![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhrw1HzjAwwGuUnjAtxIBCeHBU795c0mqok5NEYfWBZbkFpbV_gztsO0V5RHCuo4K3igX4TjdwGFg4DD2uaEpWKPgRiVmtSx80bKbMK8P8U-zxOP0d4NhuMA7yzKkISQSBQsEF10wjn4Cs/s1600-rw/Sergio-AMaria.jpg)
Sérgio Cardoso Sérgio Fonseca de Mattos Cardoso mais conhecido como Sérgio Cardoso (Belém, 15 de março de 1925 — Rio de Janeiro, RJ, 18 de agosto de 1972), foi um ator brasileiro. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj-fygTok9ZeLczj82GKlTNdf4EOozaXRLy8b52IGIMi6quaUF8P2A_Nov1B4Y92fMaaNG16iMJET9mNX3HLXPe9DwNH832j9CYHUfP1qzlJ4ThgL0Jrr7DwVdd1N8tjxkusWil1tJ1CmQ/s1600-rw/SERGIOCARDOSO_album.jpg)
Formou-se em Direito no Rio de Janeiro e sonhava com o Itamarati, queria ser diplomata. Despertou para o teatro ao conhecer o Teatro Universitário do Rio de Janeiro, e sua estreia foi no papel-título de Hamlet, de Shakespeare. O sucesso foi tão grande que contribuiu para sua decisão de seguir a carreira de ator. Foi para o Teatro Brasileiro de Comédia, de São Paulo, onde fez peças importantes, como: Entre Quatro Paredes, A Ópera dos Três Vinténs, Do Mundo Nada se Leva, Seis Personagens à Procura de um Autor, Convite ao Baile, A Falecida, A Raposa e as Uvas e A Ceia dos Cardeais. Em 1949 fundou sua própria companhia teatral, o Teatro dos Doze, em sociedade com a atriz Nydia Lícia, com quem foi casado e teve uma filha, Silvia. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj4LprINk1hJPdWDFC38BSg3f0BAQG3s41eAc4Z4qAcK5H6lxjjMJ91DHVS7UY-1koIkDLmX5f_4blkWMkBScnj8lLrheN9zLkQy5zI7g1QRuIV3SeO_kaRcZY7HmU-QKYi3-M0XuGOHNQ/s1600-rw/Sergio_em_casa_pb1.jpg)
Na TV Tupi, Sérgio Cardoso fez várias telenovelas de sucesso: O Sorriso de Helena, O Cara Suja, O Preço de uma Vida, O Anjo e o Vagabundo, Somos Todos Irmãos e Antônio Maria — esta última escrita por Geraldo Vietri, na qual contracenou com Aracy Balabanian. Em 1968, atuou em O Santo Mestiço, novela sobre a vida de São Mantinho de Porres, além de aparecer no filme A Madona de Cedro, no papel do sacristão aleijado Pedro. |
![]() SERGIO CARDOSO EM O PREÇO DE UMA VIDA TV TUPY |
A partir de 1969 participou de diversas novelas da TV Globo, dentre elas A Cabana do Pai Tomás, Pigmalião 70 e A Próxima Atração. O Primeiro Amor foi seu último trabalho: o ator faleceu devido a um ataque cardíaco a apenas 28 capítulos do desfecho da trama e seu personagem foi então interpretado por Leonardo Villar. Mais de vinte mil pessoas acompanharam o enterro do ator em São Paulo. Após sua morte, houve rumores de que Sérgio havia sido enterrado vivo, fato enfáticamente negado por parentes e amigos. No local onde ele fundou a companhia de teatro, no bairro da Bela Vista, hoje existe o Teatro Sérgio Cardoso. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj0UoDh_0ULbZU4PM1_fXENn97V1kg7UTus4FxaAs0o2BtI4edKgWUhewoiOrpnWRBefE6u6f8O34p35QAYT56f-PnC7nM6Z2G6hyX2IdDeJPznEvdSXUPOcY-x23K8RakY9tTDixkuRNM/s1600-rw/SergioCardoso-oPrimeiroAmor-pb.jpg)
Biografia Sérgio da Fonseca Mattos Cardoso (Belém PA 1925 - Rio de Janeiro RJ 1972). Ator, diretor e cenógrafo. Homem de teatro identificado com a renovação teatral brasileira na década de 1950, enérgico e vitalista em suas criações. Trabalha no Teatro dos Doze, Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), Companhia Dramática Nacional (CDN) e em funda a Companhia Nydia Licia-Sergio Cardoso, responsável por uma produção Já nas montagens escolares em colégios jesuítas, destaca-se fazendo imitações e cenas que entretinham a família. Aceita um convite para desempenhar Teobaldo, na montagem de Romeu e Julieta do Teatro Universitário (TU), conduzida por Esther Leão, em 1945. Forma-se em direito pela PUC/Rio em 1947. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjX5hAa5rt5M23OY6RTPuVil0G-V7PMTLoMfMP6WUK7YtWFVGwbR4T5WqIlR0DkvGHOu-p5t_GHz1mH0pdhyphenhyphenxoc-qndet2PBDsoJKMK0-My5PDw4I-508zhi9RDAIXSuT7IjavRrQ4Ap7Q/s1600-rw/sergio-AM-intervalo.jpg)
Prepara-se para a carreira diplomática, ao vencer um concurso para desempenhar o protagonista de Hamlet, aos 22 anos, cuja estréia em janeiro de 1948 marca sua definitiva entrada para o teatro, pelas mãos de Paschoal Carlos Magno. Com outros colegas oriundos do amadorismo universitário funda, a seguir, o Teatro dos Doze, onde distingue-se em Arlequim, Servidor de Dois Amos, de Carlo Goldoni; Tragédia em New York, de Maxwell Anderson, e Simbita e o Dragão, infantil, de Lúcia Benedetti, encenações de 1949 conduzidas por Ruggero Jacobbi. No mesmo ano, seguindo Jacobbi em sua entrada para o TBC, protagoniza O Mentiroso, também de Carlo Goldoni, outro significativo marco em sua carreira. Em 1950, interpreta Jean-Paul Sartre, Adolfo Celi. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgnu5s1Spv0rm1WjGr0TpNIQJZH8d6nW_Vq96m3aQxVZoffbSkY2i3Tob7qnzI8LVFfINsUMmI4IRPe6f5ZKvzU4XKsGqQCcdkJS0ySbEzF-W-1L_VC_MJyOuTaBK7wCRFB8ka02r_NgBU/s1600-rw/o-primeiro-amor.jpg)
No TBC integra algumas das grandes realizações da companhia, tais como Os Filhos de Eduardo; A Ronda dos Malandros, de John Gay; A Importância de Ser Prudente, de Oscar Wilde, em que é dirigido por Luciano Salce; e, com o mesmo diretor, atua em Anjo de Pedra, de Tennessee Williams, na qual divide todas as atenções com Cacilda Becker, criações também de 1950. Faz a cenografia de O Inventor do Cavalo, de Achille Campanile, com direção de Luciano Salce, considerada inovadora para a época. Novos sucessos o aguardam em Seis Personagens à Procura de Um Autor, de Luigi Pirandello, em 1951; assim como no duplo papel criado para Convite ao Baile, de Jean Anouilh; Arsênico e Alfazema, de Joseph Kesselring e, sobretudo, Ralé, de Máximo Gorki, vigorosa encenação de Flaminio Bollini. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg8pcO5zQkLbGbKDkBzkNLlarcNIzAsnm60WN94PzUNjC8TQUmFTUJSWYP4C6WJ6Y4oywMTibD2bihWwSQ5wnDUcilRsyEWLcLsbozbbtATdmWhNzV4sh6HKa8f3JHIgv8Mbu6ffv6vi20/s1600-rw/sergio-rosa-sc.jpg)
Diálogo de Surdos, peça que Clô Prado escreve especialmente para ele, data de 1952, mesmo ano em que é escalado para a comédia Inimigos Íntimos, de Pierre Barillet e J. P. Grédy, e como o mensageiro de Antígone, com as peças de Sófocles e Jean Anouilh. Casado com a atriz Nydia Licia desde 1950 e sentindo-se desprestigiado na companhia paulista, o casal aceita encabeçar o elenco carioca da recém-criada CDN. Nesse conjunto, participa de A Falecida, de Nelson Rodrigues, com direção de José Maria Monteiro, em 1953, e A Raposa e as Uvas, de Guilherme Figueiredo, sendo dirigido por Bibi Ferreira. Em 1953, encena Canção Dentro do Pão, de Raimundo Magalhães Júnior, arrebatando os prêmios Saci e Governador do Estado de São Paulo de melhor ator, despedindo-se da companhia. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg6XnLCfM_GMqhcmuodxdRiOhZ4_glRbZRu9MPVDp6okVNlMqjSQ8EE42-ixgDYaOdwJHIAswMt55sue1gUwVF8ubUOcVDD3x_EuKv3OZrc8Kcm0WkCIK4QE-rBDeKb7zpCpcEixfCs3fQ/s1600-rw/Aracy-Segio--AntonioMaria-capa.jpg)
Em 1954, ao lado de sua mulher, cria a Companhia Nydia Licia-Sergio Cardoso, com um repertório nacional: Lampião, de Rachel de Queiroz e Sinhá Moça Chorou, de Ernani Fornari. Para reformar o antigo Cine Espéria, futura sede da companhia, aceita ir para a televisão e participar de montagens avulsas, como A Ceia dos Cardeais, de Júlio Dantas, novamente sob o comando de Bibi Ferreira, em 1955. Finalmente, em 1956, é inaugurado o Teatro Bela Vista, com nova e reformulada versão de Hamlet, de William Shakespeare, encenação do próprio Sergio, elogiada pela crítica, em que é o protagonista, interpretação premiada com o Governador do Estado de São Paulo. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEitp0HfHRswxG2P6pNYlXb5dp28hoTkzaKH_jkrCaVcoQtT3Wka2MvM7YQINzBOKC4SQWDjIQdEBSFSzwDlmwai5KHRXnmW-OqDaFNVf5hKXOjCl4S7DAhHYXOH9u0D-aSLFkydnXkSUiA/s1600-rw/Aracy-Segio--AntonioMaria-capa2.jpg)
À frente do empreendimento, desdobra-se como ator, diretor e cenógrafo. Algumas grandes criações surgem então, como Henrique IV, de Luigi Pirandello, em 1957, em que é novamente premiado com o Saci de melhor ator, e Vestido de Noiva, encenação inteiramente distinta daquela de Os Comediantes. A necessidade de expandir o empreendimento leva o casal a longas excursões pelo país. Em 1960, o casal separa-se, a companhia se desfaz, e Sergio passa a aceitar trabalhos fora, como Calígula, em 1961, para a Escola de Teatro da Bahia, com direção de Martim Gonçalves. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhmVtajatFaiYKNKhc93YDbXNLThUy1_JAT6ZFMsXoSJ32T7hN4-N_Ukq8J5FzkCq_KdnQlLZhEw3hPVmcz0N15BuF8NrumtXiwWYsDNd2k1-zvpEQap4AE8bPOdSnTzTJmmf2dLR15bhk/s1600-rw/cuoco-tonia-sergio-capa-intervalo.jpg)
Com Cacilda Becker faz A Visita da Velha Senhora, de Dürrenmatt, direção de Walmor Chagas, em 1962; Gog e Magog, de Roger MacDougall e Ted Allan, sob a direção de Alberto D'Aversa em 1964, e sua última aparição nos palcos: O Resto é Silêncio..., em que se autodirige em monólogos de Shakespeare. Na TV Tupi protagoniza algumas novelas, alcançando reconhecimento nacional, como O Sorriso de Helena, O Cara Suja e, sobretudo, o dr. Valcourt de O Preço de uma Vida. Como o português Antônio Maria atinge o exterior, ganhando a Ordem do Infante D. Henrique do governo português. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhXWfZNmGV3W_EH2diTPP9OTsI8xppbn3_3stBKal3Srat1FcZbvwWV0T7vPyM1cdBgj2EOhzragb0F-v0Af0gR4yfAhJAbAFSH7v2RZmQfbmo8oiKqBPPnWuyGHVpF3hHMBWyiavMP2XA/s1600-rw/Sergio_Manchete.jpg)
Na TV Globo participa de O Santo Mestiço, A Cabana do Pai Tomás, A Próxima Atração, Assim na Terra como no Céu, Pigmalião 70 e Meu Primeiro Amor, trabalho interrompido pela morte súbita. No cinema, sua maior criação foi em Os Herdeiros, de Cacá Diegues, ao lado de Odette Lara, em 1970. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEghtq27OosSS68xT9AQDcsBR87_ZnwBtDbapxJa822THfVhP7i9JW-3MFwN22sh6vg4aYKitwnRhTOlPQE1Vx8aC4frgZpILQZs5Q4Huu3CIun_cyibGsgBxuHSXNueVzY0uj_o9y-dOZo/s1600-rw/Sergio-AntonioMaria-7Ceu.jpg)
Sua encenação de Vestido de Noiva recebeu incontáveis elogios, como o do crítico Martins Júnior: "Assistindo à reprise de Vestido de Noiva pela Companhia Nydia Licia-Sergio Cardoso, o que mais nos impressiona, por derrisão que provocar nossas palavras, é a encenação, é a moldura admirável que Sergio Cardoso deu à obra, a qual - e casos como este são raríssimos - é valorizada no palco, coisa que há muito não testemunhávamos em nosso teatro. Tirando magnífico partido da sonoplastia, da iluminação, projetando o palco além das quatro paredes que o delimitam e com um expediente simples, mas de notável efeito cênico - referimo-nos à faixa central iluminada - Sergio Cardoso e seus colaboradores conseguiram realmente criar o 'clima' sugerido pelo original e fazer mais do que o próprio Nelson Rodrigues seria lícito esperar".1 |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjA6XvDteaUm2IJirtLBY64jMEdK5gqbPw2RrJqewaVcK90WMSyDnakb-eLU-0T1XfFk22InvRKYZomGdighustvuhUjkb5maffZjPhXHQG4ORSAE9kzuL7RUXlbH7O-bfezMFsL9cElB0/s1600-rw/sergio-antonio-maria-intervalo-capa.jpg)
o trabalho de sergio cardoso Cenografia 1949 - Rio de Janeiro RJ - Simbita e o Dragão 1950 - São Paulo SP - O Inventor do Cavalo 1958 - São Paulo SP - Vestido de Noiva |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgTHBiRyVMYkVeCqp6PKSZxv7YagqT3NQxInz7RRg6LzAl-4i-9dNmvg0QM4TCXvX_lc5lmRghGa_d0YE7a9AyixFqKZHpnMubZaIyTCyP3_-3il4_aVh5MLQTpwueIy-JrUqZWOUk-aiE/s1600-rw/intervalo-318.jpg)
Direção 1953 - Rio de Janeiro RJ - Canção Dentro do Pão 1954 - São Paulo SP - Sinhá Moça Chorou 1954 - São Paulo SP - Lampião 1956 - São Paulo SP - Hamlet 1956 - São Paulo SP - A Raposa e as Uvas 1957 - São Paulo SP - O Comício 1957 - São Paulo SP - Chá e Simpatia 1957 - São Paulo SP - Três Anjos Sem Asas 1958 - São Paulo SP - Amor sem Despedida 1958 - São Paulo SP - Chá e Simpatia 1958 - São Paulo SP - Uma Cama para Três 1958 - São Paulo SP - Vestido de Noiva 1959 - São Paulo SP - Trio: Antes do Café 1959 - São Paulo SP - O Homem de Flor na Boca 1959 - São Paulo SP - Lembranças de Bertha 1959 - São Paulo SP - Sexy |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhIe5vf_p3PRhR4yXjos-7Xs6e-kYGP6NNLsr7ghyY6_DT2Syh64jnqIDypdWOXpz-ZFl4TolrOrg0K7YnT3xwtKOcYTvd4MoTJcClHbxqBXFOmQgj8t0N9pk3m-u2vQkFl9_XszwkdCPA/s1600-rw/sergio-nivea-amilton-opre%C3%A7odeumavida.jpg)
1959 - São Paulo SP - Nu, com Violino 1959 - São Paulo SP - O Soldado Tanaka 1959 - São Paulo SP - Huguie 1960 - Rio de Janeiro RJ - Uma Cama para Três 1960 - Rio de Janeiro RJ - A Raposa e as Uvas 1960 - Rio de Janeiro RJ - O Homem de Flor na Boca 1960 - Rio de Janeiro RJ - Sexy 1962 - São Paulo SP - Sonho de uma Noite de Verão 1962 - São Paulo SP - Calígula 1964 - São Paulo SP - O Resto é Silêncio 1965 - Rio de Janeiro RJ - Vestido de Noiva |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi_KQBl0eXozYqaUmPzsy1tmVamLpjvSaZKon_CGwfO5XZF1_Xwm6dEw_P8bPcWqlfxb9jUBVsweXj3_OOO3E8wg90Zt3rXy1LPEm7eFDDBiDTQByPcg_BStRmvFY_A966-Q1paL5wlEiI/s1600-rw/Sergio_somosTodosIrm%C3%A3os.jpg)
Direção (assistente) 1950 - São Paulo SP - O Anjo de Pedra 1950 - São Paulo SP - O Homem de Flor na Boca |
Interpretação 1945 - Rio de Janeiro RJ - Romeu e Julieta 1948 - Rio de Janeiro RJ - Hamlet 1948 - Rio de Janeiro RJ - A Família e a Festa na Roça 1948 - São Paulo SP - Hamlet 1949 - Rio de Janeiro RJ - Simbita e o Dragão 1949 - Rio de Janeiro RJ - A Tragédia de Hamlet 1949 - Rio de Janeiro RJ - Tragédia em New York 1949 - São Paulo SP - O Mentiroso 1949 - Rio de Janeiro RJ - Arlequim, Servidor de Dois Amos 1950 - São Paulo SP - A Ronda dos Malandros 1950 - São Paulo SP - O Anjo de Pedra 1950 - São Paulo SP - Os Filhos de Eduardo 1950 - São Paulo SP - Do Mundo Nada Se Leva 1950 - São Paulo SP - A Importância de Ser Prudente 1950 - São Paulo SP - O Inventor do Cavalo |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjaz6Xh0buzs-NbDyOHXCKzY4ixop-aiQPFt46NKQ7Xz3ZA6GABiuQXWPb7fEt6yYCSFNFvjczmKV-LICRXffb-zQyrOEaTVsZTOjm2EVkLzGoAUpjphxYiGpQ5cXT67L-3qS6gDQ_Y82w/s1600-rw/sergio_capa1.jpg)
1950 - São Paulo SP - Entre Quatro Paredes 1950 - São Paulo SP - O Homem de Flor na Boca 1950 - São Paulo SP - Um Pedido de Casamento 1951 - São Paulo SP - Arsênico e Alfazema 1951 - São Paulo SP - Seis Personagens à Procura de um Autor 1951 - São Paulo SP - Convite ao Baile 1951 - São Paulo SP - Ralé 1952 - São Paulo SP - Antígone 1952 - São Paulo SP - Inimigos Íntimos 1952 - São Paulo SP - Diálogo de Surdos 1952 - São Paulo SP - O Mentiroso 1952 - São Paulo SP - Vá com Deus 1953 - Rio de Janeiro RJ - A Raposa e as Uvas 1953 - Rio de Janeiro RJ - A Falecida 1953 - Rio de Janeiro RJ - Canção Dentro do Pão |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhqO5AhF3Kbal9flyd6om24RKJtgyPQfmP335vZeQnVVr93blLm-zm73yJE9NOk_ZtlKSBgR5z3sSc5YVszb3LUd5tTnC0PhDjM2boLqntyeKuWHkBfftzwsnwCRDw4T6HKsD3Pm8pGFyg/s1600-rw/SergioCardoso_Amiga.jpg)
1953 - Rio de Janeiro RJ - A Ceia dos Cardeais 1953 - São Paulo SP - Improviso 1954 - São Paulo SP - A Filha de Iório 1954 - São Paulo SP - Hécuba 1954 - São Paulo SP - Leonor de Mendonça 1954 - Rio de Janeiro RJ - Lampião 1954 - São Paulo SP - Sinhá Moça Chorou 1954 - São Paulo SP - Lampião 1955 - Rio de Janeiro RJ - A Ceia dos Cardeais 1956 - São Paulo SP - Quando as Paredes Falam 1956 - São Paulo SP - Hamlet 1956 - São Paulo SP - A Raposa e as Uvas 1957 - São Paulo SP - O Comício 1957 - São Paulo SP - Três Anjos Sem Asas |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhohgvydEs_2NtVraoqPfbMSMu5Fmh3mc7ZdJ7vTaofcxcH1Vfa71MMkURMHmuNpkOUP87i1au9x6KYJgK_CvUOYBKNKslviwxku5ElKGqNLYW-a8uY0smrb8dnTE7RqHkE7ttHNb5SsOA/s1600-rw/SERGIO-INTERVALO-2.jpg)
1957 - São Paulo SP - Chá e Simpatia 1957 - São Paulo SP - Henrique IV 1958 - São Paulo SP - O Casamento Suspeitoso 1958 - São Paulo SP - Amor sem Despedida 1958 - São Paulo SP - Uma Cama para Três 1959 - São Paulo SP - Trio: Antes do Café 1959 - São Paulo SP - Lembranças de Bertha 1959 - São Paulo SP - O Homem de Flor na Boca 1959 - São Paulo SP - Sexy 1959 - São Paulo SP - O Soldado Tanaka 1959 - São Paulo SP - Nu, com Violino 1959 - São Paulo SP - Huguie |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgIU-JkDShknl8oJG8MdGxxpsaVeuemqpbUjuJhyphenhyphenVjW3S8fgf1Ej-wpTzLEwfyeBPOxM1aofuj5A9UImKjGtqC5b5GSedq-ChkHPUR4XFT3KR3FT7lP9rBwKETvC7atLG1mzngQysqb61g/s1600-rw/Sergio-Tonia-Amor.jpg)
1960 - Rio de Janeiro RJ - Uma Cama para Três 1960 - Rio de Janeiro RJ - O Homem de Flor na Boca 1960 - Rio de Janeiro RJ - A Raposa e as Uvas 1961 - Salvador BA - Calígula 1962 - São Paulo SP - Calígula 1962 - São Paulo SP - Sonho de uma Noite de Verão 1962 - São Paulo SP - A Terceira Pessoa 1962 - São Paulo SP - A Visita da Velha Senhora 1964 - São Paulo SP - Gog e Magog 1964 - São Paulo SP - O Resto é Silêncio |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi29ZjYbvRr-L4BuCqrIZg7a-kAP7Y3Bf1LkXUY4GlTkLKj6nx02CrHffwuXcR06gnJ3Rv0t2PJ6nNEPoX4uwotrI3QEQNLdGtNTRHjWC5OxCkRF89f3fqnTS8DXUJ4-MevQDJ-aCKOhQU/s1600-rw/sergio-o-pre%C3%A7o-de-uma-vida-revista-TV.jpg)
Figurino 1949 - Rio de Janeiro RJ - Simbita e o Dragão Roteiro 1980 - São Paulo SP - Sérgio Cardoso em Prosa e Verso |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhvTIxuX2k8k0AMWkEisH32CaiWs31ZKe9pwmvxZpE8GEIPr8OPnIaj41HUxWafgUzKvDcjRCy7BE8MsymtkEkF1CbmOVi4YdzyirSmPuP-SeKCNAU2wz6r2JBRkHpPvBrzB65Kqii5X2M/s1600-rw/sergio_amiga2.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiweOHUdD0vGp1TrFT2VgMUsx5nZpQTwd1re63rVt-LkM-ay7LYRyqllCGT92ybVs5QHC-CU_ZMVscR_kMQfREZcVpI79TtOeSZH8qS-15qrkH1B4SxEn8NgPp6kzwe4-v1Zkt3zOL_So0/s1600-rw/Sergio_Rosa_cartaZ.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh8Q7mq1sIQSbR4jIvTO0WGkl8L8hF-sWVoVtgSxBxVYUSCS3-6N9eRRSxlsw5n-OrapjxX1KFm-45DwVWmZfIpLoe3M0GUdMFgUOF4U9GC5RKxzLRgS1WfycxOXWz6Vyg8lpkjqrMHc0w/s1600-rw/AntonioMaria.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj5_aafNRiILLMdUHkD0N-9nAAsymrseC9oIUEgQJjIX-TibvUKkZEWZwij1pKiByVHQDZXHFA7U5Fb-rbbSvIWzVkqGoFDjvljntkia2ddLKGPdxm3NXhvXm9N15G9CMwuP2PMBURnOHU/s1600-rw/sergio-capa-intervalo-403.jpg)