Augusto ou Otávio (63 a.C.-14 d.C.)

                                                  cezar augusto otavio


 Augusto ou Otávio (63 a.C.-14 d.C.)
  

Primeiro imperador de Roma, entre 27 a.C. e 14 d.C.; restaurou a unidade no reino, depois de quase um século de guerras civis. Seu governo foi marcado pela paz e pela prosperidade, tornando-se conhecido como Era Augustana.
Augusto nasceu em Roma em 23 de setembro, com o nome de Gaio Otávio e foi adotado por Júlio César, que assumiu o poder romano. Com o assassinato de César, em 44 a.C., Otávio assumiu o trono como Gaio Júlio César. Decidido a vingar a morte do pai adotivo e manter-se no poder, Otávio impeliu Marco Antônio, seu rival, para os Alpes, enquanto tornou-se senador e, mais tarde, cônsul. Depois de alguns conflitos, Otávio reconheceu a necessidade de aliar-se ao oponente. Em 43 a.C., Otávio, Marco Antônio e seu aliado, Lépido, formaram o Segundo Triunvirato para governar Roma. A oposição ao triunvirato foi eliminada; entre as cerca de 500 pessoas assassinadas na ocasião estava Cícero, o orador.
Marco Antônio e Otávio venceram Brutus e Cassio, líderes da conspiração que assassinou o governante César. Em 40 a.C., os domínios de Roma foram divididos. Otávio obteve o controle da maior parte das províncias ocidentais e Antônio, das orientais. Lépido passou a governar sobre a África, mas foi deposto por Otávio, aproximadamente em 36 a.C., enquanto Marco Antônio guerreava no oriente.
No Egito, Marco Antônio casou-se com Cleópatra, reconhecendo seu filho com César herdeiro do trono e contrariando Otávio, que até então era o único herdeiro. Otávio entrou em guerra contra Marco Antônio e Cleópatra, vencendo-os na Batalha do Actium em 31 a.C.. No ano seguinte, Marco Antônio e Cleópatra cometeram suicídio; o filho de Cleópatra foi assassinado e em 29 a.C. Otávio voltou a ter o controle absoluto sobre o mundo romano.
Otávio proclamou a restauração da República, mas na prática concentrou poderes em suas mãos. Em 27 a.C, recebeu o título de Augusto; em 30 a.C., ele havia recebido poderes de veto e de controle sobre as assembléias. Otávio, que também possuía controle das províncias e foi cônsul por 13 vezes, passou a ser a autoridade máxima no império. Com a morte de Lépido, em 12 a.C., tornou-se também o Máximo Pontífice, adquirindo controle sobre a religião. O sistema de governo criado por Augusto ficou conhecido como principado, baseando-se na submissão do exército e do povo ao imperador, com o apoio da elite romana.
Patrono das artes, Augusto tinha como amigos os poetas Ovídio, Horácio e Virgílio, além do historiador Lívio. Ao morrer, em 14 d.C., Augusto foi sucedido por Tibério, filho de sua terceira mulher, Livia Drusilla.

 senhor desmanipulador

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.