O QUE E BANCO?


Banco

Bancos são instituições intermediárias entre agentes superavitários e agentes deficitários, que exercem, além de outras, a função de captar os recursos dos superavitários e emprestá-los a juros aos deficitários, gerando a margem de ganho denominada de spread bancário.

Todo banco, público ou privado, apresenta estas características. Os bancos tem também por funções depositar capital em formas de poupança, financiar automóveis e casas, trocar moedas internacionais, realizar pagamentos, entre outros.

Tipos de bancos

Banco comercial - Instituições de crédito caracterizadas pela captação de fundos, através de operações passivas como os depósitos à vista, a prazo e com pré-aviso, os depósitos de poupança, os certificados de depósitos e os fundos de investimentos, e pela cedência de fundos (crédito bancário), através de operações ativas de curto, médio e longo prazos, podendo estas serem de carácter comercial (letras) ou financeiro (relação cliente/banco); finalmente, pela prestação de serviços (proveitos), como as garantias bancárias, a venda de moeda, pagamentos periódicos, guarda de valores e custódia de títulos.

Banco de investimento - Instituições que auxiliam pessoas físicas ou jurídicas a alocar o seu capital nos mais diversos tipos de investimento, como por exemplo no mercado financeiro ou na BMF.
Banco de desenvolvimento - Instituições que financiam projetos cuja finalidade é promover o desenvolvimento econômico de uma dada região.
Banco misto (p. ex.: grande parte das instituições bancárias do Brasil são mistas, sendo Bancos de Crédito e de Poupança)

Funções no Balcão de um Banco 

Tesoureiro/Caixa :Contato direto com o cliente ao nível transacional (levantamentos, depósitos, transferências, gestão de tesouraria, etc) e comercial.
Administrativo/Comercial: Contato comercial, com o cliente ao nível da venda de produtos e serviços e atendimento geral.

Gestor de conta: Responsável por uma carteira de clientes, dinamizando a venda de produtos e serviços direcionados.
2º Responsável ou Sub-gerente: Responsável pelo desenvolvimento comercial e institucional, na ausência do Gerente, bem como desempenho ao nivel comercial de venda de produtos e serviços financeiros.
Gerente: Responsável pelo desenvolvimento comercial e institucional e elo entre chefias intermédias.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.