ABARTH-CARRO



ABARTH
Abarth foi uma das mais importantes montadoras de automóveis de corrida da Itália fundada em 1949 por Carlo Abarth, de ascêndencia austríaca.




História
Nos anos 1960, a Abarth começou a ganhar sucesso na categoria de hillclimbing e Sports Car Racing, maioritariamente em veículos com motores de 850 cc até 2000 cc de cilindrada, rivalizando com o Porsche 904 e o Ferrari Dino. Hans Herrmann foi o piloto de serviço da marca desde 1962 até 1965 que venceu os 500 km de Nürburgring em 1963, juntamente com Teddy Pilette.


Pouco tempo depois, Carlo Abarth prometeu a Johann Abt que o autorizava a testar carros novos vindos de fábrica gratuitamente, se este vencesse todas as provas em que a Abarth entrara - Abt quase conseguiu, vencendo 29 das 30 provas realizadas no total, ficando na ultima prova em 2º lugar.Para além das provas desportivas que a Abarth concorrera, a Abarth também começou a produzir escapes de alta performance. Mais tarde, a Abarth diversificou a sua produção em vários kits de tuning para carros afectos ao transporte de passageiros, maioritariamente da marca Fiat. A marca Abarth também foi associada na produção de carros desportivos e de competicão com a Porsche e a Simca.
Em 1971 a Abarth foi comprada pela Fiat, e a sua equipa comprada por Enzo Osella. A Abarth tornou-se num departamento particular de competição desportiva da Fiat, gerida pelo famoso engenheiro designer Aurelio Lampredi. Alguns modelos construidos pela Fiat foram utilizados pela Lancia e Autobianchi com a colaboração da Abarth, o mais famoso deles foi o Autobianchi A112 Abarth.




























Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.