A Historia do Supertramp(banda)


    Supertramp
Supertramp são uma banda de rock britânica formada em 1969 sob o nome de papai antes de renomear-se no início de 1970. Embora sua música foi inicialmente classificado como rock progressivo , desde então têm incorporado uma combinação de rock tradicional e art rock em sua música. O trabalho da banda é marcada pela composição inventiva de Rick Davies e Hodgson Roger , a voz inconfundível de Hodgson, eo uso proeminente de piano elétrico Wurlitzer e saxofone em suas canções
.

Embora o trabalho inicial da banda era rock progressivo mainstream, eles desfrutam de maior crítica   e sucesso comercial quando incorporou elementos mais convencionais e rádio-friendly em seu trabalho em meados de 1970, passando a vender mais de 60 milhão de álbuns.  Eles atingiram seu pico de sucesso comercial com 1979 de Breakfast in America , que já vendeu mais de 20 milhões de cópias.

Embora seus álbuns foram geralmente muito mais sucesso do que seus singles,   Supertramp fez desfrutar de uma série de grandes sucessos ao longo dos anos 1970 e 1980, incluindo " Dreamer "," Bloody Well Right "," Dê um pouco "," A lógica Canção "," Breakfast in America "," Goodbye Stranger "," Tome a Long Way Home "," está chovendo de novo "e" Cannonball ". A banda alcançou popularidade significativa nos Estados Unidos, o Canadá, a maior parte da Europa, África do Sul, Austrália e Brasil. Desde a partida de Hodgson, em 1983, o fundador Rick Davies levou a banda por si mesmo.

 História

                                                                                                  1969-1972: Primeiros anos
Em 1969, 'Sam' Stanley agosto Miesegaes, um milionário holandês, tornou-se decepcionado com a banda que ele foi apoiar financeiramente, a articulação. Ele deixou cair o seu apoio para a banda e ofereceu Swindon -nascido tecladista Rick Davies, cujo talento ele sentiu foi "atolado" pelo grupo,   a oportunidade de formar sua própria banda, mais uma vez com o apoio financeiro Miesegaes do.   Davies montado Roger Hodgson (baixo e vocal), Richard Palmer (guitarra) e Keith Baker (percussão) depois de colocar um anúncio no jornal de música semanal, Melody Maker .

Davies e Hodgson teve origens radicalmente diferentes e inspirações musicais: Davies estava trabalhando classe e ferozmente dedicado ao blues e jazz , enquanto Hodgson tinha ido direto da escola privada para o negócio da música e gostava de pop e psicodelia . Apesar disso, eles se deram bem durante as audições  e começou a escrever praticamente todas as suas músicas juntos, com Palmer como escritor terceiro na mistura. Como nenhum dos outros membros da banda estavam dispostos, Palmer escreveu todas as suas letras. 

O grupo, inicialmente chamado de si "papai". Baker foi quase imediatamente substituído pelo ex-estágio ator Robert Millar,  e depois de vários meses de ensaio em uma casa de campo no oeste Hythe , Kent, a banda viajou para Munique para uma série de shows no Clube PN.   A ensaios tinha sido menos de produtivo, e seu repertório inicial consistia de apenas quatro músicas, duas delas cobertas.  Para evitar confusão com os nomes semelhantes Longlegs papai ,   a banda mudou seu nome para "Supertramp", um apelido inspirado em A Autobiografia de um Super-Vagabundo por William Henry Davies

Supertramp foi um dos primeiros grupos a ser assinado para a filial do Reino Unido de registros A & M e seu primeiro álbum, Supertramp , foi lançado em 14 de Julho de 1970 no Reino Unido e Canadá. (Não seria emitido em os EUA até final de 1977.) Estilisticamente, o álbum foi típico do rock progressivo da época, e som Supertramp dera semelhança óbvia a sua britânico de rock progressivo antecessor Cressida .   Apesar de receber uma bons   elogios da crítica, o álbum não atraiu um grande público.  Dave Winthrop ( flauta e saxofone) se juntou ao grupo após o lançamento do primeiro registro e logo após Supertramp realizado na Ilha de Wight Festival 1970 . A associação continuou a mudar nos seis meses seguintes ao lançamento do álbum; Palmer deixou a banda devido a conflitos de personalidade com Davies e Hodgson,   seguido por Millar, que tinha sofrido um colapso nervoso após uma turnê desastrosa da Noruega. 

Para o próximo álbum, marca indelével de , lançado em junho de 1971, tanto no Reino Unido e, EUA Frank Farrell (baixo) e Kevin Currie (percussão) substituiu Millar e Palmer, enquanto Roger Hodgson mudou para guitarra e Davies atuou como segundo vocalista. Com a partida de Palmer, Hodgson e Davies escreveu a letra para esta e álbuns seguintes da banda. O disco vendeu ainda menos do que sua estréia.   Na sequência, todos os membros gradualmente parar exceto Hodgson e Davies,   e Miesegaes retirou seu apoio financeiro em outubro de 1972.  
                                                          1973-1978: O sucesso inicial e avanço comercial

 1973-1978: O sucesso inicial e avanço comercial
A busca de novos membros trouxeram a bordo Dougie Thomson (baixo), que tinha feito em stand-shows com a banda por quase um ano antes de audições retomada. Em 1973, audições reiniciado e introduziu Bob Siebenberg (inicialmente creditado como Bob C. Benberg; bateria e percussão) e John Helliwell (saxofone, outros instrumentos de sopro , teclados ocasionais, backing vocals), completando o line-up. Hodgson também começar a tocar teclado (particularmente o piano elétrico Wurlitzer ) na banda, além de guitarra.   Esta formação de Supertramp permaneceria no lugar para os próximos dez anos.

Enquanto isso, a ligação entre Davies e Hodgson tinha começado a enfraquecer. Em julho de 1972 Hodgson tentou LSD pela primeira vez, e ofereceu alguns para Davies, que não quis. Escrevendo para Miesegaes em novembro de 1972, Hodgson descreveu tomar LSD como "o dia mais feliz da minha vida" e expressou sua ansiedade que Davies não iria levá-la.   Ele viria a descrever esta divergência em suas experiências como a raiz do conflito entre -los.  Ao longo da história do Supertramp, sua relação seria amigável, mas cada vez mais distante, como seu estilo de vida e inclinações musicais viu sobreposição menos e menos. A parceria composição gradualmente dissolvido, embora todas as músicas do Supertramp continuaria a ser oficialmente creditado como "escrito por Rick Davies e Hodgson Roger", a maioria deles foram escritos por Davies ou Hodgson individualmente.

Supertramp precisava de um disco de sucesso para continuar a trabalhar, e, finalmente, um com Crime of the Century . Lançado em setembro de 1974, começou a temporada do grupo de sucesso de crítica e comercial, atingindo o número quatro no Reino Unido,  número 38 nos EUA, e número 1 no Canadá. O álbum sublinhou a sua ambição: muitas de suas canções foram fortemente orquestrada, e alguns ainda destaque cantando Davies e Hodgson no diálogo, como a 1975 UK Top 20 "single Dreamer ". Ouvintes norte-americanos preferiram o seu lado B , " Bloody Well Right ", que atingiu o Top 40 dos EUA maio 1975 e seria o seu único sucesso no país por mais de dois anos.  A maior parte da banda disseram que sentem que atingiu seu auge artístico sobre este álbum,  embora seu maior sucesso comercial viria mais tarde.

Com um álbum de sucesso em sua cintura, as pressões sobre a banda aumentou, e o acompanhamento da crise? Que crise? tinha de ser gravado em poucos meses entre duas turnês de concertos agendados. Como conseqüência, a maioria do material consistia em músicas sobras de Crime of the Century, e décadas mais tarde, a banda iria continuar a considerar o álbum como um de seus piores momentos.   Apesar das dúvidas próprias Supertramp, o álbum foi bem recebido pela crítica, e quando lançado em novembro de 1975, ele quebrou a parte superior do Reino Unido Vinte   e da Quinquagésima Top EUA, apesar de todos os seus singles ser comercial flops.
O álbum seguinte, Mesmo nos momentos mais silencioso ... , lançado em Abril de 1977, deu origem a um single de sucesso com " Dê um pouco "(n º 15 dos EUA, não. 29 UK). Durante esse período, a banda finalmente se mudou para os Estados Unidos.

Rick Davies


1979-1988: Superstars
o Interruptor da banda a uma abordagem mais pop orientada culminou com seu álbum mais popular, Breakfast in America , lançado em março de 1979, que alcançou o número três no Reino Unido   e número 1 nos Estados Unidos e Canadá e gerou quatro sucesso de singles (mais do que os seus cinco primeiros álbuns combinado): " The Logical Song "(. n. º 6 EUA, não 7 Reino Unido)," Tome a Long Way Home "(n º 10 dos EUA)," Breakfast in America "(n. 9 Reino Unido), e " Goodbye Stranger "(n º 15 dos EUA, não. 57 UK).


John Helliwell


Esta execução de sucessos foi tampado com 1980 de Paris , um álbum 2-LP ao vivo gravado principalmente no Pavillon de Paris .   A versão ao vivo de "Dreamer" foi lançado como single em os EUA, onde atingiu nenhum. 15, mesmo que a versão de estúdio não tinha ainda mapear lá.  
Neste ponto, Hodgson mudou com sua família a partir da área de Los Angeles para as montanhas do norte da Califórnia, onde ele construiu uma casa e estúdio e focado em sua vida familiar e espiritual, durante a gravação de um álbum solo que nunca seria lançado.   Este separação geográfica ampliou o fosso entre ele eo resto do grupo, durante a conceituação e gravação de seu próximo álbum, ... Famous Last Words ... ,


Davies e Hodgson encontrado dificuldade muito maior em conciliar suas idéias musicais do que tinham antes , e era evidente para o resto da banda que Hodgson queria sair.   ... Famous Last Words ... foi lançado em 1982, e marcou dois hits mais com " está chovendo de novo "e" My Kind of Lady ". Uma turnê mundial seguiu, em 1983, durante o qual Hodgson anunciou que não iria ser continuar com a banda. Hodgson afirmou que sua saída foi motivada por um desejo de passar mais tempo com sua família e fazer gravações a solo, e que nunca houve problemas reais pessoais ou profissionais entre ele e Davies, como algumas pessoas pensavam. 


Cliff Hugo


O Supertramp Davies liderada batalharam para o sucesso contínuo, liberando o irmão aonde você limita em 1985. O álbum foi um passo deliberado longe da abordagem pop de seus dois últimos álbuns de estúdio,   e não chegou a nenhuma. 20 nas paradas do Reino Unido  e não. 21 nas paradas dos Estados Unidos.  Ele incluiu o Top 30 hit "único Cannonball ", junto com a faixa-título, uma exposição de 16 minutos sobre Guerra Fria temas destacados por solos de guitarra do Pink Floyd 's David Gilmour . 1987 é livre como um pássaro experimentou na música muito sintetizada,  como " Eu sou Beggin 'Você ", que alcançou o número 1 nas paradas de dança dos Estados Unidos .   A mudança de estilo não foi geralmente bem recebido, no entanto, eo álbum si só não chegou. 93 no Reino Unido e 101 nos EUA, quebrando uma seqüência de sete consecutivos 100 melhores esforços nas paradas americanas.


Lee Thornburg


Além de sua mudança para menos material comercialmente orientada, os membros da banda decidiram largar tudo de composições Hodgson de seu setlist, a fim de continuar a estabelecer uma identidade separada da Hodgson.  No entanto, o público se irritaram com as omissões dessas músicas e, apesar de Supertramp turnê de 1983 a 1987, utilizando apenas Davies composições, em 1988, a pressão de sua primeira turnê brasileira levou a reintroduzir um punhado de Hodgson-escreveu sucessos para o seu conjunto. 
Depois da turnê de 1988, o grupo fragmentado. Davies explicou mais tarde, "Nós lá fora por cerca de 20 anos só gravando e fazendo turnês e parecia hora de ter uma ruptura com nenhuma idéia quanto a se ou quando voltaria. Decidimos não realmente dizer nada, apenas uma espécie de desaparecer como um velho soldado ".


Roger Hodgson


  1996-2009: Anos mais tarde
Em 1996, Davies re-formado Supertramp com Helliwell, Siebenberg e guitarrista / vocalista Mark Hart , que era novo à programação oficial, mas tinha destaque contribuiu para livre como um pássaro e sua turnê. Quatro novos membros foram adicionados, bem como, trazer a banda até uma linha de oito homens.  O resultado desta reunião foi algumas coisas nunca mudam , um álbum que ecoou o som antes Supertramp,  lançado em Março de 1997. Ele não chegou a nenhuma. 74 no Reino Unido. Em 1999, lançou o Supertramp ao vivo Foi a Melhor do Times , seguido de Slow Motion em 2002 e uma turnê mundial, após o que a banda passou inativo, mais uma vez. Outra tentativa de trazer Hodgson de volta para a banda não conseguiu em 2005. 

Supertramp (Richard Palmer-James; Roger Hodgson; Rick Davies), by John Malcolm Couzins, 21 December 1973 - NPG  - © reserved; collection National Portrait Gallery, London
Supertramp (Richard Palmer-James; Roger Hodgson; Rick Davies)

Supertramp continuou a tocar várias músicas Hodgson-escritas durante os shows após a sua reunião. Hodgson posteriormente afirmou que a explicação da banda para deixar cair as suas composições a partir de sua volta setlist em 1983, é uma mentira, e que a verdadeira razão era que ele e Davies fez um acordo verbal de que não iria jogar essas músicas. Davies nunca publicamente alusão a um tal acordo, e ex-membro Doug Thomson comentou "ninguém exceto Rick e Roger estavam a par dessa conversa. Rick e Roger tinha vários diálogos que ninguém estava a par. Novamente, isso é boato." 

Em 2008, foi anunciado que a música Supertramp seria apresentado na adaptação cinematográfica de Irvine Welsh o romance best-seller de Ecstasy: Three Tales of Chemical Romance .   Em 2009, Hodgson disse que não podia ver uma reunião Supertramp sempre acontecendo: " Nós olhamos para ele e falamos sobre isso ... Eu nunca digo nunca, mas Rick [Davies] tem praticamente aposentado agora e eu estou no início da minha vida. A reação que eu estou recebendo dos fãs é "por favor não reunir ". 
Rick Davies
Roger Hodgson

John Helliwell
Bob C. Siebenberg
DougieThompson

  2010-presente: Re-formação
Em 21 de Abril de 2010, foi anunciado que Supertramp daria 35 shows no final de 2010. Datas foram anunciadas para concertos na Alemanha, Portugal, Holanda, Itália, França e outros países europeus. Este passeio chamado de "70-10" foi para comemorar o 40 º aniversário do primeiro lançamento do grupo.
Roger Hodgson embarcou em uma turnê solo para 2010 Austrália, Nova Zelândia, América do Sul, Europa, Canadá e os EUA,  e, assim, foi incapaz de se juntar à banda para a turnê 70-10. No entanto, em resposta a uma campanha de fã, Hodgson enviou uma carta a Rick Davies e teve seu gerente de enviar um para a gestão de Davies, oferecendo-se para se juntar a eles para datas selecionadas durante lacunas em sua agenda de turnê.  Davies não resposta, mas seus agentes notificado Hodgson que sua oferta foi recusada.

Em 2011 ambos Hodgson e Supertramp continuou a turnê em separado.   Quando perguntado se Roger Hodgson podem aparecer em algumas das datas 2011 Davies respondeu: "Eu sei que há alguns fãs lá fora que gostariam que isso acontecesse. Houve um tempo em que eu esperava por isso também. Mas o passado recente torna isso impossível. A fim de reproduzir um grande show para nossos fãs, você precisa harmonia, tanto musicalmente quanto pessoalmente. Infelizmente isso não existe entre nós memórias mais e eu prefiro não destruir de vezes mais harmoniosas entre todos nós ". 

     Membros

 
                                       Os membros atuais
Rick Davies - vocais, teclados, gaita, composição, escaleta (1969-1988, 1996-2002, 2010-presente)
John Helliwell - sopros, teclados, backing vocals (1973-1988, 1996-2002, 2010-presente)
Bob Siebenberg - bateria, percussão (1973-1988, 1996-2002, 2010-presente)
Cliff Hugo - baixo (1996-2002, 2010-presente)
Lee Thornburg - trombone, trompete, teclados, backing vocals (1988 como um músico de sessão, 1996-2002, 2010-presente)
Carl Verheyen - guitarras, percussão, backing vocals (1985-1986 como músico em turnê, 1996-2002, 2010-presente)
Jesse Siebenberg - percussão, vocais (1996-2002) teclados, guitarras, vocais (2010-presente)
Gabe Dixon - teclados, pandeiro, vocais (2010-presente)
Cassie Miller - backing vocals (2010-presente)

   membros anteriores
Roger Hodgson - vocal, guitarra, teclados, baixo, composição (1969-1983)
Richard Palmer-James - guitarras, vocais, balalaika (1969-1971)
Keith Baker - bateria (1969-1970)
Bob Millar - percussão, gaita (1970-1971)
Dave Winthrop - sopros, vocais (1970-1973)
Kevin Currie - percussão (1971-1973)
Frank Farrell - baixo, teclados, vocais de apoio (1971-1972)
Dougie Thomson - baixo (1972-1988)
Mark Hart - vocais, teclados, guitarra (1985-1988, 1996-2002)
Tom Walsh - percussão (1996-1997)
[ editar ]músicos turismo Passados
Scott Page - sopros, guitarra, percussão, backing vocals (1983-1986)
Fred Mandel - teclados, guitarra, backing vocals (1983)
Marty Walsh - guitarra, vocal de apoio (1984-1988)
Brad Cole - sopros, teclados (1986-1988)
Steve Reid - percussão (1987-1988)

Discografia albuns de estudio

YearAlbum detailsPeak chart positionsCertifications
UK
[1]
AUT
[2]
BEL
[3]
CAN
[4]
GER
[5]
NL
[6]
NOR
[7]
SWE
[8]
SWI
[9]
US
[10]
CAN
[11]
UK
[12]
US
[13]
1970Supertramp 158Gold
1971Indelibly Stamped
  • Released: June, 1971
  • Label: A&M Records
  • Formats: CDLP
Gold
1974Crime of the Century
  • Released: September, 1974
  • Label: A&M Records
  • Formats: CDLP
4452538DiamondGoldGold
1975Crisis? What Crisis?
  • Released: November, 1975
  • Label: A&M Records
  • Formats: CDLP
201211101644Platinum
1977Even in the Quietest Moments...
  • Released: April, 1977
  • Label: A&M Records
  • Formats: CDLP
1211413516PlatinumSilverGold
1979Breakfast in America
  • Released: March 29, 1979
  • Label: A&M Records
  • Formats: CDLP
3111112941DiamondPlatinum4x Platinum
1982...Famous Last Words...
  • Released: October, 1982
  • Label: A&M Records
  • Formats: CDLP
64111255PlatinumGoldGold
1985Brother Where You Bound
  • Released: May, 1985
  • Formats: CDLP
  • Label: A&M Records
2013114467221Platinum
1987Free as a Bird
  • Released: October, 1987
  • Label: A&M Records
  • Formats: CDLP
933423322814101Gold
1997Some Things Never Change
  • Released: March 24, 1997
  • Label: EMI France
745944312192
2002Slow Motion
  • Released: April 23, 2002
  • Label: EMI France
183117836

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.