A Historia da Sociedade Esportiva Palmeiras Parte Final

dfbaz6u9hn7sqj926a4s3sibg

Ídolos

Djalma Santos
Ao longo de sua história, o Palmeiras sempre contou com jogadores e técnicos de grande expressão nacional, que contribuíram para as inúmeras conquistas da equipe no futebol do Brasil e do exterior. Além de Ademir da Guia, o maior ídolo da história alviverde, a equipe foi representada por outros nomes importantes que também passaram pela Seleção Brasileira, como Leão, Marcos, Djalma Santos, Luís Pereira, César Sampaio, Mazinho, Zinho, Heitor, Vavá, Mazzola, Luiz Felipe Scolari, Telê Santana, Vanderlei Luxemburgo, entre outros59 60 .
Alguns jogadores e técnicos que passaram pelo Palmeiras ficaram com a imagem atrelada a um determinado período do clube. Evair, por exemplo, foi o maior símbolo da equipe na histórica conquista do Campeonato Paulista de 1993, que encerrou o período mais longo do Palmeiras sem títulos. Jorginho Putinatti e Zetti, conseguiram virar ídolos da equipe em pleno período de jejum de conquistas. Dudu foi o lendário parceiro de Ademir nos tempos em que o Palmeiras foi chamado de "Academia de Futebol". Heitor, Ministrinho e Romeu Pellicciari foram grandes nomes da equipe na época do Palestra Itália.
Edmundo
CESAR MALUCO
Meio-Campistas
Brasil Ademir da Guia
Brasil Alex
Brasil Amaral
Brasil César Sampaio
Brasil Chinesinho
Brasil Del Nero
Brasil Djalminha
Brasil Dudu
Brasil Ernesto Imparato
Brasil Flávio Conceição
Brasil Galeano
Brasil Jair Rosa Pinto
Brasil Jorge Mendonça
Brasil Jorginho Putinatti
Brasil Leivinha
Brasil Lima
Brasil Marcos Assunção
Brasil Mazinho
Brasil Og Moreira
Brasil Pierre
Brasil Rivaldo
Brasil Romeu Pellicciari
Brasil Tupãzinho
Venezuela Chile Valdivia
Uruguai Villadóniga
Brasil Waldemar Fiúme
Brasil Zequinha
Brasil Zinho
Atacantes
Colômbia Asprilla
Brasil Caetano Izzo
Brasil César Maluco
Argentina Echevarrieta
Brasil Edmundo
Brasil Edu Bala
Brasil Euller
Brasil Evair
Brasil Fedato
Brasil Gino Imparato
Brasil Heitor
Brasil Humberto Tozzi
Brasil Julinho Botelho
Brasil Liminha
Argentina Luis Artime
Brasil Itália Mazzola
Brasil Ministrinho
Brasil Oséas
Brasil Paulo Nunes
Brasil Rodrigues
Brasil Servílio
Brasil Vágner Love
Brasil Vavá
Técnicos
Argentina Filpo Núñez
Brasil Jair Picerni
Brasil Luiz Felipe Scolari
Brasil Mário Travaglini
Brasil Osvaldo Brandão
Brasil Rubens Minelli
Brasil Telê Santana
Brasil Vanderlei Luxemburgo
Uruguai Ventura Cambom


Laterais
Paraguai Arce
Brasil Cafu
Brasil Djalma Santos
Brasil Ferrari
Brasil Geraldo Scotto
Brasil Pedrinho
Brasil Roberto Carlos
Goleiros
Brasil Aymoré Moreira
Brasil Émerson Leão
Brasil Fábio Crippa
Brasil Marcos
Brasil Nascimento
Brasil Oberdan Cattani
Brasil Sérgio
Brasil Valdir de Moraes
Brasil Velloso
Brasil Zetti
Zagueiros
Brasil Antonio Carlos
Brasil Bianco
Brasil Cléber
Brasil Djalma Dias
Brasil Junqueira
Brasil Luís Pereira
Brasil Roque Júnior
Brasil Tonhão
Brasil Vágner Bacharel
Brasil Valdemar Carabina
BRA11ARB_BRA000

Recordes e Fatos Históricos

Do clube

Leão, Alfredo e Ademir no time da Seleção que decidiu o terceiro lugar contra a Polônia na Copa de 74.
Palestra Itália de 1932.
  • O Palmeiras é um dos dois únicos times brasileiros a ceder jogadores à Seleção Brasileira em todas as cinco Copas do Mundo vencidas pelo Brasil. O outro clube é o São Paulo.
  • Na Copa do Mundo de 1974, quando a Seleção Brasileira ficou em quarto lugar, o Palmeiras cedeu nada menos do que seis jogadores para uma delegação que tinha 22 atletas. Representaram o alviverde na Copa o goleiro Leão, os zagueiros Luís Pereira e Alfredo Mostarda, o meia Ademir da Guia e os atacantes Leivinha e César Lemos. Leão e Luís Pereira eram titulares absolutos da equipe comandada porZagallo, Leivinha participou de boa parte dos jogos e os demais foram pouco aproveitados pelo técnico, que utilizou Ademir da Guia apenas na partida que decidiu o terceiro lugar, contra a Polônia.
  • O Palmeiras é o segundo time brasileiro com maior participação em Libertadores. O clube disputou 15 edições da competição e chegou a quatro finais. Em 2010, depois de manter a liderança em participações desde a década de 60, foi ultrapassado pelo São Paulo, que tem 16 edições disputadas. Continua sendo, porém, a equipe do Brasil que possui mais gols marcados na competição. Foi também a primeira equipe brasileira a chegar a uma final da Libertadores, já na segunda edição do torneio, em 1961, perdendo a final para o Peñarol. É 12ª equipe da América do Sul (segunda do Brasil) com o maior número de finais disputadas.1
vale d'osta2A
  • O Palmeiras é o único time brasileiro a liderar o ranking mensal o IFFHS, pelos meses de março, abril, maio e julho de 1999. Além do alviverde, só dois times da América conseguiram esse feito: Boca Juniors e River Plate.
  • O Palmeiras conquistou três vezes o estadual e o nacional em um mesmo ano e é o único time a ter dois bicampeonatos nacionais.
  • O alviverde foi o primeiro clube a ter sido campeão brasileiro de forma invicta em 1960.
  • O maior rival da equipe dentro de campo é o Corinthians Paulista.
  • No Brasil, o alviverde foi a equipe pioneira na criação da função de treinador de goleiros. Valdir Joaquim de Moraes, que brilhou na posição de goleiro durante a época da Academia, iniciou o trabalho de aprimorar a qualidade técnica dos profissionais e de revelar novos talentos. Não por acaso, o Palmeiras é considerado um dos maiores clubes reveladores de goleiros no País. Leão, Zetti, Velloso, Marcos e Sérgio são alguns nomes de destaque na história da equipe na posição.
  • O Palmeiras é o time que foi mais vezes campeão no Estádio do Pacaembu.16 Além de realizar a partida de inauguração do estádio, contra o Coritiba, em 1940, foi também a primeira equipe a levantar uma taça de campeão no local.
  • O Palmeiras foi o único time a ganhar um Campeonato Paulista vencendo todos os jogos disputados, em 1932, com 11 vitórias em 11 jogos, 49 gols marcados e 8 sofridos.
  • O Palmeiras detém o recorde mundial de invencibilidade jogando em seu estádio. Foram 68 partidas sem perder entre os anos de 1986 a 1990.
1940
  • Mesmo jogando apenas 34 jogos, 1919 ficou marcado na história alviverde, já que foi o ano em que o time marcou mais gols (197).
  • Entre 1958 e 1969, o Palmeiras impediu que o Santos de Pelé conquistasse 11 títulos paulistas consecutivos. O alviverde ganhou os campeonatos de 1959, 1963 e 1966. o Santos ganhou em 1958, 1960, 1961, 1962, 1964, 1965, 1967, 1968 e 1969.
  • A maior goleada do Palmeiras em jogos internacionais foi de 9 a 0. O jogo aconteceu em 24 de janeiro de 1970, numa partida amistosa contra o Guabirá, da Bolívia.
  • Na época da parceria com a Parmalat, o Palmeiras foi o 1º clube a colocar atrás do local onde os jogadores e comissão dão entrevistas à imprensa, um banner com os logos dos patrocinadores e fornecedores de material esportivo. Todas equipes brasileiras copiaram o alviverde depois.

De jogadores

Heitor.
Di Stéfano, um dos maiores jogadores da história, já vestiu a camisa do Palmeiras.
  • Ademir da Guia é o jogador que mais atuou com a camisa do Palmeiras, com 901 partidas disputadas (509 vitórias, 158 derrotas e 153 gols marcados).
  • Émerson Leão é goleiro que mais atuou com a camisa do clube, com 617 jogos e 460 gols sofridos. Perde somente para Ademir da Guia em participações com a camisa alviverde.
  • O centroavante Heitor é o maior artilheiro com a camisa do clube, com 327 gols em 358 jogos disputados. Também foi o primeiro palestrino a ser convocado para a Seleção Brasileira e o primeiro que marcou um gol com a camisa verde-amarela. O artilheiro foi ainda árbitro de futebol, e não foram poucos jogos que o Palmeiras teve como juiz seu antigo grande craque.
  • Os irmãos Imparato reunem seis títulos paulistas, pois Gaetano Imparato e Ernesto Imparato foram campeões em 1920 e 1926. Anos depois, Luis Imparato foi campeão por quatro vezes: 1932, 1933, 1934 e 1936.
  • O argentino Di Stéfano, considerado um dos maiores jogadores da história do futebol, já vestiu a camisa do Palmeiras. Foi em 1948, quando ele jogava no River Plate e a equipe portenha, ao lado do Boca Juniors, realizou uma série de amistosos, contra Palmeiras, Corinthians e São Paulo. Os dirigentes dos clubes envolvidos decidiram fechar a passagem dos argentinos pelo Brasil com o jogo entre combinados, mas um fato inusitado é que não havia um uniforme específico para a disputa. Para solucionar o problema, os brasileiros do Trio de Ferroescolheram um uniforme todo branco para a disputa. Os argentinos de Boca e River, de Di Stéfano, que não estavam prevenidos para a ocasião, jogaram com a camisa do Palmeiras. 

  • Mazzola, ex-atacante palmeirense, é o único jogador a jogar a Copa do Mundo por duas seleções diferentes. Fez parte do primeiro grupo brasileiro campeão do mundo, em 1958, na Suécia, e em 1962, por causa de sua ascendência italiana, disputou a Copa do Chile pela Itália.
  • O ex-ponta-esquerda Ary Mantovani marcou, em 5 de outubro de 1946, dois gols olímpicos na goleada palmeirense por 6 a 2 sobre a Portuguesa Santista, no Estádio Palestra Itália, sendo inclusive citado no Guiness Book, o livro dos recordes mundiais. A FIFA não tinha nenhum registro de igual feito em partidas oficiais entre times profissionais até a proeza ter sido igualada por Paul Owens, jogador do Coleraine, em 21 de janeiro de 2012. 18
  • O árbitro que apitou o primeiro jogo do Palestra (2x0 contra o Savóia em 1915), Sylvio Lagrecca, já atuou com a camisa palestrina. Foi em uma única vez, em 1915, mas o Palestra perdeu. Lagrecca atuou de centromédio. O que poucos sabem é que Lagrecca era sócio de primeira hora do clube e após apitar o primeiro jogo se tornou técnico.
1993

De técnicos

  • Oswaldo Brandão foi o técnico que mais vezes dirigiu o Palmeiras, num total de 580 jogos: com 335 vitórias e 151 empates.
  • Luiz Felipe Scolari, é o segundo técnico que mais dirigiu o Palmeiras. Em 25 de agosto de 2012, recebeu uma placa pela marca de 400 jogos no comando da equipe19 . Somando suas duas passagens, dirigiu o Palmeiras em 407 jogos, com 192 vitórias, 111 empates e 104 derrotas.
  • Vanderlei Luxemburgo é o técnico com o maior aproveitamento de pontos conquistados da história do Palmeiras. Nas quatro passagens pelo clube paulistano, obteve 221 vitórias, 81 empates e 65 derrotas em 367 jogos, o que gera um aproveitamento de 67,5%.20 21
2008

Palmeiras, O Campeão do Século

"Federação Paulista de Futebol" - No fim do ano de 1999, a Federação Paulista de Futebol deu o primeiro passo para o reconhecimento nacional da superioridade do Palmeiras no Ranking do Futebol Brasileiro, ao lhe atribuir o título deCampeão do Século
  • "O Estado de S. Paulo" - o website do jornal Estadão apresenta um ranking exclusivo com vários registros históricos e o resultado final distingue o Palmeiras como o Campeão do Século22
  • "Revista Placar" - a revista dedicou-se muito tempo ao ranking do futebol brasileiro e o atualizava no fim de cada ano. Em 1999, publicou-o pela última vez apontando o Palmeiras em primeiro lugar 
  • Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) é uma entidade credenciada pela FIFA. Seu objetivo é apurar, através de resultados dos jogos, o desempenho de cada clube no cenário internacional. Seus critérios não são divulgados claramente para que se possa analisá-los. Porém, com registros apurados desde 1991, seu resultado é respeitado por órgãos de imprensa do mundo todo. O resultado deste ranking internacional, no fim do ano de 2000, apontava como primeira colocada no Mundo, a equipe do Boca Juniors da Argentina, seguida pelo Palmeiras. Dentre os dez primeiros colocados, a América do Sul é representada por quatro equipes, sendo duas argentinas e duas brasileiras. As demais são equipes da Turquia (1), Alemanha (1), Espanha (2) e Inglaterra (2). O Palmeiras foi o único time brasileiro a liderar esse ranking 
palmeiras é brasil

1965 - O Palmeiras é Brasil

No dia 7 de setembro de 1965, o Brasil parou e concentrou todas suas atenções para Belo Horizonte. Estava sendo inaugurado o Estádio Magalhães Pinto, o "Mineirão". Obra corajosa, vanguardista, imponente, um dos melhores estádios de futebol do mundo, com capacidade para mais de 100 mil espectadores. Para coroar os festejos da inauguração, organizaram-se amistosos, sendo que um deles foi entre a Seleção Brasileira e a do Uruguai. Pela primeira vez na história do futebol brasileiro, uma equipe de futebol, a Sociedade Esportiva Palmeiras, foi convidada para compor toda a "delegação", do técnico ao massagista, do goleiro ao ponta-esquerda, incluindo os reservas.
A CBD somente voltou a conceder esta honra a uma equipe em duas oportunidades novamente: em vista do sucesso do Palmeiras nesta tarde, dois meses depois, em novembro do mesmo ano, a CBD tentou o mesmo recurso e convidou oCorinthians para representá-la, desta vez não contra uma seleção, mas um time, o Arsenal. Porém, o Corinthians (Seleção Brasileira) acabou perdendo a partida por 2 x 0. Em 68, o Atlético-MG teve a última oportunidade e venceu a Iugoslávia, no Mineirão, por 3 x 2. Nunca mais houve convite oficial.

 09-Selecao-3

Elenco atual

Última atualização: 10 de maio de 2014.
Legenda
  • CapitãoCapitão
  • Jogador LesionadoJogador lesionado
  • +Jogador em fase final de recuperação

Goleiros
Jogador
1Brasil Bruno
25Brasil Fernando Prass Capitão Jogador Lesionado
47Brasil Fábio Szymonek
-Brasil Deola
Defensores
JogadorPos.
4Uruguai VictorinoZ
26Brasil Marcelo OliveiraZ
33Brasil LúcioZ
34Brasil WellingtonZ
36Brasil Tiago AlvesZ
41Brasil Thiago MartinsJogador LesionadoZ
-Brasil Leandro AmaroZ
13Brasil WendelLD
6Brasil JuninhoLE
16Brasil William MatheusLE
35Brasil Victor LuisLE
Meio-campistas
JogadorPos.
5Uruguai EgurenV
11Brasil WesleyV
15Brasil JosimarV
23Brasil RenatoV
8Paraguai MendietaM
10Chile ValdiviaM
18Brasil Felipe MenezesM
21Brasil Patrick VieiraM
30Brasil Bruno César Jogador LesionadoM
31Brasil BernardoM
37Brasil BruninhoM
40Brasil Marquinhos GabrielM
Atacantes
Jogador
17Brasil Diogo
19Brasil Henrique
27Brasil Mazinho
29Brasil Rodolfo
38Brasil Leandro
39Brasil Miguel Bianconi

Comissão Técnica

Comissão Técnica
NomeFunção
ArgentinaRicardo Gareca71Treinador
ArgentinaSergio Santín71Auxiliar técnico
ArgentinaNéstor Bonillo71Preparador físico
BrasilJosé Carlos BrunoroDiretor executivo
BrasilOmar FeitosaGerente de Futebol
BrasilFernando MirandaPreparador de Goleiros
BrasilRubens SampaioMédico
BrasilVinicius MartinsMédico
BrasilOtávio VilhenaMédico
BrasilPaulo ZogaibFisiologista
BrasilJosé RosanFisioterapeuta
BrasilJoão de SousaFisioterapeuta
BrasilAlessandra FavanoNutricionista
Comissão Técnica
NomeFunção
BrasilSerginhoMassagista
BrasilRobertinhoMassagista
BrasilLicaMassagista
BrasilMarcelo CazaviaAssessoria de imprensa
BrasilRafael CostaEditor de vídeos
BrasilCésar GrecoFotógrafo editor
BrasilPalitoRoupeiro
BrasilGeovanRoupeiro
BrasilAdauto LimaSegurança
BrasilPaulo DorfmamSegurança
BrasilEduardo LinoSegurança
BrasilOliver LeonisSegurança
800px-Estádio_Palestra_Itália3
INTERCONTINENTAIS
CompetiçãoTítulosTemporadas
CopaRio1951.pngCopa Rio Internacional11951
CONTINENTAIS
CompetiçãoTítulosTemporadas
CONMEBOL liberators cup trophy.svgCopa Libertadores da América11999
CONMEBOL - Mercosur Cup.svgCopa Mercosul11998
NACIONAIS
CompetiçãoTítulosTemporadas
Cbf brazilian championship trophy.svg Cbf brazilian championship trophy 02.svgCampeonato Brasileiro81960Cscr-featured.png,1967*1967*19691972197319931994
CBF Brazilian Cup.pngCopa do Brasil21998 e 2012Cscr-featured.png
TrofeuCopaDosCampeoesCBF.svgCopa dos Campeões12000
B Series Brazilian Championship Trophy.pngCampeonato Brasileiro - Série B22003 e 2013
REGIONAIS
CompetiçãoTítulosTemporadas
Rio-SãoPaulo.pngTorneio Rio-São Paulo51933195119651993 e 2000
ESTADUAIS
CompetiçãoTítulosTemporadas
Paulista Championship Trophy.pngCampeonato Paulista2219201926Cscr-featured.png19271932Cscr-featured.png19331934,1936194019421944194719501959,196319661972Cscr-featured.png1974197619931994,1996 e 2008
Paulista Championship Trophy.pngCampeonato Paulista Extra21926Cscr-featured.png e 1938
Cscr-featured.png Campeão Invicto
800px-OnibusPalmeiras

Temporadas

  •  
Últimas dez temporadas
Brasil NacionaisFlags of South American Conmebol Members.gif InternacionaisSão Paulo Estaduais
AnoCampeonato BrasileiroCopa do BrasilContinentalCampeonato Paulista
DivPosPtsJVEDGPGCFase MáximaCompetiçãoFase MáximaDivFase MáximaPos
2004A79462213117247Quartas-de-finalA1Semifinal
2005A70422010128165CLOitavas-de-finalA1Turno
2006A16º4438128185870CLOitavas-de-finalA1Turno
2007A583816101248472ª FaseA11ª Fase
2008A6538198115545Oitavas-de-finalSAQuartas-de-finalA1Final
2009A62381711105845CLQuartas-de-finalA1Semifinal
2010A10º50381214124243Quartas-de-finalSASemifinalA11ª Fase11º
2011A11º50381117104339Quartas-de-finalSAFase NacionalA1Semifinal
2012A18°343897223954CampeãoSAOitavas-de-finalA1Quartas de final
2013B793824777128Oitavas-de-finalCLOitavas-de-finalA1Quartas de final
2014AEm andamentoEm andamentoA1Semifinal

Legenda:
     Campeão
     Vice-campeão
     Classificado à Copa Libertadores da América pela campanha no Campeonato Brasileiro
     Classificado à Copa Libertadores da América pelo título da Copa do Brasil ou Copa Sul-Americana.
     Classificado à Copa Sul-Americana
     Rebaixado àSérie B
     Acesso à Série A
800px-SEPXAtletico

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.