john travolta biografia


john travolta biografia


John Travolta

John Joseph Travolta (Englewood, 18 de fevereiro de 1954) é um ator, cantor e dançarino norte-americano
Biografia

Nascido numa família ítalo-americana do estado de Nova Jérsei, Travolta foi dançarino da Broadway, e lançado ao estrelato mundial nos cinemas ao protagonizar em 1977 o filme Saturday Night Fever (no Brasil, Os embalos de sábado à noite) no qual vivia o jovem Tony Manero, um vendedor de tintas do Brooklyn, em Nova Iorque, durante o dia, e imbatível rei das pistas de discoteca à noite, um grande sucesso dos cinemas, que foi sucedido em 1978 por Grease (no Brasil, Grease - Nos Tempos da Brilhantina). O filme também foi um grande sucesso.
Após estes filmes, Travolta sagrou-se uma lenda em Hollywood, sendo considerado também o galã dos anos 1970. Porém, após Staying Alive (no Brasil, Os Embalos de Sábado Continuam), a sequência de Os Embalos de Sábado à Noite, Travolta enfrentou um certo ostracismo em sua carreira devido às pesadas críticas ao filme. Depois de anos sem atuar em filmes importantes, Travolta apareceu em Pulp Fiction, de Quentin Tarantino, em 1994 (no Brasil, Pulp Fiction - Tempo de violência). Só então o ator conseguiu "voltar à ativa" e retomar sua carreira em Hollywood.
Atualmente fatura cerca de vinte milhões de dólares por filme.
É casado com a atriz Kelly Preston desde 1991. Tiveram 3 filhos, Jett, nascido em 13 de abril de 1992 e falecido em 2 de janeiro de 2009, Ella Bleu, nascida em 3 de abril de 2000 e Benjamim, nascido a 23 de Novembro de 2010.


 Travolta, o caçula de seis filhos,   nasceu e foi criado em Englewood , Nova Jersey, um subúrbio de anel interior de Nova York. Seu pai, Salvatore Travolta (Novembro de 1912 - Maio de 1995),  foi uma semi-profissional de futebol americano jogador virou vendedor de pneus e sócio de uma empresa de pneus.   Sua mãe, Helen Cecilia (Burke née, janeiro 1912 - dezembro 1978),   foi uma atriz e cantora que havia aparecido em As Irmãs da luz do sol, um grupo vocal de rádio, e atuou e dirigiu antes de se tornar um drama escola e professor de Inglês.   Seus irmãos, Joey , Ellen , Ann, Margaret , e Sam Travolta, todos têm agido.  Seu pai era uma segunda-geração americana italiana e sua mãe era irlandês-americano ;  , ele cresceu em um bairro irlandês-americano e disse que sua família era predominantemente irlandesa na cultura.   Ele foi criado Católica Romana , mas convertido para a Cientologia em 1975..  


                                                          Início de carreira
Depois de assistir Dwight Morrow High School de ,  Travolta atravessaram o rio Hudson de Nova York e conseguiu um papel na empresa turnê do musical graxa e na Broadway em Over Here! , cantando a Irmãos Sherman "canção" Sonho Drummin ' ".  Ele então se mudou para Los Angeles para continuar a sua carreira no show business.

Papel de Travolta primeira televisão na Califórnia, filmado era como uma vítima em, emergência! (S2E2), em setembro de 1972,  , mas seu primeiro papel no cinema significativa foi como Billy Nolan , um valentão que foi instigada a jogar uma partida em Sissy Spacek personagem no filme de terror, Carrie (1976).  Ao mesmo tempo, ele conseguiu o seu papel de estrela de tomada de como Vinnie Barbarino na comédia de TV Welcome Back, Kotter (1975-1979), em que sua irmã, Ellen , também apareceu ocasionalmente (como Arnold Horshack mãe).  O show foi ao ar na ABC .

                                                              1970 o estrelato fama

Por esta altura, Travolta tinha um único hit, intitulado "Let Her In", atingindo um máximo de número 10 na Billboard Hot 100 chart. [16] [17] Nos próximos anos, ele apareceu em dois de seus papéis mais notáveis: Tony Manero em Saturday Night Fever (1977) e como Danny Zuko em Graxa (1978).   Os filmes estavam entre os quadros de maior sucesso da década e catapultou Travolta ao estrelato internacional.   Saturday Night Fever rendeu-lhe uma Academy Award de Melhor Ator. [19] Aos 24 anos, Travolta se tornou um dos mais jovens artistas já nomeados para o Melhor Ator Oscar . [20] Sua mãe e sua irmã Ann apareceu como extras no Saturday Night Fever e sua irmã Ellen apareceu como uma garçonete em Grease. Travolta realizadas várias das músicas do álbum da trilha sonora Grease.  Em 1980, Travolta inspirou uma mania música nacional país que se seguiu na esteira de seu filme de sucesso, Cowboy do Asfalto , em que ele estrelou ao lado de Debra Winger


                                                                          A Crise
Depois de Urban Cowboy , Travolta estrelou uma série de fracassos financeiros e crítica que deixado de lado sua carreira de ator. Estes incluíram Perfeito , co-estrelado por Jamie Lee Curtis , e Two of a Kind , uma comédia romântica reteaming-lo com Olivia Newton-John . Durante esse tempo, ele foi oferecido, mas virado para baixo, levar papéis em que viria a ser sucessos de bilheteria, incluindo American Gigolo   e An Officer and a Gentleman , ambos os quais foi para Richard Gere . 
  O  Ressurgimento
Em 1989, Travolta estrelou em Olha Quem Está Falando , que arrecadou $ 297.000.000, o que torna o filme mais bem sucedido desde graxa . Travolta continuou com as duas continuações de Olha Quem Está Falando Também (1990) e Olha Quem Está Falando Agora (1993). Mas não foi até ele jogou Vincent Vega em Quentin Tarantino 's bateu Pulp Fiction (1994), pelo qual recebeu um Oscar nomeação, que reviveu sua carreira.   O filme mudou de volta para o Um-lista , e ele foi inundado com ofertas. Papéis notáveis ??seguintes Pulp Fiction incluem um filme buff- agiota em Get Shorty (1995), um agente do FBI e terroristas em Face / Off (1997), um advogado desesperado em A Civil Action (1998), o candidato Bill Clinton-esque presidencial em Primary Colors (1998),   e um detetive militar em A Filha do General (1999)..


    -presente
Travolta também estrelou em Battlefield Earth (2000) baseado em uma obra de ficção científica por L. Ron Hubbard , no qual ele interpretou o líder de um grupo de alienígenas que escraviza a humanidade em um futuro sombrio da Terra. O filme recebeu críticas quase universalmente negativas e fez muito mal nas bilheterias.  Travolta tocou a Sra. Edna Turnblad na refilmagem de Hairspray , seu primeiro musical desde Grease.
     Vida pessoal

Travolta estava em um relacionamento com a atriz Diana Hyland , que conheceu durante as filmagens de O Menino da Bolha Plástica ,. Hyland morreu de câncer de mama em 1977 

Travolta casou com a atriz Kelly Preston , em 1991. O casal teve um filho, Jett (1992-2009).   Sua filha, Ella Bleu, nasceu em 2000. Em 18 de maio de 2010, Travolta e Preston anunciou que estava grávida do terceiro filho do casal,   confirmou mais tarde a ser um menino.  Seu filho, Benjamin, nasceu em 23 novembro de 2010, na Flórida.

Travolta e Preston são regularmente atendidos aconselhamento matrimonial; Travolta afirmou que a terapia tem ajudado o casamento. 

Travolta é um piloto certificado privado e possui cinco aeronaves, incluindo um ex-Qantas Boeing 707-138 avião. O plano leva o nome Clipper Ella Jett em honra de seus filhos.   Pan American World Airways foi um grande operador do Boeing 707 Clipper e utilizado em seus nomes. A aeronave 707 traz as marcas da Qantas , como Travolta atua como um embaixador da boa vontade oficial para a companhia onde quer que ele voa. Sua propriedade $ 4,9 milhões em o Jumbolair subdivisão em Ocala, Flórida , está situado no Aeroporto Greystone com a sua própria pista e taxiway direito à sua porta da frente. 

Em 24 de novembro de 1992, Travolta estava pilotando sua Gulfstream N728T à noite acima de um sólido undercast , quando ele sofreu uma falha total do sistema elétrico, enquanto voando sob regras de voo por instrumentos em Ronald Reagan Washington National Airport . Durante o pouso de emergência, ele quase teve uma colisão no ar com um USAir Boeing 727 , um evento atribuído a uma decisão arriscada por um controlador de tráfego aéreo.   Em 13 de setembro de 2010, durante o primeiro episódio da última temporada de seu talk show , Oprah Winfrey anunciou que ela estaria tomando a platéia inteira em uma viagem de 8 dias despesas pagas para a Austrália, com Travolta servindo como piloto para a viagem. Ele tinha ajudado Winfrey planejar a viagem para mais de um ano. 
Travolta foi um praticante da cientologia desde 1975, quando foi dado o livro Dianética enquanto filmava o filme A chuva do Diabo em Durango , no México.   Após o terremoto Haiti 2010 , juntando-se outras celebridades para ajudar com os esforços de ajuda, Travolta voou em seu 707 completa de suprimentos, médicos e cientologia ministros voluntários para a área de desastre. 

Em maio de 2012, um massagista anônimo entrou com uma ação contra Travolta citando alegações de agressão sexual e bateria. Um advogado de Travolta, disse que as acusações eram "ficção completa e fabricação" e alguém querendo seus 15 minutos de fama . Conselho Travolta também afirmou que seu cliente seria capaz de provar que não estava na Califórnia no dia em questão e afirmou que Travolta iria "processar o advogado e Autor de acusação maliciosa" depois de receber o caso jogado fora.  Um segundo massagista mais tarde se juntou o processo fazendo reclamações semelhantes.



       Morte do filho
  Jett, morreu durante suas férias em Bahamas .    Uma das Bahamas atestado de óbito foi emitida, atribuindo a causa da morte a um ataque .  Jett, que tinha um histórico de convulsões,  teria sofrido de doença de Kawasaki como uma criança.  Em 24 de setembro de 2009,   Travolta e Preston confirmou as especulações de que seu filho tinha autismo e sofreu convulsões regulares.   Eles fizeram suas declarações dando testemunho depois de um multi-milionário extorsão complô contra eles a respeito das circunstâncias da morte de seu filho. Depois de um erro judiciário,  Travolta retirou as acusações.   Travolta creditou sua família e fé em ajudá-lo a sobreviver à morte trágica de seu filho, e para avançar com sua carreira cinematográfica


Filmes para o cinema e televisão
AnoTítuloTítulo em portuguêsPapelObs.
1975The Tenth LevelJohnFilme para a TV
1975The Devil's RainDanny
1976The Boy in the Plastic BubbleTod LubitchFilme para a TV
Indicado para o TV Land Award
1976Carriebr: Carrie, a EstranhaBilly Nolan
1977Saturday Night Feverbr: Os Embalos de Sábado à Noite
pt: Febre de Sábado à Noite
Tony ManeroNational Board of Review Award de melhor ator
Indicado - Oscar de melhor ator
Indicado - Globo de Ouro de melhor ator - filme musical ou de comédia
3ª posição - National Society of Film Critics Award de melhor ator
3ª posição - New York Film Critics Circle Award de melhor ator
1978Moment by MomentStrip Harrison
1978GreaseDaniel "Danny" ZukoGlobo de Ouro - Prêmio Henrietta – ator de cinema mundial favorito
Indicado - Globo de Ouro de melhor ator
1980Urban CowboyBuford 'Bud' Uan Davis
1981Blow OutJack Terry
1983Staying AliveTony Manero
1983Two of a KindZack Melon
1985PerfectAdam Lawrence
1987BasementsBenSegmento "The Dumb Waiter"
1989Look Who's Talkingbr: Olha Quem Está Falando
pt: Olha Quem Fala
James Ubriacco
1989The ExpertsTravis
1990Look Who's Talking Toobr: Olha Quem Está Falando Também
pt: Olha Quem Fala… Também
James Ubriacco
1991ShoutJack Cabe
1991Eyes Of An AngelBobbytambém conhecido como The Tender
1991Chains of GoldScott BarnesFilme para a TV; também assina o roteiro
1992Boris and Natasha: The MovieEle próprioparticipação especial
1993Look Who's Talking Nowbr: Olha Quem Está Falando Agora
pt: Olha Quem Fala Agora!
James Ubriacco
1994Pulp Fictionbr: Pulp Fiction - Tempo de ViolênciaVincent VegaMTV Movie Award de melhor sequência de dança(dividido com Uma Thurman)
Prêmio David di Donatello de melhor ator estrangeiro
London Critics Circle Film Award de ator do ano
Los Angeles Film Critics Association Award de melhor ator
Prêmio do Festival Internacional de Cinema de Estocolmo de melhor ator
Indicado - Oscar de melhor ator
Indicado - Prêmio BAFTA de melhor ator em papel principal
Indicado - Chicago Film Critics Association Award de melhor ator
Indicado - Dallas-Fort Worth Film Critics Association Award de melhor ator
Indicado - Globo de Ouro de melhor ator - filme dramático
Indicado - MTV Movie Award de melhor performance
Indicado - MTV Movie Award de melhor dupla em cinema (dividido com Samuel L. Jackson)
3ª posição - National Society of Film Critics Award de melhor ator
Indicado - Screen Actors Guild Award de performance de destaque por ator em papel principal
1995Get ShortyChili PalmerAmerican Comedy Award de ator mais engraçado em longa-metragem (papel principal)
Globo de Ouro de melhor ator - longa-metragem musical ou comédia
Southeastern Film Critics Association Award de melhor ator
Indicado - Screen Actors Guild Award de performance de destaque de elenco em longa-metragem
1995White Man's BurdenLouis Pinnock
1996MichaelSão Miguel Arcanjo (Michael)
1996Phenomenonbr: FenômenoGeorge Malley
1996Orientation: A Scientology Information FilmEle própriocurta-metragem
1996Broken ArrowMaj. Vic 'Deak' Deakins
1997Off the Menu: The Last Days of Chasen'sEle própriodocumentário
1997Mad CitySam Baily
1997Face/OffSean Archer/Castor TroyMTV Movie Award de melhor dupla em cinema (dividido com Nicolas Cage)
Indicado - Blockbuster Entertainment Award de ator favorito - ação/aventura
Indicado - MTV Movie Award de melhor performance
Indicado - MTV Movie Award de melhor vilão (dividido com Nicolas Cage
Indicado - Saturn Award de melhor ator
1997She's So LovelyJoey Giamontitambém produtor-executivo
1998A Civil ActionJan Schlichtmann
1998The Thin Red LineBrigadeiro-general QuintardSatellite Award especial para elenco de destaque em longa-metragem
1998Junket WhoreEle própriodocumentário
1998Primary ColorsGovernador Jack StantonIndicado — Golden Globe Award de melhor ator - filme musical ou comédia
1999The General's DaughterWarr. Off. Paul Brenner/Sgt. Frank White
1999Our Friend, MartinPai de Kylefilme educativo de animação, voz apenas
2000Welcome to HollywoodEle próprioparticipação especial, documentário-sátira
2000Lucky NumbersRuss Richards
2000Battlefield EarthTerltambém produtor
Framboesa de Ouro de pior ator
2001Domestic DisturbanceFrank Morrison
2001SwordfishA SenhaGabriel Shear
2002Austin Powers in Goldmember"Austinpussy" Johann van der Smut (Goldmember) / Ele próprioparticipação especial
2003BasicTom Hardy
2004Ladder 49Capitão Mike Kennedy
2004A Love Song for Bobby LongBobby Long
2004The PunisherHoward Saint
2005Magnificent Desolation: Walking on the Moon 3DJames Benson "Jim" Irwinnarrador; documentário
2005Be Coolbr: Be Cool - O Outro Nome do Jogo
pt: Jogos mais Perigosos
Chili Palmer
2006Lonely HeartsElmer C. Robinson
2007Wild HogsWoody Stevens
2007HairsprayEdna TurnbladBroadcast Film Critics Association Award de melhor elenco
Prêmio do Festival de Cinema de Hollywood de elenco do ano
Prêmio do Festival de Cinema de Hollywood de ator coadjuavente do ano
Indicado - Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante - longa-metragem
Indicado - Prêmio do Festival Internacional de Cinema de Palm Springs de melhor elenco
Indicado - Screen Actors Guild Award de performance de destaque por elenco em longa-metragem
2008BoltBolt o Cãovoz
2009The Taking of Pelham 123Benard Ryder
2009Old DogsCharlie Reed
2010From Paris with LoveCharlie Wax
2012SavagesDennis
2013Killing SeasonEmil Kovac
Séries de televisão
AnoTítuloPapelObs.
1972Emergency!Chuck BensonEpisódio: "Kids"
1972Owen Marshall: Counselor at LawEpisódio: "A Piece of God"
1973The RookiesEddie HalleyEpisódio: " Frozen Smoke"
1974Medical CenterDannyEpisódio: "Saturday's Child"
1975–1979Welcome Back, KotterVincent "Vinnie" BarbarinoCreditado como "estrela especial convidada" (apenas na 4ª temporada

Discography

Albums

YearAlbumUS
1974Over Here!
1976John Travolta39
1977Can't Let You Go66
1978Travolta Fever161
Grease1
1983Two of a Kind26
1986The Road to Freedom
1996Let Her In: The Best of John Travolta
2003The Collection
2007Hairspray

Singles

  • "Dream Drummin'" (1974)
  • "Easy Evil" (1975)
  • "Can't Let You Go" (1975)
  • "You Set My Dreams To Music" (1976)
  • "Goodnight Mr. Moon" (1976)
  • "Rainbows" (1976)
  • "Settle Down" (1976)
  • "Moonlight Lady" (1976)
  • "Right Time Of The Night" (1976)
  • "Big Trouble" (1976)
  • "What Would They Say" (1976)
  • "Back Doors Crying" (1976)
  • "Let Her In" (1976) – #10
  • "Whenever I'm Away From You" (1976) – #38
  • "Slow Dancin'" (1976)
  • "It Had To Be You" (1976)
  • "I Don't Know What I Like About You Baby" (1976)
  • "All Strung Out On You" (1977) – #34
  • "Baby, I Could Be So Good At Lovin' You" (1977)
  • "Razzamatazz" (1977)
  • "You're the One That I Want" – #1 (1978) (w/ Olivia Newton-John)
  • "Sandy" (1978)
  • "Greased Lightnin" (1978) – #47
  • "Never Gonna Fall in Love Again" (1980)
  • "Take A Chance" (1983) (w/ Olivia Newton-John)
  • "Two Sleepy People" (1997) (w/ Carly Simon)
  • "I Thought I Lost You" (2008) (w/ Miley Cyrus)

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.