biografia de Bette Davis
Bette Davis
Ruth
Elizabeth "Bette" Davis (Lowell, 5 de abril de 1908 —
Neuilly-sur-Seine, 6 de outubro de 1989), foi uma atriz estadunidense
de cinema, televisão e teatro. Conhecida por sua vontade de interpretar
personagens antipáticas, ela era venerada por suas atuações numa
variada gama de gêneros cinematográficos; de melodramas policiais,
filmes de época e comédias, embora seus maiores sucessos tenham sido
romances dramáticos. Após trabalhar em peças na Broadway, Davis
mudou-se para Hollywood em 1930, onde obteve pouco êxito com papéis em
produções da Universal Studios. Foi contratada pela Warner Bros. em
1932, estabelecendo uma bem-sucedida carreira através de várias
atuações aclamadas pela crítica. Em 1937 tentou se libertar do contrato
e, apesar de ter perdido um processo contra a produtora que foi
amplamente explorado pela mídia, atingiu o período de maior sucesso de
sua carreira. Até o final dos anos 1940, Davis foi uma das mais
célebres protagonistas do cinema americano, reconhecida por seu estilo
forte e intenso. Ganhou uma reputação de perfeccionista muito
combativa, sendo que embates com executivos dos estúdios, diretores de
cinema e outras estrelas eram frequentemente noticiados pela mídia. Seu
estilo franco, sua voz distinta e o cigarro sempre a mão contribuíram
para a construção de uma imagem pública muito imitada e satirizada.
Davis
co-fundou a Hollywood Canteen – iniciativa para angariar fundos para o
Exército e entreter soldados estadunidenses durante a Segunda Guerra
Mundial – e foi a primeira presidenta da Academia de Artes e Ciências
Cinematográficas. Ganhou o Oscar de Melhor Atriz duas vezes, foi a
primeira pessoa a receber dez indicações da Academia nas categorias de
atuação, além de ter sido a primeira mulher a receber um prêmio pelo
conjunto da obra do American Film Institute. Sua carreira passou por
vários períodos sombrios, tendo ela mesma admitido que seu sucesso se
deu muitas vezes às custas de seus relacionamentos pessoais. Casada
quatro vezes, tornou-se viúva uma vez e divorciada outras três, tendo
criado seus filhos como mãe solteira. Seus últimos anos foram marcados
por um longo período de doença mas ela continuou atuando até pouco
antes de sua morte por câncer de mama, com mais de 100 papéis em filme,
televisão e teatro em sua filmografia. Em 1999, Davis foi a segunda
colocada, atrás apenas de Katharine Hepburn, na lista do American Film
Institute das maiores atrizes de todos os tempos. Possui duas
estrelas na Calçada da Fama, uma referente ao seu trabalho no cinema e
outra referente ao seu trabalho na televisão. Elas estão localizadas em
6225 Hollywood Boulevard e 6233 Hollywood Boulevard.
Os primeiros anos em Hollywood (1930-1936)
Primeiros anos
Ruth
Elizabeth Davis, conhecida desde a infância pela alcunha de "Betty",
nasceu em Lowell, Massachusetts. Seus pais eram Ruth ("Ruthie") Augusta
(nome de solteira Favor) e Harlow Morrell Davis, um advogado de
patentes.1 Possuía uma irmã, Barbara ("Bobby"), nascida em 25 de
outubro de 1909. A família era protestante, de raízes inglesas,
francesas e escocesas. Em 1915, os pais de Davis se separaram e Betty e
Bobby foram matriculadas no internato de Crestalban em Lanesborough,
cidade localizada no planalto de Berkshire.2 Em 1921, Ruth Davis
mudou-se com as filhas para Nova Iorque, onde trabalhou como
retratista. Após ver Rudolph Valentino em Os Quatro Cavaleiros do
Apocalipse (1921) e Mary Pickford em O Pequeno Lord (1921), Betty se
sentiu inspirada a seguir a carreira de atriz,3 mudando a grafia de seu
nome para "Bette", em homenagem ao romance La Cousine Bette de Honoré
de Balzac.4 Ela recebeu o incentivo da mãe, que também aspirara ser
atriz.
Nessa
época, Davis estudou no internato Cushing Academy em Ashburnham,
Massachusetts, onde conheceu seu primeiro marido, Harmon O. Nelson,
conhecido como "Ham". Em 1926, assistiu a uma performance da peça O
Pato Selvagem, do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen, estrelada pelas
atrizes Blanche Yurka e Peg Entwistle. Davis posteriormente revelaria
que a peça cimentou sua escolha pela carreira artística: "antes da peça
começar, eu queria ser atriz. Quando ela terminou, eu tinha que ser uma
atriz… exatamente como Peg Entwistle".5 Primeiramente, Davis tentou
entrar no Civic Repertory Theatre, uma companhia de teatro mantida por
Eva LeGallienne em Manhattan, mas foi rejeitada pela própria
LeGallienne, que a acusou de ser "frívola" e "insincera".6 Porém, foi
aceita pela John Murray Anderson School of Theatre, onde estudou dança
com Martha Graham. Concluídos
os estudos, a jovem atriz fez um teste para a companhia de teatro de
George Cukor, que, embora não tenha ficado muito impressionado com ela,
lhe deu seu primeiro trabalho remunerado – o papel de uma corista na
peça Broadway por uma semana. Mais tarde, Davis foi escolhida para o
papel de Hedwig, o personagem que ela havia visto Entwistle interpretar
em O Pato Selvagem. Depois de atuar na Filadélfia, em Washington, D.C.
e em Boston, Davis estreou na Broadway em 1929 com a peça Pratos
Quebrados, que foi seguida por Sólido Sul. Notada por um caçador de
talentos da Universal Pictures, foi convidada para fazer um teste em
Hollywood..
Início em Hollywood Acompanhada
pela mãe, Davis viajou de trem para Hollywood, chegando dia 13 de
dezembro de 1930. Os executivos da Universal não se impressionaram com
a jovem, mas ofereceram-lhe um curto contrato. Em The Bad Sister
(1931), Davis fez sua primeira aparição nos cinemas, em um papel menor.
O filme, uma produção de baixo orçamento, é hoje lembrado por marcar as
estreias de Davis e outro que ator que também se tornaria um mito,
Humphrey Bogart. No mesmo ano, Davis apareceu em Seed. A
Universal renovou o contrato de Davis, dando-lhe um pequeno papel no
bem recebido Waterloo Bridge. Davis foi então emprestada para outros
estúdios, onde apareceu nas produções Way Back Home (1931), The Menace
e Hell's House (ambos em 1932). Após nove meses e nenhum filme de
sucesso, a Universal resolveu não renovar o contrato da atriz. Contrato com a Warner Bros. Decidida
a deixar Hollywood e voltar para o teatro, Davis foi surpreendida por
um telefonema do ator George Arliss, seu antigo professor de
interpretação. O veterano profissional precisava de uma jovem atriz
para seu novo filme, The Man Who Played God (1932), e convenceu os
executivos da Warner Bros. a contratá-la. Pelo resto de sua vida, Davis
creditou Arliss como o responsável por sua segunda chance em Hollywood. Além
de um contrato de cinco anos com a Warner Bros., o ano de 1932 foi
marcado pelo primeiro casamento de Bette Davis. Com seu antigo namorado
"Ham" Nelson.
Após
uma série de aparições em filmes pouco memoráveis, Davis convenceu os
executivos da Warner Bros. a emprestá-la a um estúdio rival, o RKO
Pictures, para a produção de Of Human Bondage (br:Escravos do Desejo),
em 1934. O filme, uma adpatação do romance homônimo do britânico W.
Somerset Maugham, estrelada por Leslie Howard, fez grande sucesso com a
crítica. A revista Life escreveu que a Mildred Rogers de Davis talvez
fosse "a melhor interpretação de uma atriz americana registrada em
filme". Quando o trabalho não foi indicado ao Oscar, a atriz Norma
Shearer iniciou uma campanha por sua nomeação. Pressionada, a academia
alterou as regras para a votação do ano, permitindo que nomes não
presentes nas cédulas recebessem votos. Ainda assim, o Oscar de melhor
atriz de 1934 foi entregue a Claudette Colbert, por Aconteceu Naquela
Noite. No ano seguinte, finalmente reconhecendo o potencial de
Davis, a Warner Bros. Deu-lhe o papel principal em Dangerous (br:
Perigosa). Segundo o jornal The New York Times, Davis estaria se
tornando uma das mais interessantes atrizes do cinema. Oficialmente
candidata, foi premiada pela primeira vez com o Oscar.
Em
1936, Davis voltou a atuar ao lado de Leslie Howard e Humphrey Bogart
em The Petrified Forest (br: A Floresta Petrificada). Apesar do sucesso
do filme, Davis voltou a ser usada em produções que ela julgava
medíocres, como Satan Met a Lady. Convencida de que sua carreira estava
sendo prejudicada, Davis abandonou a Warner Bros. antes do término de
seu contrato, planejando atuar em dois filmes na Inglaterra. O caso foi
levado à corte judicial inglesa que decidiu que a atriz deveria honrar
seu contrato com a empresa. Ao contrário do que se poderia imaginar,
a briga judicial terminou por beneficiar Davis, que passou a ser vista
com mais respeito pelo presidente da Warner Bros., Jack Warner. Em
1937, Davis estrelou Marked Woman (br: Mulher Marcada) ao lado de
Humphrey Bogart. A produção foi baseada no caso real de Charles "Lucky"
Luciano, mafioso levado à justiça graças ao testemunho de um grupo de
prostitutas. E rendeu a Davis novos elogios da crítica. Em 1938,
Bette Davis interpretou um dos papéis que mais marcariam sua carreira,
Julie Marsden, em Jezebel (pt: Jezebel, a Insubmissa - br: Jezebel).
Durante as filmagens, Davis iniciou um conturbado relacionamento com o
diretor William Wyler. Posteriormente, ela admitiria que Wyler foi "o
grande amor de minha vida". Pelo filme, Bette Davis recebeu seu segundo
Oscar de melhor atriz.
Jezebel
marca o início da fase de maior sucesso da carreira de Bette Davis. Ela
passaria a figurar entre as dez estrelas mais bem pagas de Hollywood e
seria indicada ao Oscar de melhor atriz por cinco anos consecutivos, um
recorde nunca igualado. Em contraste ao sucesso profissional, seu
casamento com Ham Nelson chegava ao fim. Em 1938, Nelson, munido de
evidências de que Davis estaria tendo um caso com o excêntrico
milionário Howard Hughes, pede o divórcio. No
ano seguinte, Davis estrelou quatro produções de grande sucesso. Por
sua interpretação como a herdeira fadada à morte em Dark Victory (pt:
Vitória Negra - br:Vitória Amarga), foi indicada pela terceira vez ao
Oscar de melhor atriz. Davis mais tarde diria que este era seu filme
favorito entre os que protagonizou. A atriz sentia-se particularmente
orgulhosa por ter convencido Jack Warner, que não acreditava que uma
história mórbida pudesse ter sucesso, a investir na produção. No meses
seguintes, ela apareceu em The Old Maid (pt: A Ama Velha - br: Eu Soube
Amar), Juarez e The Private Lives of Elizabeth and Essex (pt: Isabel de
Inglaterra - br: Meu Reino por um Amor). Neste último, seu primeiro
filme colorido, Davis interpretou pela primeira vez a Rainha Elizabeth
I. Década de 1940
Nesta
época, Davis era a atriz que mais dava lucro a Warner Brothers. Em 1940
ela estreou dois filmes All This and Heaven Too (br: Tudo isso e o céu
também) que naquele momento se tornou o seu filme mais lucrativo e The
Letter (pt/br: A Carta) considerado o melhor filme do ano pelo jornal
Hollywood Reporter. Por este último trabalho, uma personagem adúltera e
assassina, Bette Davis foi novamente indicada ao Oscar. Neste mesmo
ano, ela se casaria com Arthur Farnsworth. No
ano seguinte, Davis se tornaria a primeira mulher presidente da
Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, mas antagonizou com
membros do comitê por suas propostas radicais. Com a iminência da
guerra na Europa, Davis propôs que a cerimônia do Oscar não fosse mais
um banquete e sim em um teatro com entradas cobradas para coloborar com
fundos de ajuda aos britânicos. Com a desaprovação e resistência do
comitê, Davis renunciou ao cargo de presidente. Substituída por Jean
Hersholt, ele acabou fazendo as mudanças que ela havia proposto
anteriormente. Ainda
em 1941, Bette Davis seria dirigida por William Wyler em The Little
Foxes (pt: A raposa matreira - br: Pérfida) que lhe rendeu mais uma
indicação ao Oscar. Depois deste filme ela e o diretor jamais
trabalhariam juntos novamente. Foi
indicada ao Oscar em cinco anos consecutivos, de 1938 a 1942, sendo a
atual recordista de indicações seguidas ao lado da atriz Greer Garson.
Sucesso com a Warner Bros (1937-1941)
Davis começou a trabalhar em Mulher Marcada
(1937), como uma prostituta em um drama de gangsters contemporânea,
inspirada pelo caso de Lucky Luciano . Por sua atuação no filme ela foi
premiada com a Taça Volpi no 1937 Festival de Cinema de Veneza . Sua
foto seguinte foi Jezebel (1938), e durante a produção Davis entrou em
um relacionamento com o diretor William Wyler . Mais tarde, ela o
descreveu como o "amor da minha vida", e disse que fazer o filme com
ele foi "o tempo em minha vida da minha felicidade mais perfeita". O
filme foi um sucesso e desempenho de Davis como uma mimada Southern
belle lhe valeu um segundo Oscar, o que levou a especulações na
imprensa de que ela seria escolhida para interpretar um personagem
semelhante, Scarlett O'Hara , em E o Vento Levou . Davis manifestou o
desejo de jogar Scarlett, e enquanto David O. Selznick estava
realizando uma pesquisa para a atriz para o papel, uma enquete de rádio
nomeou como o favorito do público. Warner ofereceu seus serviços para
Selznick como parte de um acordo que incluía também Errol Flynn e
Olivia de Havilland, mas Selznick não considerou Davis como adequado, e
rejeitou a oferta, enquanto que Davis não queria elenco Flynn como
Rhett Butler .Jezebel marcou o início
da fase mais bem sucedida da carreira de Davis, e ao longo dos próximos
anos, ela foi listado no relatório anual "Pesquisa Quigley do Dinheiro
Top Ten Fazendo Estrelas", que foi compilado a partir dos votos de
expositores de cinema em todo os EUA para as estrelas que geraram a
maior receita em suas salas ao longo do ano anterior. Em contraste com
o sucesso de Davis, seu marido, Nelson Ham, não conseguiu estabelecer
uma carreira para si mesmo, e sua relação vacilou. Em 1938, Nelson
obteve evidências de que Davis estava envolvido em uma relação sexual
com Howard Hughes e, posteriormente, entrou com pedido de divórcio
citando "forma cruel e desumana" Davis.
Ela era emocional durante as filmagens de
seu próximo filme, Dark Victory (1939), e considerado abandoná-lo até
que o produtor Hal B. Wallis convenceu a canalizar seu desespero em sua
atuação. O filme se tornou um dos filmes de maior bilheteria do ano, eo
papel de Judith Traherne trouxe uma indicação ao Oscar. Nos últimos
anos, Davis citou este desempenho como seu favorito. Ela apareceu em
três sucessos de outras caixas em 1939, O Mico com Miriam Hopkins ,
Juarez com Paul Muni e A Vida Íntima de Elizabeth e Essex com Errol
Flynn. O último foi seu primeiro filme colorido e seu filme colorido
feito somente durante o auge da sua carreira. Para reproduzir os idosos
Elizabeth I da Inglaterra , Davis raspou a linha do cabelo e
sobrancelhas. Durante as filmagens ela foi visitado no set pelo ator
Charles Laughton . Ela comentou que ela tinha um "nervo" jogando uma
mulher de sessenta anos, para que Laughton respondeu: "Nunca se atrevem
a se enforcar. Essa é a única forma de crescer em sua profissão. Você
deve continuamente tentar coisas que você acha que são além de você ,
ou você entrar em uma rotina completa. " Recordando o episódio muitos
anos depois, Davis comentou que o conselho de Laughton influenciou por
toda a sua carreira.
Por esta altura, Davis foi a Warner
Bros ' estrela mais rentável, e ela foi dado o mais importante de seus
papéis principais femininos. Sua imagem foi considerada com mais
cuidado, embora ela continuou a desempenhar funções de caráter, ela
muitas vezes foi filmado em close-ups que enfatizavam os olhos
distintas. Tudo Isto eo Céu Too (1940) foi o filme mais bem sucedido
financeiramente da carreira de Davis a esse ponto , enquanto que A
Carta (1940) foi considerado "uma das melhores fotos do ano" pela The
Hollywood Reporter , e Davis ganhou a admiração por seu retrato de um
assassino adúltera, um papel originado pelo famoso atriz Katharine
Cornell . Durante este tempo, ela estava em um relacionamento com seu
ex-colega de elenco George Brent , que propôs casamento. Davis se
recusou, como ela conheceu Arthur Farnsworth, um New England
estalajadeiro. Davis e Farnsworth se casaram no rancho Home, em Lake
Montezuma, Arizona , em dezembro de 1940.
Em janeiro de 1941, Davis se tornou a primeira
mulher presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas ,
mas antagonizou os membros do comitê com seu jeito atrevido e propostas
radicais. Diante da desaprovação e da resistência da comissão, Davis
pediu demissão, e foi sucedido por Jean Hersholt , que implementou as
mudanças que ela havia sugerido. Davis estrelou em três filmes em 1941,
sendo o primeiro A Grande Mentira , ao lado de George Brent. Era um
papel agradável e diferente, para Davis, enquanto tocava um tipo de
caráter, simpático. Brent cócegas Davis durante muitos cenas do filme,
o que permitiu ao público, usado para personagem de Davis de
temperamento forte, um raro vislumbre de sua sucumbir a risadinhas e se
contorce. William Wyler dirigiu Davis pela terceira vez em Lillian
Hellman 's The Little Foxes (RKO, 1941), mas eles discordaram sobre o
personagem de Regina Giddens. Assumir um papel originalmente
interpretado no palco por Tallulah Bankhead , Davis sentiu
interpretação original Bankhead era adequado e seguido intenção
Hellman, mas Wyler queria que ela amolecer o caráter. Davis se recusou
a comprometer. Ela recebeu outra indicação ao Oscar por sua
performance, e nunca trabalhou com Wyler novamente.
Durante a guerra
Com
o ataque japonês a Pearl Harbor, Davis passaria o ano de 1942 viajando
através dos Estados Unidos vendendo bônus de guerra e acabou sendo
criticada pelo presidente da Warner Brothers, Jack Warner, por tentar
persuadir multidões na compra. Durante a guerra, muitos artistas
passavam o tempo apoiando os soldados estadunidenses e arrecadando
fundos. O ator John Garfield abriu um clube chamado Hollywood Canteen
no dia 3 de outubro de 1942, com apoio de Bette Davis, Cary Grant e
Jule Styne (compositor de várias peças da Broadway). O clube recebeu
apoio de vários artistas e oferecia comida e entretenimento a vários
combatentes da guerra. Segundo Davis, o Hollywood Canteen foi uma das
coisas que mais ela se orgulhou de ter feito. Em 1980 recebeu uma
medalha de honra do Departamento de Defesa dos Estados Unidos da
América por seus serviços no clube. Ainda
no ano de 1942, filmou Now, Voyager (pt / br: Estranha passageira).
Quando foi convidada a fazer parte do elenco, inicialmente não
demonstrou muito interesse, porém o produtor Hal B. Wallis argumentou
que a audiência feminina precisava de dramas românticos para
distraí-las da realidade da vida. O filme se tornou um dos mais
conhecidos personagens "femininos" de sua carreira. Durante a década
de 1940, a maioria de suas escolhas por filmes foi influenciada pela
Segunda Guerra Mundial. Watch on the Rhine (de 1943) era sobre o
movimento antinazista. Thank Your Lucky Stars (1943), um musical cuja
renda foi doada ao Hollywood Canteen. Old acquaintance (br:Um velha
amizade) (de 1943), co-estrelado pela atriz Miriam Hopkins, tratava de
uma história de duas velhas amigas que tinham que lidar com a tensão
quando uma delas se torna uma romancista de sucesso. Davis e Hopkins
viveram um clima de competitividade e animosidade durante o filme. Em
agosto do mesmo ano, o marido de Davis, Arthur Farnsworth, morreria. Em
1944, Davis filmou Mr. Skeffington (br: Vaidosa). Durante as filmagens,
Davis causou problemas ao diretor, Vincent Sherman, recusando-se a
filmar certas cenas e insistindo que alguns cenários deveriam ser
refeitos. Também improvisou algumas falas, causando confusão entre os
atores e enfurecendo o escritor Julius Epstein. Embora tenha recebido
algumas críticas pelo seu egocentrismo, foi novamente indicada ao Oscar..
Problemas na carreira Ela
casou-se com o artista e pintor William Grant Sherry, em 1945. Após o
casamento, a diferença de sucesso e remuneração levou o casamento a
tensão e brigas. Em
The Corn is Green (de 1945), Davis fez o papel de uma professora. Para
o filme Davis engordou 14 quilos e teve sua aparência mudada para
parecer mais velha (ela tinha 36 anos na época e deveria parecer que
tinha 50). O filme foi bem recebido pelos críticos mas não teve grandes
audiências. A Stolen Life (de 1946) recebeu críticas discretas. Foi
seguido por Deception (1946), o primeiro de seus filmes a perder
dinheiro. Em
1947, Davis deu à luz sua primeira filha, Barbara. Na época pensou que
sua carreira estava acabada por estar tão envolvida na maternidade. Seu
relacionamento com Sherry começou a se deteriorar e ela continuou a
fazer filmes mas sua popularidade com as audiências estava em declínio.
Depois de Beyond the Forest (de 1949), Jack Warner liberou Davis de seu
contrato com a Warner Bros., atendendo a seu pedido. O
filme seguinte, Newsweek, foi tão mal recebido pela crítica que o
jornal Los Angeles Examiner escreveu que aquilo era "uma histeria e
superexposição por Sheer", e descreveu o filme como "um infeliz final
de uma carreira brilhante". Década de 1950 Em
1950, Davis filmou All About Eve (pt: Eva - br:A malvada) cujo roteiro
descreveu como o melhor que já tinha lido em sua vida. O filme foi
co-estrelado pela atriz Anne Baxter. Durante o filme, Davis conheceu e
começou um romance com ator Gary Merrill com quem se casaria logo
depois. Pelo filme, Davis foi indicada ao Oscar mas não ganhou. Porém
ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes por este
trabalho. No mesmo ano, Davis se divorciou oficialmente de William
Sherry e dias depois se casou com Gary Merrill. Com o consentimento de
Sherry, Merrill adotou Barbara. E logo após o dois adotaram uma menina
chamada Margot. Em
1952, Davis seria novamente indicada ao Oscar por sua atuação em The
Star (br: Lágrimas amargas). No mesmo ano, Davis e Merrill adotaram
mais uma criança, um menino chamado Michael. Davis foi operada de
osteomielite. Margot, sua filha adotiva, foi diagnosticada com lesões
cerebrais e foi internada em uma instituição. Poucos
filmes de Davis na década de 1950 atingiram sucesso. Enquanto sua
carreira entrava em declínio, seu casamento arruinava-se. Davis e
Merrill estavam constatemente discutindo e, em 1960, Davis pediu o divórcio.
Década de 1960
Em
1962, ela atuou junto a Glenn Ford e Ann-Margret no filme de Frank
Capra, A Pocketful of Miracles. No mesmo ano apareceu no filme What
Ever Happened to Baby Jane? (pt: O que teria acontecido com Baby Jane?
- br: O que terá acontecido a Baby Jane?) junto a sua rival Joan
Crawford, um filme de terror dirigido por Robert Aldrich pelo qual,
Davis recebeu sua última indicação ao Oscar. O desempenho das duas
atrizes foi admirável em todos os aspectos. Em sua biografia, conta que
exclamou, ao saber que não havia levado a estatueta: "Grande! Perdi
para uma principiante!" (Anne Bancroft levou o prêmio). Barbara, sua
filha, fez um pequeno papel no filme e, quando as duas foram a Cannes
para promovê-lo, Barbara conheceu Jeremy Hyman, executive da Seven Arts
Productions, com quem se casaria logo depois, aos dezesseis anos de
idade, com a permissão da mãe. No filme de 1964, Where Love Has Gone
Davis interpretou a mãe de Susan Hayward, mas as filmagens foram
problemáticas devido a discussões entre as duas atrizes. O diretor
Robert Aldrich chamou Davis para atuar em 1964 no filme Hush… Hush,
Sweet Charlotte pensando em reunir Davis e Crawford novamente no
elenco. Mas Crawford recusou alegando doença e foi substituída por
Olivia de Havilland, de quem Davis era amiga, o que fez com que pelo
menos as filmagens deste fossem feitas em clima de paz. O filme fez um
considerável sucesso e chamou atenção por seu elenco de veteranos. No
final da década de 1960, Davis ainda fez The Nanny em 1965 e The
Anniversary (br: O aniversário) em 1968, ambos sem muito sucesso. Década de 1970
No
começo dos anos 1970, Davis foi convidada a aparecer no palco no Great
Ladies of the American Cinema. Em cinco sucessivas noites, uma
diferente estrela de cinema discutia sua carreira e respondia questões
do público. Outras atrizes convidadas foram Myrna Loy, Rosalind
Russell, Lana Turner e Joan Crawford. Apareceu no palco na produção
Miss Moffat, uma adaptação musical de The Corn is Green. Filmou como
(coadjuvante/secundária) no filme Burnt Offerings e no filme para
televisão chamado The Disappearance of Aimee, ambos em 1976. Mas entrou
em colisão com Karen Black e Faye Dunaway, respectivamente as estrelas
das duas produções. Em 1977, Davis tornou-se a primeira mulher a
receber do American Film Institute (Instituto de Cinema
Norte-Americano) o prêmio por sua obra. Após o prêmio, recebeu várias
propostas de trabalho. Em 1978, atuou na minissérie para televisão, The
Dark Secret of Harvest Home e no filme Death on the Nile (br:Morte
sobre o Nilo) baseado no livro de mistério de Agatha Christie. Em 1979
ganhou o Emmy por sua atuação no filme para televisão Strangers: The
Story of a Mother and Daughter.
Década de 1980
Foi indicada novamente ao Emmy em 1980 por White Mama e, em 1982, por Little Gloria… Happy at Last. Seu
nome começou a ficar mais conhecido entre os mais jovens da época, após
Kim Carnes fazer sucesso mundial com a canção Bette Davis Eyes, em 1981. Ela
continuou aparecendo na televisão, como na minissérie Family Reunion de
1981, no qual pode contracenar com seu neto J. Ashley Hyman. Também
apareceu no filme televisivo A Piano for Mrs. Cimino de 1982, e Right
of Way de 1983, com o ator James Stewart. Em 1983, durante as filmagens da série para televisão chamada Hotel, Davis foi diagnosticada
com câncer de mama. Após uma mastectomia, Davis teve paralisia do lado
direito no rosto e braço e teve que fazer fisioterapia para recuperar
os movimentos. Com a saúde estável novamente, ela viajou para a
Inglaterra para filmar mais um mistério de Agatha Christie, Murder with
Mirrors, em 1985. No mesmo ano, Barbara publicou um livro intitulado My
Mother's Keeper descrevendo o difícil relacionamento que tinha com a
mãe. Vários amigos de Davis disseram que o livro não era tão fiel à
realidade. Críticos de Barbara Hyman apontaram que Davis tinha dado
suporte financeiro à família de Hyman e recentemente salvara-os de
perder a casa em que viviam. Até seu ex-marido, Gary Merrill, a
defendeu das acusações da filha. Em
sua segunda memórias publicadas em 1987, This 'N That, Davis escreveu
sobre o livro da filha. Davis já havia publicado sua primeira memórias
em 1962, The Lonely Life. Em
1986 Davis apareceu num filme para televisão chamado As Summers Die, e
para o cinema The Whales of August (br: Baleias de agosto). Seu último
filme foi Wicked Stepmother, de 1989. Em
1989, em viagem à Espanha para ser homenageada no Festival
Internacional de Cinema de San Sebastián, Davis teve problemas de
saúde. Debilitada para fazer uma longa viagem de volta aos Estados
Unidos, Davis viajou até a França onde foi internada no hospital
americano de Neuilly-sur-Seine. Ela morreu no dia 6 de outubro.
Encontra-se sepultada em Forest Lawn Memorial Park (Hollywood Hills),
Los Angeles, Condado de Los Angeles, Califórnia nos Estados Unidos.7 Em
sua sepultura está escrito: She did it the hard way. Após
a sua morte o diretor Steven Spielberg comprou os dois Óscares ganhos
por Bette Davis em leilões ocorridos, entregando ambas as estatuetas
para que ficassem aos cuidados da Academia de Artes e Ciências
Cinematográficas
Final de carreira (1971-1983)
No
início dos anos 1970, Davis foi convidado para aparecer em Nova York,
em uma apresentação palco, grandes damas do cinema americano. Mais de
cinco noites sucessivas, uma estrela diferente do sexo feminino
discutido sua carreira e respondeu a perguntas da platéia, Myrna Loy ,
Rosalind Russell , Lana Turner , Sylvia Sidney , e Joan Crawford foram
os outros participantes. Davis foi bem recebido e foi convidado para
turnê na Austrália com a semelhança temática, Bette Davis em pessoa e
on Film, e seu sucesso permitiu-lhe levar a produção para o Reino Unido
. Em 1972, ela
desempenhou o papel principal em dois filmes de televisão que foram
destinados a cada pilotos para próxima série para a NBC , Madame Sin
com Robert Wagner , e do juiz e Jake Wyler , com Joan Van Ark , mas em
cada caso, a NBC decidiu contra produzindo uma série. Ela apareceu na
produção de palco, Srta Moffat, uma adaptação musical de seu filme O
milho é verde, mas depois do show que foi muito criticado pelos
críticos Filadélfia durante a sua execução pré-Broadway, ela citou uma
lesão nas costas e abandonou o show, que fechou imediatamente. Ela
interpretou papéis secundários em Burnt Offerings (1976) e O
Desaparecimento de Aimee (1976), mas entraram em confronto com Karen
Black e Faye Dunaway , as estrelas das duas respectivas produções,
porque sentiu que nem estendeu a um grau adequado de respeito e que o
seu comportamento nos sets de filmagem era profissional. Em
1977, Davis se tornou a primeira mulher a receber o American Film
Institute 's Lifetime Achievement Award . O evento televisionado
incluiu comentários de vários colegas Davis, incluindo William Wyler,
que brincou dizendo que a chance Davis ainda gostaria de refilm uma
cena de A Carta a que Davis concordou. Jane Fonda , Henry Fonda ,
Natalie Wood e Olivia de Havilland estão entre os atores que pagaram o
tributo, com a de Havilland comentando que Davis "tem os papéis que eu
sempre quis". Após a cerimônia, ela encontrou-se na procura de novo,
muitas vezes tendo que escolher entre várias ofertas. Ela aceitou
papéis na minissérie The Dark Secret of Home Colheita (1978) eo filme
teatral Morte no Nilo (1978), uma Agatha Christie mistério do
assassinato. A maior parte de seu trabalho restante foi para a
televisão. Ela ganhou um prêmio Emmy por Strangers: A História de Mãe e
Filha (1979), com Gena Rowlands , e foi indicado por suas atuações em
Branco Mama (1980) e Gloria pouco ... Feliz at Last (1982). Ela também
teve papéis coadjuvantes em dois da Disney filmes, Retorno de Witch
Mountain (1978) e O Observador no Bosques (1980).Nome
de Davis tornou-se conhecido para um público mais jovem, quando Kim
Carnes canção 's " Bette Davis Eyes "se tornou um sucesso mundial e o
registro best-seller de 1981 em os EUA, onde ficaram em número um nas
paradas musicais por mais de dois meses. Neto de Davis ficou
impressionado que ela foi tema de uma música de sucesso e Davis
considerou um elogio, escrevendo para ambas as Carnes e os
compositores, e aceitando o dom de ouro e discos de platina de Carnes e
pendurá-los em sua parede. Ela continuou atuando para a televisão,
aparecendo em Reunião de Família (1981) em frente a ela neto J. Ashley
Hyman, um piano para a Sra. Cimino (1982) e Direito de Passagem (1983)
com James Stewart . Em 1983, ela foi premiada com o Women in Film
Crystal Award .
Em 1983, após as filmagens do episódio piloto para
a série de televisão Hotel , Davis foi diagnosticada com câncer de mama
e passou por uma mastectomia . Dentro de duas semanas de sua cirurgia,
ela sofreu quatro golpes que causaram paralisia no lado esquerdo do
rosto e no braço esquerdo, e deixou-a com a fala arrastada. Ela começou
um longo período de fisioterapia e, ajudado por seu assistente pessoal,
Kathryn Sermak, ganhou recuperação parcial da paralisia.Durante
este tempo, seu relacionamento com sua filha, BD Hyman , se deteriorou
quando Hyman se tornou um cristão renascido, e tentou persuadir Davis a
seguir o exemplo. Com sua saúde estável, ela viajou para a Inglaterra
para filmar a Agatha Christie mistério Murder with Mirrors (1985). Após
o seu regresso, ela descobriu que Hyman tinha publicado um livro de
memórias, Guardião da minha mãe , em que ela narrou um relacionamento
mãe-filha difícil e cenas retratadas do comportamento arrogante e
embriagada Davis. Vários amigos de Davis comentou que representações de
Hyman de eventos não eram precisas,. Um deles disse: "tanto o livro
está fora de contexto" Mike Wallace retransmissão um 60 Minutes
entrevista que ele filmou com Hyman alguns anos antes, no qual ela
elogiou Davis em suas habilidades como mãe, e disse que ela havia
adotado muitos dos princípios de Davis na criação dos filhos próprios.
Críticos de Hyman observou que Davis tinha apoiado financeiramente a
família Hyman por vários anos e que recentemente salvou de perder a sua
casa. Apesar da aspereza de seus anos de divórcio anteriores, Gary
Merrill também defendeu Davis. Entrevistado pela CNN , a Merrill disse
que Hyman foi motivada por "crueldade e ganância". Filho adotivo de
Davis, Michael Merrill, terminou contato com Hyman e se recusou a falar
com ela novamente, assim como Davis, que também deserdados ela.
Em seu livro de memórias em segundo lugar,
este N 'Isso (1987), Davis escreveu: "Eu ainda estou recuperando do
fato de que um filho meu ia escrever sobre mim nas minhas costas, para
não dizer nada sobre o tipo de livro que é. vou nunca recuperar
completamente como do livro de BD como eu tenho desde o acidente
vascular cerebral. Ambos eram experiências devastadoras. " Seu livro de
memórias concluiu com uma carta para sua filha, no qual ela se dirigiu
a ela várias vezes como "Hyman", e descreveu suas ações como "uma
manifesta falta de lealdade e gratidão pela vida muito privilegiada
sinto que lhe foi dada". Ela concluiu com uma referência ao título do
livro de Hyman, "Se ele se refere a dinheiro, se minha memória não me
falha, eu fui o seu guardião por todos estes anos. Eu estou continuando
a fazê-lo, como meu nome fez o seu livro sobre mim um sucesso ". Davis
apareceu no filme para televisão como Summers Die (1986) e Lindsay
Anderson filme 's As Baleias de Agosto (1987), no qual ela interpretou
a irmã cega de Lillian Gish . O filme recebeu boas críticas, com uma
escrita crítica, "Bette rastreia toda a tela como um velho rabugento
hornet em uma vidraça, rosnando, cambaleando, contraindo-a sinfonia de
sinapses falhou". Sua última performance foi o papel-título de Larry
Cohen é Madrasta Malvada (1989). A essa altura, sua saúde estava
falhando, e depois de desentendimentos com Cohen andou fora do set. O
roteiro foi reescrito para dar mais ênfase Barbara Carrera personagem,
ea versão refeita foi lançado após a morte de Davis.
Depois de abandonar madrasta malvada e
sem ofertas de cinema mais (embora ela estava ansioso para jogar o
centenário em Craig Calman de "Turn Of The Century" e trabalhou com ele
na adaptação do palco jogar para um roteiro de longa-metragem), Davis
apareceu na conversa vários shows e foi entrevistado por Johnny Carson
, Joan Rivers , Larry King e David Letterman , discutindo sua carreira,
mas recusando-se a discutir a sua filha. Suas aparições eram populares;
Lindsay Anderson observou que o público gostava de vê-la se comportar
"tão mal-intencionado". Ele comentou: "Eu sempre gostava que porque ela
foi encorajada a se comportar mal. E eu sempre ouvi-la descrita por
essa palavra horrível, mal-humorada".
Durante 1988 e 1989, Davis foi
homenageado por realizações de sua carreira, recebendo o Kennedy Center
Honor , a Legião de Honra da França, o Campione d'Italia a partir de
Itália e da Sociedade Cinematográfica do Lincoln Lifetime Achievement
Award Centro . Ela entrou em colapso durante os Prémios de Cinema da
América em 1989 e mais tarde descobriu que seu câncer havia retornado.
Ela recuperou o suficiente para viajar para a Espanha, onde foi
homenageado na Donostia-San Sebastián Internacional Film Festival ,
mas, durante sua visita, sua saúde se deteriorou rapidamente. Fraco
demais para fazer a longa viagem de volta para os EUA, ela viajou para
França onde morreu em 6 de outubro de 1989, às 11:20 horas, no Hospital
Americano de Neuilly-sur-Seine . Davis tinha 81 anos. Ela foi enterrada
no Forest Lawn Cemetery, em Hollywood Hills , em Los Angeles , ao lado
de sua mãe, Ruthie, e irmã, Bobby, com o nome dela em tamanho maior do
tipo. Em sua lápide está escrito: "Ela fez isso da maneira mais
difícil", um epitáfio que ela mencionou em seu livro de memórias Mãe
Goddam como tendo sido sugerido a ela por Joseph L. Mankiewicz logo
após terem filmado All About Eve.
Recepção e legado
Em 1964, Jack Warner falou da
"qualidade mágica que transformou esta menina às vezes branda e não
pouco bonita em uma grande artista", e em uma entrevista de 1988,
Davis comentou que, ao contrário de muitos de seus contemporâneos, ela
havia forjado um carreira sem o benefício da beleza. Ela admitiu que
estava apavorado durante a realização dos seus primeiros filmes e que
ela tornou-se difícil pela necessidade. "Até que você é conhecido na
minha profissão como um monstro, você não é uma estrela", disse ela,
"[mas] eu nunca lutou por nada de forma traiçoeira. Eu nunca lutou por
nada, mas o bem da o filme ". Durante a realização do All About Eve,
(1950) de Joseph L. Mankiewicz disse-lhe da percepção em Hollywood que
ela era difícil, e ela explicou que quando o público viu na tela, eles
não consideraram que sua aparência era o resultado de numerosas pessoas
que trabalham nos bastidores. Se ela foi apresentada como "rabo de um
cavalo ... quarenta metros de largura, e trinta metros de altura", que
é todo o público "iria ver ou se preocupam".
Embora elogiado por suas
realizações, Davis e seus filmes foram, por vezes, ridicularizado;
Pauline Kael descrito Now, Voyager (1942) como um "shlock clássico", e
em meados dos anos 1940 suas performances, por vezes, educados e
histriônico tinha-se tornado objecto de caricatura. Edwin Schallert
para o Los Angeles Times elogiou o desempenho de Davis em Mr.
Skeffington (1944), enquanto observa, "os imitadores terá mais
divertido do que uma caixa de macacos imitando Miss Davis", e Dorothy
Manners no Los Angeles Examiner , disse de seu desempenho no mal
recebido Além da Floresta (1949), "não caricaturista boate já virou de
tal uma imitação cruel da maneirismos como Bette Davis gira em torno de
si mesma em um presente ". Tempo revista observou que Davis foi
compulsivamente assistível mesmo quando criticar sua atuação técnica,
resumindo seu desempenho em Dead Ringer (1964) com a observação, "sua
atuação, como sempre, não é realmente agir: é descarada exibicionismo,
mas apenas tentar desviar o olhar.!"
Ela atraiu uma na subcultura gay
e foi muitas vezes imitado por imitadores do sexo feminino , como
Tracey Lee e Charles Pierce . A tentativa de explicar a sua
popularidade com o público gay, o jornalista Jim Emerson escreveu: "Ela
era apenas um campo de figura, porque seu estilo, frágil melodramática
de atuar não tinha envelhecido bem? Ou era que ela era "Larger Than
Life", um amplo duro que haviam sobrevivido? Provavelmente alguns de
ambos ". Suas escolhas de
filme eram muitas vezes não convencional, ela procurou papéis como
manipuladores e assassinos em uma era em que atrizes preferidas
geralmente para interpretar personagens simpáticos, e ela se destacou
em-los. Ela gostava de autenticidade mais glamour e estava disposto a
mudar sua própria aparência se adequado ao personagem. Claudette
Colbert comentou que Davis foi a primeeira atriz a desempenhar papéis
mais velhos do que ela, e, portanto, não tem que fazer a difícil
transição para peças de caráter como ela idade.
Quando ela entrou velhice, Davis
foi reconhecido por suas realizações. John Springer, que organizou suas
turnês língua dos anos 1970, escreveu que, apesar das realizações de
muitos de seus contemporâneos, Davis foi " a estrela dos anos trinta e
nos anos quarenta ", alcançando destaque para a variedade de suas
caracterizações e sua capacidade a afirmar-se, mesmo quando seu
material foi medíocre. performances individuais continuou a receber
elogios; em 1987, Bill Collins analisados ??A Carta (1940), e descreveu
sua performance como "um feito brilhante, sutil", e escreveu: " Bette
Davis faz Leslie Crosbie uma das mulheres mais extraordinárias em
filmes ". Em uma revisão de 2000, para All About Eve, (1950) Roger
Ebert observou, "Davis era um personagem, um ícone com um grande
estilo, por isso mesmo ela excessos são realistas ". Em 2006, Premiere
Magazine classificou sua interpretação de Margo Channing no filme como
quinto em sua lista de "100 Maiores Performances de Todos os Tempos",
comentando: "Há algo deliciosamente ousada sobre sua disposição alegre
para desempenhar tais emoções desagradáveis ??como ciúme, carência,
amargura e ". Ao rever O Que Terá Acontecido a Baby Jane? (1962), em
2008, Ebert afirmou que "ninguém que tenha visto o filme nunca vai
esquecê-la". Poucos meses
antes de sua morte em 1989, Davis foi um dos diversos atores presentes
na capa do Vida revista. Em uma retrospectiva filme que celebra os
filmes e estrelas de 1939, Vida concluiu que Davis foi a atriz mais
importante de sua época, e destacou Dark Victory (1939) como um dos
filmes mais-importantes do ano. A morte de sua fez notícia de primeira
página em todo o mundo como o "próximo de mais um capítulo da Idade de
Ouro de Hollywood". Angela Lansbury resumiu o sentimento das pessoas da
comunidade de Hollywood que foram ao seu funeral, comentando depois uma
amostra de filmes de Davis eram rastreada, que tinham testemunhado
"legado extraordinário de agir no século XX por um verdadeiro mestre da
embarcação", que deve fornecer "encorajamento e ilustração para as futuras gerações de atores aspirantes". Em
1977, Davis se tornou a primeira mulher a ser homenageada com o Prêmio
AFI Life Achievement . Em 1999, o American Film Institute publicou a
sua lista dos " 100 Anos da AFI ... 100 Estrelas ", que foi o resultado
de um indústria cinematográfica-enquete para determinar as "50 maiores
lendas do cinema americano", a fim de sensibilizar o público e
valorização do cinema clássico. Dos 25 atrizes cotadas, Davis foi
classificado em segundo, atrás de Katharine Hepburn. O
United States Postal Service honrado Davis com uma comemorativo selo
postal em 2008, marcando o 100 º aniversário do seu nascimento. O selo
apresenta uma imagem dela no papel de Margo Channing em All About Eve
(1950). O primeiro dia de celebração Edição teve lugar 18 set 2008, na
Universidade de Boston, que abriga um extenso arquivo de Bette Davis.
Entre os oradores incluíram seu filho Michael Merrill e Lauren Bacall .Em
1997, os executores de seu espólio, Michael Merrill, seu filho, e
Kathryn Sermak, sua ex-assistente, estabelecida "A Bette Davis
Foundation", que concede bolsas de estudos universitários para atores e
atrizes promissoras.
Filmografia
1931 - The Bad Sister (br: A Irmã Má) 1931 - Seed (1931) (br: Semente) 1931 - Waterloo Bridge (br: A ponte de Waterloo) 1931 - Way Back Home 1932 - The Menace 1932 - Hell's House (br: A Casa Infernal) 1932 - The Man who Played God (br: O Homem Deus) 1932 - So Big! (br: No Palco da Vida) 1932 - The Rich Are Always With Us (br: Erros do Coração) 1932 - The Dark Horse 1932 - The Cabin in the Cotton (br: Escravos da Terra) 1932 - Three on a Match (br: Três Ainda é Bom) 1933 - 20.000 Years in Sing Sing (br: 20.000 Anos em Sing Sing) 1933 - Just Around the Corner 1933 - Parachute Jumper (br: Em Plenas Nuvens) 1933 - The Working Man (br:Negócio em Família) 1933 - Ex-Lady (br: Amante do Seu Marido) 1933 - Bureau of Missing Persons (br: Os Desaparecidos) 1933 - The Big Shakedown (br: Drogas Infernais) 1934 - Fashions of 1934 (br: Modas de 34) 1934 - Jimmy the Gent (br: Bancando o Cavalheiro) 1934 - Fog Over Frisco (br: Névoa de Mistério) 1934 - Of Human Bondage (1934) (br: Escravos do desejo) 1934 - Housewife (br: Dona-de-Casa) 1935 - Bordertown (br: A Barreira) 1935 - The Girl form Tenth Avenue (br: Quando o Amor Agarra) 1935 - Front Page Woman (br: Miss Repórter) 1935 - Special Agent (br:Nas Garras da Lei) 1935 - Dangerous (br: Perigosa) 1936 - The Petrified Forest (br: A floresta petricada) 1936 - The Golden Arrow (br:A Flecha de Arrow) 1936 - Satan Met a Lady 1937 - Kid Galahad (br: Talhado para campeão) 1937 - That Certain Woman (br: Cinzas do Passado) 1937 - Marked Woman (br: Mulher marcada) 1937 - It's Love I'm After (br: Somos do Amor) 1938 - Jezebel (pt: Jezebel, a insubmissa – br: Jezebel) 1938 - The Sisters (br: As irmãs) 1939 - The Old Maid (pt: A ama velha – br: Eu soube amar) 1939 - Juarez (1939) (br:Juarez) 1939 - The Private Lives of Elizabeth and Essex (pt: Isabel de Inglaterra – br: Meu reino por um amor)
1939 - Dark Victory (pt: Vitória negra – br: Vitória amarga) 1940 - If I Forget You 1940 - All This, and Heaven Too (br: Tudo isso e o céu também) 1940 - The Letter (pt / br: A carta) 1941 - The Little Foxes (pt: A raposa matreira – br: Pérfida) 1941 - The Great Lie (br: A grande mentira) 1941 - The Bride Came C.O.D. (br: A Noiva Caiu do Céu) 1942 - The Man Who Came to Dinner (br: Satã Jantou Lá em Casa) 1942 - Now, Voyager (pt / br: Estranha passageira) 1942 - In This Our Life (br: Nascida para o mal) 1943 - Watch on the Rhine (br: Horas de Tormenta) 1943 - Old Acquaintance (br: Um velha amizade) 1944 - Mr. Skeffington (br: Vaidosa) 1944 - The Corn Is Green (br:O Coração Não Envelhece) 1946 - A Stolen Life (br:Uma Vida Roubada) 1946 - Deception (1946) (br:Que o Céu a Condene) 1948 - Winter Meeting (br:Encontro no Inverno) 1948 - June Bride (br:A Noiva da Primavera) 1949 - Beyond the Forest (br:A Filha de Satánas) 1950 - All About Eve (pt: Eva – br: A malvada) 1951 - Payment on Demand (br: Depois da Tormenta) 1951 - Another Man's Poison (br: Mulher Maldita) 1952 - Phone Call from a Stranger (br: Telefonema de um estranho) 1952 - The Star (br: Lágrimas amargas) 1955 - The Virgin Queen (br: A Rainha Tirana) 1956 - The Catered Affair (br: A Festa de Casamento) 1956 - Storm Center (br: O Despertar das tormentas) 1959 - John Paul Jones (1959) (br: Ainda Não Comecei a Lutar) 1959 - The Scapegoat (br: O Estranho Caso do Conde) 1961 - Pocketful of Miracles (pt: Dama Por Um Dia) 1962 - What Ever Happened to Baby Jane? (pt: O que teria acontecido com Baby Jane? – br: O que terá acontecido a Baby Jane?) 1963 - La noia (br: Vidas Vazias) 1964 - Dead Ringer (br: Alguém Morreu em Meu Lugar) 1964 - Where Love Has Gone (br: Escândalos da Sociedade) 1964 - Hush…Hush, Sweet Charlotte (br: Com a Maldade na Alma) 1965 - The Nanny (1965) (br: Nas Garras do Ódio) 1968 - The Anniversary (br: O aniversário) 1970 - Connecting Rooms (br: Quartos Conjugados) 1971 - Bunny O'Hare (br: Bunnny O'Hare) 1972 - Madame Sin (br: A satânica Madame Sin) 1972 - Lo Scopone scientifico (br: Semeando a Ilusão) 1972 - The Judge and Jake Wyler (br: A Juíza) - Filme para a TV 1973 - Scream, Pretty Peggy - Filme para a TV 1974 - Hello Mother, Goodbye! - Filme para a TV 1976 - Burnt Offerings (1976) (br: A mansão macabra) 1978 - Return from Witch Mountain (br: Perigo no montanha enfeitiçada) 1978 - Death on the Nile (pt: Morte no Nilo – br: Morte sobre o Nilo) 1978 - The Children of Sanchez (br: Os Filhos de Sanchez) 1979 - Strangers: The Story of a Mother and Daughter (br: Difícil Reencontro) - Filme para a TV 1980 - White Mama (br: Mamãe Branca) - Filme para a TV 1980 - The Watcher in the Woods (br: Olhos na Floresta) 1980 - Skyward (br: Liberdade nos Céus) 1981 - Family Reunion (br: Quando Dezembro Chegar) - Filme para a TV 1982 - A Piano for Mrs. Cimino (br: No Compasso da Esperança) - Filme para a TV 1982 - Little Gloria… Happy at Last (br: Glória Feita de Ódio) - Filme para a TV 1983 - Hotel (1983) - Filme para a TV 1983 - Right of Way (br: Direito de Morrer) - Filme para a TV 1985 - Murder with Mirrors (br: Assassinato Pelo Espelho) - Filme para a TV 1986 - As Summers Die (br: Num Certo Verão) - Filme para a TV 1987 - The Whales of August (br: Baleias de agosto) 1989 - Wicked Stepmother (br: A madrasta))
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