MORIHEI UESHIBA( artista marcial japonês. Fundador do aikido)


Morihei Ueshiba

Morihei Ueshiba (植芝盛平 Ueshiba Morihei; Tanabe, 14 de dezembro de 1883 – 26 de abril de 1969) foi um famoso artista marcial japonês. Fundador do aikido, é conhecido como O-Sensei ("Grande Professor" ou "Grande Mestre") por seus praticantes.

Biografia

Muito fraco na infância, seu pai o incentivou a fazer natação e artes marciais para se fortalecer. Passou por um grande número de artes marciais, inclusive por um bom número de desafios em todo o Japão, principalmente no tempo em que servia o exército.

Utilizava principalmente o sumô e alguns estilos de jujutsu, e até então nunca tinha perdido uma luta até cruzar seu caminho com Sokaku Takeda, mestre e soke de aikijujutsu do estilo daito-ryu. Ueshiba treinou com Takeda exaustivamente, chegando a ser um de seus alunos mais próximos. Mais tarde, Ueshiba é chamado para dar aula de artes marciais para a marinha. Assim, funda o aikido.

Na composição de sua arte marcial, o mestre foi buscar a grande maioria do repertório técnico nos ensinamentos de Sokaku Takeda Sokaku, o estilo Daito-ryu de aiki-jiu-jitsu, que treinou de 1915 a 1937, tendo, inclusive recebida a licença (kyoju dairi) do mestre para ensinar o sistema, em 1922.

Tendo também sido agraciado com a espada Kashima Shinden, mestre Ueshiba tornou-se então um representante do Daito-ryu, pelo que excursionou com a Takeda como assistente de ensino e ensinou o sistema aos outros sob o nome de Daito-ryu.

Lista parcial de alunos(uchi-deshi) de Morihei Ueshiba

Hiroshi Tada
Nobuyuki Watanabe
Yasuo Kobayashi
Seiseki Abe
Shoji Nishio (1927 - 2005) - Fundador do Aiki Toho Iaido
Tadashi Abe
Kazuo Chiba
Terry Dobson
Gaku Homma - Fundador do Nippon Kan Kancho, último Uchideshi
Mitsunari Kanai
Shuji Maruyama
Minoru Mochizuki
Mutsuro Nakazono
André Nocquet
Masamichi Noro - Fundador do Kinomichi.
Morihiro Saito
Mitsugi Saotome
Gozo Shioda
Seiichi Sugano
Kanshū Sunadomari
Nobuyoshi Tamura
Koichi Tohei (1920 - 2011) - Fundador do Shin Shin Toistu Aikido
Kenji Tomiki - Um dos primeiros alunos de O-Sensei
Yoshimitsu Yamada
Michio Hikitsuchi
Robert Nadeau

O PENSAMENTO DE MORIHEI UESHIBA
O progresso virá com a prática constante.
Não procure por ensinamentos secretos que não levarão a nada. Confie nas experiências próprias.
Morihei Ueshiba
Uma vez que você domine as técnicas de Aiki nenhum inimigo sequer pensará em atacar.
Morihei Ueshiba
Lembre-se, os grandes segredos estão contidos nas técnicas básicas
Morihei Ueshiba
Por que fixar os olhos na espada se a empunhadura mostrará onde ela vai cortar.
Morihei Ueshiba
O Aikido não é uma técnica para lutar contra um inimigo ou derrotá-lo. É uma maneira de conciliar as diferenças que existem no mundo e fazer dos seres humanos uma família. Significa que o segredo do Aikido é a busca da harmonia com o Universo, é tornar-nos unos com o Universo. Seus praticantes devem buscar esse entendimento por meio de treinamento diário.
Morihei Ueshiba
O segredo do Aikido não está no modo como você move os pés, está no modo como você move sua mente.
Morihei Ueshiba

Eu não estou ensinando técnicas marciais, estou ensinando a não-violência.
Morihei Ueshiba
Aiki significa a união entre o corpo e o espírito e é a manifestação desta verdade. Mais do que isso, Aiki nos permite harmonizar céu, terra e a humanidade como uma só.
Morihei Ueshiba
Aikido é para o mundo inteiro.
Morihei Ueshiba
O verdadeiro pacifista é aquele capaz de causar danos imensuráveis mas escolhe não faze-lo quando provocado.
Morihei Ueshiba
O segredo do Aikido é harmonizarmo-nos ao movimento do universo, levarmo-nos a um encontro com o Universo. Aquele que encontrar os segredos do Aikido, possui o Universo nele próprio e pode dizer: eu sou o Universo.
Morihei Ueshiba
Mentes para servir à paz de todos os seres humanos no mundo são necessárias ao Aikido. Não as mentes daqueles que desejam ser fortes ou que praticam somente para derrotar um oponente.
Morihei Ueshiba
O verdadeiro Budo é trabalho de amor. É trabalho de dar amor e vida a todos os seres vivos e não matar ou lutar um contra o outro. Amor é divindade guardiã de tudo. Nada pode existir sem ele. Aikido é a realização do amor.
Morihei Ueshiba

Deve-se compreender o Aikido, primeiro como Budo e então, como um caminho a serviço da construção da família mundial. O Aikido não é para um único país ou para uma pessoa em particular. Seu propósito é executar o trabalho de Deus.
Morihei Ueshiba
O espírito do Aikido é a salvaguarda do amor. O Aikido é um compasso para construir o edifício desse mundo: uma construção natural que demonstre a razão dos fenômenos da matéria e do espírito. O Aikido é o Universo. É uma questão de coração.
Morihei Ueshiba
Oramos sem parar para que o combate não tenha lugar. Por essa razão proibimos formalmente os combates no Aikido. O espírito do Aikido é aquele de um ataque amoroso e de uma reconciliação pacífica. Com esse fim, unimos e reunimos os adversários com o poder do Amor. Pelo amor somos capazes de purificar os demais.
Morihei Ueshiba
O Aikido se preocupa com o Universo. É o mais importante do mundo, mas não é uma religião. Podemos dizer que o Aikido tem algo em comum com os ensinamentos de Cristo: Amor! Tudo começa e termina nele. O Amor é a vida do Universo.
Morihei Ueshiba
Se o coração é impuro, estarás cheio de tensão interior, de orgulho, de desordem, de confusão, de mil enfermidades físicas, mentais e emocionais. Jamais poderás compreender o Aiki se seu coração não se purifica. Deves, pois, limpa-lo para ter paz consigo e com o mundo, não sendo inimigo de nada e não vendo nada como seu inimigo.
Morihei Ueshiba

Quem vence alguém é o um vencedor, mas quem vence a si mesmo é invencível.
Morihei Ueshiba

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.