HISTORIA DA Copa do Mundo FIFA de 1974

529ce53391448_621x367
Copa do Mundo FIFA de 1974
panini world cup 1974 001  desmanipulador
A Copa do Mundo FIFA de 1974 foi a décima edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol, que ocorreu de 13 de junho até 7 de julho de 1974.O evento foi sediado na Alemanha Ocidental, tendo partidas realizadas nas cidades de Hamburg, Hanover, Gelsenkirchen, Dortmund, Düsseldorf, Frankfurt, Berlim Ocidental, Munique e Stuttgart.quinze seleções nacionais foram qualificadas para participar desta edição do campeonato, sendo 9 delas europeias (Alemanha, Iugoslava, Escócia, Holanda, Suécia, Bulgária, Polônia e Itália), 5 americanas (Chile, Brasil, Uruguai, Argentina e Haiti), 1 africana (Zaire) e 1 oceânica (Austrália). As seleções da Alemanha Oriental, da Austrália, do Haiti e do Zaire faziam sua primeira participação na competição.
panini world cup 1974 002  desmanipulador
A edição teve duas grandes goleadas: Haiti 0 a 7 Polônia e Iugoslávia 9 a 0 Zaire, sendo esta última, junto a Hungria 9 a 0 Coreia do Sul (em 1954) e Hungria 10 a 1 El Salvador (em 1982), a maior goleada em Copas do Mundo.A Copa de 1974 contou com grandes jogadores, como Grzegorz Lato e Kazimierz Deyna da Polônia, Jairzinho e Rivellino do Brasil, Arie Haan, Willem van Hanegem, Ruud Krol, Rob Rensenbrink, Johnny Rep, Johan Neeskens e Johan Cruijff da Holanda e Sepp Maier, Berti Vogts, Paul Breitner, Hans-Georg Schwarzenbeck, Gerd Müller, Wolfgang Overath e Franz Beckenbauer da Alemanha, sendo Cruijff e Beckenbauer considerados dois dos melhores futebolistas da história do futebol mundial.A grande revelação desta copa foi a Seleção Holandesa de Futebol, que, sob a batuta de Rinus Michels, voltou à copa após 36 anos de ausência, desde a sua segunda participação, em 1938, na França, utilizando como bases o AFC Ajax, campeão mundial interclubes em 1972, e o Feyenoord, campeão mundial interclubes em 1970.
panini world cup 1974 003  desmanipulador
A seleção era conhecida como "Laranja Mecânica" e "Carrossel Holandês", devido à tática de Michels de alternar os jogadores em suas posições. O destaque dessa equipe era Johan Cruijff, que atuava bem tanto na defesa, quanto no meio-campo ou no ataque. De longe, era a seleção favorita ao título, tanto por seu modo atordoante de jogar futebol quanto por ser responsável pela eliminação da seleção brasileira, que defendia o título, e contava com jogadores que atuaram na Copa de 1970, como Jairzinho e Rivellino.A final da Copa do Mundo FIFA de 1974 foi disputada pela Holanda, que havia eliminado a Argentina, a Alemanha Oriental e o Brasil; e a, que havia eliminado a Iugoslávia, a Suécia e a Polônia. A partida foi realizada em 7 de julho às 16h, no Estádio Olímpico de Munique, com um público estimado em 75 200 pessoas. Sob o apito do árbitro inglês Jack Taylor, Johan Neeskens abriu o placar de pênalti, mas a Alemanha Ocidental virou placar, terminando a partida em 2 a 1. O capitão e melhor jogador alemão Franz Beckenbauer levantou a taça do segundo título da Alemanha Ocidental.
panini world cup 1974 005  desmanipulador

Primeira fase 

Alemanha Ocidental de Franz BeckenbauerGerd Müller e outros era uma grande favorita. Outro selecionado, porém, surgiu como revelação a ameaçar esse favoritismo - os Países Baixos de Cruyff e Neeskens, que acabou sendo inovadora em suas atuações, apresentando resultados favoráveis. O timaço dos Países Baixos, dirigido por Rinus Michels, revolucionou o futebol mundial implementando um sistema tático onde os jogadores não guardavam posição fixa: era o chamado carrossel holandês. Os Países Baixos, apelidados de Laranja Mecânica (em alusão ao filme de Stanley Kubrick) chegaram à final como os grandes favoritos ao título.1
O mundial foi transmitido em cores pela TV em 70 países e foi a primeira Copa do Mundo onde os jogadores começaram a usar número nos calções.
Seguindo a tendência inaugurada no mundial anterior, a bola oficial era a mesma: a Telstar, fabricada pela Adidas. Nesse mundial foram utilizados dois modelos: a principal, com hexágonos brancos e pentágonos pretos, que foi utilizada na maioria dos jogos, e uma totalmente branca, que foi utilizada em 8 jogos, incluindo a semifinal entre Brasil e Países Baixos, e a decisão do 3° lugar entre Brasil e Polônia.
Brasil, sem PeléGérsonCarlos Alberto TorresTostão e Clodoaldo, não era sombra do super time de 1970. Jogando um futebol defensivo, o time suou para empatar contra a Iugoslávia e Escócia e ganhar do Zaire por 3 a 0, na medida para se classificar.
O Zaire (atual República Democrática do Congo) participou pela primeira vez da Copa do Mundo, ao vencer o Campeonato Africano de Nações (que era classificatório para o Mundial naquela época). Pela classificação para a Copa do Mundo, todos os jogadores receberam como prêmio do governo de seu país, casa e automóvel. Mas devida à péssima campanha no Mundial, os prêmios foram confiscados mais tarde.
panini world cup 1974 006  desmanipulador
No jogo Iugoslávia e Zaire na 1ª fase, a Iugoslávia vencia por 2 a 0, quando o goleiro zairense Kazadi pediu para ser substituído, alegando que mal tinha tocado na bola em 20 minutos jogados. Em seu lugar, entrou Tubilandu, que, logo depois que, entrou, teve que trabalhar - teve que pegar a bola no fundo da rede, depois que a Iugoslávia marcou seu terceiro gol. No final, a Iugoslávia goleou por 9X0 e ficou com o 1° lugar na chave.
Pelo menos, a equipe do Haiti teve um motivo para se orgulhar: ao marcar seu único gol na derrota por 3 a 1 diante da Itália, foi quebrada a invencibilidade da defesa italiana, que não tomava um gol desde 1972, e do goleiro Dino Zoff, que estava 1.142 minutos sem tomar gol. Coube a Emmanuel Sanon (falecido em 2008) esta façanha.
Na única vez em que as duas Alemanhas se enfrentaram em uma Copa do Mundo, a Alemanha Ocidental, demonstrando sua frieza, abriu mão de sua invencibilidade e perdeu para a Seleção Alemã Oriental de Futebol por 1 a 0, evitando cair no grupo de Brasil e Países Baixos na segunda fase da Copa.
panini world cup 1974 008  desmanipulador
Um dos grupos mais fortes da copa era o D com PolôniaItália e Argentina brigando pelas 2 vagas e o pobre do Haitiservindo de saco de pancadas para os protagonistas conquistarem saldo. O Haiti perdeu da Itália por 3 a 1, da Argentina por 4 a 1 e da Polônia por 7 a 0. Deu a lógica e quem goleou por mais acabou passando, avançando Argentina e Polônia. A Laranja Mecânica passeou no seu grupo e ganhou do Uruguai por 2 a 0, empatou com a Suécia 0 a 0 e goleou aBulgária por 4 a 1.A Escócia se tornou a primeira seleção a ser eliminada na 1ª fase sem perder um só jogo. Curiosamente, ela foi a única equipe invicta do torneio.
No mundial houve a estreia do chamado cartão vermelho, a primeira vitima dele na história das Copas, foi o atacante chileno Carlos Caszely que foi expulso aos 22 min do 2º tempo no jogo Alemanha Ocidental 1 a 0 Chile. O próprio Caszely era opositor ferrenho do ditador chileno Augusto Pinochet, que tomara o poder no país meses antes, após liderar um golpe de estado. Devido à sua expulsão, posteriormente Caszely foi proibido de jogar futebol em seu próprio país. Ele acabaria jogando em clubes da Espanha nos tempos politicamente mais difíceis.
Foi também o primeiro mundial que ocorreu o primeiro caso de doping. O fato ocorreu com o zagueiro do Haiti Jean-Joseph, na partida em que sua seleção foi goleada pela Polônia por 7 a 0. No dia seguinte ao anúncio pela FIFA, seguranças da delegação tiraram o atleta do quarto onde dormia, levaram-no para um jardim na própria concentração e deram-lhe uma brutal surra. Em comunicado distribuído à imprensa, a delegação do Haiti disse que a agressão foi justificada pelo doping, onde o zagueiro, com sua atitude, envergonhara a sua pátria.
panini world cup 1974 009  desmanipulador

Segunda fase 

Chega a Segunda Fase; neste mundial com dois grupos de 4, os melhores vão à final e os segundos colocados vão disputar o terceiro lugar. O Brasil ganha da Alemanha Oriental por 1 a 0, e da Argentina, por 2 a 1. A Holanda goleia a Argentina por 4 a 0 e vence a Alemanha Oriental por 2 a 0.
Pelo melhor saldo de gols, a Holanda joga pelo empate na rodada final contra o Brasil. Em um jogo tenso, e por muitas vezes violento, a Holanda leva a melhor, vencendo por 2 a 0 na partida que decidiu o finalista de seu grupo.
Nas partidas de semifinais, que definiriam os finalistas, e quem decidiria o 3° lugar, entre Brasil e Holanda, e entreAlemanha Ocidental e Polônia, os jogos foram interrompidos durante seu andamento para se dar um minuto de silêncio pelo falecimento do presidente argentino Juan Domingo Perón ocorrido dois dias antes.
Já no outro grupo da segunda fase a Alemanha vence a Iugoslávia por 2 a 0, a Suécia por 4 a 2. A Polônia venceu a Suécia por 1 a 0 e a Iugoslávia por 2 a 1. Pelo melhor saldo de gols, a Alemanha tem a vantagem do empate no jogo contra a Polônia. Em um jogo difícil em um campo encharcado, a Alemanha vence a Polônia por 1 a 0, e vai à final.
panini world cup 1974 010  desmanipulador
Nesta fase, o goleiro polonês Jan Tomaszewski, conseguiu a proeza de defender dois pênaltis. Um na partida contra a Suécia, em que defendeu o tiro de Tapper, e na semifinal contra a Alemanha, em que defendeu a cobrança de Uli Hoeness. Tal façanha não foi superada até hoje. Só foi igualada no mundial de 2002 pelo goleiro norte-americano Brad Friedel.
A partida entre Alemanha Ocidental e Polônia foi realizada com meia hora de atraso, devido à intensa chuva, que deixou o gramado do estádio totalmente alagado. O Corpo de Bombeiros foi acionado para drenar o campo com bombas de sucção, enquanto os funcionários do estádio percorriam o gramado com carrinhos de drenagem, para deixar o campo em condições de jogo. Mesmo assim, o campo continuou com poças de água durante a partida.
Restou ao Brasil jogar e perder, pelo terceiro lugar da Copa, contra a Polônia, 1 a 0 gol de Lato, que seria o artilheiro do torneio.
Na final, a Holanda saíram na frente logo no início gol de pênalti, com pouco mais de um minuto de jogo, sem que sequer um alemão tivesse tocado na bola. A Alemanha não se abala, e chega ao empate também de pênalti. Müller aproveita a bola na área e faz o gol da virada. Depois só deu Países Baixos, mas Sepp Maier, o arqueiro germânico, parou o ataque da laranja mecânica e a Alemanha repetiu 54: virou para cima da grande favorita da final e sagrou-se bicampeã do mundo.
Pela conquista da Copa do Mundo, cada jogador alemão ganhou um prêmio de 50 mil dólares e um Fusca 0 km. Cada jogador holandês ganhou 100 mil dólares, apesar do vice-campeonato.
panini world cup 1974 011  desmanipulador

Mascote 

Os mascotes oficiais da Copa de 1974 eram os garotos Tip e Tap. Na sua vez de sediar a Copa do Mundo, a Alemanha seguiu o modelo mexicano de usar uma figura humana. Mas, dessa vez, foram escolhidas duas mascotes: O Tip e o Tap são dois garotos felizes, que provavelmente representam o fairplay entre as Alemanha oriental e ocidental, que, apesar de separadas, participam juntas da competição esportiva.
A camisa de um deles estampa a sigla WM, iniciais de Copa do Mundo em alemão; a do outro, o número 74, ano em que foi realizada a competição. A dupla passa a mensagem de união e amizade, repetida 32 anos depois na pele da mascote Goleo e sua amiga Pille, quando a Copa voltou a ser disputada na Alemanha.
panini world cup 1974 013  desmanipulador
Brasil na Copa de 1974
  • Colocação: quarto lugar.
  • Campanha: sete partidas, três vitórias, dois empates, duas derrotas, seis gols a favor e quatro contra.
  • Partidas: Brasil 0 a 0 Iugoslávia, Brasil 0 a 0 Escócia, Brasil 3 a 0 Zaire, Brasil 1 a 0 Alemanha Oriental, Brasil 2 a 1 Argentina, Brasil 0 a 2 Países Baixos e Brasil 0 a 1 Polônia.
O Brasil, recentemente tricampeão mundial, estava com a auto estima alta. Zagallo, ainda técnico da seleção, usou a base da última copa, Jairzinho e Rivelino. Faltava o rei Pelé, que havia se aposentado da seleção em 1971. De fato, dos 22 jogadores convocados, somente nove fizeram parte da campanha do Tri, dos quais seis foram reservas naquela copa;Clodoaldo também estava cotado, mas uma contusão o tirou da equipe que foi à Alemanha Ocidental.
Porém, o Brasil não foi muito longe. A famosa Laranja Mecânica neerlandesa destruiu o sonho do tetra.
Por fim, o Brasil termina em 4º lugar após perder para a Polônia, consolidando a "Seleção Canarinho" em uma colocação abaixo dos poloneses.
panini world cup 1974 014  desmanipulador
Cabeças de ChaveEuropaOceania/África/América CentralAmérica do Sul
  • Bandeira da Alemanha Ocidental Alemanha Ocidental
  • Flag of Italy.svg Itália
  • Brasil Brasil
  • Flag of Uruguay.svg Uruguai
  • Flag of Bulgaria.svg Bulgária
  • Bandeira da Alemanha Oriental Alemanha Oriental
  • Flag of Poland.svg Polónia
  • Flag of SFR Yugoslavia.svg Iugoslávia
  • Países Baixos Países Baixos
  • Flag of Scotland.svg Escócia
  • Flag of Sweden.svg Suécia
  • Flag of Australia.svg Austrália
  • Flag of Zaire.svg Zaire
  • Haiti Haiti
  • Flag of Argentina.svg Argentina
  • Flag of Chile.svg Chile
panini world cup 1974 015  desmanipulador

Curiosidades
  • Quando ainda se preparava para o Mundial, a seleção do Uruguai viajou para a Indonésia e para a Austrália para disputar amistosos. Pouco antes de deixar seu país, os uruguaios cancelaram as reservas do voo e deixaram para partir à noite. O avião que seguiu sem a equipe acabou caindo, matando 107 pessoas.
  • O responsável pelo controle do placar eletrônico em Gelsenkirchen entrou em pânico após o nono gol da Iugoslávia contra o Zaire: não havia mais espaço para exibir o nome do autor do décimo gol. A decisão tomada foi de colocar apenas o número de quem marcasse daí em diante, mas não foi preciso, pois o jogo terminou 9 a 0.
  • Na partida entre Zaire e Iugoslávia, o africano Muepu tentou agredir o árbitro colombiano Omar Delgado, que reagiu a tempo de impedir o soco. O juiz, entretanto, se confundiu quanto ao agressor e expulsou N'Daye, que acatou a decisão, mas foi para o vestiário sem entender nada.
  • O primeiro goleiro a ser substituído durante a Copa por motivos técnicos, e não por contusão, foi Muampa Kazadi, do Zaire. Aos 22min do primeiro tempo, quando o time perdia para a Iugoslávia por 3 a 0, o treinador africano tirou Kazadi e colocou Dimbi Tubilandu, que sofreu outros seis gols.
panini world cup 1974 016  desmanipulador
  • Essa foi a primeira Copa do Mundo em que a Fifa puniu um atleta pelo uso de drogas. O haitiano Ernest Jean Joseph foi flagrado no doping durante a disputa do torneio na Alemanha.
  • Carlos Caszely, do Chile, foi o primeiro jogador a receber o cartão vermelho na história das Copas. Ele foi expulso aos 22min do segundo tempo na derrota por 1 a 0 para a Alemanha Ocidental.
  • A ação de empresários na concentração foi um dos fatores que mais prejudicou a seleção brasileira, segundo críticos da época. Jairzinho e Paulo César assinaram com o Olympique, e houve quem acusasse Paulo César de "tirar o pé" para não sair dos jogos machucado.
  • César Maluco honrou o apelido ao fazer uma brincadeira com a delegação do Zaire. Quando os jogadores africanos estavam descendo a escada rolante do estádio, o brasileiro apertou o botão que invertia para subida o sentido, quase provocando um acidente no elenco africano.
  • Quatro Seleções voltaram a disputar uma Copa do Mundo após um longo tempo:
  •  Países Baixos e  Polónia : Após 36 anos (A última foi em 1938).
  •  Escócia : Após 16 anos (A última foi em 1958).
  •  Iugoslávia : Após 12 anos (A última foi em 1962).
panini world cup 1974 017  desmanipulador

Jogos da Copa de 1974


Grupo 1

SELEÇÕESPGJVEDGPGCSG
1Bandeira do Alemanha Or. Alemanha Or.53210413
2Bandeira do Alemanha Oc. Alemanha Oc.43201413
3Bandeira do Chile Chile2302112-1
4Bandeira do Austrália Austrália1301205-5
DATALOCALJOGOS
14/06/1974Berlim OcidentalAlemanha Oc. 1 x 0 Chile
14/06/1974HamburgoAlemanha Or. 2 x 0 Austrália
18/06/1974HamburgoAlemanha Oc. 3 x 0 Austrália
18/06/1974Berlim OcidentalChile 1 x 1 Alemanha Or.
22/06/1974Berlim OcidentalAustrália 0 x 0 Chile
22/06/1974HamburgoAlemanha Or. 1 x 0 Alemanha Oc.

Grupo 2

SELEÇÕESPGJVEDGPGCSG
1Bandeira do Iugoslávia Iugoslávia431201019
2Bandeira do Brasil Brasil43120303
3Bandeira do Escócia Escócia43120312
4Bandeira do Zaire Zaire03003014-14
DATALOCALJOGOS
13/06/1974FrankfurtBrasil 0 x 0 Iugoslávia
14/06/1974DortmundZaire 0 x 2 Escócia
18/06/1974GelsenkirchenIugoslávia 9 x 0 Zaire
18/06/1974FrankfurtEscócia 0 x 0 Brasil
22/06/1974FrankfurtEscócia 1 x 1 Iugoslávia
22/06/1974GelsenkirchenZaire 0 x 3 Brasil

Grupo 3

SELEÇÕESPGJVEDGPGCSG
1Bandeira do Holanda Holanda53210615
2Bandeira do Suécia Suécia43120303
3Bandeira do Bulgária Bulgária2302125-3
4Bandeira do Uruguai Uruguai1301216-5
DATALOCALJOGOS
15/06/1974HannoverUruguai 0 x 2 Holanda
15/06/1974DüsseldorfSuécia 0 x 0 Bulgária
19/06/1974HannoverBulgária 1 x 1 Uruguai
19/06/1974DortmundHolanda 0 x 0 Suécia
23/06/1974DortmundBulgária 1 x 4 Holanda
23/06/1974DüsseldorfSuécia 3 x 0 Uruguai

Grupo 4

SELEÇÕESPGJVEDGPGCSG
1Bandeira do Polônia Polônia633001239
2Bandeira do Argentina Argentina33111752
3Bandeira do Itália Itália33111541
4Bandeira do Haiti Haiti03003214-12
DATALOCALJOGOS
15/06/1974MuniqueItália 3 x 1 Haiti
15/06/1974SttutgartPolônia 3 x 2 Argentina
19/06/1974StuttgartArgentina 1 x 1 Itália
19/06/1974MuniqueHaiti 0 x 7 Polônia
23/06/1974MuniqueArgentina 4 x 1 Haiti
23/06/1974StuutgartPolônia 2 x 1 Itália

FINALLOCALJOGOS
07/07/1974MuniqueHolanda 1 x 2 Alemanha Oc.
3º LUGARLOCALJOGOS
06/07/1974MuniqueBrasil 0 x 1 Polônia

Grupo A

SELEÇÕESPGJVEDGPGCSG
1Bandeira do Holanda Holanda63300808
2Bandeira do Brasil Brasil43201330
3Bandeira do Alemanha Or. Alemanha Or.1301214-3
4Bandeira do Argentina Argentina1301227-5
DATALOCALJOGOS
26/06/1974GelsenkirchenHolanda 4 x 0 Argentina
26/06/1974HannoverBrasil 1 x 0 Alemanha Or.
30/06/1974HannoverArgentina 1 x 2 Brasil
30/06/1974GelsenkirchenAlemanha Or. 0 x 2 Holanda
03/07/1974GelsenkirchenArgentina 1 x 1 Alemanha Or.
03/07/1974DortmundHolanda 2 x 0 Brasil

Grupo B

SELEÇÕESPGJVEDGPGCSG
1Bandeira do Alemanha Oc. Alemanha Oc.63300725
2Bandeira do Polônia Polônia43201321
3Bandeira do Suécia Suécia2310246-2
4Bandeira do Iugoslávia Iugoslávia0300326-4
DATALOCALJOGOS
26/06/1974DüsseldorfIugoslávia 0 x 2 Alemanha Oc.
26/06/1974StuttgartSuécia 0 x 1 Polônia
30/06/1974FrankfurtPolônia 2 x 1 Iugoslávia
30/06/1974DüsseldorfAlemanha Oc. 4 x 2 Suécia
03/07/1974FrankfurtPolônia 0 x 1 Alemanha Oc.
03/07/1974DüsseldorfSuécia 2 x 1 Iugoslávia
panini world cup 1974 018  desmanipulador
  1. Bandeira do Alemanha OcidentalAlemanha Ocidental - Campeão
  2. Bandeira do HolandaHolanda - Vice-campeão
  3. Bandeira do PolôniaPolônia
  4. Bandeira do BrasilBrasil
  5. Bandeira do SuéciaSuécia
  6. Bandeira do Alemanha OrientalAlemanha Oriental
  7. Bandeira do IugosláviaIugoslávia
  8. Bandeira do ArgentinaArgentina
  9. Bandeira do EscóciaEscócia
  10. 10ºBandeira do ItáliaItália
  11. 11ºBandeira do ChileChile
  12. 12ºBandeira do BulgáriaBulgária
  13. 13ºBandeira do UruguaiUruguai
  14. 14ºBandeira do AustráliaAustrália
  15. 15ºBandeira do HaitiHaiti
  16. 16ºBandeira do ZaireZaire
panini world cup 1974 020  desmanipulador
panini world cup 1974 022  desmanipulador
panini world cup 1974 023  desmanipulador
panini world cup 1974 024  desmanipulador
panini world cup 1974 025  desmanipulador
panini world cup 1974 026  desmanipulador
panini world cup 1974 027  desmanipulador
panini world cup 1974 028  desmanipulador
panini world cup 1974 029  desmanipulador
panini world cup 1974 030  desmanipulador
panini world cup 1974 032  desmanipulador
panini world cup 1974 033  desmanipulador

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.