Sem título

 



            Hanna Barbera                            


                     

Um mundo mágico atrás da tinta
Para a maioria de nós, o mundo da animação continua a existir na memória. Não importa quantos anos possam se passar. Ainda podemos recordar vividamente aqueles momentos mágicos quando figuras animadas ganhavam vida própria.
Na sala de um cinema lotado, nossos barulhentos e festivos amigos se regozijavam quando o rato iludia o gato. Olhos arregalados, quando os heróis e heroínas do reino dos contos de fadas dançavam diante de nós.
Na sala de estar, gargalhadas e mais gargalhadas quando um desembaraçado urso, com um chapéu em forma de torta, surrupiava outra cesta de piquenique. Ou quando um inocente morador de subúrbio, em pele de leopardo, berrava por outro plano fracassado.
Não são meramente desenhos e croquis. Mesmo brotando da imaginação de ilustradores, animadores, atores e diretores, eles residem em um canto das nossas mentes, tão reais quanto nossos vizinhos da porta ao lado.

Bill Hanna

Joe Barbera
Dois homens de estilos e temperamentos amplamente diferentes, transformaram um sonho em um império. Fizeram sucesso ao unir suas aspirações e seus talentos, criando 2 décadas dos clássicos desenho Tom & Jerry. Adquiriram assim, um grande domínio em criar desenhos animados para TV, chegando até os mais longínquos cantos do globo.
Joseph Barbera, o artista de New York e sua caneta rápida sempre a mão. William Hanna, um cara de fala mansa, do meio oeste com uma habilidade prodigiosa como empreendedor. Fundaram a HB Productions, uma empresa que o programa 60 minutos, um telenoticiário da CBS chamou de a GM da animação.

Independente de sua longevidade como uma equipe, Hanna Barbera conquistou seu status como uma história americana de sucesso, numa época em que a animação para televisão era considerada nada realista e contraproducente. Desenvolveram e aperfeiçoaram suas técnicas. Tornaram possível produzir um grande número de desenhos animados todas as semanas.
Várias gerações de jovens dos anos 60 desenvolveram uma crescente parcela de afeição e entusiasmo por um destemido urso do parque Jellystone. Não é exagero declarar que Bill Hanna e Joe Barbera mudaram para sempre a face da nossa TV.
Desenvolveram uma nova forma de humor que condizia com os menos pacientes e mais bem informados. Rápido, básico e sem enfeites, eles projetaram as sutilezas da animação com muita sátira e vários truques. Hanna Barbera sentiu que os jovens e seus "pais" que assistiam a Dom Pixote respondiam apreciativamente, e aqueles que usavam o imaginário ao assistir Pepe Legal reconheciam sua alegre sátira às trama de faroeste concebidas pelos produtores de filmes. Encontraram mais motivos para rir das artimanhas dos suburbanos da Idade da Pedra Fred e seu amigo Barney, cujas vidas tão coincidentemente fariam com que eles se espelhassem no século XX.
Quando é que a magia começou? Em que momento no tempo aqueles dois homens de experiências completamente diferentes iniciaram uma parceria criativa que sobreviveu por meio século?
Por sua própria conta, nenhuma faísca centelhou, nenhuma chama iluminou os céus, quando eles se encontraram pela primeira vez em 1937 no novo departamento de desenhos animados da MGM.
Havia respeito mútuo e admiração, mais nada.

Tom e Jerry
Com o passar de um ano, sentaram–se em carteiras frente a frente e mesclaram seus talentos para criar a estória de um gato chamado Tom e um pequeno, mas porém esperto, rato chamado Jerry. O resto é animação e a magia, que se estenderam por duas décadas. Mais tarde se transformou num mundo de desenhos, habitado por personagens como Dom Pixote, Zé Colmeia, Fred Flintstone, Wally Gator, Touché, Matraca Trica, Os Impossíveis, Manda Chuva, Pepe Legal, Penélope Charmosa, e muito, muito, muito mais!!!
Texto extraído do livro
The Art of Hanna Barbera
by Ted Sennett
tradução: Rodrigo Palhares
 Willian Hanna - Um dos gênios criadores da HB Productions


William Hanna ou William Denby "Bill" Hanna nasceu no dia 14 de julho de 1910, em Melrose, Novo Mexico, filho de William J. Hanna, de origem irlandesa e Avice Hanna. Durante sua juventude, entre 1925 a 1928, estudou engenharia na faculdade Compton High School, mas sua paixão e talento para o desenho fizeram ele se aventurar na realização de desenhos animados.


Hanna teve sua chance em 1932, quando descobriu que a Leon Schlesinger Productions, que produzia os desenhos para a Warner Bros estava contratando pessoal. Com seu talento natural para o desenho não foi difícil ele ser aceito pela a vaga e logo passou a encabeçar o departamento de desenho. Ele permaneceu na companhia até em 1933, quando Hugh Harman e Rudolf Ising deixaram o estúdio de Schlesinger para produzirem desenhos de maneira independente para a Metro-Goldwyn-Mayer. Vendo nisso uma grande oportunidade de trabalho, Hanna foi trabalhar com os dois.


Em 1936, Hanna dirigiu o seu primeiro curta metragem animado chamado "To Spring" (A Primavera). No ano seguinte, em 1937, a Metro-Goldwyn-Mayer resolveu criar o seu próprio departamento de animação e deixaram de negociar com Harman-Ising. Hanna deixou a empresa e se juntou a MGM como diretor principal das séries de curta metragens para o cinema, tais como "The Captain and the Kids". Nesse mesmo ano chegava a empresa Joseph Barbera e em 1939 os dois começaram a trabalhar juntos e criar um laço de amizade muito forte entre os dois.


A primeira produção em que Hanna e Barbera trabalharam juntos foi em "Puss Gets the Boot", que foi realizada em 1940 e acabou sendo indicada ao Oscar como o Melhor Curta Metragem de Animação daquele ano, além disso apresentaram os seus personagens mais famosos, Tom e Jerry.


Após o fechamento do departamento de animação da MGM, Hanna resolveu abrir a companhia Shield Production, juntamente com Jay Ward, mas a empresa fechou em pouco tempo. Depois disso resolveu juntamente com seu amigo Joseph Barbera fundar a produtora H-B EnterprisesProductions para produzir o desenho animado "The Ruff and Reddy Show" para a televisão. Em 1959 a H-B passou a se chamar Hanna-Barbera Productions.


Com o decorrer do tempo, o estúdio Hanna-Barbera se converteu numa das mais importantes companhias produtoras de desenhos animados para a televisão, criando uma série de personagens e animações que ficaram famosas no mundo inteiro. Desde 1967 a Hanna-Barbera Productions passou a ser subsidiária da Taft Broadcasting Company, que depois passou a se chamar Great American Communications.


Em 1991 a Hanna-Barbera foi vendida a Turner Broadcasting, mas apesar disso Hanna e Barbera continuaram trabalhando na empresa como assessores e participando periodicamente de novos programas e colaborando para novos curtas metragens animadas como "Hard Luck Duck" em 1995 e "Wind-p Wolf" em 1996, praticamente o último trabalho da dupla. William Hanna morreu em North Hollywood, aos 90 anos de idade, em 22 de março de 2001, de um câncer na garganta. Ele foi enterrado no cemitério Ascension Cemetery, em Lake Forest, Califórnia.
Joseph Barbera - Um dos gênios criadores da HB Productions


Joseph Barbera ou Joseph Roland "Joe" Barbera nasceu no dia 24 de março de 1911, em Nova Iorque e passou a sua infância no bairro de Little Italy, onde vivia junto aos seus pais. A origem do nome Barbera não tem uma explicação muito clara. Muitos afirmam que seus pais era de origem libanesa, outros no entanto sugerem que eram de origem espanhola.


Durante a grande depressão norte-americana passou a trabalhar como cartunista para uma revista e em 1932 se uniu a Van Beuren Studios como animador e roteirista e nessa época fez trabalhos para Cubby Bear e Rainbow Parades, inclusive co-produzindo Tom e Jerry até o fechamento da Van Beren em 1936.


Atraído por um melhor salário, Barbera deixou a Terrytoons, saiu de Nova Iorque para se unir a equipe de animadores da Metro-Goldwyn-Mayer que ficava na Califórnia em 1937. No ano seguinte começou a trabalhar juntamente com William Hanna, dirigindo os desenhos animados.


Barbera criava os storyboards e Hanna se encarregava de sua coordenação. Eles se deram muito bem e se entrosavam perfeitamente. Na MGM criaram o desenho animado "Puss Gets the Boot" em 1940 e também o primeiro curta metragem de Tom e Jerry, que acabou sendo indicado ao Oscar como o Melhor Curta Metragem daquele ano.


A parceria entre Hanna e Barbera junto a Tom e Jerry lhe renderam 7 Oscars, além de 14 indicações como melhor curta metragem animada. Assim os dois permaneceram no estúdio de animação da MGM até fins de 1955, quando o departamento de animação da empresa acabou sendo encerrada.


Com o fechamento, Hanna e Barbera resolveram criar seu próprio estúdio e assim nascia a Hanna-Barbera Productions, que acabou se convertendo no maior estúdio de animação para a televisão. O primeiro trabalho da nova companhia foi a produção do desenho "The Ruff & Reddy Show" e depois disso não pararam mais e criaram um centenas de desenhos animados e também programas em live-action.


A produtora Hanna-Barbera prosperou até 1991, quando os dois resolveram vender a empresa para a Turner Entertainment, mas tanto Hanna, quanto Barbera permaneceram trabalhando como assessores para as novas produções, incluindo a série "What-a-Cartoon!". No dia 18 de dezembro de 2006, morria em Los Angeles, Joseph Barbera, aos 95 de idade.

 senhor desmanipulador

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.