Google Search
O
Google Search é um serviço da empresa Google onde é possível fazer
pesquisas na internet sobre qualquer tipo de assunto ou conteúdo. É
atualmente o serviço de busca mais usado e também o primeiro serviço
lançado pela Google Inc. É o site mais acessado do mundo atualmente. Alguns recursos do buscador Google
A
quantidade de informações na Internet é tão grande e diversificada que
é praticamente impossível encontrar tudo o que se precisa sem o uso de
um mecanismo de busca. Existem ferramentas de busca muito boas na
Internet, como o Altavista, o AlltheWeb, o Yahoo e o MSN. No entanto, o
Google destaca-se por algumas boas razões. O
Google atualiza sua base de informações diariamente. Existe o crawler
Googlebot, um "robô" do Google que busca por informações novas em todos
os endereços possíveis em toda a internet. Isso é realmente
interessante porque cerca de alguns minutos depois de uma matéria ser
publicada em um site já é possível encontrá-la no Google. Outros
mecanismos de busca também possuem crawlers, mas eles não são tão
eficientes em termos de atualização e de classificação de informações.
Outra razão para o sucesso do Google Search é o sistema PageRank. Trata-se
de um algoritmo desenvolvido pelos próprios fundadores do Google -
Larry Page e Sergey Brin - na Universidade de Stanford, que atribui uma
pontuação (um PageRank) a páginas web, de acordo com a quantidade e a
qualidade das ligações (externos ou internos) que apontem para ela; o
PageRank é um dos factores de maior peso na definição do ordenamento
das páginas apresentadas pela Google. Em outras palavras, quanto mais
ligações existirem apontando para uma página, maior é seu grau de
importância no Google. Como conseqüência, essa página tem maior
probabilidade de obter um bom posicionamento nas buscas, pois o
PageRank indica que a comunidade da Web (por meio de ligações) elegeu
aquela página como de maior relevância o assunto pesquisado. Além
disso, o Google analisa os assuntos mais pesquisados e verifica quais
sites tratam aquele tema de maneira significativa. Para isso, ele checa
a quantidade de vezes que o termo pesquisado aparece na página, por
exemplo. Google
disponibiliza ainda um recurso extremamente útil: o de "Em cache". O
Google armazena quase todas as páginas rastreadas pelo Googlebot e
permite que esse conteúdo seja acessado mesmo quando o site original
não está no ar. Por exemplo, suponha que você fez uma pesquisa e ao
clicar em uma ligação que aparece na página de resultados você
constatou que aquela página não existe mais. Se você clicar em "Em
cache", uma ligação que fica junto a cada item disponibilizado na
página de resultados, você acessará uma cópia daquela página que está armazenada no Google. Outros
dois factores importantes são a simplicidade e clareza. A combinação
desses itens foi trabalhada desde a concepção do Google. Devido a isso,
é possível acessar um site leve, sem poluição visual e cujas opções são
facilmente localizáveis. o Google é capaz de realizar buscas em mais de
300 tipos de arquivos. O
Google oferece, além de seu tradicional mecanismo de busca, vários
outros serviços, como o Google News, o Orkut, o Froogle, o Gmail, o
Google Talk, o Google Earth, entre outros. Para
saber de algumas novidades que estão para vir ou para saber quais os
principais projectos em que o Google trabalha atualmente, basta visitar
o Google Labs. Dicas para uso do buscador Google Quem
sabe aproveitar todas as opções do Google certamente encontrará o que
deseja, por mais complexo ou por mais desconhecido que o assunto seja.
Se os recursos certos forem usados, as chances de encontrar algo que
seja interessante à pesquisa aumentam consideravelmente. Cálculos Fazer
cálculos no Google é simples. Digite, por exemplo, , , ou e veja o
que acontece. O Google consegue realizar desde operações básicas até as
mais complexas. Basta digitar o tipo de cálculo desejado. Veja a lista: 5 ^ 3 —> faz 5 elevado a 3 () sin(45 degrees) —> faz o seno de 45 l tan(45 degrees) —> faz a tangente de 45 l cos(45 degrees) —> faz o cosseno de 45 l sqrt (90) —> faz a raiz quadrada de 90 ln (13) —> faz o logaritmo base e de 13 log (1,000) —> faz o logaritmo base 10 50! —> faz o fatorial de 50 4th root of 64 —> faz o cálculo da quarta raiz de 64 ll l O degrees não é obrigatório. Digite-o somente quando desejar o valor em graus. Sem o degrees, o valor é fornecido em radianos. ll
Para 1, deve-se usar st em vez de th. O mesmo vale para 2, onde deve-se
nd e 3, onde deve-se usar rd. Para 4 e os demais números, deve-se usar
th. Você não precisa usar cada operação por vez. E possível criar uma equação. Por exemplo, . O Google dará como resultado . [editar]Conversões É possível fazer conversões no Google. Veja a lista de conversões: 50 miles in km Faz 50 milhas em quilômetros 10 kg in lb Faz 10 quilos em libras 30 cm in ft Faz 30 centímetros em pés VI in arabic numerals Transforma VI em número indo-arábico (o que utilizamos hoje em dia) 2004 in roman numerals Transforma 2004 em números romanos 9 hours in minutes Transforma 9 horas em minutos 365 days in hours Transforma 365 dias em horas Em
todos os casos, é possível que você faça as operações de modo
contrário. E há outras conversões. Basta saber os nomes das medidas em
inglês e experimentar no Google. No lugar dos valores, você pode usar
equações. Por exemplo, 10/5+459 in roman numerals. O Google mostrará
CDLXI. Outra maneira de fazer este tipo de conversão é escrevendo em
formato de pergunta a medida desejada, em inglês, como nos exemplos
abaixo: How many cm are in 40 km? Quantos centímetros há em 40 km? How many miles are in 9041 cm? Quantas milhas há em 9041 centímetros? How many hours are in 8 days? Quantas horas há em 8 dias?
Operadores Avançados
Algumas
dicas que servem para a maiora dos buscadores, incluindo o Google, é
usar apenas palavras chaves na sua busca, em vez de buscar, por
exemplo, Golpe do Estado busque por Golpe Estado. O Google e alguns
poucos outros tem uma melhor vantagem, ele faz um filtro de busca,
retirando informações pequenas, como de, da/do, com, dessa forma não é
totalmente necessário fazer o filtro manualmente, porém a pesquisa pode
se tornar um pouco mais rápida.
Função | Exemplo | Descrição |
Pesquisa Exata | "Google Search" | Procura pela ocorrência EXATA (com as palavras agrupadas) de Google Search. |
Filtrar Resultado | Google -Search | Filtra o resultado removendo todos os que possuem Search como resultado. |
Busca Alternativa | Google ( Search OR Groups ) | ao invés de OR. |
Curingas | "Google * tem ótimas opções" | Troca o asterisco por uma palavra ou frase desconhecida. |
Procurar num Site | Google site:pt.wikipedia.org | Procura pela palavra Google no site pt.wikipedia.org. |
Buscar por tipo de arquivo | Google filetype:PDF | Procura a palavra Google em arquivos com extensão PDF. |
Combinar Informações | filetype:PDF site:pt.wikipedia.org | Procura por arquivos de extensão PDF no site da pt.wikipedia.org. |
Buscando pelo URL | inurl:wikipedia | Procura wikipedia no URL do site. |
Buscando pelo Texto | intext:wikipedia | Procura pelo texto wikipedia no conteúdo do site, você pode simplificar este uso digitando somente wikipedia. |
Buscando Conceitos | define:Wikipédia | Define a palavra Wikipédia. |
Palavras Chaves | keyword:wikipedia | Procura na METATAG do site por Wikipédia isto algumas vezes podem ser mais funcional. |
Cache | Cache:www.google.com | Vê a página www.google.com em cache. |
Titulo | intitle:google wikipedia | Procura páginas que tenham google e/ou wikipedia no título da página. |
Resultado das buscas
A
porcentagem exata de páginas que o Google indexa não é conhecida,
devido à imprecisão em seu cálculo. O Google não apenas indexa os
endereços das páginas na cache, mas também guarda instantâneos de
outros tipos de arquivos como PDF, Documentos Word, Planilhas do Excel,
arquivos Flash, arquivos de texto simples, etc. Exceto no caso de texto
e arquivos SWF, a versão em cache é uma versão (X) HTML permitindo aos
que não possuem a aplicação correspondente à possibilidade de ler o
arquivo. Os usuários podem personalizar o mecanismo de busca através da
criação de um a linguagem padrão, usando a tecnologia de filtro
“SafeSearch” e definir o número de páginas filtradas em cada busca e
mostrar o número de resultados em cada página. O Google tem sido
criticado por colocar por longos prazos cookies nas máquinas dos
usuários para armazenar suas preferências, uma tática que lhes permite
acompanhar termos de pesquisa dos usuários e manter esses dados por
mais de um ano. Para qualquer consulta, até para os 1000 primeiros
resultados podem ser mostrados com um máximo de 100 exibidos por
páginas. A capacidade de especificar o número de resultados está
disponível somente se a busca instantânea não está habilitada. Se a
busca instantânea está habilitada, apenas 10 resultados são exibidos
independentemente dessa configuração, Sherman, Chris and Price. Dados não-indexados
Apesar
de seu grande índice, há também uma considerável quantidade de dados
disponíveis em bases de dados online que são acessíveis por meio de
consultas, mas não por ligações. Essa web chamada profunda ou invisível
é coberto pelo Google através de seu engenho de busca . Ela contém
catálogos de bibliotecas, documentos legislativos oficiais dos
governos, guias de telefones e outros conteúdos disponíveis para
responder dinamicamente a uma consulta. Busca por sistema operacional
O
Google tem páginas para sistemas operacionais. Assim, se você é usuário
de Linux ou Mac, por exemplo, poderá buscar assuntos específicos para
esses sistemas. Veja lista de páginas: Google para Palm Google para Linux Google para Mac Google para Windows Google para FreeBSD Ainda existe o Google específico para o governo dos Estados Unidos, batizado Uncle Sam: Google para Americanos Participação no mercado
A
empresa Nielsen//NetRatings que mede a audiência de sites em 11 países
divulgou no ano de 2005 uma relação de usuários de sistemas de buscas.
O Google Search se encontra em primeiro lugar com 153 milhões no mês de
agosto, contra 150,6 milhões do MSN e 146,5 milhões do Yahoo!. Atualmente,
segundo o ranking do Alexa.com, o Google Search é o site mais acessado
dos EUA e de Portugal, e o segundo do Brasil, ficando atrás do Orkut, o
site de relacionamentos do Google. Nos EUA, segundo o site Search Engine Land (março de 2008), o Google Search foi responsável por 67,3% das buscas na Internet.
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