Marco Antônio (83? -30 a.C.)

                                                         busto de marco antonio

                         Marco Antônio (83? -30 a.C.)

 

Estadista e general romano. Com Otávio e Lépido formou o Segundo Triunvirato.


Marco Antônio nasceu em Roma, e por um breve período foi educado na Grécia. Entre 58 e 56 a.C. foi líder da cavalaria em campanhas romanas na Palestina e no Egito, e de 54 a 50 a.C. serviu na Gália, sob o comando de Júlio César. Subseqüentemente, com a ajuda de César, foi tribuno da plebe. Quando estourou a guerra civil entre César e Pompeu, o Grande, Marco Antônio foi designado comandante-chefe de César. Em 44 a.C., dividiu com ele o consulado.
Depois do assassinato de César em 44 a.C., Marco Antônio, com sua brilhante oratória, conseguiu fazer com que o povo romano se rebelasse contra os conspiradores, e acabou com um poder quase absoluto em Roma.
Porém, a luta pelo poder começou quando Marco Antônio, Otávio e o general romano Lépido formaram o Segundo Triunvirato e concordaram em dividir o Império Romano entre eles.
Em 42 a.C., o triunvirato venceu as forças lideradas por Brutus e Cassius Longinus, que tentavam restaurar a República. No mesmo ano, Marco Antônio convocou uma reunião com a rainha egípcia Cleópatra, exigindo dela uma explicação para a sua recusa em auxiliar o triunvirato na guerra civil. No entanto, ao invés de punir Cleópatra, Marco Antônio apaixonou-se por ela, e voltou com ela para o Egito. Em 40 a.C., participou de reuniões do triunvirato na Itália, nas quais estabeleceu-se uma nova divisão do Império Romano, tendo Marco Antônio ficado com a parte leste do Império, o Oriente. No mesmo ano, tentou cimentar sua relação com Otávio, casando-se com sua irmã, Otávia. Logo, porém, Marco Antônio retornou ao Egito e recomeçou a vida com Cleópatra. Otávio usou isto para alimentar a indignação do povo romano contra Marco Antônio.
Em 32 a.C. começou a guerra aberta entre Otávio e Marco Antônio. No ano seguinte, as forças de Marco Antônio e Cleópatra foram derrotadas pelas de Otávio na batalha naval de Ácio. O casal voltou para o Egito. No ano seguinte, sitiado por tropas de Otávio em Alexandria, e enganado com a falsa notícia do suicídio de Cleópatra, Marco Antônio se matou.
 

 senhor desmanipulador

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.