BIOGRAFIA,ANDREW GARFIELD(ATOR)


Andrew Garfield
Andrew Russell Garfield (Los Angeles, 20 de agosto de 1983
) é um ator estadunidense/britânico,  mais conhecido por seus papéis nos filmes de 2007 Leões e Cordeiros e Boy A, em 2009 no filme O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus e em 2010 no filme A Rede Social. Ganhou fama e sucesso mundialmente ao interpretar Peter Parker, no filme O Espetacular Homem-Aranha.

Biografia

Andrew Garfield nasceu em Los Angeles, Califórnia, de uma mãe britânica, de Essex, e um pai norte-americano, da Califórnia. Sua família se mudou para a Inglaterra quando ele tinha três anos de idade. Garfield é judeu e foi criado em um lar de classe média. Seus pais tinham uma pequena empresa de design interior.

Seu pai, Richard, mais tarde se tornou o primeiro treinador do Clube de Natação da cidade de Guildford e sua mãe é professora assistente em uma creche. Garfield foi criado em Surrey, na Inglaterra e foi um ginasta e nadador durante seus primeiros anos. Tinha a intenção de estudar negócios, mas tornou-se interessado em atuar aos 16 anos. Ele estudou na City of London Freemen's School, em Ashtead, antes do treinamento na Central School of Speech and Drama, onde se graduou em 2004.

Garfield estreou na televisão britânica em 2005, aparecendo no drama adolescente Sugar Rush, do Channel 4. Em 2007, ele chamou a atenção do público quando apareceu na terceira temporada da série Doctor Who, da BBC.Teve participações em várias séries de TV e estreou no cinema em 2007, atuando no drama Leões e Cordeiros, ao lado de Meryl Streep e Tom Cruise.

Também em 2007 estrelou o filme do Channel 4 Boy A, retratando um assassino de crianças tentando começar uma nova vida após a prisão, que lhe rendeu o BAFTA de Melhor Ator. Em 2008 teve um pequeno papel em A Outra, filme protagonizado por Natalie Portman e Scarlett Johansson, e foi nomeado Estrela em Ascensão no Festival de Cinema Internacional de Berlim.

Em 2009, Garfield teve um papel coadjuvante no filme de Terry Gilliam O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus e na trilogia para televisão The Red Riding, composta por Em Busca de um Assassino, Investigação de Risco e Crimes e Pecados. Co-estrelou em 2010 o filme britânico Não Me Abandone Jamais, baseado no romance de Kazuo Ishiguro, junto de Carey Mulligan e Keira Knightley, e também no filme de David Fincher indicado ao Óscar A Rede Social, interpretando Eduardo Saverin, amigo de Mark Zuckerberg, criador do Facebook, que lhe rendeu indicações ao BAFTA e ao Globo de Ouro.

Em março de 2012 estreou na Broadway na peça teatral A Morte do Caixeiro Viajante e ganhou um Tony Award pelo papel. Em junho do mesmo ano, ganhou fama e sucesso mundialmente ao estrelar o filme O Espetacular Homem-Aranha, recomeço da série do herói nos cinemas, como Peter Parker, atuando ao lado de sua atual namorada Emma Stone, como seu par romântico Gwen Stacy.

Filmografia


AnoTituloPapelNotas
2005Mumbo JumboSimmoCurta-metragem
2007Boy AJack BurridgeFilme para TV
Leões e CordeirosTodd Hayes
2008A OutraFrancis WestonSomente creditado
2009AirTomCurta-metragem
Red Riding: Em Busca de um AssassinoEddie DunfordFilme para TV
Red Riding: Investigação de RiscoEddie DunfordFilme para TV
Red Riding: Crimes e PecadosEddie DunfordFilme para TV
O Mundo Imaginário do Dr. ParnassusAnton
2010I'm HereSheldonCurta-metragem
Não Me Abandone JamaisTommy
A Rede SocialEduardo Saverin
2012O Espetacular Homem-AranhaPeter Parker/Homem-Aranha
2014O Espetacular Homem-Aranha 2Peter Parker/Homem-Aranha

 
Televisão
AnoTituloPapelNotas
2005Sugar RushTom5 episódios (primeira temporada, episódios 1, 3, 6, 8 e 9)
SwingingVários papéis1 episódio (primeira temporada, episódio 1)
2006Simon Schama's Power of ArtGaroto1 episódio (primeira temporada, episódio 1)
2007Trial & RetributionMartin Douglas1 episódio (décima temporada, episódio 3)
FreezingKit1 episódio (primeira temporada, episódio 1)
Doctor WhoFrank2 episódios (terceira temporada, episódios 4 e 5)

 

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.