PAPA FRANCISCO PARTE FINAL

Frases-do-Papa-Francisco-7
Proteção do meio ambiente 
Na homilia da missa inaugural de seu pontificado, o Papa Francisco reiterou o exemplo de São Francisco de Assis de respeitar todas as criaturas de Deus e o ambiente em que vivem. Na mesma ocasião, fez um apelo aos governantes e a todas as pessoas para que cuidem do meio ambiente. Em outras palavras: que se desenvolvam sem destruir o que é de Deus.
HDZB5_cb923c2f092cdc01f113692d71d798fc
 Luta contra os abusos sexuais na Igreja 
Em 5 de abril de 2013 o Papa Francisco, em audiência com o prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, arcebispo Gerhard Ludwig Müller, pediu que a congregação continue com a linha desenvolvida por Bento XVI, agindo de forma decisiva contra o abuso sexual de menores por membros da Igreja Católica, promovendo medidas para a proteção e ajuda às crianças que sofreram esse tipo de violência e auxiliando nos processos contra os culpados. Essas ações devem reafirmar o compromisso das Conferências Episcopais na formulação e aplicação das diretivas necessárias nesta área, tão importantes para o testemunho da Igreja e sua credibilidade. 
Seguindo essa linha de conduta, o Papa Francisco assinou em 11 de julho de 2013 um decreto de Motu proprio, reformando o código penal do Vaticano e tornando mais rígidas as sanções para este tipo de crime. Em 22 de março de 2014, o papa Francisco nomeou os oito primeiros integrantes da "Comissão de Proteção às Crianças", órgão instituído por ele em 2013 para combater mundialmente os abusos sexuais de menores na Igreja Católica.nota 2 Em abril de 2014, o papa Francisco pediu perdão pelos casos de pedofilia e abusos sexuais cometidos por sacerdotes da Igreja Católica.
IlMioPapaCover
O predomínio do culto às riquezas na sociedade 
Em discurso na apresentação das cartas credenciais de embaixadores na Santa Sé em 16 de maio de 2013,92 93 o Papa fez menção que a solidariedade é o verdadeiro tesouro do homem e que o culto ao dinheiro produz desigualdades e injustiças contra corações e contra povos. Citando São João Crisóstomo, exortou a solidariedade desinteressada:O dinheiro deve servir e não governar!   
Citou ainda as causas e consequências éticas da chamada crise econômica mundial:Criámos novos ídolos. A adoração do antigo bezerro de ouro nota 3 encontrou uma nova e cruel versão na idolatria do dinheiro e na ditadura de uma economia realmente sem fisionomia nem finalidade humanas(...) E porque não dirigirem-se a Deus para que lhes inspire os seus desígnios!? Formar-se-á então uma nova mentalidade política e económica, que contribuirá para transformar a profunda dicotomia entre as esferas económica e social numa sã convivência.
manoftheyear
 Banco do Vaticano 
No início de seu pontificado, o Papa Francisco nomeou uma comissão a fim de aconselhá-lo para uma reforma financeira no oficialmente chamado Instituto para as Obras de Religião(IOR), conhecido como Banco do Vaticano, uma das instituições mais polêmicas da Igreja, sendo ligada a escândalos de corrupção e lavagem de dinheiro. A intenção do Papa com a comissão, formada por quatro prelados e um leigo especialista em direito, é harmonizar as atividades do IOR com a verdadeira missão da Igreja. 
PAPA FRANCISCOW2
          
                              Desperdício de comida e fome no mundo 
Durante uma audiência semanal na Praça de São Pedro, Francisco criticou diretamente quem desperdiça alimentos e contribui para a desigualdade no mundo:Deus confiou ao homem e à mulher o cultivo e o cuidado da Terra, para que todos pudessem morar nela, mas o egoísmo e a cultura do desperdício levaram ao descarte das pessoas mais fracas e necessitadas. Mais ainda, em muitas partes do mundo, apesar da fome e da desnutrição existentes, muitos alimentos são desperdiçados.    
O Papa salientou que a comida jogada fora é como que roubada dos que não podem tê-la, é como tirar da mesa dos pobres; e dar mais atenção ao dinheiro que à vida humana indefesa é indignante:
Os alimentos jogados no lixo são alimentos roubados da mesa do pobre, de quem tem fome. A ecologia humana e a ecologia ambiental são inseparáveis,(...) vemos agora a crise no meio ambiente, mas a vemos, sobretudo, no homem. A pessoa humana está hoje em perigo! (...) Na cultura do desperdício, se morrem homens e crianças não é notícia; mas se a bolsa cai é uma tragédia. (...) Acaba-se por descartar as pessoas. Deixa-se de respeitar a vida, sobretudo se é pobre ou incapacitada, ou se ainda não é útil, como a criança que vai nascer, ou se não serve mais, como o idoso.    
papa no palacio sao joaquim_02
E aos membros da FAO o Papa disse sobre possíveis soluções para o problema da fome:Sabe-se que a produção é suficiente e mesmo assim existem milhões de pessoas que sofrem e morrem de fome: isto constitui um verdadeiro escândalo. É necessário encontrar modos para que todos possam beneficiar dos frutos da terra, não só para evitar que aumente o abismo entre quem mais tem e quem deve se contentar com as migalhas, mas sobretudo por uma exigência de justiça e de equidade e de respeito por cada ser humano.     
    Algo mais pode e deve ser feito a fim de fornecer um novo estímulo à atividade internacional em nome dos pobres, inspirado por algo mais do que mera boa vontade ou, ainda pior, as promessas que muitas vezes não têm sido mantidas. Nem pode a atual crise global continuar a ser usada como um álibi.    
Papa Time
Teologia da Libertação 
Roberto Bosca, da Universidade Austral de Buenos Aires, disse que apesar de ter a reputação de oponente, Bergoglio é de certa forma simpático à Teologia da Libertação, devido à sua premissa de opção pelos pobres, mas sem ser ideológico da TL.
Leonardo Boff, um dos mais proeminentes teólogos da Teologia da Libertação, também é otimista sobre a relação do Papa Francisco com os pobres: "O papa Francisco tem tanto o vigor como a ternura que precisamos para criar um novo mundo espiritual". E diz ainda que trabalham juntos para apoiar causas universais, como os direitos humanos, a partir da perspectiva dos pobres, o destino da humanidade que sofre, os serviços para as pessoas que vivem marginalizadas. Rachel Donadio do New York Times escreveu que os discursos de Francisco descrevem claramente os temas da Teologia da Libertação, um movimento que busca usar os ensinamentos do Evangelho para ajudar a libertar as pessoas da pobreza e que tem sido particularmente forte em sua terra natal, a América Latina. (...) "Mas o que está claro é que ele sempre foi contra as cepas da Teologia da Libertação que tiveram um elemento ideológico marxista". Outros afirmam que o Papa Francisco não é tão favorável à TL, como o jornalista investigativo Robert Parry, do Consortium News: "O novo papa não foi confortável com a Teologia da Libertação. É possível falar em nome dos pobres, sem apoio as verdadeiras mudanças fundamentais que estão presentes com a teologia da libertação", e que a abordagem dele se encaixa com a atitude da igreja ao longo dos séculos quanto aos pobres.
papa
Escrevendo na revista Tikkun , o autor Matthew Fox afirma sobre Bergoglio: "Este papa opôs-se à teologia da libertação e as comunidades de base na América Latina, sendo que a teologia da Igreja de base que levou a sério o ensinamento do Concílio Vaticano II que a Igreja é "o povo" não é a hierarquia. Muitos heróis desse movimento foram mortos e torturados em todo América Latina, Oscar Romero sendo o mais visível. Bergoglio em nenhum lugar foi visto junto com eles. Muito pelo contrário, ele lutou contra a teologia da libertação com unhas e dentes como chefe da conferência dos bispos e ele era um instigador eficaz, com atitudes papais nesse sentido(a CIA, sob o comando de Reagan estava ligada com o Papa João Paulo II para eliminar a teologia da libertação, como eu provo em meu livro, Guerra do Papa )". De acordo com Sandro Magister, o papa Francisco está mais preocupado com militantes do secularismo do que com a teologia da libertação. Magister afirma que Francisco se preocupa com a disseminação global de conceitos, incluindo legalização do aborto e casamento gay , que Francisco vê como o trabalho do diabo e do anticristo . Magister afirma que os objetivos da teologia da libertação são menos importantes para o Papa que lutar contra secularismo.
papa_audiencia
Celibato dos padres 
O jornalista Tracy Connor da NBC escreveu que o papa Francisco, em entrevista em 2012, comentou que podem haver mudanças nas leis do celibato. O celibato "é uma questão de disciplina, não de fé. No momento, eu sou a favor de manter o celibato, com todos os seus prós e contras, porque temos dez séculos de boas experiências ao invés de falhas.[...] A tradição tem peso e validade ". Ele observou que "nos bizantinos, ucranianos, russos e greco-católicos[...] os padres podem ser casados, mas os bispos têm que ser celibatários". Se, hipoteticamente, o catolicismo oriental fosse rever a questão do celibato, eu acho que iria fazê-lo por razões culturais (como no ocidente), não tanto como uma opção universal". Enfatizou ainda que, entretanto, a regra deve ser rigorosamente respeitada, e qualquer sacerdote que não possa obedecê-la "tem de deixar o ministério". 
papa_capa_1_16072013164231
 Participação da mulher na Igreja 
Francisco falou sobre a importância fundamental das mulheres na Igreja Católica, salientando que elas têm um papel especial na divulgação da fé, e que foram as primeiras testemunhas da ressurreição de Cristo.Somente homens são lembrados como testemunhas da ressurreição, os Apóstolos, mas não as mulheres. Isso porque, de acordo com a lei judaica da época, as mulheres e as crianças não eram consideradas confiáveis, testemunhas credíveis. Nos evangelhos, entretanto, as mulheres têm um papel fundamental primário. (...) As primeiras testemunhas (...) Isso é muito bonito, e essa é a missão das mulheres, das mães e das avós, para dar testemunho a seus filhos e netos que Cristo ressuscitou! Mães, adiante com este testemunho! O seu testemunho também nos leva a refletir sobre a forma como, na Igreja e no caminho da fé, as mulheres tiveram e ainda têm um papel especial na abertura de portas para o Senhor. 
papa-1835493
Estilo pessoal


O Papa Francisco é conhecido por um estilo pessoal despojado e frugal de viver. Durante seus anos como cardeal em Buenos Aires, vivia num pequeno e austero quarto atrás da Catedral Metropolitana e usava normalmente apenas transporte público, como metrô e ônibus, para se locomover,105 além de cozinhar a própria comida. Eleito Papa, seu crucifixo sobre a batina branca quando apareceu ao povo na sacada do Vaticano era de aço e não de ouro, como de costume com Papas anteriores. 106 Também recusou usar os múleos, continuando a fazer uso de sapatos totalmente pretos.Mostrando desde o início do papado um novo estilo, Francisco recusou a limusine blindada papal para comparecer a um primeiro encontro, na residência de Santa Marta, no dia seguinte de sua
papafranciscoeleição, preferindo um veículo comum, e espantou a todos ao pagar pessoalmente a conta do hotel onde se hospedou para o Conclave, hotel este pertencente à própria Igreja Católica.   Dias depois de eleito, surpreendeu o telefonista de uma ordem jesuíta em Roma, ao ligar pessoalmente querendo falar com um padre amigo e anunciando-se ao atendente - nunca outro Papa fez ligações telefônicas diretamente, sempre feitas por assessores ou por seu secretário - ouvindo de volta: "Você é o novo Papa? Ah sim, e eu sou Napoleão!."108 Na semana seguinte em que foi eleito, ele ligou direto do Vaticano para a banca da Praça de Maio, em Buenos Aires, onde comprava os seus jornais e revistas quando vivia na cidade, para cumprimentar o jornaleiro, seu amigo de muitos anos, e avisar que dificilmente voltariam a se ver. Nesta ocasião, ao ter sua chamada novamente confundida com um trote, foi chamado de "idiota
PAPA-FRANCISCO
Viagens 
                                        2013 
Ilha de Lampedusa, Itália (8 de julho de 2013)
Missa e homenagens aos milhares de imigrantes norte-africanos que morreram durante a travessia para a ilha.
Rio de Janeiro, Brasil (22 a 28 de julho de 2013)
Viagem apostólica por ocasião da XXVIII Jornada Mundial da Juventude.
               Documentos pontifícios 
                       Encíclicas 
Lumen Fidei - A luz da fé, apresentada em 5 de julho de 2013 110
Primeira encíclica do seu pontificado, que havia sido iniciada pelo seu antecessor, Bento XVI.111
                      Motu proprio 
Carta Apostólica sobre a jurisdição dos órgãos judiciários do Estado da Cidade do Vaticano em matéria penal - 11 de julho de 2013.
                     Ordenações episcopais 
            Ordenações episcopais antes do pontificado 
Dom Mario Bergoglio presidiu a ordenação episcopal dos seguintes prelados: 
papafrancisco1
Horacio Ernesto Benites Astoul (1999)
Jorge Rubén Lugones, SJ (1999)
Jorge Eduardo Lozano (2000)
Joaquín Mariano Sucunza (2000)
José Antonio Gentico (2001)
Fernando Carlos Maletti (2001)
Andrés Stanovnik, OFM Cap (2001)
Mario Aurelio Poli (2002)
Eduardo Horacio García (2003)
Adolfo Armando Uriona, FDP (2004)
Eduardo Maria Taussig (2004)
Raúl Martín (2006)
Hugo Manuel Salaberry Goyeneche, SJ (2006)
Óscar Vicente Ojea Quintana (2006)
Hugo Nicolás Barbaro (2008)
Enrique Eguía Seguí (2008)
Ariel Edgardo Torrado Mosconi (2008)
Luis Alberto Fernández (2009)
Vicente Bokalic Iglic, CM (2010)
Alfredo Horacio Zecca (2011)
Foi concelebrante nas ordenações episcopais dos seguintes prelados: 

Oscar Domingo Sarlinga (2003)
Luis Mariano Montemayor (2008)
Ordenações episcopais durante o pontificado
O Papa Francisco presidiu a ordenação episcopal dos seguintes prelados:

Jean-Marie Speich (2013)
Giampiero Gloder (2013)
Fernando Vérgez Alzaga, LC (2013)
                          Criação de cardeais
Ver artigo principal: Consistórios de Papa Francisco
Ver artigo principal: Consistório Ordinário Público de 2014
Em seu primeiro consistório, em 22 de fevereiro de 2014, o Papa Francisco criou dezenove novos cardeais, incluindo o brasileiro Dom Orani João Tempesta, arcebispo da cidade do Rio de Janeiro.112

                                Obras
O registro de autoria de obras de pontífices são padronizados conforme regras do Código de Catalogação Anglo-Americano. Têm-se três entradas distintas, conforme a responsabilidade autoral113
papa-francisco-acena
Francisco, papa, 1936-
Bergoglio, Jorge Mario, 1936-
Igreja Católica. Papa (2013- : Francisco)
Publicações antes do pontificado[editar | editar código-fonte]
Bergoglio, Jorge Mario. Meditaciones para religiosos (em espanhol). Buenos Aires: Ediciones Diego de Torres, 1982. 311 p. OCLC 644781822
Bergoglio, Jorge Mario. Reflexiones espirituales sobre la vida apostólica (em espanhol). Buenos Aires: Ediciones Diego de Torres, 1987. 321 p. ISBN 9789509210073
Bergoglio, Jorge Mario. Reflexiones en esperanza (em espanhol). [S.l.]: Ediciones Universidad del Salvador, 1992. OCLC 36380521
João Paulo II, Papa; Castro, Fidel; Bergoglio, Jorge Mario (ed.). Diálogos entre Juan Pablo II y Fidel Castro (em espanhol). Buenos Aires: Ciudad Argentina/Editorial de Ciencia y Cultura, 1998. ISBN 9789875070745
Bergoglio, Jorge Mario. Educar: exigencia y pasión: desafíos para educadores cristianos (em espanhol). Buenos Aires: Editorial Claretiana, 2003. 190 p. ISBN 9505124570
Bergoglio, Jorge Mario. Ponerse la patria al hombro: memoria y camino de esperanza (em espanhol). Buenos Aires: Editorial Claretiana, 2004. 80 p. ISBN 9789505125111
Bergoglio, Jorge Mario. La nación por construir: utopía, pensamiento y compromiso (em espanhol). Buenos Aires: Editorial Claretiana, 2005. 78 p. ISBN 9789505125463
Bergoglio, Jorge Mario. Corrupción y pecado subtítulo: algunas reflexiones en torno al tema de la corrupción (em espanhol). Buenos Aires: Editorial Claretiana, 2005. ISBN 9789505125722
Bergoglio, Jorge Mario. Sobre la acusación de sí mismo. [S.l.: s.n.], 2006.
Bergoglio, Jorge Mario. El verdadero poder es el servicio (em espanhol). Buenos Aires: Editorial Claretiana, 2007. 364 p. OCLC 688511686
Bergoglio, Jorge Mario; Rubin, Sergio; Ambrogetti, Francesca (entrevistadores). El jesuita: conversaciones con el cardenal Jorge Bergoglio, sj (em espanhol). Barcelona: Vergara, Grupo Zeta, 2010. 192 p. ISBN 9789501524505
Bergoglio, Jorge Mario; Abraham Skorka. Sobre el cielo y la tierra (em espanhol). Buenos Aires: Editorial Sudamericana, 2010. ISBN 9789500732932
Bergoglio, Jorge Mario. Nosotros como ciudadanos, nosotros como pueblo: hacia un bicentenario en justicia y solidaridad (em espanhol). Buenos Aires: Editorial Claretiana, 2011. 89 p. ISBN 9789505127443
Bergoglio, Jorge Mario. Mente abierta, corazón creyente. [S.l.: s.n.], 2012.
Bergoglio, Jorge Mario; et al.. Dios en la ciudad : primer Congreso pastoral urbana región Buenos Aires (em espanhol). Buenos Aires: San Pablo, 2012. 248 p.
BERGOGLIO, Jorge Mario (1999-2013). Homilías y mensajes (em espanhol). Arzobispado de Buenos Aires.
papa-francisco-frases-3
Biografias 
Rubin, Sergio. O Papa Francisco: Conversas Com Jorge Bergoglio. [S.l.]: Editora Verus, 2013. 200 p. ISBN 8576862727
Bergoglio, Jorge Mario; Rubin Sergio; Ambrogetti Francesca (entrevistadores). Papa Francisco: conversas com Jorge Bergoglio (em português). Lisboa: Paulinas Editora, 2013. 216 p. ISBN 978-989-673-304-9
Efígie numismática[editar | editar código-fonte]
Ainda em 2013 o Vaticano cunhou a medalha oficial com a efígie do Papa no anverso e com o brasão papal sobreposto a arquitetura da Praça São Pedro
papa-francisco-mensagem

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.