Viagem ao Centro da Terra (1959)(historico e curiosidades)



Viagem ao Centro da Terra (1959)
Journey to the Center of the Earth (br/pt: Viagem ao Centro da Terra) é um filme estadunidense, do ano de 1959, dos gêneros ficção científica e aventura, dirigido por Henry Levin. O filme é baseado no livro homônimo de Júlio Verne





Enredo
O Professor Oliver Lindenbrook (Mason), um renomado geólogo da Universidade de Edinburgh, recebeu um pedaço de rocha vulcânica de um estudante, admirador seu, o jovem Axel McEwen (Boone). Este material chamou muito a atenção do professor que imediatamente submeteu o objeto a testes e descobriu que nele havia misteriosamente umas marcas feitas pela mão humana. No seu laboratório, o professor ao tentar derreter o pedaço de rocha, e para a surpresa de todos que estavam assistindo ao experimento, foi revelado que dentro do material havia um prumo de metal com inscrições reveladoras. Tratava-se dos últimos registros do cientista Arne Saknussem, desaperecido há muito tempo.


James Mason
(Sir Oliver S.
Lindenbrook)
Diane Baker
(Jenny Lindenbrook)
Alan Napier
(Dean)


Tais inscrições mostravam um caminho através do centro da Terra que conduziam ao continente perdido de Atlântida. O professor Lindenbrook creu que através desse relato, Saknussem teria sido o primeiro ser humano a realizar tal façanha, chegando a um lugar onde nenhum outro humano jamais esteve.
Lindenbrook envia o que descobriu a um outro pesquisador, o Professor Göteborg de Estocolmo (Ivan Triesault). Mas, para a surpresa de Lindenbrook, Göteborg desaparece com os dados enviados a ele e inicia, por conta própria, uma expedição à Islândia, para onde apontavam as coordenadas deixadas por Saknussem.Lindenbrook, furioso com a atitude de Göteborg, parte com o seu aluno, Axel, para a Islândia também. Ao chegarem lá são interceptados por um ajudante de Göteborg, que os aprisiona em um celeiro longe da capital Reykjavik. Nesse lugar, encontram um camponês chamado Hans Belker (Peter Ronson) e sua simpática pata de estimação, chamada Gertrude. Hans liberta os dois e passa a ser o seu guia até a capital, bem como um grande colaborador. É um homem alto e muito forte.


Ficheiro:Pat Boone by Gage Skidmore.jpg
Pat Boone

Pat Boone


Ao chegarem a Reykjavik tomam conhecimento da morte do Professor Göteborg. Ele havia sido assassinado. Em seguida, surge a esposa do falecido Professor, Carla Göteborg (Arlene Dahl). Em um primeiro momento ela se desentende com o Professor Lindenbrook ao revelar-lhe o golpe traiçoeiro que Göteborg aplicou. No entanto, ao ler o diário de seu esposo, a viúva percebe o erro que ele cometeu e oferece uma proposta a Lidenbrock: todos os apetrechos que Göteborg havia adquirido para realizar sua jornada seriam doados ao Professor se este a levasse consigo na ousada expedição.



Arlene Dahl

Robert Adler actor


Relutante, Lindenbrook aceita que a viúva parta com eles, pois, dentre outras coisas, ela era a única pessoa que poderia compreender bem o que falava o gigantesco e útil Hans (que apenas se comunicava em islandês).

Assim, a expedição parte ao centro da Terra com o número de quatro destemidos: Lindenbrock, Axel, Hans, a viúva Carla Göteborg e a pata Gertrude.

À medida que imergem nos interiores da Terra, os problemas também vão aumentando. Lá surge a ameaça do Conde Saknussem (Thayer David), um nobre da região que é descendente direto do explorador Arne Saknussem. Sua intenção é a de tomar posse da descoberta de seu antepassado e ficar com os créditos, pois acha que isso lhe é um direito legítimo.

A jornada acarreta perigos diversos: altas temperaturas, falta de oxigênio, regiões cujo solo é composto apenas de sal, seres gigantescos e altamente perigosos, provavelmente remanescentes de um período pré-histórico. No entanto, há também muitas maravilhas, como fontes de água pura, cristais reluzentes e multicoloridos, cogumelos comestíveis gigantes e até mesmo um mar interno, com direito a redemoinho e tempestade.

Elenco
Nome    Personagem
Pat Boone    Alexander 'Alec' McKuen
James Mason    Sir Oliver S. Lindenbrook
Arlene Dahl    Carla Göteborg
Diane Baker    Jenny Lindenbrook
Thayer David    Conde Saknussem
Peter Ronson    Hans Belker
Robert Adler    Groom
Alan Napier    Dean
Mary Brady    Kirsty
Alan Caillou    Reitor
John Epper    Noivo
Edith Evanson    Estalajadeiro
Alex Finlayson    Professor Bayle
Mollie Glessing    Vendedor de jornais
Frederick Halliday    Chanceler
Kendrick Huxham    Jornalista escocês
Owen McGiveney    Lojista
Molly Roden    Governanta
Ivan Triesault    Professor Peter Göteborg
Red West    Universitário
Ben Wright    Paisley
Peter Wright    Proprietário de Glendarick


           Curiosidades
Às vezes, em algumas mídias e literaturas o nome do Professor Lindenbrook varia de formas, tais quais: Prof. Lidenbrock, Prof. Otto Lindenbrock, Professeur Lidenbrock e Professor Oliver Lindenbrook. São variações sutis, mas que se referem ao mesmo personagem.
A mesma variação descrita acima ocorre com o personagem Conde Saknussem: Arne Saknussemm e Prof. Arnold Saknussemm ou Saccnusson. Embora Arne Saknussemm seja o nome do antepassado do conde, que é apenas mencionado no filme.

Outros nomes do filme
Nome País(es)
Die Reise zum Mittelpunkt der Erde Alemanha Ocidental / Áustria
Leyndardómar Snæfellsjökuls Islândia
Matka maan keskipisteeseen Finlândia
Rejsen til jordens indre Dinamarca
Resan till jordens medelpunkt Suécia
Taxeidi sto kentro tis Gis Grécia
Viaggio al centro della terra Itália
Viaje al centro de la tierra / Viatge al centre de la terra Espanha (espanhol/catalão)
Voyage au centre de la terre França

Premiações

Indicado
Óscar
Categoria Melhor Direção de Arte/Decoração de Set Lyle R. Wheeler, Franz Bachelin, Herman A. Blumenthal, Walter M. Scott e Joseph Kish
Categoria Melhor Efeito Visual L.B. Abbott e James B. Gordon
Categoria Melhor Efeito de Som Carlton W. Faulkner
Categoria Melhor Som Carlton W. Faulkner
Ganhou
Laurel Awards
Categoria Prêmio Golden Laurel 2º Lugar Melhor Ação Dramática



julio verne

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.