência
de um derrame nos braços de sua mãe, no Castelo de Malromé, perto de Bordeaux, às duas horas e quinze minutos da manhã.
Encontra-se sepultado no Cemitério de Verdelais, na França.
Legado
Estima-se
que Lautrec tenha pintado mais de 1000 quadros a óleo (737 estão
catalogados), feito mais de 5000 desenhos (275 aquarelas, 5084 desenhos
catalogados) e por volta de 363 gravuras e cartazes.8 Seu trabalho pode ser dividido em períodos: pinturas e desenhos até 1888, entre 1888 e 1892, entre 1893 e 1896,
entre 1897 e 1901 e os
cartazes
Filmes
Moulin Rouge, 1952, Direção de John Huston, com Jose Ferrer, biografia romanceada de Lautrec, vencedor de 2 Oscars.
Moulin Rouge, a Vida de Toulouse-Lautrec, 1963, Direção de Geraldo Vietri, com Percy Aires (como Lautrec), Vida Alves, Rolando Boldrin (como Van Gogh), TV Tupi (Brasil), em português.
Lautrec, 1998, Direção de Roger Planchon, biografia de Toulouse-Lautrec. Título em português: A vida de Toulouse-Lautrec
Moulin Rouge!, 2001, Direção deBaz Luhrmann, comNicole Kidman,Ewan McGregor,John Leguizamo(como
Toulouse-Lautrec). Musical sobre um poeta Inglês que vai para Paris e
envolve-se com a vida boêmia da cidade. Vencedor de 2 Oscars.