Biografia, Jennifer Lawrence(Atriz)


  Jennifer Lawrence
Jennifer Shrader Lawrence (Louisville, 15 de agosto de 1990) é uma atriz norte-americana, duas vezes indicada ao Oscar por sua atuação nos filmes Winter's Bone e Silver Linings Playbook.  
 

Biografia

Jennifer nasceu e foi criada em Louisville, Kentucky. Filha de Karen e Gary Lawrence, sua mãe administra um acampamento para crianças e seu pai já foi dono de uma empresa de construção de concreto, chamada Lawrence & Associates. Quando ela era pequena ela já atuava em peças da igreja, e por volta dos 14 anos, decidiu que iria seguir a carreira de atriz. Convenceu seus pais a leva-la para Nova Iorque, onde eles poderiam encontrar um agente. E apesar de não ter tido nenhum treinamento anterior, recebeu elogios da agencia que fez o teste. Para conseguir seguir a carreira de atriz, se formou dois anos antes na escola.

 2006–09: Primeiros Trabalhos
Lawrence nunca tomou quaisquer aulas de teatro para atuar. Ela começou sua carreira de atriz na comédia The Bill Engvall Show,, no papel de Lauren Pearson, a filha mais velha. A série foi ao ar em setembro de 2007 e foi cancelado em 2009, após três temporadas. Lawrence recebeu o Young Artist Award por Jovem Artista Promissora em uma Série de TV por seu papel no show. Lawrence foi convidada para papéis nas séries de televisão The Devil You Know, Cold Case, Medium e Monk.Em 2008, ela apareceu em um pequeno papel no filme Garden Party como Tiff. Ele foi dirigido por Jason Freeland. No mesmo ano, Lawrence apareceu nas telas em estreia de Guillermo Arriaga como diretor, no filme The Burning Plain, com Charlize Theron e Kim Basinger. Sua atuação no filme lhe rendeu o Prêmio Marcello Mastroianni para Atriz Jovem mais Promissora no Festival de Cinema de Veneza, em 2008. Ainda em 2008, Lawrence teve o papel principal na estréia do Lori Petty, no drama The Poker House, com Selma Blair e Chloë Grace Moretz, onde estrelou como Agnes, uma vítima jovem de abuso.  Jennifer foi premiada no Los Angeles Film Festival para Melhor Performance por seu papel no filme. Ela apareceu no vídeoclipe da música "The Mess I Made", do álbum "Losing Sleep" do Parachute, em 2009.

2010–12: Avanço

Lawrence foi protagonista em Winter's Bone, de Debra Granik que ganhou o prêmio de Melhor Filme no Festival de Cinema de Sundance, em 2010, é geralmente citado como um desempenho promissor para ela.  Ela retrata Ree Dolly, uma jovem de 17 anos de idade, nas montanhas de Ozark, que cuida de sua mãe doente mental e seus irmãos. Ree então descobre que o pai usou a casa de sua família como forma de garantir sua liberdade condicional e desapareceu sem deixar vestígios.  Sua atuação foi aclamada por críticos de cinema. David Denby, escrevendo no The New Yorker, disse que "o filme seria inimaginável com outra pessoa no papel de Ree".  Peter Travers da Rolling Stone também falou muito bem dela e observou que "o seu desempenho é mais do que atuação, é uma tempestade

 que se aproxima." . Lawrence foi premiada no Conselho Nacional de Revisão Prêmio de Melhor Performance Revelação. Ela recebeu uma nomeação para o Oscar de Melhor Atriz em 25 de janeiro de 2011, tornando-se a terceira mais jovem atriz a ser nomeado para a categoria , e também acumulando nomeações ao Globo de Ouro, Screen Actors Guild Awards, Independent Spirit Awards, e o Satellite Awards, entre outros. Lawrence apareceu em The Beaver, uma comédia de humor negro estrelada por Jodie Foster e Mel Gibson. O filme foi rodado em 2009, mas passou um longo período de tempo parado devido às controvérsias. Ele foi lançado em 6 de maio de 2011. Ela também co-estrelou o filme independente [[Like Crazy], que estreou no Sundance Film Festival de 2011.  No ano seguinte, foi anunciado que Lawrence foi convidada para participar da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Em março de 2011, Lawrence foi convidada para o papel de Katniss Everdeen no filme The Hunger Games, baseado no romance best-seller de mesmo nome, escrito por Suzanne Collins. Apesar de ser ums fã dos livros, Lawrence levou três dias para aceitar o papel porque ela inicialmente foi intimidada pelo tamanho do filme e o que ele poderia significar para sua fama.  Ela passou por treinamento intensivo para entrar em forma para o papel, incluindo a formação de dublês, tiro com arco, corrida, pilates, yoga e outras coisas.  O filme foi lançado em 23 de março de 2012, e estabeleceu o recorde de terceira maior estreia de um filme nos Estados Unidos, com bilheteria de 152,5 milhões de dólares em três dias.
Embora o filme geralmente recebeu críticas positivas, o retrato de Lawrence sobre Katniss Everdeen foi o mais elogiado com Todd McCarthy do The

 Hollywood Reporter dizendo que "Lawrence encarna Katniss, assim como se poderia imaginar ela a partir do romance, com gravidade impressionante e presença", em última análise, chamando-a de "atriz de cinema ideal".  Kenneth Turan do Los Angeles Times afirmou que Lawrence é o "melhor desempenho possível como Katniss e é o fator chave para fazer The Hunger Games envolvendo um entretenimento popular com unidade narrativa forte, que prende nossa atenção". Em junho de 2011, ela estrelou como Mystique ao lado de James McAvoy e Michael Fassbender em X-Men: First Class. Lawrence vai reprisar o papel na sequência de 2014, X-Men: Days of Future Past.  Ela também estrelou ao lado de Max Thieriot e Shue Elisabeth em House at the End of the Street, que foi lançado em Setembro de 2012.

2012-presente: próximos projetos

2012-presente: Próximos projetos Em novembro de 2012, Lawrence fez o papel de uma ninfomaníaca em Silver Linings Playbook, de David O. Russell, uma adaptação do romance de mesmo nome, por Matthew Quick, atuando com Bradley Cooper e Robert De Niro. Ela recebeu elogios da crítica por sua atuação no filme, com Richard Corliss da Time, dizendo "A razão para ficar é Lawrence.". Peter Travers da Rolling Stone também escreveu que "Lawrence é uma espécie de milagre. Ela é rude, suja, engraçado, boca suja, descuidada, sexy, vibrante e vulnerável, às vezes todos na mesma cena, no mesmo fôlego. Nenhuma lista de candidatos ao Oscar de melhor atriz estaria completa sem o eletrizante nome de Lawrence na liderança" .Em 2012, Lawrence substitui Angelina Jolie no thriller de Susanne Bier, The Falling, baseado no romance de Ron Rash.  Em 10 de setembro de 2012, Lawrence começou a trabalhar na adaptação para o cinema do segundo romance da trilogia de The Hunger Games, The Hunger Games: Catching Fire, que está programado para ser lançado em 22 de novembro de 2013.  Em outubro de 2012, Lawrence foi anunciada como o novo rosto da Dior.  Ela foi classificada em # 1 na lista de AskMen entre "99 mulheres mais desejadas de 2013".

Carreira 

Filmes
AnoTítulo originalTítulo em portuguêsPapel
2006Company TownCatlin
2007Not Another High School ShowMenina Frenética
2008Garden PartyTiff
The Poker HouseAgnes
The Burning PlainbrVidas Que Se Cruzam
ptLonge da Terra Queimada
Mariana
2009Devil You KnowZoe (jovem)
2010Winter's Bonebr: Inverno da Alma
pt: Despojos de Inverno
Ree Dolly
2011Like CrazySam
The Beaverbr: Um Novo Despertar
pt: O Castor
Norah
X-Men: First Classbr: X-Men: Primeira Classe
pt: X-Men: O Início
Raven Darkholme / Mística
2012
The Hunger Gamesbr: Jogos Vorazes
pt: Os Jogos da Fome
Katniss Everdeen
House at the End of the Streetbr: A Última Casa da Rua
pt: A Casa Do Fim Da Rua
Elissa
Silver Linings Playbookbr: O Lado Bom da Vida
pt: Guia Para Um Final Feliz
Tiffany
2013Serenabr: SerenaSerena Pemberton
The Hunger Games: Catching Firebr: Jogos Vorazes - Em Chamas
pt: Os Jogos da Fome - Em Chamas
Katniss Everdeen
American Hustlebr: ?Rosalyn Rosenfeld
2014X-Men: Days of Future Pastbr: X-Men: Dias de um Futuro EsquecidoRaven Darkholme / Mística
The Hunger Games: Mockingjay (Part 1)br: Jogos Vorazes - A Esperança (Parte 1)
pt: Os Jogos da Fome - A Revolta (Parte 1)
Katniss Everdeen
Ends of the Earthbr: ? ?
2015The Hunger Games: Mockingjay (Part 2)br: Jogos Vorazes - A Esperança (Parte 2)
pt: Os Jogos da Fome - A Revolta (Parte 2)
Katniss Everdeen
The Glass Castlebr: ?Jeannette Walls
Séries
2006MonkMascote1 episódio
2007Cold CaseAbby Bradford1 episódio
2007/2008MediumClaire Chase / Allison (jovem)2 episódios
2007/2009The Bill Engvall ShowLauren Pearson24 episódios

Prêmios e indicações 

AnoCategoriaFilmeResultado
2011Oscar de melhor atriz principalWinter's BoneIndicado
Globo de Ouro melhor atriz em filme dramáticoIndicado
SAG Award de melhor atriz principal no cinemaIndicado
Satellite Award de melhor atriz em filme dramáticoIndicado
Independent Spirit Award de melhor atrizIndicado
2012People's Choice Award de melhor superheróiX-Men: First ClassIndicado
People's Choice Award de atriz favorita de cinemaVenceu
Critics' Choice Award de melhor atriz em açãoThe Hunger GamesVenceu
MTV Movie Awards de melhor elenco (com elenco)Indicado
MTV Movie Awards de melhor atrizVenceu
MTV Movie Awards de melhor beijo (com Josh Hutcherson)Indicado
MTV Movie Awards de melhor herói/heroínaIndicado
MTV Movie Awards de melhor luta (com Josh Hutcherson vs. Alexander Ludwig)Venceu
Satellite Award de melhor atriz no cinemaSilver Linings PlaybookVenceu
2013Oscar de melhor atriz principalVenceu
Golden Globe Award de melhor atriz em filme de comédia ou musicalVenceu
Independent Spirit Award de melhor atrizVenceu
SAG Award de melhor atriz principal no cinemaVenceu
Critics' Choice Award de melhor atriz em comédiaVenceu
SAG Award de melhor elenco no cinemaIndicado
BAFTA de melhor atriz principalIndicado
Broadcast Film Critics Association Award de melhor atrizIndicado

 

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.