O QUE E KARMA ?



                                                                                  karma
Este artigo é sobre o conceito religioso indiano. Para outros usos, veja Karma (desambiguação) .
"Karmic" redireciona aqui. Para o Ubuntu v9.10 "Karmic Koala", consulte a Lista de lançamentos do Ubuntu # Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) . Para o PE por Nada Surf, ver Karmic (EP) .
"Kharma" redireciona aqui. Para o lutador profissional, ver Kia Stevens .

Karma ( (do sânscrito कर्म,
? IPA: [k?rm?] (  ouvir );  Pali : kamma) em religiões indianas é o conceito de "ação" ou "ação", entendida como aquela que faz com que todo o ciclo de causa e efeito (ou seja, o ciclo chamado samsara ), originário da Índia antiga e tratados nos Hindu , Jain , budistas e sikhs religiões. 

         Origens

Um conceito de karma (junto com samsara e moksha ) podem ter origem no shramana tradição de que o budismo e jainismo são continuações. Esta tradição influenciou o brâmane religião no início da Vedanta movimento (Upanishads) do 1 º milénio aC. Essa visão de mundo foi adotada a partir desta cultura religiosa pelo brâmane ortodoxia, e Brahmins escreveu as primeiras escrituras gravadas contendo essas idéias nos primeiros Upanishads . Até recentemente, o consenso acadêmico era de que a reencarnação está ausente desde as primeiras camadas da literatura Brahminical. No entanto, uma nova tradução de duas estrofes do Rig Veda indicam que os brâmanes podem ter tido a idéia, comum entre as sociedades de pequena escala ao redor do mundo, que uma ciclos individuais de ida e volta entre a Terra e um reino celestial dos antepassados. Nesta visão de mundo, o comportamento moral não tem qualquer influência sobre o renascimento. A idéia de que a qualidade moral de suas ações influencia a renascimento está ausente da Índia até o período das religiões shramana, e os brâmanes parecem ter adoptado esta ideia de outros grupos religiosos. 

     Vistas

Algumas tradições (ou seja, a Vedanta ), acreditam que um ser supremo joga algum tipo de papel, por exemplo, como o dispensador dos 'frutos' de karma  ou como o exercício da opção de mudar de karma em casos raros. Em geral, os seguidores do budismo e muitos seguidores do hinduísmo consideram as leis naturais de causa suficiente para explicar os efeitos do karma.  Outro ponto de vista sustenta que um Sadguru , agindo em nome de um deus, podem atenuar ou trabalhar para fora algum do karma do discípulo.   E de acordo com o jainismo perspectiva, nem um deus nem um guru tem qualquer papel em uma pessoa do carma do indivíduo é considerado como o único agente e desfrutador de seus karmas e os seus 'frutos'. Leis do karma são codificadas em alguns livros. 

 Nas religiões indianas

                                                          Hinduismo

Muitos hindus ver o envolvimento direto de Deus neste processo; outros consideram as leis naturais de causalidade suficientes para explicar os efeitos do karma.  Os seguidores do Vedanta CONSIDER Ishvara , um pessoal de Deus supremo, como jogar um papel no a entrega de karma. teístas escolas do hinduísmo como Vedanta, portanto, em desacordo com o budista e Jain opiniões e outros pontos de vista hindus que o karma é apenas uma lei de causa e efeito, mas também é dependente da vontade pessoal de um Deus supremo. Um resumo desta visão teísta de karma é expresso pela seguinte: ".. Deus não faz um mal sem nenhuma razão nem ele fazer uma pessoa feliz por nenhuma razão Deus é muito justo e dá-lhe exatamente o que você merece" 

Karma não é uma punição ou castigo, mas simplesmente uma expressão estendida ou conseqüência de atos naturais. Karma significa "ação" ou "acto" e, mais amplamente nomeia o princípio universal de causa e efeito , ação e reação, que governa toda a vida. Os efeitos experimentados são também capazes de ser mitigados por acções e não são necessariamente destinado. Ou seja, uma determinada ação agora não é vinculativa para alguns em particular a experiência futura, pré-determinado ou reação, mas não é um simples, correspondência um-para-um de recompensa ou punição.

Baseado nos textos Vedas, o hinduísmo abrange seitas e variações monoteístas e politeístas, sem um corpo único de doutrinas ou escrituras. Os hindus representam mais de 80% da população na Índia e no Nepal. Mesmo com tamanha variedade, são apenas a terceira maior religião do mundo. Porém, ostentam um título mais original: o maior monumento religioso do planeta. Trata-se do templo Angkor Wat – depois convertido em mosteiro budista –, que tem cerca de 40 quilômetros quadrados e foi construído no Camboja no século XII.

 SHIVA HINDU
Karma não é destino , para os seres humanos agem com livre arbítrio de criar seu próprio destino. De acordo com os Vedas, se semeia a bondade , um vai colher o bem, se um semeia o mal colherá o mal. Karma refere-se à totalidade de nossas ações e as suas reacções concomitantes desta vida e das anteriores, todos que determina o nosso futuro. A conquista do karma está em ação inteligente e resposta desapaixonada.

Uma das primeiras ilustrações e mais dramático do Karma pode ser encontrada no Bhagavad Gita . Neste poema, Arjuna o protagonista está se preparando para a batalha quando ele percebe que o inimigo é composto por membros de sua própria família e decide não lutar. Seu cocheiro, Krishna (um avatar do deus), explica a Arjuna o conceito de dharma (dever), entre outras coisas e lhe faz ver que é seu dever lutar. O conceito hindu original do karma foi mais tarde reforçado por vários outros movimentos dentro da religião, principalmente Vedanta e Tantra .

Deste modo, desde que o stock de karma Sanchita dura, uma parte do mesmo continua a ser levada para fora como Prarabdha karma para ser experimentado em um tempo de vida, que conduz ao ciclo de nascimento e morte. A jiva não pode alcançar moksha até os karmas acumulados sanchita estão completamente esgotados
.

Sikhismo (aprox. 20 milhões de adeptos)
Embora pouco difundido, o Sikhismo é a sexta maior religião do mundo.  A doutrina monoteísta foi fundada no século 16 por Guru Nanak e se baseia em seus ensinamentos. O sikhismo nasceu na província de Punjab, na Índia, e grande parte de seus seguidores ainda vivem na região. Eles representam 1,9% da população da Índia e 0,3% de Fiji.

                                                                            Sikhismo
No Sikhismo , todos os seres vivos são descritas como estando sob a influência de maya três qualidades 's. Sempre apresentam juntos, na mixagem e graus, essas três qualidades de maya ligar a alma ao corpo e ao plano terrestre. Acima destas três qualidades é o tempo eterno. Devido à influência de três modos da natureza de Maya, jivas (seres individuais) executar atividades sob o controle e competência do tempo eterno. Essas atividades são chamadas de "karma". O princípio subjacente é que o karma é a lei que traz de volta os resultados das ações para a pessoa realizá-las.
Esta vida é comparada a um campo em que nosso carma é a semente. Nós colhemos exatamente aquilo que semeamos, nada menos, nada mais. Esta lei infalível de karma detém todos os responsáveis ??para que a pessoa está ou vai ser. Com base na soma total de karma passado, alguns se sentem perto do Ser Puro nesta vida e os outros se sentem separados. Este é o Gurbani do ( Sri Guru Granth Sahib lei) de karma. Como outras escolas indianas e orientais de pensamento, o Gurbani também aceita as doutrinas do carma e reencarnação como os fatos da natureza.  

Budismo (aprox. 376 milhões de adeptos)
A doutrina baseada nos ensinamentos de Siddharta Gautama, o Buda (600 a.C.), busca a realização plena da natureza humana. A existência é um ciclo contínuo de morte e renascimento, no qual vidas presentes e passadas estão interligadas. Como era de se esperar, essa religião oriental é a principal doutrina em vários países do sudeste asiático, como Camboja, Laos, Birmânia e Tailândia. No Japão, é a segunda maior religião do país: 71,4% da população é praticante (muitos japoneses praticam mais de uma religião e, portanto, são contados mais de uma vez).
     Budismo
 
No budismo, karma (Pali kamma) é estritamente distinguir vipaka , que significa "fruta" ou "resultado". Karma é classificado dentro do grupo ou grupos de causa (Pali hetu) na cadeia de causa e efeito , onde se inclui os elementos de "atividades volitivas" (Pali sankhara) e "ação" (Pali bhava). Qualquer ação é entendida como a criação de "sementes" na mente que brotam no resultado adequado (Pali vipaka), quando reuniu-se com as condições certas. A maioria dos tipos de karmas, com bons ou maus resultados, vai manter um dentro da roda de samsara , enquanto outros vão libertar um para nirvana .

Karma é uma das cinco categorias de nexo de causalidade, conhecidas coletivamente como niyama dhammas , o kamma primeiro ser, e os outros quatro utu estar (estações do ano e condições meteorológicas), bija (hereditariedade, lit. "semente"), chitta (a mente) e dhamma ( lei, no sentido de tendência da natureza a perfeita).
jainismo.jpg
Apesar de o hinduismo ser a religião da maioria dos indianos, há outras religiões que enriquecem o cotidiano daquele país. O jainismo é uma delas. Fundada no século VI a. C. por Mahāvīra, o jainismo não tem propriamente um deus e propõe a não-violência como suprema religião (ahimsa paramo-dharma). O princípio da não violência deve ser observado pelos janaistas em pensamento, palavra e ação em nível individual e social. Esse princípio é resumido com a frase: “parasparopagraho jivanam” (toda a vida se sustenta mutuamente).
Para o jainismo o universo é uma totalidade vivente; todo ser possui uma alma. A terra e o vento, os insetos e os mamíferos, todos os seres refletem o universo e são dignos de respeito. O maior pecado para o jainismo é causar dano a um ser vivo e é comum ver os jainistas mais radicais utilizando máscara na boca para evitar de engolirem, sem querer, algum bichinho.

Herman Kuhn, citando Tattvarthasutra , descreve karmas como "um mecanismo que nos faz sentir bem os temas da nossa vida até que nós ganhamos conhecimento ideal dos mesmos e até o nosso apego emocional a estes temas cai". 

De acordo com Padmanabh Jaini ,

 sua ênfase apenas colhendo os frutos do próprio carma não se restringiu ao jainistas; escritores ambos os hindus e budistas têm produzido materiais doutrinários destacando o mesmo ponto. Cada uma das tradições últimos, no entanto, desenvolveram práticas em contradição básica para tal crença. Além shrardha (as oferendas rituais hindus pelo filho do falecido), encontramos entre os hindus a adesão generalizada a noção de intervenção divina no destino mais, enquanto os budistas finalmente chegou a propor teorias tais como a dádiva de concessão de bodhisattvas, transferência de mérito e gosto. Jainistas apenas foram absolutamente dispostos a permitir que tais idéias penetrem sua comunidade, apesar do fato de que deve ter havido tremenda quantidade de pressão social sobre a fazê-lo.

Os pontos-chave onde a teoria do karma no jainismo difere das outras religiões, como tradições teístas do hinduísmo, pode ser declarado como segue:

TEMPLO JANISTA
Karma, opera como um mecanismo auto-sustentável como lei universal natural, sem qualquer necessidade de uma entidade externa para gerenciá-los. (Ausência da "entidade divina" exógena em jainismo)
Jainismo defende que o karma de uma alma muda, mesmo com os pensamentos, e não apenas as ações. Assim, até mesmo para pensar mal de alguém resistiria um karma-bandha ou um incremento em karma ruim. Por esta razão, o Ratnatraya dá uma ênfase muito forte para samyak dhyan (racionalidade de pensamentos) e "samyak darshan" (racionalidade na percepção) e não apenas "samyak charitra" (racionalidade na conduta).
Na teologia Jain, uma alma é libertada de assuntos mundanos, logo que ele é capaz de emancipar do "karm-bandh". A famosa ilustração é a de Marudevi, a mãe de Rishabha , o primeiro Tirthankara do presente ciclo de tempo, que atingiu tal emancipação, elevando seqüencialmente seus processos de pensamento, enquanto ela estava visitando seu filho Tirthankara.   Essa ilustração explica como nirvana e moksha são diferentes do que em outras religiões da Índia. Na presença de um Tirthankara, outra alma alcançado Kevala Jnana e, posteriormente, nirvana, sem qualquer necessidade de intervenção do Tirthankara. 
A teoria cármica no jainismo opera endogenamente. Tirthankaras não são atribuídos "divindade". Assim, mesmo os próprios Tirthankaras tem que ir através dos estágios de emancipação, para atingir esse estado. Enquanto o Budismo dá um similar e em certa medida, conta um correspondente para Gautama Buda, o Hinduísmo mantém uma teoria totalmente diferente, onde a "graça divina" é necessária para a emancipação.
Jainismo trata todas as almas igualmente, na medida em que defende que todas as almas têm o mesmo potencial de alcançar o nirvana. Apenas aqueles que fazem esforço, realmente atingi-lo, mas mesmo assim, cada alma é capaz por si próprio a fazê-lo através da redução gradual do seu carma. 

 Em Falun Gong

Falun Gong difere do budismo em sua definição do termo "karma", diz Ownby, na medida em que é tomada não como um processo de adjudicação e punição, mas como um termo exclusivamente negativo. O termo chinês "de" ou "virtude" está reservado para o que poderiam ser chamadas de "bom karma" no budismo. Karma é entendida como a fonte de todo sofrimento - o que o budismo pode se referir como "Karma ruim". Li diz: "Uma pessoa fez coisas ruins sobre suas muitas vidas, e para as pessoas isso resulta em desgraça, ou para cultivadores é cármica obstáculos, então não há nascimento, envelhecimento, doença e morte. Isto é o karma comum". 

Falun Gong ensina que o espírito está bloqueado no ciclo de renascimento, também conhecido como samsara   , devido ao acúmulo de karma.   Esta é uma substância, preto negativo que se acumula durante a vida de outras dimensões após vida, por fazer o mal atos e pensamentos ruins. Estados de Falun Gong que o karma é a razão para o sofrimento, e que em última análise, blocos de pessoas da verdade do universo ea iluminação alcançar. Ao mesmo tempo, é também a causa de entes continuou renascimento e sofrimento.   Li diz que devido ao acúmulo de karma do espírito humano após a morte vai reencarnar várias vezes, até que o karma é liquidado ou eliminado através do cultivo, ou a pessoa é destruído devido às más ações que ele fez. 

Ownby diz respeito ao conceito de karma como uma pedra angular para o comportamento moral individual no Falun Gong, e também facilmente rastreáveis ??para a doutrina cristã de "um colhe o que semeia um". Outros dizem que Mateus 5:44 significa nenhum incrédulo não será totalmente colhem o que plantam até que sejam julgados por Deus após a morte no inferno. Ownby diz o Falun Gong é diferenciada por um "sistema de transmigração" embora ", em que cada organismo é a reencarnação de uma forma de vida anterior, sua forma actual, tendo sido determinado pelo cármica cálculo das qualidades morais das vidas anteriores viveram." Ownby diz a injustiça aparente das desigualdades manifestas pode ser explicado, ao mesmo tempo permitindo um espaço para o comportamento moral, apesar deles.   Na mesma linha de Li monismo , matéria e espírito são um só, karma é identificado como um substância negra que deve ser purgado no processo de cultivo. 

Li diz que "Os seres humanos, todos caíram aqui das muitas dimensões do universo. Eles não preencheram os requisitos do Fa em seus níveis dadas no universo e, portanto, tinha que cair. Assim como já dissemos antes, o mais pesado próprios anexos mortais, o mais abaixo uma gotas, com a descida contínua até se chega ao estado de seres humanos comuns. " Ele diz que, aos olhos dos seres mais elevados, o propósito da vida humana não é apenas ser humano, mas para despertar rapidamente na Terra, um "cenário de ilusão", e retorno. "Isso é o que eles realmente têm em mente, eles estão abrindo uma porta para você Aqueles que não conseguem voltar não terá escolha a não ser. reencarnar , com este continuar até que acumular uma enorme quantidade de karma e são destruídas ". 


Ownby considera que esta é a base para a oposição Falun Gong "aparente para os profissionais" tomar remédio quando estão doentes, pois eles estão perdendo uma oportunidade para trabalhar fora de karma, permitindo uma doença siga seu curso (sofrimento esgota karma) ou para combater a doença através do cultivo. " Penny compartilha esta interpretação. Desde Li acredita que "o carma é o principal fator que causa doença nas pessoas", Penny pergunta: "se a doença vem de karma eo karma pode ser erradicada através do cultivo de xinxing, então o bom medicamento?"  Li se afirma que ele não está proibindo médicos de tomar medicamentos, afirmando que "O que estou fazendo é dizer às pessoas a relação entre prática de cultivo e medicina tomada". Li também afirma que "Uma pessoa comum precisa tomar remédio quando ele fica doente".   Schechter cita um estudante de Falun Gong que diz: "É sempre uma escolha individual se deve tomar remédio ou não."

 Interpretação ocidental

uitas culturas ocidentais têm noções semelhantes ao carma, como demonstrado nas frases que vai, volta .   expressões cristãs semelhantes ao karma incluem um colhe o que semeia (Gálatas 6:7), violência gera violência e vivem pela espada, morre pela espada .  No hinduísmo, Deus tem um papel e é visto como um distribuidor de sua versão de karma . A visão não-intervencionista é que de jainismo e budismo , este último originalmente uma religião não-teísta.

 Espiritismo (aprox. 13 milhões de adeptos)
Espiritismo não é exatamente uma religião, mas também entra na lista. A sobrevivência do espírito após a morte e a reencarnação são as bases dessa doutrina, que surgiu na França e se expandiu pelo mundo a partir da publicação de O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec (1857). É no Brasil que se encontra a maior comunidade espírita do mundo: 1,3% da população do país é espírita.

  Espiritismo

 
No Espiritismo , carma é conhecido como "a lei de causa e efeito", e desempenha um papel central na determinação de como a vida deve ser vivida. Espíritos são encorajados a escolher como (e quando) a sofrer represálias pelo mal que eles fizeram em vidas anteriores. Como sabemos isso sem lembrar que tivemos a escolha é ambígua. Deficiência, deficiência física ou mental ou até mesmo a vida de um azar são devido às escolhas de um espírito faz antes de reencarnar (isto é, antes de nascer para uma nova vida).

O que define o Espiritismo além das visões mais tradicionais religiosas é que ele entende o karma como uma condição inerente ao espírito, quer encarnado ou não: as conseqüências dos crimes cometidos pelo espírito última além da vida física e fazer com que ele (moral), dor no vida após a morte. A escolha de uma vida de dificuldades é, portanto, uma maneira de se livrar da dor causada pela culpa moral e qualidades perfeitas que são necessários para o espírito de progredir para uma forma superior.

Porque o Espiritismo sempre aceitou a pluralidade dos mundos habitados, o seu conceito de karma tornou-se consideravelmente complexa. Há mundos que são "primitivos" (no sentido de que eles são o lar de espíritos recém-nascidos e ainda é muito baixo em intelecto e moral) e uma sucessão de mais e mais mundos avançados para onde os espíritos se movem como eles são elevados. Um espírito pode escolher nascer em um mundo inferior ao seu próprio como uma penitência ou como uma missão.

  Nova Era ea Teosofia

A idéia do carma foi popularizado no mundo ocidental através do trabalho da Sociedade Teosófica . Nesta concepção, o karma foi um precursor do neopagã lei do retorno ou Tríplice Lei, a idéia de que o benéfico ou prejudicial um efeito tem sobre o mundo vai voltar para si mesmo. Popularmente isto pode ser resumido como "o que vai, volta."

O teósofo IK TAIMNI escreveu que "Karma não é nada, mas a Lei de Causa e Efeito operando no campo da vida humana e trazer ajustes entre um indivíduo individuais e outro que ele afetados por seus pensamentos, emoções e ações".   Teosofia também ensina que quando os seres humanos reencarnar eles voltam como seres humanos únicos, e não como animais ou outros organismos . 

No oeste, o karma é muitas vezes confundido com conceitos como a alma , a energia psíquica, sincronicidade (um conceito originalmente do psicanalista Carl Jung , que diz que as coisas que acontecem ao mesmo tempo estão relacionados), e as idéias de quantum ou Física Teórica ( que a maioria dos físicos não daria como tendo qualquer relação com a moralidade ou códigos de conduta, muito menos em noções sobrenaturais). Esta mistura de associações de palavras é bem ilustrado pelo autocolante no vidro traseiro uma vez comum "Meu karma atropelou seu dogma."


                                                                             Karma e emoções

A visão moderna do karma, desprovido de quaisquer exigências espirituais, elimina a necessidade de uma aceitação da reencarnação em judaico-cristãs sociedades e as tentativas de retratar o carma como um fenômeno psicológico universal que se comporta de maneira previsível, como outras forças físicas, tais como a gravidade .

Sakyong Mipham eloqüentemente resumiu isso quando ele disse;

Como a gravidade, o carma é tão básico que muitas vezes nem percebe isso. 
Este ponto de vista do karma, como uma constante universal e pessoalmente impacto emocional, correlaciona-se com budista e junguiana entendimento de que a vontade (ou libido , criado a partir de preconceitos pessoais e culturais) é o principal regulador da karma. Qualquer consciente pensamento, palavra e / ou ação, decorrente de uma emoção cognitivamente não resolvida ( dissonância cognitiva ), resulta em carma. 

Jung uma vez opinou sobre as emoções não resolvidos e da sincronicidade do karma;
"Quando uma situação interior não se torna consciente, parece fora como o destino". 
Métodos mais populares para negar dissonância cognitiva incluem a meditação , a metacognição , aconselhamento , psicanálise , etc, cujo objectivo é melhorar a auto-consciência emocional e, assim, evitar carma negativo. Isso resulta em uma melhor higiene emocional e reduzida cármicas impactos.   Permanentes mudanças neuronais dentro da amígdala esquerda e córtex pré-frontal do cérebro humano atribuído a longo prazo a meditação e técnicas de metacognição foram comprovadas cientificamente.  Este processo de amadurecimento emocional aspira a uma meta de Individuação ou auto-realização . Tal experiência de pico são hipoteticamente desprovido de qualquer karma ( nirvana ).

Como Rabindranath Tagore mais eloquentemente explicou sobre o calor das emoções humanas;

Nirvana não é o soprar da vela. É a extinção da chama, porque dia virá  .

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.