Filmografia de Charles Chaplin Charles Chaplin foi um comediante, diretor, escritor, produtor e compositor londrino. Em toda a sua carreira, exclusivamente entre os anos de 1914 e 1967, sua filmografia consistiu em 81 filmes, quase todas de sua autoria. Chaplin rapidamente se consolidou como o ícone do cinema, principalmente por seu personagem The Tramp. |
Chaplin nasceu em Londres e começou atuar nos palcos londrinos a partir dos nove anos. Em 1913, enquanto estava em turnê nos EUA com o grupo teatral de Fred Karno, ele aceitou em trabalhar na Keystone Studios, a convite de Mack Sennett. No período em que esteve na Keystone, Chaplin já começou a escrever e dirigir alguns dos curtas em que estrelava. Após um ano na Keystone, Chaplin assinou com a Essanay Studios e após outro ano, ele assinou com a Mutual. Em 1918, Chaplin assinou um contrato com a produtora First National. No mesmo ano, fundou o seu próprio estúdio para que tivesse mais liberdade em fazer seus filmes, em relação a edição, produção, roteiro, direção e também, em poder rodar tantas e quantas cenas quisesse porque aliás, estava trabalhando em seu próprio teto. Ainda em 1918, junto com Douglas Fairbanks, Mary Pickford e D.W. Griffith, fundou a United Artists. |
No final dos anos 40 e começo dos anos 50, Chaplin começou a ser acusado de comunista pelo governo americano, mas relutou em negar. Em 1952, quando partiu para Londres para a premiére de seu filme Limelight, Chaplin teve seu visto anulado para voltar aos EUA e por conta disso, passou a morar na Suiça com sua família até sua morte, em 1977. Durante seu exílio, ele fez somente dois filmes. Durante sua carreira, Chaplin recebeu três prêmios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Na primeira cerimônia do Academy Award, em 1929, Chaplin recebeu seu primeiro Oscar Honorário por escrever, produzir, dirigir e protagonizar o filme The Circus de 1928. Em 1972, vinte anos depois de seu exílio, ele voltou aos EUA para recebeu seu segundo Oscar Honorário. |
Dessa vez, o propósito era por sua contribuição no cinema. Em 1973, ele ganhou outro Academy Award na categoria "Melhor Trilha Sonora", pelo seu filme Limelight. Em 1952, ano de sua sua estréia original, a Academia já tinha classificado Limelight como um dos indicados na cerimônia de 1953, mas como seu lançamento não ocorreu, o filme ficou de fora da disputa. Como ele voltou a ser lançado no país em 1972, a Academia decidiu incluí-lo em 1973. Chaplin também recebeu outras indicações ao Academy Award como em 1941 nas categorias "Melhor Ator" e "Melhor Roteiro Original", pelo filme The Great Dictator de 1940 e em 1948 na categoria "Melhor Roteiro Original" pelo filme Monsieur Verdoux de 1947. Cinco filmes de Chaplin já foram escolhidos pela Biblioteca do Congresso: The Immigrant, The Gold Rush, City Lights, Modern Times e The Great Dictator. Foi também escolhido o filme Show People, em que Chaplin fez uma ponta. Por seu trabalho no cinema, Chaplin tem uma estrela na Calçada da Fama. Filmes oficiais |
Em 1965, Chaplin detalhou sua filmografia oficial em seu livro, My Autobiography. Sua filmografia consiste em 80 filmes lançados desde 1914, mas no livro de David Robinson de 1985, Chaplin: His Life and Art, está incluído o seu último filme, A Countess from Hong Kong de 1967, como o 81º. A maioria dos filmes de Chaplin, até precisamente The Circus, são filmes mudos, mesmo que anos depois foram remasterizados e compostos por trilha sonora feita pelo próprio. City Lights e Modern Times são praticamente classificados como filmes mudos, mas City Lights foi oficialmente o último. Em Modern Times, há cenas de diálogos, aliás que Chaplin "fez seu personagem falar" em inúmeros ensaios, mas deixou passar. Seus últimos cinco filmes são completamente falados. Tirando A Countess from Hong Kong, todos os seus filmes são em preto e branco. Exceto o que tem de referência, os lançamentos, personagens, e anotações apresentadas aqui, são derivados da autobiografia de Chaplin, escrita por Robinson, e do livro The Films of Charlie Chaplin, de 1965 escrito por Gerald D. McDonald, Michael Conway e Mark Ricci. |
Keystone Chaplin fez 35 filmes na Keystone Studios, todos produzidos por Mack Sennett. Exceto o que há escrito nas notas, todos os filmes são de um rolo. |
|
Essanay
Chaplin escreveu, dirigiu e estrelou 15 filmes na Essanay, todos tendo sido produzidos por Jesse T. Robbins. Exceto que estão escritos nas notas, todos os filmes são de dois rolos.
|
|
Mutual
Chaplin escreveu, produziu, dirigiu e estrelou 12 filmes na Mutual, o que passaram a serem filmados no Lone Star. Todos os filmes são de dois rolos.
|
|
First National
Chaplin escreveu, produziu, dirigiu e estrelou nove filmes da produtora entre 1918 e 1923. Esses filmes foram distribuídos pela First National.
|
United Artists
Chaplin começou a lançar seus filmes através da United Artists em 1923. A partir daí, todos os filmes são de longas-metragens. Ele produziu, escreveu, dirigiu e estrelou todos os filmes, exceto o primeiro. City Lights foi o primeiro filme em que Chaplin compôs trilha sonora.
|
British Productions
Em 1952, enquanto Chaplin tinha ido a Londres estreiar Limelight, ele viu seu visto para voltar aos EUA anulado. Durante seu exílio, ele somente realizou dois filmes que foram feitos na Inglaterra.
|
Outros filmes
Além de seus 81 filmes, Chaplin também tem inúmeros filmes inacabados. Nesses, ele fez inúmeras aparições como ele mesmo e apareceu em muitas compilações.
]Filmes inacabados ou não lançados
|
Coletâneas
Essanay produziu três coletâneas de Chaplin sem a sua própria autorização (depois ele tinha comprado os direitos). Chaplin somente produziu a sua própria coletânea em 1959 e posteriormente em 1975.
|
Participações especiais
Além de seus próprios filmes como A Woman of Paris e A Countess from Hong Kong, Chaplin também fez algumas pontas nos filmes a seguir:
|
Em 2012, foi produzida uma série de curtas coloridos, mas sem trilha sonora (em homenagem aos filmes mudos de Charlie) com o título "Chaplin And Co.". No Brasil, os curtas são exibidos pelo canal pago Gloob.
[Filmes biográficos
A vida de Chaplin foi contada nos filmes a seguir:
|