A HISTORIA DO PUNHO DE FERRO(IRON FIST)

 Punho de Ferro
Punho de Ferro (Iron Fist em inglês) é um super-herói e lutador de artes marciais, personagem da Marvel Comics. No Brasil também já foi chamado de Punhos de Aço.  Seu nome verdadeiro é Daniel "Danny" Rand. Foi criado por Roy Thomas e Gil Kane. 

Sua primeira aventura foi em Marvel Premiere #15, em Maio de 1974. Punho de Ferro também teve suas histórias publicadas no Brasil pela Editora Abril, na revista "Heróis da TV" na década de 1980.
Roy Thomas afirma que se inspirou em filme de kung fu e um herói da Era de Ouro dos Quadrinhos, Amazing Man, criado por Bill Everett. 

 Publicação
Punho de Ferro foi outro personagem Marvel que assim como O Mestre do Kung Fu tentou aproveitar a onda de filmes marciais dos anos 70  . Seu poder era concentrar sua força interior em um dos punhos, o tornando duro como ferro. Daí seu nome heróico. Teve uma fase de sucesso quando foi desenhado pelo então promissor artista John Byrne e roteirizada por Chris Claremont. Essa dupla ficaria famosa pela série de histórias posteriormente produzidas da equipe mutante dos X-Men. Uma curiosidade é que em uma das histórias da dupla, um vilão canadense tem sua estreia nos quadrinhos. Dentes-de-Sabre antes um mercenário de pouca importância, que passaria a ser relevante a outro personagem mutante, Wolverine.

Após algumas histórias solo (publicadas originariamente no Brasil pela editora Bloch em revista própria), Punho de Ferro teve a sua revista fundida com a de outro herói, Luke Cage (com trejeitos inspirados no lutador Mohamed Ali) e que depois passaria a se denominar simplesmente Cage. Com a saída de Byrne, a revista acabou por ser cancelada.
Origem
Daniel Rand é filho do empresário norte-americano Wendell Rand que, ainda jovem, descobriu a mística cidade de Kun Lun. A cidade só se manifestava na Terra a cada 10 anos, e quando Daniel estava com 9 anos, ele, seus pais e o sócio Harold Meachum fizeram nova expedição para procurá-la. Causando a morte dos pais de Daniel, Harold voltou para tomar os negócios de Rand. Daniel encontra a cidade, e ao expressar seu desejo de vingança contra Harold, é treinado em artes marciais, por ordem de Yu Ti. Após 10 anos e ao fim de seu treinamento onde aprende a controlar seu Ki (sua energia espiritual), recebe uma " tatuagem " em forma de dragão alado em seu peito. 

 Após esse tempo quando a cidade voltou a aparecer na Terra, Daniel agora transformado no Punho de Ferro, volta à civilização para realizar a sua vingança.
 Novos Vingadores
Punho de Ferro se juntou aos Novos Vingadores (composto por Luke Cage, Homem-Aranha, Nova, Mulher Aranha, Miss Marvel e Doutor Estranho) após a Guerra Civil.

Poderes e habilidades
Ele é capaz de concentrar a energia natural de seu corpo em sua mão, manifestando-se como um brilho sobrenatural em torno de seu punho fechado. Punho de Ferro é um dos maiores lutadores do Universo Marvel capaz de enfrentar qualquer artista marcial ou não.
Este "Punho de Ferro" pode atacar com dureza sobre-humana e impacto, enquanto sua mão se torna insensível à dor e lesão. No entanto, a façanha de convocar a potência necessária deixa Rand fisicamente e mentalmente esgotado, incapaz de repetir o ato por um tempo, até mesmo um dia inteiro em determinadas situações.

Ele também pode concentrar a energia Ki internamente para se curar, ou externamente para curar as lesões de outros, bem como telepaticamente fundir sua consciência com a mente de outra pessoa.
Rand é um mestre em todas as artes marciais de K'un Lun, bem como vários estilos de luta da Terra.

Punho do Dragão
O verdadeiro nome da técnica que Danny utiliza é o Punho do Dragão: um golpe onde Danny canaliza seu chi em seu punho e aumenta a força do mesmo nas proporções desejadas a seu alcance, visto que este já levou seu poder a níveis extremos. Personagens como Luke Cage e até mesmo Colossus, demonstraram não serem nada páreo perante tal poder, mesmo sendo derrotados pelo golpe quando o Punho de Ferro ainda estava em sua fase clássica, bem longe de seu auge. A início, Danny só conseguia usar o poder em seu punho direito, mas com o tempo e após estudos, aprendeu a usar em seus dois punhos.

 Domínio do Ki
Após bastante treinamento, Danny se torna um grande dominador de sua energia. Ele consegue concentrá-la por todo o seu corpo, moldá-la, aperfeiçoar seus golpes e até mesmo habilidades como cura são usadas pelo seu domínio do próprio chi.

Após o domínio das técnicas
Após o domínio de suas principais técnicas, o tempo passa e em um treinamento em K'un Lun, Danny lê o livro sagrado com os segredos dos antigos Punhos de Ferro e domina toda a doutrina. Após a leitura de tal livro, seus poderes aumentam não revelados até que ponto. 

 Outras versões
                                             Zumbis Marvel
Punho de Ferro pode ser visto em vários painéis um deles é Zumbi, como sendo mordido por Luke Cage e em outro painel perfurando o peito da Gata Negra.

  Ultimate
No Universo Ultimate ele aparece pela primeira vez nas primeiras edições, depois aparece no Arco dos Guerreiros, e na edição 109 ele é visto junto a sua filha e a mãe de sua filha Colleen Wing.

 Era do Apocalipse
Na revista Astonishing X-Men Vol. 1 #2, um homem com a tatuagem do Punho de Ferro em seu ombro é visto fugindo de Holocausto.

  Em outras mídias
                                         Televisão
Punho de Ferro aparece em Esquadrão de Heróis no episódio "A Brat caminha entre nós", dublado por Mikey Kelley.
Punho de Ferro aparece em The Avengers: Earth's Mightiest Heroes no episódio de "O Roubo do Homem-Formiga", dublado por Loren Lester reprisando seu papel de Ultimate Marvel vs Capcom 3. Ele e Luke Cage são contratados por Henry Pym para recuperar seu traje roubado por Scott Lang. O personagem aparece mais tarde nos episódios "Yellowjacket", "New Avengers" e "Avengers Assemble".
É um dos personagens da série animada Ultimate Spider-Man, onde é companheiro do Homem-Aranha em uma equipe de jovens heróis treinada pela SHIELD.
Punho de Ferro também aparece na minissérie Lego Marvel Super Heroes: Maximum Overload, dublado por Greg Cipes.

Universo Marvel Cinematográfico
Marvel's Iron Fist conta a história do bilionário Danny Rand, que retorna a Nova York após anos desaparecido. É interpretado pelo ator Finn Jones (Loras em Game Of Thrones). A série faz parte de um pacote de cinco seriados que a Marvel fechou com a Netflix, e foi disponibilizada no dia 17 de Março de 2017.  A Netflix se comprometeu a fazer quatro séries de 13 episódios cada. No fim, essas séries culminarão na minissérie Os Defensores, formada por Punho de Ferro, Demolidor, Jessica Jones e Luke Cage 

Videogames
Punho de Ferro apareceu em um video-game pela primeira vez no jogo de SNES e Genesis, Spider-Man and Venom: Maximum Carnage (1994). Ele é um personagem não jogável que quando chamado em campo chuta todos os inimigos para fora da tela;
Ele estava previsto para ser um personagem da versão de PSP do jogo Marvel: Ultimate Alliance.
Aparece, também, no jogo Marvel Ultimate Alliance 2: Fusion, como um personagem jogável;
No jogo Spider-Man: Friend or Foe ele é um personagem jogável dublado por John Rubinow.
Aparece no jogo Ultimate Marvel vs. Capcom 3, para PS3, Xbox 360 e PS Vita, como um personagem jogável. 









































Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.