Jerônimo, o Herói do Sertão

Chico-di-franco-Jeronimo-f2 - 633x1183px
Jerônimo, o Herói do Sertão
Jerônimo, o Herói do Sertão foi o nome de uma radionovela brasileira de bastante sucesso e que recebeu adaptações para a televisão, cinema e histórias em quadrinhos  .
Eva-Jeronimo - 615x810px
Rádionovela 

Jerônimo, o Herói do Sertão, foi criada em 1953 por Moysés Weltman para a Rádio Nacional, bastante influênciada pelo faroeste americano2 , a radionovela ficou 14 anos no ar  .
FranciscoDiFranco_RenedeVielmond_Jeronimo - 609x560px
Telenovelas 

 
Em 1972, Jerônimo é adaptado para a televisão pela TV Tupi. O protagonista foi interpretado por Francisco di Franco, o comediante Canarinho era o Moleque Saci e Eva Christian, Aninha  .

Em 1984, Jerônimo ganhou um remake do SBT. Francisco di Franco interpretou novamente o herói e a atriz Suzy Camacho interpretou Aninha.O remake não fez tanto sucesso como a versão anterior e foi encerrado em 1985. O SBT ainda o reprisaria em 1991 novamente obtendo pouca audiência4 .
Em 1972, a radionovela foi adaptada para o cinema, nesse filme Jerônimo foi interpretado por Adolpho Chadler (que além de atuar foi diretor e produtor do filme)  .
JERONIMO 2 RGE - 960x720px
Histórias em Quadrinhos 

Em 1957, Jerônimo ganhou uma revista em quadrinhos pela Rio Gráfica Editora escrita pelo próprio Moysés Weltman e desenhada por artistas como Edmundo Rodrigues2 e Flavio Colin  .

No final da década de 1970, uma nova revista foi publicada pela Bloch Editores, foram públicadas apenas 3 edições, novamente desenhada por Rodrigues7 .
Jeronimo.01-001 - 680x1024px
Jerônimo (telenovela)
Jerônimo foi uma telenovela brasileira exibida pelo SBT entre 5 de novembro de 1984 e 2 de março de 1985, às 18h. Foi escrita por Moysés Weltman, dirigida por Antonino Seabra e supervisionada por Crayton Sarzy.
                                                Origens 

O personagem Jerônimo, o Herói do Sertão, foi criado em 1953 por Moysés Weltman, como uma radionovela.
SESSÃO RETRÔ - VARIEDADES - 121211 01 - 1539x2048px
 Enredo 

Cerro Bravo, uma cidade do interior paulista, é dominada pelo Coronel Saturnino Bragança, rico fazendeiro que toma terras e obriga outros fazendeiros a entregarem suas propriedades, com a ajuda de seus capangas, alegando que suas escrituras são falsas. Todos temem o coronel, inclusive o prefeito. Por isso, apenas um misterioso cavaleiro escondido na mata é capaz de ajudar a população da cidade.Esse cavaleiro é Jerônimo que, ao lado da noiva Aninha e do Moleque Saci, enfrenta as injustiças sociais, pondo os inimigos a correr a toque de bala.
No meio da história Jerônimo descobriu que o Coronel na verdade era membro de uma organização conhecida por "Mão Negra", cujo comandante só teria a identidade revelada no último episódio.
maxresdefault - 759x1075px
Elenco 

Francisco di Franco .... Jerônimo
Suzy Camacho .... Aninha
Eduardo Silva .... Moleque Saci
Jofre Soares .... Coronel Saturnino Bragança
Felipe Levoto .... Antônio Caveira
Jussara Freire .... Suzana
Josmar Martins .... Alonso
Marcos Caruso .... Dr. Otoniel
Paulo Hesse .... Dr. Pileque (Clodomiro Seixas)
Amilton Monteiro .... Dr. Martim
Guy Loup .... Efigênia
Aldo Bueno .... João de Deus e João Corisco
Benê Silva .... Pai Jeremias
Neusa Borges .... Gumercinda
Eduardo Abbas .... Honorato
Arnaldo Weiss .... Dr. Esperidião
Ênio Gonçalves .... Eduardo
Jack Militello .... Inspetor Carnaúba
Geny Prado .... Dona Batatinha
Rogério Márcico .... Coronel Valdomiro Seixas
Annamaria Dias .... Maria Seixas (Maria Homem)
Dante Ruy .... Coronel Ventura
Eleu Salvador .... Zé da Bíblia
Zé Luiz Pinho .... Tomás
Borges de Barros
jeronimo (2) - 791x800px
Curiosidades
Remake da novela escrita por Moysés Weltman para a TV Tupi em 1972, com Francisco Di Franco novamente como protagonista. O personagem é originário do rádio, cuja versão fez sucesso na década de 1950.
Mas foi um fracasso, ao contrário da versão original. A fragilidade de mostrar na TV o que foi exibido no rádio foi muito forte.
Silvio Santos avaliou o erro e exibiu apenas a primeira história, "Laços de Sangue", que contou a origem do herói do sertão. Vale ressaltar o empenho de produção e direção, utilizando cenas externas, um procedimento raro no SBT na época.
Estas cenas externas eram gravadas na cidade de Cabreúva (São Paulo)
Foi reprisada a partir de janeiro de 1991, às seis horas da tarde.
FranciscoDiFranco_poster2a - 1133x1397px

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.