JASON VOORHEES-A HISTORIA DO PERSONAGEM


Jason Voorhees

Jason Voorhees, nascido em 13 de junho de 1946 , é um personagem fictício, principal personagem dos filmes de terror da franquia Sexta-Feira 13. O assassino Jason é filho de Pamela Voorhees e Elias Voorhees.

Biografia
JASON VOORHEES-A HISTORIA DO PERSONAGEM DE SEXTA FEIRA 13
Sua principal característica é a utilização de uma máscara de hóquei para não expor a terceiros seu horrível rosto (detalhe: ele não usa a máscara em algumas edições da série, como o segundo episódio, pois ainda não a tinha encontrado, usando antes uma fronha de travesseiro branco ). Além disso, sempre utiliza uma faca machete, embora, saiba manusear com habilidade qualquer arma branca que esteja ao seu alcance, (como machado, machadinha, cutelo, faca, lança, arpão, forcado, entre outros). Entretanto, jamais usou algum tipo de arma de fogo.
Jason Voorhees

 supostamente se afogara no lago do amor, próximo ao acampamento Crystal Lake por negligência dos monitores que no momento faziam sexo. Pamela, sua mãe, era a cozinheira do acampamento. A 13 de junho de 1958, à noite, a sra. Pamela Voorhees, em um ato de vingança, executou os dois conselheiros (Claudette e Barry) e mais sete monitores. Assim, no primeiro filme da série Sexta feira 13, quem matava as pessoas não era Jason e sim Pamela. Porém, uma das monitoras conseguiu decapitar a mãe de Jason enquanto lutava contra ela. Supostamente, Jason encontrou sua mãe decapitada e voltou para aniquilar todos que cruzam seu caminho. Já o remake de 2009 mostra claramente que ele viu mesmo a mãe sendo morta e foi isso que provocou sua revolta. Desde então, mata todos aqueles que cruzam seu caminho.


Curiosidades

Jason não mata crianças (embora no terceiro filme, Friday the 13th Part III, ele tenha matado uma mulher grávida, Debbie). Quando se encontra com uma criança, geralmente ele fica apenas olhando, sem nada fazer. Na parte VIII, uma cena de flashback mostra que enquanto ele próprio ainda era criança, deu um susto numa menina que caiu no lago, mas a deixou ir embora. A única ocasião onde Jason ataca crianças é em um jogo lançado para nes, onde elas podem ou não morrer dependendo do desempenho do jogador.
No filme Freddy vs. Jason o personagem Freddy Krueger quase o mata afogado, explicando-se que como morreu afogado, Jason tem muito medo de água. Porém, em quase todos os demais filmes, é visto entrando diversas vezes na água, para aniquilar suas vítimas, como no caso da parte IV e VI (Quando pula no barco do personagem Tommy).


Jason tem 1,96 metro de altura e pesa 115 kg.
As vítimas prediletas de Jason são jovens instrutores de acampamento.
Sua arma favorita no começo de carreira era o facão, mas Jason nunca foi um assassino de hábitos. Hoje, usa o que encontra pela frente, de canos gigantescos, passando por martelos e machados e até chaves de fenda.
Jason só aparece pessoalmente no segundo filme. Mas há duas cenas do primeiro filme que o mostram. Na primeira, sua mãe o vê se afogando no lago, enquanto ela tem um ataque de esquizofrenia. Na segunda, a personagem Alice tem um tipo de pesadelo com ele no qual o vê, ainda criança, tentando sem sucesso afogá-la (Alice é a única sobrevivente da chacina de Crystal Lake) no fim do filme. Dois meses depois (já no início de Friday the 13th Part II) Jason já adulto mata Alice em sua casa.
Só no terceiro filme (Friday the 13th Part III), Jason começa a usar a famosa máscara de hóquei (máscara do time Detroit Red Wings).
No quinto filme da franquia (Friday the 13th: A New Beginning), Jason novamente não é o assassino e sim Roy Burns; que após ver seu filho bastardo ser morto, tem um surto e usa a lenda de Jason para matar todos do Instituto de Saúde Mental Unger (onde seu filho era paciente).


No nono filme da franquia (Jason Goes to Hell: The Final Friday), é revelado que Jason teria uma irmã, Diana Kimble. No primeiro filme, a mãe de Jason o chama de "minha única criança". Assim, provavelmente Diana é sua irmã só por parte de pai.
Tecnicamente, Jason "só" começou a ser ressuscitado a partir do sexto capítulo – apesar de ter levado um facão no ombro e uma machadada na cabeça, ele inexplicavelmente não morria. A partir de seu retorno triunfal (um raio atinge um pedaço de metal que atravessava seu corpo enterrado), o maníaco ressuscitou mais seis vezes, inclusive por uma garota paranormal, no espaço (Jason X) ou pelo inimigo Freddy Krueger ("Freddy vs. Jason").
Não existe uma razão específica para o silêncio de Jason. Sabe-se que ele tem problemas mentais, mas a língua está lá. Ele certamente pensaria: "Minhas ações já falam por mim."
Durante os primeiros filmes, Jason corre atrás de suas vítimas. Nas seqüências dos filmes, Jason andava ao invés de correr pois conhecia toda a região de Crystal Lake ao invés de suas vítimas que corriam sem rumo. Depois do oitavo filme (Friday the 13th Part VIII: Jason Takes Manhattan) Jason parece se "teletransportar" para perto de suas vítimas.
A única pessoa que Jason já chegou a amar é sua mãe, Pamela Voorhees. Após ser decapitada, Jason guarda a sua cabeça em seu barraco.
O pai de Jason é Elias Voorhees que nunca apareceu em algum dos filmes; no sexto filme (Jason Lives: Friday the 13th Part VI) Elias apareceria no final do filme no túmulo de Jason, mas a cena foi cortada.




Durante a série de filmes é revelado dois modos de "matar" Jason. O primeiro (de Jason Lives: Friday the 13th Part VI) é "matar" Jason do mesmo modo e no mesmo lugar onde morreu originalmente (ser afogado no Lago Cristal). O segundo (de Jason Goes to Hell: The Final Friday) é destruir seu coração, o qual é habitado por uma criatura que tem a aparência de um verme gigante (que aparece na capa do filme) que só pode ser destruído por pessoas que tem o mesmo sangue de Jason correndo nas suas veias, como no caso da sua irmã Diane, sua sobrinha Jessica e sua sobrinha neta Stephanie Voorhees, fazendo o Jason ser soterrado pelas mãos demoníacas do inferno, na cena inicial do filme Freddy vs. Jason, quando o Jason é despertado pelo Freddy Krueger saindo debaixo da terra de onde foi morto no filme "Jason vai para o inferno".
Embora a localização exata de Crystal Lake nunca seja revelada, em Friday the 13th Part VIII podemos ver que a cidade fica na costa leste dos Estados Unidos, pois é mostrado que o lago da colônia de férias onde tudo ocorreu tem uma ligação com o Oceano Atlântico, já que um navio sai de lá e chega a Nova York.


Derek Mears  

DICK WIEAND

 E através do filme Freddy vs. Jason, conclui-se que Elm Street (o lar de Freddy Krueger) e Crystal Lake (o lar de Jason Voorhees) são lugares próximos: a distância entre essas regiões pode ser percorrida em alguns minutos de carro.
A história de Jason mantém uma coerência maior nos oito primeiros filmes em que o personagem aparece, entre 1980 e 1989, embora várias situações fiquem sem explicação. Mas a partir de Jason Goes to Hell: The Final Friday, surgem contradições extremamente visíveis na história.


KANE RODDER

KEN KIRZINGER

 Golpes Favoritos

Jason, na maioria das vezes, mata suas vítimas com facas ou machados. Mas, algumas vezes, ele prefere usar suas próprias mãos para esmagar suas presas. Em alguns casos Jason dá em suas vítimas um abraço tão forte que as quebra ao meio. Também costuma usar um tipo de golpe esmaga crânios, onde Jason põe suas mãos na cabeça de uma pessoa e aperta até que seja literalmente esmagada.Em outros casos, Jason quebra o pescoço de suas vítimas virando a cabeça de uma pessoa para trás em 180° graus com suas próprias mãos( como no filme Sexta-Feira 13 parte 4, Sexta-Feira 13 parte 6, Sexta-Feira 13 parte 7 e Freddy vs Jason).Outro golpe que Jason Voorhees prefere usar é penetrar o braço em suas vítimas, sendo severamente atravessada(em Sexta-Feira 13 parte 6 e Sexta-Feira 13 parte 7).


RICHARD BROOKER

STEVE DASKWISZ


                     Dossiê do Jason

Se formos contar com todos os filmes da série, Jason já:

Matou 285 pessoas;
Pendurou 85 de seus cadáveres em tetos ou árvores;
Levou cerca de 435 tiros, foi esfaqueado 106 vezes, foi cortado muitas vezes por Freddy Krueger, levou 20 machadadas, foi atingido por um mastro de bandeira, foi atropelado por um trator e um carro, soterrado por um telhado, foi atingido por vasos, um sofá, pedaços de madeira, dois torpedos, duas cadeiras, livros, uma estante, uma televisão, quebrou o pescoço no bote de Crystal Lake, teve um machado cravado no crânio (parte 3), foram fincados ao longo do seu corpo 15 barras de metal, foi atingido por uma barra de metal diversas vezes, ficou muito tempo embaixo do lago preso por uma pedra e uma corrente em seu pescoço, foi arremessado junto a Freddy por um carro de mina, foi parcialmente queimado (por gasolina em Freddy vs. Jason), levou 25 socos no rosto (parte 8), foi chutado por Freddy, levou pedradas no rosto (parte 6), perdeu 4 dedos da mão direita, teve os dois olhos furados, foi afogado em água e lixo tóxico, foi explodido, foi criogenizado, foi enforcado, foi decepado, foi eletrocutado (por um fio de poste, um painel destruído e em um trilho de metrô), sua cabeça foi furada por Freddy, foi arremessado contra andaimes cerca de 15 vezes (Freddy vs. Jason), foi esmagado, perdeu a perna, teve metade de sua cabeça estourada por uma hélice de barco, foi obrigado a se bater em uma parede de metal várias vezes por Freddy, ficou no espaço sem ar e em baixas temperaturas, sofreu entrada brusca na atmosfera em uma temperatura de 300°C e sobreviveu!


TED WHITE
jason-warrington-gillette - 550x402px
WARRINGTON GILLETE

Inspirações e paródias

Embora precedido em estilo por outros assassinos fictícios com máscara (Michael Myers, em Halloween, e Leatherface, em O Massacre da Serra Elétrica), Jason obviamente foi mais famoso, e inspirou ainda outros personagens:

Casey Jones, personagem de Tartarugas Ninja: um anti-herói com máscara de hóquei.

Rickster, personagem do jogo Splatterhouse. A semelhança com Jason era tão tremenda que quando publicado em terras norte-americanas, a Sega lançou a capa do jogo com Rickster com máscara de caveira, em vez da máscara de hóquei, para evitar processos.
Em Shriek If You Know What I Did Last Friday the Thirteenth, "O Assassino" (interpretado por Tom Arnold) usa uma máscara de hóquei, porém ele queima a máscara com um isqueiro e surge a máscara de Ghostface, como se tivesse sido derretida.
Em Stan Helsing, Jason é satirizado como "Mason" ,vivido por Ken Kirzinger .

Em Bloody Murder, Jason é satirizado como "Trevor Moorehouse", que vive em "Placid Pines" que foi forçado a se afogar no lago.
Em Urban Chaos, alguns inimigos do jogo usam máscaras de hóquei.
No desenho animado O Fantastico Mundo de Bobby, o episódio "Bobby e a Babá" (Adventures in Bobby Sitting) faz a paródia do Sexta Feira 13 como o personagem Mason que, ao invés de usar da tradicional faca machete de caça, utiliza um desentupidor de cano.

Em Resident Evil 4 é parodiado como Dr. Salvador, uns dos minis chefes do game que usa um saco na cabeça, como Jason em Sexta-Feira 13 - Parte  .
No seriado Todo Mundo Odeia o Chris ele aparece no sonho de Chris perguntando onde fica a mata mais próxima. Porém como Chris estava usando suas meias da sorte e ser Quinta-feira 12, Jason não lhe faz nenhum mal.
Em Ilha dos Desafios, aparece o "Psicopata Assassino Foragido com a Serra Elétrica e o Gancho" que possui uma máscara semelhante à de Jason Voorhees e uma serra elétrica semelhante à de Leatherface.
Em 2000 e 2001 o rapper Eminem usava a famosa mascara e uma serra eletrica em referência à Jason.


No Remake da série de jogos Streets of Rage, foi introduzido um novo inimigo, Slash - o qual também aparece no artwork da capa oficial do primeiro jogo da série, sendo chutado no rosto por Blaze Fielding. Ele também usa uma máscara de hóquei e pode usar facas em combate, dando-lhe aparência e estilo de luta similar a Jason.
No jogo Ragnarok Online vemos a mascara com nome de Mascara de Mason ela é igual a do Jason .
O primeiro filme da série é dirigido por Sean S. Cunningham que foi quem "criou" Jason e o último filme da série, Sexta Feira Parte IX também é dirigido por ele, ou seja, somente quem criou Jason pode matá-lo !!!
No jogo Zombies Ate My Neighbors do Super Nintendo, em algumas fases é possível encontrar um inimigo com o porte e uma máscara de hóquei muito parecidos com os de Jason, e usando uma serra elétrica como o Leatherface, curiosamente é um dos únicos inimigos praticamente indestrutíveis do jogo.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.