Sérgio Cardoso Sérgio Fonseca de Mattos Cardoso mais conhecido como Sérgio Cardoso (Belém, 15 de março de 1925 — Rio de Janeiro, RJ, 18 de agosto de 1972), foi um ator brasileiro. |
Formou-se em Direito no Rio de Janeiro e sonhava com o Itamarati, queria ser diplomata. Despertou para o teatro ao conhecer o Teatro Universitário do Rio de Janeiro, e sua estreia foi no papel-título de Hamlet, de Shakespeare. O sucesso foi tão grande que contribuiu para sua decisão de seguir a carreira de ator. Foi para o Teatro Brasileiro de Comédia, de São Paulo, onde fez peças importantes, como: Entre Quatro Paredes, A Ópera dos Três Vinténs, Do Mundo Nada se Leva, Seis Personagens à Procura de um Autor, Convite ao Baile, A Falecida, A Raposa e as Uvas e A Ceia dos Cardeais. Em 1949 fundou sua própria companhia teatral, o Teatro dos Doze, em sociedade com a atriz Nydia Lícia, com quem foi casado e teve uma filha, Silvia. |
Na TV Tupi, Sérgio Cardoso fez várias telenovelas de sucesso: O Sorriso de Helena, O Cara Suja, O Preço de uma Vida, O Anjo e o Vagabundo, Somos Todos Irmãos e Antônio Maria — esta última escrita por Geraldo Vietri, na qual contracenou com Aracy Balabanian. Em 1968, atuou em O Santo Mestiço, novela sobre a vida de São Mantinho de Porres, além de aparecer no filme A Madona de Cedro, no papel do sacristão aleijado Pedro. |
SERGIO CARDOSO EM O PREÇO DE UMA VIDA TV TUPY |
A partir de 1969 participou de diversas novelas da TV Globo, dentre elas A Cabana do Pai Tomás, Pigmalião 70 e A Próxima Atração. O Primeiro Amor foi seu último trabalho: o ator faleceu devido a um ataque cardíaco a apenas 28 capítulos do desfecho da trama e seu personagem foi então interpretado por Leonardo Villar. Mais de vinte mil pessoas acompanharam o enterro do ator em São Paulo. Após sua morte, houve rumores de que Sérgio havia sido enterrado vivo, fato enfáticamente negado por parentes e amigos. No local onde ele fundou a companhia de teatro, no bairro da Bela Vista, hoje existe o Teatro Sérgio Cardoso. |
Biografia Sérgio da Fonseca Mattos Cardoso (Belém PA 1925 - Rio de Janeiro RJ 1972). Ator, diretor e cenógrafo. Homem de teatro identificado com a renovação teatral brasileira na década de 1950, enérgico e vitalista em suas criações. Trabalha no Teatro dos Doze, Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), Companhia Dramática Nacional (CDN) e em funda a Companhia Nydia Licia-Sergio Cardoso, responsável por uma produção Já nas montagens escolares em colégios jesuítas, destaca-se fazendo imitações e cenas que entretinham a família. Aceita um convite para desempenhar Teobaldo, na montagem de Romeu e Julieta do Teatro Universitário (TU), conduzida por Esther Leão, em 1945. Forma-se em direito pela PUC/Rio em 1947. |
Prepara-se para a carreira diplomática, ao vencer um concurso para desempenhar o protagonista de Hamlet, aos 22 anos, cuja estréia em janeiro de 1948 marca sua definitiva entrada para o teatro, pelas mãos de Paschoal Carlos Magno. Com outros colegas oriundos do amadorismo universitário funda, a seguir, o Teatro dos Doze, onde distingue-se em Arlequim, Servidor de Dois Amos, de Carlo Goldoni; Tragédia em New York, de Maxwell Anderson, e Simbita e o Dragão, infantil, de Lúcia Benedetti, encenações de 1949 conduzidas por Ruggero Jacobbi. No mesmo ano, seguindo Jacobbi em sua entrada para o TBC, protagoniza O Mentiroso, também de Carlo Goldoni, outro significativo marco em sua carreira. Em 1950, interpreta Jean-Paul Sartre, Adolfo Celi. |
No TBC integra algumas das grandes realizações da companhia, tais como Os Filhos de Eduardo; A Ronda dos Malandros, de John Gay; A Importância de Ser Prudente, de Oscar Wilde, em que é dirigido por Luciano Salce; e, com o mesmo diretor, atua em Anjo de Pedra, de Tennessee Williams, na qual divide todas as atenções com Cacilda Becker, criações também de 1950. Faz a cenografia de O Inventor do Cavalo, de Achille Campanile, com direção de Luciano Salce, considerada inovadora para a época. Novos sucessos o aguardam em Seis Personagens à Procura de Um Autor, de Luigi Pirandello, em 1951; assim como no duplo papel criado para Convite ao Baile, de Jean Anouilh; Arsênico e Alfazema, de Joseph Kesselring e, sobretudo, Ralé, de Máximo Gorki, vigorosa encenação de Flaminio Bollini. |
Diálogo de Surdos, peça que Clô Prado escreve especialmente para ele, data de 1952, mesmo ano em que é escalado para a comédia Inimigos Íntimos, de Pierre Barillet e J. P. Grédy, e como o mensageiro de Antígone, com as peças de Sófocles e Jean Anouilh. Casado com a atriz Nydia Licia desde 1950 e sentindo-se desprestigiado na companhia paulista, o casal aceita encabeçar o elenco carioca da recém-criada CDN. Nesse conjunto, participa de A Falecida, de Nelson Rodrigues, com direção de José Maria Monteiro, em 1953, e A Raposa e as Uvas, de Guilherme Figueiredo, sendo dirigido por Bibi Ferreira. Em 1953, encena Canção Dentro do Pão, de Raimundo Magalhães Júnior, arrebatando os prêmios Saci e Governador do Estado de São Paulo de melhor ator, despedindo-se da companhia. |
Em 1954, ao lado de sua mulher, cria a Companhia Nydia Licia-Sergio Cardoso, com um repertório nacional: Lampião, de Rachel de Queiroz e Sinhá Moça Chorou, de Ernani Fornari. Para reformar o antigo Cine Espéria, futura sede da companhia, aceita ir para a televisão e participar de montagens avulsas, como A Ceia dos Cardeais, de Júlio Dantas, novamente sob o comando de Bibi Ferreira, em 1955. Finalmente, em 1956, é inaugurado o Teatro Bela Vista, com nova e reformulada versão de Hamlet, de William Shakespeare, encenação do próprio Sergio, elogiada pela crítica, em que é o protagonista, interpretação premiada com o Governador do Estado de São Paulo. |
À frente do empreendimento, desdobra-se como ator, diretor e cenógrafo. Algumas grandes criações surgem então, como Henrique IV, de Luigi Pirandello, em 1957, em que é novamente premiado com o Saci de melhor ator, e Vestido de Noiva, encenação inteiramente distinta daquela de Os Comediantes. A necessidade de expandir o empreendimento leva o casal a longas excursões pelo país. Em 1960, o casal separa-se, a companhia se desfaz, e Sergio passa a aceitar trabalhos fora, como Calígula, em 1961, para a Escola de Teatro da Bahia, com direção de Martim Gonçalves. |
Com Cacilda Becker faz A Visita da Velha Senhora, de Dürrenmatt, direção de Walmor Chagas, em 1962; Gog e Magog, de Roger MacDougall e Ted Allan, sob a direção de Alberto D'Aversa em 1964, e sua última aparição nos palcos: O Resto é Silêncio..., em que se autodirige em monólogos de Shakespeare. Na TV Tupi protagoniza algumas novelas, alcançando reconhecimento nacional, como O Sorriso de Helena, O Cara Suja e, sobretudo, o dr. Valcourt de O Preço de uma Vida. Como o português Antônio Maria atinge o exterior, ganhando a Ordem do Infante D. Henrique do governo português. |
Na TV Globo participa de O Santo Mestiço, A Cabana do Pai Tomás, A Próxima Atração, Assim na Terra como no Céu, Pigmalião 70 e Meu Primeiro Amor, trabalho interrompido pela morte súbita. No cinema, sua maior criação foi em Os Herdeiros, de Cacá Diegues, ao lado de Odette Lara, em 1970. |
Sua encenação de Vestido de Noiva recebeu incontáveis elogios, como o do crítico Martins Júnior: "Assistindo à reprise de Vestido de Noiva pela Companhia Nydia Licia-Sergio Cardoso, o que mais nos impressiona, por derrisão que provocar nossas palavras, é a encenação, é a moldura admirável que Sergio Cardoso deu à obra, a qual - e casos como este são raríssimos - é valorizada no palco, coisa que há muito não testemunhávamos em nosso teatro. Tirando magnífico partido da sonoplastia, da iluminação, projetando o palco além das quatro paredes que o delimitam e com um expediente simples, mas de notável efeito cênico - referimo-nos à faixa central iluminada - Sergio Cardoso e seus colaboradores conseguiram realmente criar o 'clima' sugerido pelo original e fazer mais do que o próprio Nelson Rodrigues seria lícito esperar".1 |
o trabalho de sergio cardoso Cenografia 1949 - Rio de Janeiro RJ - Simbita e o Dragão 1950 - São Paulo SP - O Inventor do Cavalo 1958 - São Paulo SP - Vestido de Noiva |
Direção 1953 - Rio de Janeiro RJ - Canção Dentro do Pão 1954 - São Paulo SP - Sinhá Moça Chorou 1954 - São Paulo SP - Lampião 1956 - São Paulo SP - Hamlet 1956 - São Paulo SP - A Raposa e as Uvas 1957 - São Paulo SP - O Comício 1957 - São Paulo SP - Chá e Simpatia 1957 - São Paulo SP - Três Anjos Sem Asas 1958 - São Paulo SP - Amor sem Despedida 1958 - São Paulo SP - Chá e Simpatia 1958 - São Paulo SP - Uma Cama para Três 1958 - São Paulo SP - Vestido de Noiva 1959 - São Paulo SP - Trio: Antes do Café 1959 - São Paulo SP - O Homem de Flor na Boca 1959 - São Paulo SP - Lembranças de Bertha 1959 - São Paulo SP - Sexy |
1959 - São Paulo SP - Nu, com Violino 1959 - São Paulo SP - O Soldado Tanaka 1959 - São Paulo SP - Huguie 1960 - Rio de Janeiro RJ - Uma Cama para Três 1960 - Rio de Janeiro RJ - A Raposa e as Uvas 1960 - Rio de Janeiro RJ - O Homem de Flor na Boca 1960 - Rio de Janeiro RJ - Sexy 1962 - São Paulo SP - Sonho de uma Noite de Verão 1962 - São Paulo SP - Calígula 1964 - São Paulo SP - O Resto é Silêncio 1965 - Rio de Janeiro RJ - Vestido de Noiva |
Direção (assistente) 1950 - São Paulo SP - O Anjo de Pedra 1950 - São Paulo SP - O Homem de Flor na Boca |
Interpretação 1945 - Rio de Janeiro RJ - Romeu e Julieta 1948 - Rio de Janeiro RJ - Hamlet 1948 - Rio de Janeiro RJ - A Família e a Festa na Roça 1948 - São Paulo SP - Hamlet 1949 - Rio de Janeiro RJ - Simbita e o Dragão 1949 - Rio de Janeiro RJ - A Tragédia de Hamlet 1949 - Rio de Janeiro RJ - Tragédia em New York 1949 - São Paulo SP - O Mentiroso 1949 - Rio de Janeiro RJ - Arlequim, Servidor de Dois Amos 1950 - São Paulo SP - A Ronda dos Malandros 1950 - São Paulo SP - O Anjo de Pedra 1950 - São Paulo SP - Os Filhos de Eduardo 1950 - São Paulo SP - Do Mundo Nada Se Leva 1950 - São Paulo SP - A Importância de Ser Prudente 1950 - São Paulo SP - O Inventor do Cavalo |
1950 - São Paulo SP - Entre Quatro Paredes 1950 - São Paulo SP - O Homem de Flor na Boca 1950 - São Paulo SP - Um Pedido de Casamento 1951 - São Paulo SP - Arsênico e Alfazema 1951 - São Paulo SP - Seis Personagens à Procura de um Autor 1951 - São Paulo SP - Convite ao Baile 1951 - São Paulo SP - Ralé 1952 - São Paulo SP - Antígone 1952 - São Paulo SP - Inimigos Íntimos 1952 - São Paulo SP - Diálogo de Surdos 1952 - São Paulo SP - O Mentiroso 1952 - São Paulo SP - Vá com Deus 1953 - Rio de Janeiro RJ - A Raposa e as Uvas 1953 - Rio de Janeiro RJ - A Falecida 1953 - Rio de Janeiro RJ - Canção Dentro do Pão |
1953 - Rio de Janeiro RJ - A Ceia dos Cardeais 1953 - São Paulo SP - Improviso 1954 - São Paulo SP - A Filha de Iório 1954 - São Paulo SP - Hécuba 1954 - São Paulo SP - Leonor de Mendonça 1954 - Rio de Janeiro RJ - Lampião 1954 - São Paulo SP - Sinhá Moça Chorou 1954 - São Paulo SP - Lampião 1955 - Rio de Janeiro RJ - A Ceia dos Cardeais 1956 - São Paulo SP - Quando as Paredes Falam 1956 - São Paulo SP - Hamlet 1956 - São Paulo SP - A Raposa e as Uvas 1957 - São Paulo SP - O Comício 1957 - São Paulo SP - Três Anjos Sem Asas |
1957 - São Paulo SP - Chá e Simpatia 1957 - São Paulo SP - Henrique IV 1958 - São Paulo SP - O Casamento Suspeitoso 1958 - São Paulo SP - Amor sem Despedida 1958 - São Paulo SP - Uma Cama para Três 1959 - São Paulo SP - Trio: Antes do Café 1959 - São Paulo SP - Lembranças de Bertha 1959 - São Paulo SP - O Homem de Flor na Boca 1959 - São Paulo SP - Sexy 1959 - São Paulo SP - O Soldado Tanaka 1959 - São Paulo SP - Nu, com Violino 1959 - São Paulo SP - Huguie |
1960 - Rio de Janeiro RJ - Uma Cama para Três 1960 - Rio de Janeiro RJ - O Homem de Flor na Boca 1960 - Rio de Janeiro RJ - A Raposa e as Uvas 1961 - Salvador BA - Calígula 1962 - São Paulo SP - Calígula 1962 - São Paulo SP - Sonho de uma Noite de Verão 1962 - São Paulo SP - A Terceira Pessoa 1962 - São Paulo SP - A Visita da Velha Senhora 1964 - São Paulo SP - Gog e Magog 1964 - São Paulo SP - O Resto é Silêncio |
Figurino 1949 - Rio de Janeiro RJ - Simbita e o Dragão Roteiro 1980 - São Paulo SP - Sérgio Cardoso em Prosa e Verso |