A BOLA

06102011200154_1317942114

Esfera e BOLA

esfera pode ser definida como "um sólido geométrico formado por uma superfíciecurva contínua cujos pontos estão eqüidistantes de um outro fixo e interior chamado centro"; ou seja, é uma superfície fechada de tal forma que todos os pontos dela estão à mesma distância de seu centro, ou ainda, de qualquer ponto de vista de sua superfície, a distância ao centro é a mesma.
ESFERA
Uma esfera é um objeto tridimensional perfeitamente simétrico.  Na matemática, o termo se refere à superfície de uma bola. Na física, esfera é um objeto (usado muitas vezes por causa de sua simplicidade) capaz de colidir ou chocar-se com outros objetos que ocupam espaço.
Quanto à geometria analítica, uma esfera é representada (em coordenadas retangulares) pela equação: (x-a)^2 + (y-b)^2 + (z-c)^2 = r^2 em que a, b, c são as coordenadas do centro da esfera nos eixos x, y, z respetivamente, e r é o raio da esfera.
Portugal-Soccer-Champions-League
A

Bola

bola é um objeto utilizado para lazer de uma pessoa e em diversos desportos. A bola é por vezes esférica, mas pode ter outras formas, como a oblonga (apenas em poucos casos em especial, como a bola de rúgbi) ou a quadrada (que é usada no dominó). A bola pode ser oca e repleta de ar, como a bola de futebol, ou sólida, como a bola de bilhar ou de golfe. Na maioria dos jogos
bolas
as jogadas acontecem em função do estado da bola sendo acertada, chutada, ou arremessada pelos jogadores.
Bolas eram usadas em tempos antigos por povos como os egípciosgregosromanosastecase os povos que os precederam na América Central.
20101029094414_bola_gol1024
Jogos com bola mais comuns no mundo
  • Badminton
  • Beisebol
  • Basquetebol
  • Bolinha de gude
  • Bilhar
  • Bocha
  • Boliche
  • Biribol
  • Críquete
  • Croquet
  • Queimada
  • Futebol
    • Futebol Americano
    • Futebol Australiano
    • Futebol de Areia
    • Futebol Gaélico
    • Futsal
    • Futebol de mesa
    • Pelada
    • Rúgbi
110306bolas_champions_f_001
  • Golfe
  • Handebol
  • Hóquei
    • Hóquei em campo
    • Hóquei no gelo
    • Hóquei em patins
  • Lacrosse
  • Malabarismo
  • Natalina
  • Netball
  • Pelota Basca
  • Pólo
  • Pólo Aquático
  • Sinuca
  • Softball
  • Squash
  • Showbol
  • Tênis
  • Tênis de mesa
  • Voleibol
4_1196909807_baseball_player

Bola de beisebol
bola de beisebol consiste em um item indispensável para a realização de uma partida desse esporte.
A circunferência de uma bola de 
beisebol pode variar entre 3 e 4 centímetros, enquanto o seu peso deve ser de, exatamente um torno andante, 142 gramas. A sua estrutura varia muito conforme o fabricante, mas geralmente compreende uma esfera de cortiça ao centro envolvida por fios de algodãoou corda. Quaisquer que sejam os materiais utilizados, devem estar bem compactados para que a bola atinja o peso regulamentado.
8tenis
Em seguida ela recebe uma capa de couro que, normalmente é costurada a mão. Essa costuraé importante pois ela é a responsável pelos efeitos que fazem com que a bola faça uma curvatura ao longo de sua trajetória, após ser arremessada pelo lançador. Bolas de treinamento podem ser manufaturadas por meio da adição de compostos de borracha em seu interior, o que as torna mais macias e mais fáceis de serem rebatidas.
A vida útil de uma bola de beisebol, em média, numa partida profissional é de sete lançamentos. Nos campeonatos oficiais dos Estados Unidos, são utilizadas 600 mil bolas por ano. No Brasil, utilizam-se 30 mil bolas de borracha (até a categoria infantil) e 25 mil de couro (juniores, juvenis e adultos) por ano.
800px-Wilson_American_football
Bola de futebol americano
bola de futebol americano é um equipamento desportivo utilizado nas competições de futebol americano. Apesar do termo bola se referir aos corpos sólidos esféricos, a "bola" neste caso é oval.
800px-Nuernberg_football_globe
Bola de futebol
Bola de Futebol é usada para a prática de futebol nas suas diversas variações. Normalmente são fabricadas em couro sintético, e consiste de várias camadas que são revestidas com uma cobertura à prova d’água. É um dos principais ícones do esporte, sendo universalmente reconhecida como símbolo do mesmo.
Estima-se que sejam produzidas anualmente 40 milhões de bolas de futebol no mundo, número que sobe para 60 milhões em anos de Copa do Mundo de futebol
evolução_bolas_copa_

Histórico 

Bola de futebol de couro fabricada em 1924, exposta no Museu doSevilla Fútbol Club, naEspanha.
Bola de futebol de couro fabricada em 1935 para o torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de 1936.
Em 1863, as primeiras especificações para a bola de futebol foram estabelecidas pela The Football Association. Antes disso, as bolas eram feitas de couro inflado, com revestimentos de couro inseridos mais tarde para ajudar a manter as suas formas. Em 1872, as especificações foram revistas, e essas regras permaneceram praticamente inalteradas, tal como definidos pela International Football Association Board   . As diferenças das bolas criadas desde que esta regra, entrou em vigor têm sido a de fazê-la com materiais diferentes, bem como das estampas impressas em sua superfície.
As bolas passaram por uma mudança dramática ao longo do tempo. Durante a época medieval, as bolas eram feitas normalmente de um invólucro exterior de couro cheia de aparas de cortiça.3 Outro método de produção era usar bexigas de animais para a parte interior da bola tornando-a inflável. No entanto, estes dois estilos deixavam as bolas mais fáceis de furar, além de não serem muito adequadas para chutar, permanecendo assim até o século XIX, momento onde as bolas foram aprimoradas tornando-se mais parecidas com as bolas de futebol de hoje.
futebol-0001-800

Vulcanização

Em 1838, Charles Goodyear introduziu o uso de borracha e suas descobertas daVulcanização. A aplicação desta inovação às bolas melhorou consideravelmente as mesmas.4É o tratamento de vulcanização da borracha que confere à bola certas qualidades como resistência, elasticidade e resistência aos solventes, além de ajudar a resistir ao calor e frio moderados. A vulcanização ajudou a criar bexigas infláveis que pressionavam o painel externo de couro das bolas. A inovação de Charles Goodyear aumentou as possibilidades de uso ao tornar mais fácil o ato de chutar a bola. A maioria das bolas da época tinha couro curtido com dezoito seções emendadas. Estes foram dispostos em seis painéis de três faixas cada uma.
golfe2

Razões para as melhorias 

Durante a primeira década do século XX as bolas de futebol eram feitos de borracha e couro, que eram perfeitas para bater e chutar. No entanto, cabecear a bola era uma experiência dolorosa. Esse problema era mais comum quando chovia durante o jogo, pois o couro absorvia a água da chuva, chegando a causar machucados na cabeça. Outro problema era que as bolas deterioravam-se muito rápido. Devido à qualidade do couro, as bolas variavam em espessura e qualidade, por vezes, piorando durante a partida.
10352bolas

Desenvolvimento atual 

Adidas Teamgeist Berlin, bola usada na final da Copa do Mundo FIFA de 2006, na Alemanha.
Um dos elementos das bolas atuais que são testadas é a deformação quando é chutada, ou quando atinge uma superfície. Dois estilos de bolas de futebol foram testados pelo Sports Technology Research Group da Wolfson School of Mechanical and Manufacturing Engineeringna Universidade de Loughborough. Estes dois modelos foram chamados de Basic FE model (modelo FE básico, na língua portuguesa) e o Developed FE model (modelo FE desenvolvido, na língua portuguesa). O básico um modelo que considerou a bola como um escudo esférico com propriedades de material isotrópico 6 . O modelo desenvolvido utilizou também as propriedades isotrópicas do material, mas incluiu uma emenda adicional região de costura mais reforçada. O resultado foi que a Developed FE model resistiu melhor à deformação do que a Basic FE. Model assegurando que a bola de futebol continuará a desenvolver-se ainda no presente.
m3

Características e medidas 

Um icosaedro truncado confrontado com uma bola de futebol moderna.
As características estão determinadas pela regra número dois do futebol que determina que a bola de jogo deve ser esférica, construída de couro ou outro material adequado, com circunferência não superior a 70 cm e não inferior a 68 cm, peso não superior a 450 g e não inferior a 410 g, no começo da partida, e pressão equivalente a 0,6 – 1,1 atmosfera (600 – 1100 g/cm²) ao nível do mar.
Teamgeist_Magnus_moenia

Copa do mundo de futebol 

Dezenas de modelos de bolas de futebol foram usadas em cada edição da Copa do Mundo FIFA. As bolas das primeiras edições eram em tons demarrom, revestidas por doze (ou mais) gomos em couro natural, fabricadas por fornecedores locais. Inicialmente, a câmara de ar era inserida por uma abertura, fechada posteriormente por uma costura externa. Com o passar dos anos, foram surgindo diversas melhorias nos materiais e nas técnicas de fabricação. A partir de 1970, a empresa alemã Adidas passou a fornecer as bolas usadas oficialmente na Copa, tendo fornecido desde então bolas para onze edições da Copas do Mundo (1970, 1974, 1978, 1982, 1986, 1990, 1994, 1998, 2002, 2006 e 2010).
regras-do-boliche

Bolas DE BOLICHE

Bolas de boliche
São fabricadas com variados materiais, tais como: borracha dura, poliuretano,poliéster, etc. Pesam entre 6 e 16 libras no máximo (2,72 kg e 7,25 kg), não devem ter mais que 8,66 polegadas (aproximadamente 22 cm) de diâmetro.

Como escolher uma bola adequada  

O jogador iniciante deve ir até a prateleira de bolas e procurar por uma que lhe seja o mais confortável possível, nem muito leve (normalmente destinada às crianças) nem muito pesada (indicada para quando estiver mais familiarizado com o jogo).
Se você observar bem verá que toda "house ball" (bola fornecida pelo salão) tem um número que indica o seu peso (em libras) para auxiliar a sua escolha.
Experimente algumas bolas com pesos diferentes até achar a mais adequada ao seu estilo.
Klickerpeng1

Berlinde bola de gude

Berlinde (português europeu) ou bola de gudegude ou bila (português brasileiro) é uma pequena bola de vidro maciço, pedra, ou metal, normalmente escura, manchada ou intensamente colorida, de tamanho variável, usada em jogos infantis.
Também é conhecido pelos nomes: burquinha, burca, baleba, bila, biloca, bilosca, birosca, bolinha-de-gude, bolita, boleba, bolega, bugalho, búraca, búlica, búrica, bute, cabiçulinha, carolo, clica, firo, fubeca, guelas, nica, peca, peteca, pinica, pirosca ou (Mangalho), bolinha, piripiri, xingaua, kamikaze, ximbra e bolíndri.
bolinha_de_gude_thumb
As modalidades são tão variadas quanto os nomes que o berlinde recebe, variando de cidade para cidade, de rua para rua, de acordo com a criatividade das crianças. Uma das brincadeiras mais popularizadas (o jogo de bolinhas praticado nas histórias da Turma da Mônica) consiste em um círculo desenhado no chão, onde os jogadores devem, com um impulso do polegar, jogar a bolinha. Os jogadores seguintes devem acertar a bolinha, e se conseguirem retirá-la do círculo, elas se tornam suas. Vence aquele que ficar com as bolinhas de seus companheiros. Infelizmente a prática da brincadeira de bolinha de gude vem se perdendo com o passar dos tempos e avanço da tecnologia, o mesmo acontece com o bilboquêpião e jogo do bafo, por exemplo.
800px-Christbaumkugel

Bola de Natal

Originalmente as bolas da árvore de natal eram frutos de verdade. Os de casca amarela referem-se aos frutos de ourodo Paraíso, como desdobramentos do Sol. 
Segundo a mitologia grega as ninfas Hespérides, filhas deAtlas e Héspera, vivem num jardim de maçãs de ouro, cuja entrada é defendida por um dragão. 
A diversificação de formas que passaram a acompanhar astradicionais bolas liga-se à "ilustração" do mundo. O posicionamento na árvore guardava uma relação de hierarquia: quando mais elevada estivesse, maior a espiritualidade que representava.
basquetebol_mao_bola_800x600

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.