A HISTORIA DA COPA DO MUNDO DE 1970

mascote-70-600x330
Copa do Mundo FIFA de 1970
1024px-Selo_da_Copa_de_1970_3_cruzeiros
A Copa do Mundo de 1970 foi a nona edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol, que ocorreu de 31 de maio até 21 de junho. O evento foi sediado no México, tendo partidas realizadas nas cidades de GuadalajaraLeónCidade do MéxicoPuebla,Toluca. Dezesseis seleções nacionais foram qualificadas para participar desta edição do campeonato, sendo 9 delas europeias (União SoviéticaBélgicaItáliaSuéciaInglaterraRomênia,TchecoslováquiaAlemanha Ocidental e Bulgária), 5 americanas (MéxicoEl SalvadorUruguaiBrasil e Peru), 1 asiática (Israel) e 1 africana (Marrocos).
panini world cup 1970001 desmanipulador
As seleções de El Salvador, Israel e Marrocos faziam sua primeira participação na competição. A edição teve uma grande goleada: México 4 x 0 El Salvador. A Copa contou com grandes jogadores, como Teofilo Cubillas , MazurkiewiczSepp MaierGerd Müller,Uwe SeelerKarl-Heinz SchnellingerFranz Beckenbauer eWolfgang Overath (Giacinto Facchetti), Roberto RosatoSandro MazzolaLuigi RivaGianni Rivera e (Roberto Boninsegna][Gordon Banks), Bobby MooreGeoff HurstMartin Peters eBobby Charlton e PeléJairzinhoTostãoRivellinoGérson,ClodoaldoPiazza e Carlos Alberto Torres do Brasil
panini world cup 1970002 desmanipulador
Nas semifinais desta Copa, ocorreu o chamado jogo do século, disputado entre as equipes da Alemanha Ocidental e da Itália. A partida permanecia 1 a 0 para a Itália até os 90 minutos, quandoKarl-Heinz Schnellinger empatou a partida e levou a decisão para a prorrogação. Nessa prorrogação, ambas as seleções protagonizaram uma sucessão de viradas de placar até que a Itália firmou a vitória em 4 a 3. Esta partida é tida como a única em todas as Copas a ter 5 gols feitos na prorrogação. Além destas equipes, uma das seleções favoritas era o Brasil que, embora tenha tido um retrospecto ruim em 1966, montou uma equipe repleta de estrelas, como Pelé, Jairzinho, Tostão, Rivellino, Gérson, Clodoaldo, Piazza e Carlos Alberto Torres. Nesta edição, o Brasil venceu todos os jogos das eliminatórias e da Copa. Esta equipe mostrou ser uma das mais eficientes de todos os tempos.
panini world cup 1970003 desmanipulador
A final da Copa do Mundo FIFA de 1970 foi disputada pelo Brasil, que havia eliminado o Uruguai e o Peru; e a Itália, que eliminara a Alemanha Ocidental e o México. A partida foi realizada em 21 de junho no Estádio Azteca na Cidade do México, com um público 
estimado em 108 000 pessoas. Sob o apito do árbitro alemão Rudolf Gloeckner, o primeiro tempo terminou empatado em 1 a 1. Ao final dos 90 minutos, o placar era de 4 a 1 para a equipe brasileira. O título serviu de propaganda política, quando o país estava no auge da ditadura militar brasileira. Este título também pôs o Brasil como a primeira seleção a ser tricampeã, confirmando a superioridade brasileira em relação ao futebol mundial. O capitão Carlos Alberto Torres levantou a Taça Jules Rimet entregue pela última vez em Copas, agora em caráter definitivo.
panini world cup 1970004 desmanipulador
Eliminatórias
Um total de 75 times se inscreveram para as Eliminatórias. Notáveis equipes comoPortugalFrançaHungriaArgentina e Espanha falharam em obter a classificação. Enquanto isso, o Marrocos tornou-se a primeira seleção africana a participar das finais da Copa desde a Segunda Guerra Mundial.
panini world cup 1970005 desmanipulador
Primeira fase 
A Copa de 1970 foi, como de costume, precedida por disputas sobre sua organização. Esta Copa foi a primeira a ser televisionada em cores. Porém, para que as transmissões se encaixassem melhor nas programações da televisão européia, algumas partidas começaram ao meio-dia. Esta foi uma decisão impopular entre muitos jogadores e treinadores por causa do intenso calor no México neste período do dia.O formato da competição permaneceu o mesmo da Copa anterior: 16 equipes classificadas, divididas em quatro grupos com quatro que se enfrentariam em turno único. Os dois primeiros colocados classificar-se-iam às quartas-de-final. Porém, pela primeira vez nas Copas, o critério de desempate em no caso de igualdade de pontos na fase de grupos era o saldo de gols (e não mais jogos-desempate e goal average) e se dois ou mais times tivessem o mesmo saldo de gols, o desempate se daria por sorteio. Se uma partida das quartas ou das semifinais resultasse num empate após a prorrogação também haveria sorteio para definir a equipe classificada.Pela primeira vez, substituições foram permitidas em Copas do Mundo. Cada time poderia fazer duas alterações durante o jogo. A União Soviética foi o primeiro time a se utilizar do expediente contra o México na partida de abertura. Viktor Serebryanikov foi o primeiro jogador a ser substituído, pois Anatoly Puzach entrou em seu lugar após os 45 minutos iniciais.
panini world cup 1970007 desmanipulador
Esta Copa também foi a primeira a apresentar o uso dos cartões amarelo e vermelho para advertências e expulsões respectivamente (note que as advertências e expulsões já existiam antes de 1970). Cinco cartões amarelos foram mostrados na partida de abertura entre México e URSS, enquanto nenhum cartão vermelho foi mostrado em todo o torneio.
A controvérsia cercou a Copa antes mesmo que uma bola fosse chutada. Bobby Moore, capitão da seleção inglesa foi acusado de roubo a uma joalheria, e subseqüentemente preso, na Colômbia, onde o time fazia um amistoso pré-Copa. Ele foi solto temporariamente para poder jogar a Copa, e depois as acusações foram discretamente retiradas.
No Grupo 1, os donos da casa não decepcionaram sua torcida e se classificaram junto com a União Soviética, ainda que houvesse algumas controvérsias nas vitórias mexicanas de 1 a 0 sobre a Bélgica e de 4 a 0 sobre El Salvador.
Os primeiros grandes momentos desta memorável Copa do Mundo ocorreram no Grupo 3, no qual o bicampeão Brasil e a defensora do título, Inglaterra se somaram as fortes equipes européias da Tchecoslováquia e Romênia. Na revanche da final da Copa de 1962, os brasileiros começaram perdendo para os tchecoslovacos, mas conseguiram reagir e acabaram por vencer a partida por 4 gols a 1. Pelé marcou um dos gols, mas o lance dele que ficaria marcado para sempre nesta partida foi a tentativa efetuada do meio de campo que quase bateu o goleiro Ivo Viktor, a bola passou rente a trave. O choque de campeões entre a seleção canarinho e o English Team atendeu às expectativas. O lance mais célebre desta partida foi a forte cabeçada para o chão de Pelé que não atingiu o gol por conta de uma impressionante defesa de Gordon Banks, que conseguiu colocar sua mão por baixo da bola e mandá-la por cima do travessão. No fim, foi um gol de Jairzinhoque sacramentou a vitória dos brasileiros pela contagem mínima. Na última rodada, a Romênia impôs dificuldades ao Brasil, mas o time de Zagallo acabou vencendo por 3 a 2. A Inglaterra também passou à segunda fase, batendo romenos e tchecoslovacos pela contagem mínima.
panini world cup 1970008 desmanipulador
No Grupo 4, o Peru e seu estilo ofensivo conseguiu uma importante vitória contra a Bulgária por 3 a 2, após estar perdendo de 2 a 0 no intervalo. Marrocos começou bem sua primeira partida contra a Alemanha Ocidental, saindo na frente. Mas os alemães conseguiram a virada por 2 a 1. Os alemães também começaram atrás contra os búlgaros, mas um hat-trick deGerd Muller ajudou na virada, que acabou em 5 a 2. Muller marcou mais um hat-trick na última rodada com placar de 3 a 1 dos alemães contra os peruanos. No fim, o Peru acabou avançando junto com a Alemanha Ocidental, pois havia vencido Marrocos por 3 a 0, com três gols em 11 minutos.
panini world cup 1970010 desmanipulador

Segunda fase 

Nas quartas-de-final uma transformada Itália bateu o México por 4 a 1, de virada. Os donos da casa saíram na frente com um gol de José Gonzales, mas Gustavo Pena marcaria um gol contra empatando a partida antes do intervalo. A Itália dominou o segundo tempo. Dois gols de Luigi Riva e um de Gianni Rivera trouxeram o jogo ao seu placar final. Em Guadalajara, o caminho do Peru acabaria com a derrota de 4 a 2 para o Brasil após uma partida que demonstrou dois times ofensivos. partida entre Uruguai e União Soviética permaneceu sem gols até cinco minutos antes do fim da prorrogação, quandoVictor Espárrago conseguiu arrancar um gol e classificando os sul-americanos. A última quarta-de-final foi uma revanche da final da Copa anterior entre Inglaterra e Alemanha Ocidental, produziu uma das grandes partidas da história da Copa do Mundo. A Inglaterra sofreu um duro golpe antes do jogo, quando Gordon Banks sofreu severas dores de estômago. Seu reserva Peter Bonetti assumiu a posição, e no começo do segundo tempo os ingleses lideravam por 2 a 0 e o jogo aparentava já estar decidido. Porém, a Alemanha marcou com Franz Beckenbauer no minuto 68. Em pânico, o técnico inglês Alf Ramsey decidiu substituir Bobby Charlton. Sem Charlton, a Inglaterra não conseguia mais se firmar na partida e não conseguia conter os incessantes ataques alemães. A oito minutos do fim, Uwe Seeler cabeceou para marcar o gol de empate. A Alemanha Ocidental agora era a dona do jogo e, na prorrogação, com um erro de Bonetti, Gerd Muller marcou o gol da vitória, impossibilitando a defesa do título por parte dos ingleses.
panini world cup 1970012 desmanipulador
As semifinais apresentaram quatro times que já haviam vencido a Copa no passado: Brasil vs. Uruguai, numa revanche da partida final da Copa de 1950, e Itália vs. Alemanha Ocidental. No jogo entre os sul-americanos, o Brasil conseguiu bater o Uruguai por 3 a 1 de virada. Esta partida apresentou mais um brilhante lance de Pelé: com a posse de bola dentro da área, ele conseguiu ficar frente a frente com Ladislao Mazurkiewicz e, sem tocar a bola, ela passou à esquerda do goleiro, Pelé correu para o lado direito, pegando a bola com o gol vazio a sua frente. O zagueiro Ancheta não conseguiu tirar a bola, mas Pelé não conseguiu marcar por muito pouco. A semifinal composta pelos europeus é tida por muitos como o melhor jogo da história das Copas do Mundo. A Itália saiu na frente aos 8 minutos com um gol de Roberto Boninsegna após uma bela jogada de "um-dois" com Luigi Riva. A Alemanha Ocidental pressionou em busca do empate pelo resto do jogo, até o final quando Karl-Heinz Schnellinger, que jogava na equipe italiana do AC Milan, marcou o gol de empate nos acréscimos. Na prorrogação, Gerd Muller virou a partida para os alemães no minuto 94. E Tarcisio Burgnich empatou novamente.
panini world cup 1970014 desmanipulador
No minuto 104, Riva marcou o terceiro gol italiano sob a meta de Sepp Maier, mas Muller uma vez mais marcaria, seis minutos depois. A direção de TV ainda estava mostrando a repetição desse gol quando o meio-campista italiano Gianni Rivera, desmarcado perto da marca do pênalti, voleou um belo cruzamento de Boninsegna para o gol da vitória no minuto 111. Franz Beckenbauer jogou parte da partida com uma clavícula quebrada após tentar simular uma falta na prorrogação. Como Helmut Schön, técnico da Alemanha Ocidental, já havia feito as duas substituições permitidas, Beckenbauer ficou com o braço numa tipóia. A partida é tida como o "Jogo do Século", também conhecido como a Partita del Secolo na Itália eJahrhundertspiel na Alemanha. Um monumento no Estádio Azteca na Cidade do México homenageia o jogo. A Alemanha Ocidental conseguiu o terceiro lugar ao bater o Uruguai por 1 a 0.
panini world cup 1970016 desmanipulador

Final 

Selo brasileiro comemorativo à conquista do tricampeonato.
Na final, o Brasil saiu na frente, com Pelé cabeceando um cruzamento de Rivellino no minuto 18. Roberto Boninsegna empatou para os itallianos após falha da defesa brasileira. Gérson bateu um forte chute para o segundo gol, e ajudou na marcação do terceiro, com um lançamento de falta para Pelé que cabeceou para Jairzinho. Pelé finalizou sua grande performance saindo da marcação da defesa italiana e assistindo Carlos Alberto Torres no flanco direito para o gol derradeiro. O gol de Carlos Alberto, após uma série de passes da seleção brasileira da esquerda para o centro, é considerado pela BBC o gol mais bonito de todos os tempos. Dos onze jogadores do time brasileiro, dez tocaram na bola antes do gol.
A vitória consagrou o Brasil como a primeira equipe a conquistar três títulos na história das Copas.
Com sua terceira vitória após 1958 e 1962, o Brasil pôde reter a posse da Taça Jules Rimet permanentemente (ironicamente, ela seria roubada em 1983 enquanto estava em exposição no Rio de Janeiro e nunca foi recuperada). O técnico brasileiro Mário Jorge Lobo Zagallo foi o primeiro futebolista a se tornar campeão mundial como jogador (1958 e 1962) e como técnico, e Pelé encerrou sua carreira nas Copas do Mundo como o primeiro (e até agora único) vencedor por três vezes.
Jairzinho marcou pelo menos um gol em cada dos seis jogos do Brasil (no primeiro jogo, contra a Tchecoslováquia, ele marcou dois), um feito que até agora não foi repetido. Porém, o artilheiro do torneio foi Gerd Müller, da Alemanha Ocidental, com 10 gols. Müller conseguiu marcar hat-tricks em dois jogos consecutivos, contra a Bulgária e contra o Peru na fase de grupos.
panini world cup 1970018 desmanipulador

Mascote 

mascote oficial da Copa do Mundo foi Juanito, um garoto vestindo o uniforme da seleção mexicana e um sombrero. Na época da Copa, ele tirava toda a fantasia e fazia gestos obscenos para Pelé, atual craque da Copa. Foi expulso, e nunca mais comentaram ao seu respeito. Então o Juanito foi visto como uma escória para os Mexicanos e teve sua cabeça cortada em praça pública, daí vem a expressão "bullying contra os gordos". Carece de fontes
panini world cup 1970019 desmanipulador
Os "não-gols" de Pelé
A Copa de 1970 foi marcada pelos "não-gols" de Pelé.
  • Primeiro não-gol: Brasil X Tchecoslováquia
Pelé percebe que o goleiro tchecoslovaco Ivo Viktor estava adiantado, e dá um chute a 40 metros de distância. Viktor, desesperado, corre para defender, mas, para seu alívio, a bola sai a centímetros do gol.
  • Segundo não-gol: Brasil X Inglaterra
Após receber um cruzamento de Jairzinho, Pelé dá uma forte cabeçada, mas Gordon Banks defende de forma espetacular, tirando a bola de dentro do gol. A defesa de Banks é considerada a melhor defesa de todas as copas.
  • Terceiro não-gol: Brasil X Uruguai
Pelé avança em direção à área do Uruguai. O Rei dribla Mazurkiewicz (sem nem ter tocado na bola), que tenta voltar ao gol, mas desiste. Pelé chuta, o zagueiro Ancheta tenta tirar a bola, mas não consegue. A bola vai para fora, e Pelé lamenta o gol perdido.
Quarto não-gol: Brasil X Uruguai
Mazurkiewicz cobra mal um tiro de meta. Pelé rebate de fora da área com um chute forte, mas o goleiro uruguaio se recupera e segura a bola.
  • Quinto não-gol: Brasil X Itália (final)
No minuto final do primeiro tempo, num lance polêmico, Pelé recebe na área a bola de uma cobrança de falta e marca o gol, porém o gol foi invalidado, pois no momento em que a bola entrou na área o árbitro apitou o final do primeiro tempo. Fato semelhante ocorreu com Zico na copa de 1978 na Argentina, na partida entre Brasil e Suécia na primeira fase.
panini world cup 1970021 desmanipulador
Sedes
Cinco cidades sediaram o torneio:
CidadeEstádioCapacidadeConstrução
GuadalajaraEstádio Jalisco62 3841952
LéonEstádio Nou Camp33 9431967
Cidade do MéxicoEstádio Azteca115 5001966
PueblaEstádio Cuauhtémoc46 9121968
TolucaEstádio Luis Dosal27 0001954
panini world cup 1970023 desmanipulador
Artilharia

 
panini world cup 1970024 desmanipulador

Curiosidades
  • Foi a primeira Copa do Mundo que passou a ter substituições durante as partidas. Só poderiam ser feitas 2 substituições por equipe no decorrer das partidas. A primeira seleção a estrear o formato foi a URSS, que, na partida inaugural do mundial diante do México colocou Puzach no lugar de Serebryanikov no intervalo da partida.
  • Também foi a primeira Copa do Mundo em que os árbitros passaram a utilizar os cartões amarelo e vermelho para advertência e expulsão de atletas.
  • Foi a primeira Copa do Mundo a ser televisionada para todo o mundo. No total, 50 países de todo o mundo assistiram ao evento.
  • Foi a primeira Copa do Mundo que teve a bola oficial do torneio, fabricada pela Adidas. Foi a bola Telstar, a famosa bola de pentágonos pretos e hexágonos brancos. Utilizada com sucesso na Eurocopa de 1968, ela foi utilizada por razões simples: seu desenho e suas cores facilitariam sua visualização nos aparelhos de TV em preto-e-branco, maioria na época.
  • Curiosamente, a Telstar teve edições com cores variadas utilizadas nas partidas. Nos jogos Alemanha X Bulgária e México X El Salvador, ambas na 1ª fase e na quarta-de-final Alemanha X Inglaterra, a cor da bola era marrom clara. E na semifinal Itália X Alemanha, a bola usada no 1° tempo da partida era branca. Só depois a bola original foi utilizada no restante do jogo.
  • Ocorre o 1ª confronto em que nenhuma das duas seleções são européias ou sul-americanas. O confronto aconteceu entre México e El Salvador.
panini world cup 1970026 desmanipulador
  • Na partida da primeira fase do mundial entre México e El Salvador, ocorreu um lance bizarro aos 45 minutos do primeiro tempo: o árbitro egípcio Ali Khandil marcara falta a favor do time salvadorenho. Espertamente, Padilla tocou a bola, o juiz deixou a jogada seguir e o centroavante Valdivia marca o primeiro gol mexicano na partida. Incrivelmente, o árbitro valida o gol. O time salvadorenho fecha o tempo e se recusa a reiniciar o jogo. Khandil começa a advertir os jogadores de El Salvador. Até que os jogadores salvadorenhos chutam a bola para fora do campo. Para evitar problemas, Khandil resolve encerrar o 1° tempo. El Salvador voltou para jogar o 2° tempo, mas, claramente desanimados, perderam o jogo por 4-0. Khandil nunca mais foi chamado para apitar jogos de Copa.
  • Também pela 1ª fase, a partida entre Suécia e Israel a pancadaria correu solta entre os jogadores, com a complacência do árbitro etíope Seyoum Tarekegn. A violência foi tamanha que, num lance do jogo em que a Suécia vencia por 1-0, o atacante israelense Spiegler atingiu o goleiro sueco Sven-Gunnar Larsson após este ter feito a defesa. Spiegler não foi expulso, e pior: 3 minutos depois ele empatou o jogo para o estado judeu.
  • Mais uma da 1ª fase: No jogo entre Brasil X Tchecoslováquia, o centroavante Petráš abriu o placar para sua seleção, e foi comemorar se ajoelhando perto da linha lateral, e fazendo o sinal da cruz (gesto comum do catolicismo). Na final Brasil X Itália, o centroavante brasileiro Jairzinho, ao marcar o 3° gol brasileiro, também faria o mesmo.
  • No dia seguinte, pela comemoração do gol, tanto Petras quanto toda a equipe tchecoslovaca acabaria sendo advertida pela delegação de seu país para que fossem mais moderados nas comemorações. Pelas regras do governo comunista da época, vigente no Leste Europeu, não eram permitidas manifestações de cunho religioso, uma vez que o próprio regime comunista é, na sua essência, ateu.
  • Pelo jeito, a advertência da delegação tcheca não adiantou muito, pois, no jogo seguinte, contra a Romênia, o mesmoPetráš abriu o placar, e repetiu o gesto, com os companheiros o abraçando e o apoiando. Mas a Romênia reagiria marcando 2 gols e virando o jogo.
panini world cup 1970028 desmanipulador
  • Outra da 1ª fase: No jogo mais esperado desta fase, Brasil X Inglaterra, disputado no "sol a pino" do meio-dia (horário mexicano), após o time inglês voltar a campo para o 2° tempo, a equipe brasileira não aparecia. O time brasileiro só voltaria a campo 5 minutos depois do tempo marcado para o reinício do 2° tempo. Os jogadores ingleses ficaram expostos no sol quente, enquanto as câmaras filmaram o goleiro Banks descansando na sombra da trave.
  • O centroavante sueco Ove Kindvall passou para a história por ter tido 2 gols seus anulados: um na partida contra aItália e outro na partida contra o Uruguai.
  • No jogo das quartas-de-final entre Uruguai X União Soviética, um lance controverso deu a vitória aos sul-americanos. Aos 12 minutos do 2° tempo da prorrogação, com a partida em 0-0, houve uma falta a favor da Celeste na intermediária. Ubiñas levantou na área, Ancheta e Shesternev dividiram a bola, que chegou a estar em cima da linha de fundo. Após recuperar a bola de Kurtsilava, que fazia o corta-luz, para que a bola saísse pela linha de fundo, Luis Cubilla cruzou para o gol de cabeça de Victor Espárrago. Os soviéticos reclamaram que a bola recuperada por Cubillatinha saído por completo pela linha de fundo. O replay do lance, tanto pelo filme oficial, quanto pelas imagens da TV não mostram com precisão se a bola saiu por completo no lance. O árbitro holandês Laurens van Ravens acabou por validar o gol, uma vez que o assistente alemão-oriental Rudolf Gloeckner não assinalou a saída de bola, e acabou correndo para o centro do campo após a marcação do gol.
  • Na partida das quartas-de-final entre Alemanha X Inglaterra, Gordon Banks não pôde jogar devido a uma intoxicação alimentar causada pelo "Mal de Montezuma", um tipo de desarranjo intestinal que a água de torneira causa em algumas regiões do México. O pior é que o substituto de BanksPeter Bonetti, também sofria do mesmo mal, e não informou aos médicos da delegação acerca do seu estado de saúde, e que bebera a mesma água que Banks. As câmeras de TV mostravam as expressões faciais de Bonetti durante o jogo, mostrando que estava sendo dilapidado pela desidratação (um dos sintomas da doença) e o calor. Diante disso, os alemães reagiram de forma espetacular para vencer o jogo por 3-2, num jogo em que perdiam por 2-0.
  • Quatro Seleções retornam a uma Copa do mundo após um longo hiato:
  •  Peru Após 40 anos (a última foi em 1930).
  •  Roménia Após 32 anos (a última foi em 1938).
  •  Bélgica Após 16 anos (a útlima foi em 1954).
  •  Suécia Após 12 anos (a última foi em 1958).
panini world cup 1970029 desmanipulador


primeira fase

GRUPO 1

SELEÇÕESPGJVEDGPGCSG
1Bandeira do União Soviética União Soviética53210615
2Bandeira do México México53210505
3Bandeira do Bélgica Bélgica2310245-1
4Bandeira do El Salvador El Salvador0300309-9
DATALOCALJOGOS
31/05/1970Cid. do MéxicoMéxico 0 x 0 União Soviética
03/06/1970Cid. do MéxicoBélgica 3 x 0 El Salvador
06/06/1970Cid. do MéxicoUnião Soviética 4 x 1 Bélgica
07/06/1970Cid. do MéxicoMéxico 4 x 0 El Salvador
10/06/1970Cid. do MéxicoUnião Soviética 2 x 0 El Salvador
11/06/1970Cid. do MéxicoMéxico 1 x 0 Bélgica
panini world cup 1970031 desmanipulador

GRUPO 2

SELEÇÕESPGJVEDGPGCSG
1Bandeira do Itália Itália43120001
2Bandeira do Uruguai Uruguai33111211
3Bandeira do Suécia Suécia33111220
4Bandeira do Israel  Israel2302113-2
DATALOCALJOGOS
02/06/1970PueblaUruguai 2 x 0 Israel
03/06/1970TolucaItália 1 x 0 Suécia
06/06/1970PueblaItália 0 x 0 Uruguai
07/06/1970TolucaSuécia 1 x 1 Israel
10/06/1970PueblaSuécia 1 x 0 Uruguai
11/06/1970TolucaItália 0 x 0 Israel
panini world cup 1970033 desmanipulador

GRUPO 3

SELEÇÕESPGJVEDGPGCSG
1Bandeira do Brasil Brasil63300835
2Bandeira do Inglaterra Inglaterra43201211
3Bandeira do Romênia Romênia2310245-1
4Bandeira do Tchecoslováq. Tchecoslováq.0300327-5
DATALOCALJOGOS
02/06/1970GuadalajaraInglaterra 1 x 0 Romênia
03/06/1970GuadalajaraBrasil 4 x 1 Tchecoslováquia
06/06/1970GuadalajaraRomênia 2 x 1 Tchecoslováquia
07/06/1970GuadalajaraBrasil 1 x 0 Inglaterra
10/06/1970GuadalajaraBrasil 3 x 2 Romênia
11/06/1970GuadalajaraInglaterra 1 x 0 Tchecoslováquia
panini world cup 1970035 desmanipulador

GRUPO 4

SELEÇÕESPGJVEDGPGCSG
1Bandeira do Alemanha Oc. Alemanha Oc.633001046
2Bandeira do Peru Peru43201752
3Bandeira do Bulgária Bulgária1301259-4
4Bandeira do Marrocos Marrocos1301226-4
DATALOCALJOGOS
02/06/1970LeónPeru 3 x 2 Bulgária
03/06/1970LeónAlemanha Oc. 2 x 1 Marrocos
06/06/1970LeónPeru 3 x 0 Marrocos
07/06/1970LeónAlemanha Oc. 5 x 2 Bulgária
10/06/1970LeónAlemanha Oc. 3 x 1 Peru
11/06/1970LeónBulgária 1 x 1 Marrocos
panini world cup 1970037 desmanipulador

 fase final

FINALLOCALJOGOS
21/06/1970Cid. do MéxicoBrasil 4 x 1 Itália
3º LUGARLOCALJOGOS
20/06/1970Cid. do MéxicoAlemanha Oc. 1 x 0 Uruguai
SEMIFINALLOCALJOGOS
17/06/1970GuadalajaraBrasil 3 x 1 Uruguai
17/06/1970Cid. do MéxicoItália 4 x 3 Alemanha Oc.
QUARTASLOCALJOGOS
14/06/1970LeónAlemanha Oc. 3 x 2 Inglaterra
14/06/1970GuadalajaraBrasil 4 x 2 Peru
14/06/1970TolucaItália 4 x 1 México
14/06/1970Cid. do MéxicoUruguai 1 x 0 União Soviética
panini world cup 1970038 desmanipulador

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.