A HISTORIA DO JUDAS PRIEST(BANDA DE ROCK)


             Judas Priest
Judas Priest é uma banda britânica de heavy metal que foi criada em meados de 1969, em Birmingham. O primeiro disco da banda, Rocka Rolla, foi lançado em 1974 pela Gull Records. A partir do disco Sin After Sin, o terceiro da banda, todos os seus trabalhos foram lançados pela Columbia/Sony até 1990. A banda vendeu cerca de 50 milhões de discos em 40 anos de existência.

  História

A banda Judas Priest pode ser considerada uma das precursoras do heavy metal moderno. O Judas Priest foi uma das mais influentes bandas de heavy metal dos anos 70 encabeçando a New Wave Of British Heavy Metal ou simplesmente NWOBHM (Nova Onda do Metal Britânico) no final da década de setenta. Tratou-se da primeira banda a unir o peso e temática violenta criados pelo Black Sabbath à velocidade de alguns grupos de rock como o Led Zeppelin, adicionaram uma frente de ataque com duas guitarras  e também foram os responsáveis pela retirada do blues característico de grupos de hard rock britânico dos anos 70 formado pela tríade Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple. Foram também responsáveis pela adoção das roupas de couro com adereços de metal cromados e correntes advindos do punk rock entre os apreciadores de rock.

  Primórdios 1969-1976
Formada por originalmente Al Atkins (vocalista),K.K. Downing (guitarrista), Ian Hill (baixista) eJohn Ellis
                                                                           

John Ellis
 (baterista). O nome Judas Priest (baseado no nome de uma música de Bob Dylan, The Ballad Of Frankie Lee And Judas Priest) já havia sido usado por uma banda anterior de Atkins e Ellis, que logo sairiam da nova formação, dando lugar a Rob Halford (vocalista) e John Hinch (baterista) que tinham tocado na banda Hiroshima. Mais tarde se juntou à banda mais um guitarrista, Glenn Tipton (as guitarras dobradas seriam mais uma marca a ser imitada entre as bandas de heavy metal inglesas que se seguiram).
Durante anos, lançando discos por selos locais, a banda não conseguiu sair do underground (a sonoridade era realmente má) mas conseguiu juntar uma legião de seguidores e outras bandas que copiavam seu estilo.

Al Atkins

 Rocka Rolla
O álbum estreia da banda foi Rocka Rolla, em 1974. O disco foi produzido por Rodger Bain, que ficou conhecido por produzir os três primeiros álbuns do Black Sabbath. Após o lançamento, o baterista John Hinch abandonou a banda e foi substituído por Alan Moore (que havia tocado algumas vezes com o Priest logo após a saída de Ellis).
A banda aproveitou as composições de Al Atkins sendo bem cantadas por Halford, mas o álbum não teve tão boa repercussão pela crítica.


K.K. Downing

    Sad Wings of Destiny
A banda lança Sad Wings of Destiny em 1976, disco bem participativo por Rob Halford, teve boa repercussão pela crítica mas foi o último gravado pela Gull Records.
Foi devido à falta de apoio por parte da Gull Records que levou a banda a assinar contrato com a Columbia Records. Logo de seguida a banda perdeu todos os direitos em relação aos dois primeiros discos, bem como todas as demos até aí gravadas.
[editar]Sin After Sin 1977-1979
Com o álbum Sin After Sin de 1977 a banda apareceu pela primeira vez nas paradas inglesas, com pesos como Sinner, Dissident Aggressor e Call For The Priest, que até hoje são pedidas nos shows e a Diamonds and Rust, um cover da cantora de Folk Joan Baez. Foi o álbum estreia do jovem bateirista Simon Phillips de apenas 19 anos.

 Stained Class
Com o lançamento de Stained Class em 1978, o Judas Priest já era considerada uma banda bastante influente, faixas como Exciter e Beyond the Realms of Death que fizeram o álbum ser um dos melhores já lançados pela banda.
Neste álbum, o Judas Priest encontra-se numa fase transitiva, de um Heavy Rock para o Heavy Metal propriamente dito. Dentre os álbuns da década de 70, todos possuiam uma sonoridade mais Hard Rock, e "Stained Class" leva um peso maior nas suas músicas.
A faixa "Better By You, Better Than Me", na época, foi envolvida em um escândalo pois foi acusada de envolver dois suicidios de adolescentes nos Estados Unidos. A mídia então, usou um grande sensacionalismo contra a banda e a banda foi processada pela família dos envolvidos. Mas no fim, nada foi provado contra o Judas Priest ou que a mesma tenha incentivado a prática de suicidio. Na verdade, as causas prováveis do suicídio eram que os adolescentes sofriam abuso, mas o escândalo marcou definitivamente a imagem da banda.

  Killing Machine
Killing Machine de 1978 (lançado nos Estados Unidos com o nome Hell Bent For Leather) continuou o sucesso do Judas Priest, consolidando a banda nas paradas inglesas. O álbum mostrou que o Judas Priest estava mudando para um estilo mais comercial, no entanto, ainda continha os temas obscuros líricos de seus álbuns antecessores.

British Steel
Dave Holland, ex-Trapeze, assumiu a bateria para o disco British Steel de 1980, considerado um dos discos mais influentes do Metal mundial na época, que teve pela primeira vez grande repercussão mundial, com hits como Breaking The Law, que possui um riff marcante, e Living After Midnight, que viraram hinos e de fácil assimilação, além de terem sido feitos videoclipes para essas músicas.

   Point of Entry
Lançado em 1981, Point of Entry continuou o sucesso do álbum anterior, tendo singles como Don't Go, Heading Out to the Highway e Hot Rockin.


                                                                                         Screaming For Vengeance
O auge da carreira internacional da banda ocorreria com Screaming for Vengeance de 1982, com a clássica Electric Eye, obrigatória em qualquer show da banda, e o hit You've Got Another Thing Coming. Foi um álbum muito bem vendido nos Estados Unidos, além de alcançar boa posição na parada da Billboard 200.

    Defenders of the Faith
Com o lançamento de Defenders of the Faith em 1984, a banda continuou com seu sucesso mundial, sendo considerado um álbum clássico do Heavy Metal, com sons pesados, rápidos e harmônicos. Foram gravados videoclipes para as músicas "Freewheel Burning" e "Love Bites"

 Turbo
O álbum Turbo, lançado em 1986 tratou-se do mais polêmico da banda, que em busca de sonoridades mais atuais havia incorporado instrumentos eletrônicos. Apesar da imensa vendagem (movida pelos excelentes álbuns anteriores) o disco não foi bem aceito por crítica nem público. Turbo incorporava avanços técnico-instrumentais oitentistas à sonoridade do Priest (o mais marcante seria o uso de guitarras sintetizadas), mas soava prejudicado pela temática das letras e pela sonoridade muito comercial, incompatível com a história da banda. O próprio visual da banda durante o período, com roupas, cortes de cabelo, postura e a produção de palco da turnê assemelhava-se as de outras bandas da época, saindo de sua imagem original.


                                                                                                    Ram it Down
O álbum seguinte, Ram It Down, de 1988 foi um retorno à sonoridade e ao visual característico da banda, porém é acusado por muitos de ser um ponto ainda mais baixo na carreira do Judas, aprofundando radicalmente todos os aspectos negativos de seu antecessor, sem contar, entretanto, com as virtudes deste (como performances menos inspiradas, segundo os críticos). Até hoje, apesar das veementes negativas da banda, cogita-se que parte das baterias usadas na mixagem final seja eletrônica.

  Painkiller e a saída de Halford
A volta por cima seria dada em 1990 com o excepcional Painkiller, um disco moderno, rápido e violento, que trouxe de volta à ativa o gênero Speed Metal que estava um pouco esquecido na época.
Alguns fãs mais ortodoxos, não consideram "Painkiller" um álbum tão bom quanto os lendários Screaming For Vengeance e Defenders Of The Faith". Em algumas músicas, podemos perceber claramente a sonoridade típica do Judas Priest, como em "Night Crawler", "Leather Rebel","Battle Hymn"(esta última, instrumental). Mas em outros como a faixa título e "Metal Meltdown", vemos uma violência excessiva, muito pesado. Com o novo baterista Scott Travis, na ocasião também integrante do Racer X, a banda se apresentou no Brasil na segunda edição do Rock In Rio, não deixando ninguém parado na noite do Metal, em uma noite memorável junto com outros grandes nomes da cena como Megadeth e Queensrÿche, além do Sepultura "from Brazil".
Em 1992, Rob Halford abandonou a banda para montar o Fight que a princípio deveria ser apenas um projeto paralelo, após isso o Judas entrou em hiato indefinido.

 The Ripper
Após um longo período de indecisão, em 1996 o Judas Priest anunciou que iria voltar com um novo vocalista e para o lugar de Halford foi escolhido Tim "Ripper" Owens que havia integrado no Winters Bane e durante anos em uma banda cover do Judas Priest (fato esse que inspirou o diretor Stephen Herek a compor e produzir o filme Rock Star.

  Jugulator
Desta tentaviva coberta de sucesso, sai em 1997 o álbum Jugulator, que trazia uma banda totalmente diferente de tudo que já havia feito. Um álbum muito mais pesado mesclando heavy com thrash além de elementos do Industrial Metal e diferente do Speed Metal de Painkiller. Os cultuados solos da banda, por exemplo, deixam de ser tão elaborados como em seu antecessor.

 '98 Live Meltdown
Em 1998 sai '98 Live Meltdown. Um álbum duplo ao vivo com músicas antigas e canções recentes, todas adotando a nova sonoridade da banda, com forte influência do Thrash Metal. Ripper Owens se mostra versátil na interpretação das canções da era de Rob Halford, além de suas próprias músicas - uma de suas contribuições para o Judas Priest mais lembradas é a sua versão para "Diamonds & Rust" (originalmente de Joan Baez) do disco Sin After Sin.

    Demolition
Em 2001 sai Demolition. Seguindo as mudanças iniciadas em Jugulator, o Judas tende ao metal moderno (até por vezes alternative / new metal), sem olhar para trás. Demolition marca a consolidação de Ripper Owens como vocalista, e um estilo musical diferente. Novamente, gerou discórdias, com muitos fãs radicais não aprovando o resultado final.

 2003, a volta de Halford

Em 2003 começam boatos sobre a saída de The Ripper e a volta de Halford ao Judas Priest. E mais tarde surgiu na mídia especializada a notícia, só que de forma oficial, dando conta que Rob Halford confirmava sua volta ao Judas Priest, e que conseqüentemente Tim "Ripper" Owens seria demitido da banda. Foi o que aconteceu, mas de forma profissional, educada e amigável, tanto pelo lado do vocalista quanto pelo lado do Judas Priest. Após ser tudo oficializado, Tim Owens deu algumas declarações na imprensa falando sobre sua partida do Judas Priest: Disse que estava agradecido pelos anos que passou no Judas, provavelmente os melhores de sua vida. E o melhor de tudo era que a amizade entre os membros do Judas Priest não seria afetada. Com a volta de Halford, a banda faz uma turnê comemorativa e se apresenta em 2004 pela primeira vez no Ozzfest, nos Estados Unidos.


                                                                                                  Angel of Retribution
Em 2005, sob ótima recepção e para concretizar a reunião da formação clássica, sai o aguardado novo álbum da banda com Halford nos vocais - Angel of Retribution é uma volta ao Metal mais tradicional e característico da banda. A turnê desse disco trouxe o Judas Priest de volta ao Brasil em Setembro de 2005 e rendeu o DVD "Rising in The East", que foi gravado ao vivo no Budokan, em Tóquio, no Japão.

Nostradamus
Em 2008, a banda veio com um disco duplo e conceitual Nostradamus, um álbum duplo centrado em torno do vidente e alquimista francês deste nome, e é o primeiro álbum conceitual lançado pela banda. No início, o álbum não foi bem aceito por alguns fãs ortodoxos e jovens, por ser muito complexo. Mas atingiu a 11ª posição na Billboard 200, a melhor posição de um álbum do Judas na parada americana.

   2010-atualmente
Em 7 de dezembro de 2010, foi anunciado no site oficial da banda a turnê "Epitaph". No ano seguinte, meses antes à turnê a banda anunciou a saída oficial de K.K. Downing, Richie Faulkner assumiu o posto de 2º guitarrista na turnê que marcou a despedida dos grupo dos grandes shows mundiais.

Formação atual
Rob Halford - Vocal (1973-1991, 2003-)
Glenn Tipton - Guitarra (1974-)
Richie Faulkner - Guitarra (2011-)
Ian Hill - Baixo (1969-)
Scott Travis - Bateria (1989-)

Outros componentes
 Vocal
Al Atkins (1969-1973)
Tim "Ripper" Owens (1996-2003)
 Guitarra
Ernie Chataway (1969-1970)
K.K. Downing (1969-2011)
 Baixo
Bruno Stapenhill (1969-1970)
 Bateria
John Partridge (1969-1970)
John Ellis (1970-1971)
Alan "Skip" Moore (1971-1973, 1975-1977)
Chris "Congo" Campbell (1972-1973)
John Hinch (1973-1975)
Simon Phillips (sessão em 1977)
Les Binks (1977-1979)
Dave Holland (1979-1989)

   Discografia

                                            Álbuns de estúdio
1974 - Rocka Rolla
1976 - Sad Wings of Destiny
1977 - Sin After Sin
1978 - Stained Class
1978 - Killing Machine
1980 - British Steel
1981 - Point of Entry
1982 - Screaming for Vengeance
1984 - Defenders of the Faith
1986 - Turbo
1988 - Ram It Down
1990 - Painkiller
1997 - Jugulator
2001 - Demolition
2005 - Angel of Retribution
2008 - Nostradamus

  Ao vivo
1979 - Unleashed in the East
1987 - Priest...Live!
1998 - '98 Live Meltdown
2003 - Live in London
2005 - Rising in the East (DVD)
2006 - Live Vengeance '82 (DVD)
2009 - A Touch of Evil live


Compilações
1978 - The Best of Judas Priest
1981 - Hero, Hero
1989 - The Collection
1993 - Genocide
1993 - Metal Works '73-'93
1996 - Prisoners of Pain
1997 - The Best of Judas Priest: Living After Midnight
2004 - Metalogy
2006 - The Essential Judas Priest
2011 - Single Cuts

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.