a tora (livro sagrado)

Arquivo: Köln-Tora-und-Innenansicht-Synagoge-Glockengasse-040.jpg
                                                      Torá
A Torá ( / t ɔ ː r ə / ; hebraico : תּוֹרָה , "Instrução", "Ensino") é o nome judeu para os primeiros cinco livros da Bíblia judaica . Em hebraico os cinco livros são nomeados pela primeira frase do texto: Bereshit ("No [o] princípio", Gênesis ), Shemot ("Nomes", Êxodo ), Vayikra ("Ele chamou", Levítico ), Bamidbar ("No deserto," Números ) e Devarim ("palavras", Deuteronômio ).
Na literatura rabínica a palavra Torah denota ambos os cinco livros, Torá shebiktav (תורה שבכתב, "Torá que está escrito"), e uma oral Torá , Torá Shebe'al HPE(תורה שבעל פה ", Torá, que é falado"). A Torá Oral consiste nas interpretações tradicionais e amplificações proferidas de boca em boca, de geração em geração e consagrados no Talmud (תַּלְמוּד) e Midrash (מדרש).   As palavras da Torá são escritos em um pergaminho por um sofer em pergaminho em hebraico. A porção da Torá deve ser lida publicamente pelo menos uma vez a cada três dias, no haláchico melodia prescrita, na presença de uma congregação ,   que é a base para a vida comunitária judaica.
Segundo a tradição judaica, todas as leis encontradas na Torá, escrita e oral, foram dadas por Deus a Moisés , alguns deles no Monte Sinai e outros noTabernáculo , e todos os ensinamentos foram escritos por Moisés , o que resultou na Torá que temos hoje. Segundo um Midrash, a Torá foi criado antes da criação do mundo, e foi usado como modelo para a criação.   A maioria dos modernos estudiosos da Bíblia acreditam que os livros escritos eram um produto do exílio babilônico período (c. 600 aC) e que foi concluída no período persa (c. 400 aC). 
File:ReadingOfTheTorah.jpg

                                           Significado e nomes

A palavra "Torah" em hebraico é derivado da raiz que ירה no hifil conjugação significa "para orientar / ensinar" (cf. Lv . 10:11). O significado da palavra é, portanto, "ensinar", "doutrina", ou "instrução", o comummente aceite "lei" dá uma impressão errada.   Outros contextos de translação no idioma Inglês incluempersonalizado , teoria , orientação ,   ou sistema 
A palavra hebraica para lei é din . O termo "Torah" é, portanto, também usado no sentido geral para incluir tanto o Judaísmo da lei escrita e lei oral , que serve para abranger todo o espectro de autoridade judeus ensinamentos religiosos ao longo da história, incluindo o Mishnah , o Talmud, o Midrash e mais ea prestação imprecisa de "Torah" como "Lei"   pode ser um obstáculo para a "entender o ideal que se resume no termo talmud torah (תלמוד תורה, "estudo da Torá"). 
O primeiro nome para a primeira parte da Bíblia parece ter sido "A Torá de Moisés." Este título, no entanto, é encontrado nem na própria Torá, nem nas obras dospré-exílicas profetas literários. Ela aparece em Josué (8:31-32; 23:6) e Reis (I Reis 2:3; II Reis 14:6; 23:25), mas isso não pode ser dito para se referir lá para todo o corpo. Em contraste, não há qualquer possibilidade de que seu uso nas obras pós-exílico (Malaquias 3:22; Dan 9:11, 13;. Esdras 3:2; 7:6;. Ne 8:1;. II Crônicas 23 : 18; 30:16) pretendia ser abrangente. Outros títulos iniciais foram "O Livro de Moisés" (Esdras 6:18;. Ne 13:1; II Cr 35:12;. 25:4;. Cf II Reis 14:6) e "O Livro da Torah" ( . neh 8:3), que parece ser uma contração de uma melhor nome, "O Livro da Torá de Deus" (Neemias 8:8, 18; 10:29-30;.. cf 9:3) 
Estudiosos geralmente se referem aos primeiros cinco livros da Bíblia hebraica como o Pentateuco , um termo usado pela primeira vez no judaísmo helenístico de Alexandria  , significado cinco livros, ou como a Lei, ou Lei de Moisés. Os muçulmanos se referem a Torá como Tawrat ( توراة , "Lei"), uma palavra árabe para as revelações dadas ao profeta islâmico Musa ( موسى , Moisés em árabe).
File:Torah and jad.jpg

                                                           Composição

De acordo com a tradição judaica, a Torá foi ditada a Moisés por Deus, com a excepção dos últimos oito versos de Deuteronômio que descrevem a morte de Moisés.  Hoje, a maioria dos estudiosos acreditam que a Torá não tem um único autor, e que sua composição ocorreu ao longo de séculos.   A partir do final do século 19, houve um consenso geral em torno da hipótese documentária , que sugere que os cinco livros foram criados c.450 aC pela combinação de quatro fontes originalmente independentes, conhecidos como Jahwist , ou J (cerca de 900 aC), o Eloísta , ou E (cerca de 800 aC), o Deuteronomista , ou D, (cerca de 600 aC), e da fonte sacerdotal , ou P (cerca de 500 aC).   Este acordo geral começou a quebrar no final de 1970, e hoje há muitas teorias, mas não há consenso, ou até mesmo ponto de vista da maioria.   Variações do documentário hipótese permanecem populares, especialmente nos Estados Unidos e de Israel, bem como a identificação de distintas teologias deuteronomista e sacerdotal e vocabulários continua a ser generalizada, mas eles são usados ​​para formar novas abordagens sugerem que os livros foram combinados gradualmente ao longo do tempo pelo acúmulo lento de "fragmentos" de texto, ou que um texto básico foi "complementado" por autores posteriores / editores. No ao mesmo tempo, tem havido uma tendência para trazer as origens do Pentateuco mais para a frente no tempo, e as propostas mais recentes colocá-lo no quinto século Judá sob o império persa .
Deuteronômio é muitas vezes tratada separadamente do Gênesis, Êxodo, Números, Levítico. O processo de sua formação, provavelmente, levou centenas de anos, a partir do século 8 a 6,   e os seus autores tenham sido identificada como círculos proféticos (porque as preocupações de Deuteronômio espelhar as dos profetas, especialmente Oséias ), levítico sacerdotal círculos (porque destaca o papel dos levitas ), sabedoria e escribas e os círculos (porque estima a sabedoria, e porque o tratado de forma em que está escrito seria melhor conhecido por escribas).  De acordo com a teoria da a história deuteronomista proposto por Martin Noth e amplamente aceita, Deuteronômio foi um produto do tribunal de Josias (século 7 tarde) antes de ser usado como introdução para uma história abrangente de Israel escrito no início do século 6, mais tarde, ainda que foi separado da história e utilizado para arredondar o Pentateuco
File:Toras in Istanbul Ashkenazi Sinagogue.JPG
Torahs na Sinagoga Ashkenazi (Istambul, Turquia)

                                                   Estrutura

Os cinco livros da Torá são conhecidos no judaísmo por seus incipit , as palavras iniciais do primeiro verso de cada livro. Por exemplo, o nome hebraico do primeiro livro, Bereshit , é a primeira palavra deGênesis 1:1 :
1.    Bereshit ( בְּרֵאשִׁית , literalmente: "No princípio")
2.    Shemot ( שִׁמוֹת , literalmente "Nomes")
3.    Vayikra ( ויקרא , literalmente "E Ele chamou")
4.    Bəmidbar ( במדבר , literalmente "No deserto [de]")
5.    Devarim ( דברים , literalmente "coisas" ou "Palavras")
Os nomes cristãos para os livros são derivadas do grego Septuaginta e refletir o tema essencial de cada livro:
1.    Gênesis : "criação"
2.    Exodus : "partida"
3.    Levítico : refere-se aos levitas e os regulamentos que se aplicam à sua presença e serviço no Templo , que formam a maior parte do terceiro livro.
4.    Números ( Arithmoi ): contém um registro da numeração dos israelitas no deserto do Sinai e, mais tarde, na planície de Moab .
1.    Deuteronômio : "segunda lei", refere-se a recapitulação o quinto livro de o mandamentos revistos por Moisés antes de sua morte.
De acordo com a tradição oral , a prosa na Torá não está sempre em ordem cronológica. Às vezes, é ordenada por conceito de acordo com a regra: "Não há 'antes' e 'depois' da Torá" (אין מוקדם ומאוחר בתורה,Ein mukdam u'meuchar baTorah ). Esta posição é aceito pelo judaísmo ortodoxo . Não-ortodoxos judeus geralmente compreender os mesmos textos como sinais de que o texto atual da Torá foram redigidas a partir de fontes anteriores.

File:Page Pointers for reading of Torah.jpg
Ponteiros de página para a leitura da Torá

                                                        Conteúdo

Bereshit (Genesis) começa com a chamada "história primitiva" (Gn 1-11), a história das origens do mundo e da descida de Abraão. Isto é seguido pela história dos três patriarcas ( Abraão , Isaac e Jacó ),José (Gênesis 12-50) e as matriarcas quatro ( Sarah , Rebeca , Lia e Raquel ). Deus dá aos pais uma promessa da terra de Canaã , mas no final de Gênesis os filhos de Jacó acabar deixando Canaã para o Egito devido a uma fome regional. Eles tinham ouvido que havia um armazenamento de grãos e facilidade de distribuição no Egito.
Shemot (Êxodo) começa a história da revelação de Deus ao seu povo Israel através de Moisés , que os leva para fora do Egito (Êxodo 1-18) para o Monte Sinai . Lá as pessoas aceitam uma aliança com Deus, concordando com o seu povo em troca de concordar em cumprir a sua lei. Moisés recebe a Torá de Deus, e medeia Suas leis e Aliança (Êxodo 19-24) para o povo de Israel. Êxodo também lida com a primeira violação do pacto quando o Bezerro de Ouro foi construído (Êxodo 32-34). Êxodo conclui com as instruções para construir o Tabernáculo (Êxodo 25-31; 35-40).
Vayikra (Levítico) começa com as instruções para os israelitas sobre como usar o Tabernáculo , que tinham acabado de construir (Levítico 1-10). Isto é seguido por regras de puros e impuros (Levítico 11-15), que inclui as leis de abate e os animais permitidos para comer (ver também: Kashrut ), o Dia da Expiação (Levítico 16), e várias leis morais e ritual às vezes chamado de Código de Santidade (Levítico 17-26).
Bamidbar (Números) conta como Israel se consolidou como uma comunidade no Sinai (Números 1-9), definidos a partir de Sinai de avançar para Canaã e espiaram a terra (Números 10-13). Por causa da incredulidade em vários pontos, mas especialmente em Cades Barnea (Números 14), os israelitas foram condenados a vagar durante quarenta anos no deserto nas proximidades de Cades em vez de imediatamente entrar na terra da promessa. Mesmo Moisés pecados e é dito que ele não viveria para entrar na terra (Números 20). No final dos Números (Números 26-35) move Israel de Cades às planícies de Moab, em frente de Jericó , prontos para entrar na Terra Prometida.
Devarim (Deuteronômio) é uma série de discursos de Moisés nas planícies de Moab, em frente de Jericó. Moisés proclama a Lei (Deuteronômio 12-26), dá instruções sobre renovação da aliança em Siquém (Deuteronômio 27-28) e dá novas leis de Israel (o " Código deuteronômica ) " No final do livro (Deuteronômio 34) Moisés está autorizado a ver a terra prometida de uma montanha, mas não se sabe o que aconteceu com Moisés sobre a montanha. Ele nunca mais foi visto. Sabendo que ele está se aproximando do fim de sua vida, Moisés nomeia Josué seu sucessor, legando-lhe o manto da liderança.Logo depois, Israel começa a conquista de Canaã.

                                              Torá e Judaísmo

Rabínicos escritos oferecem várias idéias sobre quando a Torá foi composta. A revelação a Moisés no Monte Sinai é considerado pela maioria como o evento revelador. De acordo com a actualização do texto por ortodoxos rabinos , isso ocorreu em 1312 aC;   . outra data determinada para este evento é de 1280 aC
Algumas fontes rabínica que toda a Torá foi dada de uma só vez neste evento. Na crença maximalista, este ditado incluiu não apenas as citações que aparecem no texto, mas cada palavra do texto em si, incluindo frases como "E Deus falou a Moisés ...", e incluiu Deus dizendo a Moisés cerca próprio Moisés morte e eventos subseqüentes. Outros clássicos fontes rabínicas   espera que a Torá foi revelado a Moisés durante muitos anos, e terminou apenas com a sua morte.
Outra escola rabínica de pensamento sustenta que, embora Moisés escreveu a grande maioria da Torá, os quatro últimos versos da Torá deve ter sido escrito depois de sua morte por Josué. Abraham ibn Ezra e Joseph Bonfils observado   que algumas frases no Torá apresentar informações que as pessoas só devem ter conhecido depois do tempo de Moisés. Ibn Ezra sugeriu, e Bonfils explicitamente, que Josué (ou talvez algum profeta depois) escreveu estas seções da Torá. Outros rabinos não aceitavam essa crença.
O Talmud (. tratado Sabb 115b) afirma que uma seção peculiar no Livro dos Números (10:35 - 36, cercado por invertidos freiras letra hebraica) na verdade formam um livro separado. Sobre este verso de um Midrash sobre o livro de Mishle (Inglês Provérbios ) afirma que "Estes dois versos resultam de um livro independente que existia, mas foi reprimida!" Outra midrash (possivelmente antes), Ta'ame Haserot Viyterot, afirma que esta seção na verdade vem do livro da profecia deEldade e Medade . O Talmud diz que Deus ditou quatro livros da Torá, mas que Moisés escreveu Deuteronômio em suas próprias palavras ( Talmud Bavli , Meg. 31b).
Todas as visões clássicas rabínicas afirmam que a Torá foi inteiramente ou quase inteiramente Mosaic e de origem divina. 

                                                         uso Ritual

Torá leitura ( hebraico : קריאת התורה , K'riat HaTorah  ; "Leitura [da] Torá") é um religioso judeu ritual que envolve a leitura pública de um conjunto de passagens a partir de um rolo da Torá . O termo muitas vezes refere-se a toda a cerimônia de remover o rolo da Torá (ou rolos) da arca , cantando o trecho adequado, com especial cantilena , e retornando a rolagem (s) para a arca. É distinto do acadêmico o estudo da Torá .
Leitura pública regular da Torah foi introduzido por Ezra o Escriba, após o retorno do povo judeu do cativeiro babilônico (c. 537 aC), como descrito no livro de Neemias . Na era moderna, os adeptos do judaísmo ortodoxo a prática da leitura da Torá de acordo com um determinado procedimento que acreditam manteve-se inalterada nos dois mil anos desde a destruição do Templo de Jerusalém (70 dC). No dias 19 e 20 séculos CE, novos movimentos, como o judaísmo reformista e Judaísmo Conservador fizeram adaptações para a prática da leitura da Torá, mas o padrão básico da leitura da Torá geralmente tem permanecido a mesma:
Como parte da manhã ou da tarde de oração em determinados dias da semana ou férias, uma parte do Pentateuco é lido a partir de um rolo da Torá. No Shabat (sábado) pela manhã, uma seção semanal (" parashá ") é lido, selecionados de forma que todo o Pentateuco é lido consecutivamente a cada ano.   Nas tardes de sábado, segundas e quintas-feiras, o início da seguinte parcela de sábado é lido. Em feriados judaicos , o início de cada mês, e dias de jejum , seções especiais ligados ao dia são lidos.
Judeus observar um feriado anual, Simchat Torá , para comemorar a conclusão do ciclo do ano de leituras.
Rolos da Torá são muitas vezes vestida com uma faixa, um cover Torá especial, vários ornamentos e um Keter (coroa), embora tais costumes variam entre sinagogas. Congregantes tradicionalmente pé quando a Torá é trazido para fora da arca para ser lido, enquanto está sendo realizada, e levantada, e também enquanto ele é devolvido para a arca, embora eles se sentam durante a leitura em si.

                                                    lei bíblica


A Torá contém narrativas, declarações de direito, e declarações de ética. Coletivamente, estas leis, normalmente chamado de lei bíblica ou mandamentos, são por vezes referido como a Lei de Moisés (Torat Moshe תּוֹרַת - מֹשֶׁה ), Mosaico Lei , ou do Sinai Direito . Moisés recebeu todas as leis de Deus no Monte Sinai. Estas leis foram a primeira parte da Torá.

                                            A Torá e lei oral do judaísmo


A tradição rabínica afirma que Moisés aprendeu toda a Torá enquanto ele vivia no Monte Sinai por 40 dias e noites, e tanto o oral eo escrito Torá foram transmitidos em paralelo com o outro. Onde a Torá deixa palavras e conceitos indefinidos, e menciona procedimentos sem explicação ou instruções, o leitor é obrigado a procurar os detalhes que faltam a partir de fontes suplementares conhecida como a lei oral ou Torá oral.  Alguns dos mandamentos mais proeminente da Torá necessitando mais explicações são as seguintes:
§  Tefillin : Tal como indicado na Deuteronômio 06:08 entre outros lugares, tefilin são colocados no braço e na cabeça, entre os olhos. No entanto, não há detalhes fornecidos sobre o que tefilin são ou como estão a ser construído.
§  Kashrut : Como indicado em Êxodo 23:19 entre outros lugares, uma criança não pode ser cozido no leite de sua mãe. [Um garoto sendo um cabrito.] Além de inúmeros outros problemas com a compreensão da natureza ambígua da lei, não há personagens vowelization na Torá, pois eles são fornecidos pela tradição oral. Isto é particularmente relevante a esta lei, como a palavra hebraica paraleite (חלב) é idêntica à palavra para gordura animal quando vogais estão ausentes. Sem a tradição oral, não se sabe se a violação está em mistura com o leite ou de carne com gordura.
§  Shabat leis: Com a gravidade da violação do sábado, ou seja, a pena de morte, é de se supor que a direção seria fornecida a respeito de como exatamente esse mandamento grave e núcleo deve ser acolhida. No entanto, há pouca ou nenhuma informação sobre o que pode e não pode ser realizada no sábado. Sem a tradição oral, mantendo-se esta lei seria impossível.
De acordo com clássicos textos rabínicos este conjunto paralelo de material foi originalmente transmitido a Moisés no Sinai, e depois de Moisés a Israel. Na época, foi proibido de escrever e publicar a lei oral, como qualquer escrita seria incompleta e sujeita a erros de interpretação e de abuso.
No entanto, após a dispersão exílio e perseguição, esta tradição foi levantada quando se tornou evidente que na escrita era a única maneira de garantir que a Lei Oral poderia ser preservada. Depois de muitos anos de esforço por um grande número de tannaim , a tradição oral foi escrito por volta de 200 dC pelo rabino Judá haNasi que assumiu a compilação de uma versão nominalmente escrito da Lei Oral, a Mishná ( hebraico : משנה). Outras tradições orais desde o mesmo período de tempo não entrou em Mishná foram registrados como "Baraitot" (ensino externo), eo Tosefta . Outras tradições foram escritas como Midrashim .
Após mais constante perseguição da lei oral estava comprometido com a escrita. Um grande número de aulas, palestras e mais tradições apenas mencionada nas poucas centenas de páginas de Mishná, tornaram-se as milhares de páginas agora chamados a Gemara . Gemara é escrito em aramaico, tendo sido compilado na Babilônia. O Mishnah e Gemara juntos são chamados de o Talmud . Os rabinos em Israel também recolheu suas tradições e compilou-os no Talmud de Jerusalém . Uma vez que o maior número de rabinos viveu na Babilônia, o Talmude Babilônico tem precedência deve a dois estar em conflito.
Os judeus ortodoxos e judeus conservadores aceitar esses textos como a base para toda a halachá subseqüente e códigos da lei judaica, que estão a ser realizada normativa. Judeus de reforma e reconstrucionista negar que esses textos podem ser usados ​​para determinar a lei normativa (leis aceito como ligação), mas aceitá-los como a versão autêntica e só judaica para a compreensão da Torá e seu desenvolvimento ao longo da história.

                                  Produção e utilização de um rolo da Torá

Manuscrito Torá rola ainda são usados, e ainda descrita, para fins rituais (ou seja, os serviços religiosos ), o que é chamado de Sefer Torá ("Livro [de] Torah"). Eles são escritos usando uma metodologia minuciosamente cuidado por escribas altamente qualificados. Isso resultou em cópias modernas do texto que não foram alteradas a partir de milênios de idade cópias. Acredita-se que cada palavra, ou a marcação, tem um significado divino, e que não fazem parte um pode ser inadvertidamente alterada para que não levar a erro. A fidelidade do texto hebraico do Tanakh, ea Torá, em particular, é considerado fundamental, até a última letra: traduções ou transcrições são malvistos para uso de serviço formal, e transcrever é feito com cuidado meticuloso. Um erro de uma única letra, ornamentação, ou símbolo das 304.805 letras estilizadas que formam o texto hebraico da Torá torna um impróprios para uso Torah, portanto, uma habilidade especial é necessária e um rolo de papel leva um tempo considerável para escrever e verificar.
De acordo com a lei judaica, um Sefer Torá (plural: Sifrei Torá ) é uma cópia do texto hebraico formal de escrita à mão em gevil ou qlaf (formas de pergaminho ), usando uma pena (ou outro utensílio permitido escrever) embebido em tinta. Inteiramente escrito em hebraico , um Sefer Torá contém 304.805 letras, os quais devem ser duplicados precisamente por um profissional de sofer ("escriba"), um esforço que pode demorar até cerca de um ano e meio. Mais moderno Sifrei Torá são escritos com 42 linhas de texto por coluna (judeus iemenitas usar 50), e regras muito rígidas sobre a posição e aparência das letras hebraicas são observados. Ver, por exemplo, o Berura Mishna sobre o assunto.  Qualquer um de vários scripts hebraicas podem ser utilizados, a maioria dos quais são bastante ornamentado e exigente.
A conclusão do Sefer Torá é um motivo de grande celebração, e é um Mitzvah para cada judeu a escrever ou ter escrito para ele um Sefer Torá. Rolos da Torá são armazenados na mais sagrada parte dasinagoga na Arca conhecido como o "Santo Ark" ( אֲרוֹן הקֹדשׁ Aron HaKodesh em hebraico). Aron em hebraico significa "armário" ou "armário", e kodesh é derivado de "kadosh" , ou "santo".

Em outras religiões


Enquanto o cristianismo inclui os cinco livros de Moisés (o Pentateuco ) entre os seus textos sagrados, em seu Antigo Testamento , o Islã considera que apenas a Torá original foi enviado pelo Deus único e verdadeiro. Em ambas as religiões não têm o significado religioso legal que eles têm em judaísmo ortodoxo.
Entre os centros do cristianismo um grego koiné versão da Bíblia hebraica foi usado por oradores gregos ( aramaico Targums foram usados ​​pelos falantes aramaico, como a Igreja Ortodoxa Siríaca ). O nome da versão grega na América é a Septuaginta : L. septem significado sete, além de Ginta- intencionados "vezes dez". Foi nomeado Septuaginta do número tradicional de seus tradutores. Esta versão grega das Escrituras Hebraicas data do século 3 aC , originalmente associado com o judaísmo helenístico . Ele contém uma tradução do hebraico e material adicional e variante. Foi considerado como a forma padrão do Antigo Testamento na Igreja grega cristã primitiva e ainda é considerado canônico na Igreja Ortodoxa Oriental.   Apesar de diferentes denominações cristãs têm um pouco diferentes versões do Antigo Testamento em suas Bíblias, a Torá como os "Cinco Livros de Moisés" (ou "a Lei de Moisés ") é comum entre todos eles.
O Alcorão refere-se fortemente a Moisés para delinear a verdade de sua existência e as orientações religiosas que Deus tinha revelado aos filhos de Israel. Deus diz no Alcorão: "Ele é Quem fez descer o Livro (o Alcorão), para que com a verdade, confirmando o que veio antes dela. E Ele enviou o Taurat (Torá) eo Injeel (Evangelho) . "  
Muçulmanos chamam a Torá a Tawrat e consideram a palavra de Deus dado a Moisés. No entanto, os muçulmanos também acreditam que esta revelação original foi corrompido ( tahrif ) ao longo do tempo por escribas judeus   e, portanto, não reverenciam a "versão judaica" presente Torá tanto. 7:144-144 A Torá no Alcorão é sempre mencionado com respeito no Islã. Os muçulmanos "crença na Torá, bem como a profecia de Moisés, é um dos princípios fundamentais do Islã.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.