ESTUDANDO A INTELIGENCIA,ESPERTEZA,CULTURA E SABEDORIA (CONCLUINDO)


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Significados de Sabedoria :

É o dom que nos permite discernir qual o melhor caminho a seguir, a melhor atitude a adotar nos diferentes contextos que a vida nos apresenta. Exemplo classico:
Salomão, quando as duas mulheres reivindicaram cada uma a maternidade da criança viva.
Exemplo classico: O Rei de Israel, Salomão, quando dus mulheres reivindicaram cada uma, a maternidade da cariança viva (Raeis, 3:16 a 28).
Sinônimos:  discernimento   sensatez   conhecimento   acerto   ajuste   balanço   cabimento   perícia   ponderação   prudência   reflexão   sabedoria   senso   tino   argúcia   agudeza   astâcia   descortino   diplomacia   finura   perspicácia   sagacidade   solércia   subtileza   sutileza   cultura   capacidade   civilização   cultivaçâo   cultivo   mais...
Antônimos:  ignorância   estupidez   incompetência   ignorÂncia   insciência   insipiência   incultura   desconhecimento   ignoração   desinformação   mais...
Relacionadas:  prudência   conhecimento   justiça   saber   ordem   capacidade   conhecer   aprender   mente   sábio   inteligência.

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Sabedoria

Sabedoria ou sapiência (em grego Σοφία, "sofía") é o que detém o "sábio" (em grego σοφός, "sophos"). Desta palavra derivam várias outras, como por exemplo, φιλοσοφία -"amor à sabedoria" (filos/sofia).
Há também o termo "Phronesis" - usado por Aristóteles na obra Ética a Nicômaco para descrever a "sabedoria prática", ou a habilidade para agir de maneira acertada".
É um conceito diferente de "inteligência" ou de "esperteza".
Mesmo para "sophia" há conceitos diferentes: muitos fazem distinção entre a "sabedoria humana" e a "sabedoria divina" (teosofia).
Sabedoria humana seria a capacidade que ajuda o homem a identificar seus erros e os da sociedade e corrigi-los. Sabedoria divina será provavelmente a capacidade de aprofundar os conhecimentos humanos e elaborar as versões do Divino e questões semelhantes.
No século VI a.C., o poeta tebano Píndaro afirmava que “a sabedoria é o conhecimento temperado pela ética” 
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Logosofia


logosofia (do grego λόγος - logos = palavraverbo e σοφία - sophia = sabedoria, ciência original) é uma escola ou um método de ensinodesenvolvido pelo pensador e educador humanista Carlos Bernardo González Pecotche, que busca oferecer ferramentas de ordem conceitual e prática para obter o auto aperfeiçoamento, por meio de um processo de evolução consciente que conduz ao conhecimento de si mesmo.   
Estabelece que os pensamentos são autônomos e independentes da vontade individual, e que nascem e cumprem suas funções sob a influência deestados psíquicos ou morais, próprios ou de outrem. Tem como finalidade libertar as faculdades mentais das influências sugestivas, para que o indivíduo, pensando melhor, compreenda os verdadeiros objetivos da vida. 
Pretende com isso, estimular os alunos para que sejam pessoas cada vez melhores e mais conscientes de seus actos, palavras e sentimentos. Segundo sua directora do Colégio Logosófico de Brasília: “Trabalham todos os conteúdos como nas outras escolas, só que não focam apenas nocognitivo, mas também na parte moral e espiritual do ser humano”  .
A escola logosófica dá a conhecer um método e um conjunto próprio de disciplinas que objetivam levar o homem ao conhecimento de si mesmo, dos semelhantes, de Deus, do universo e de suas leis eternas, e ainda como uma nova forma de sentir e conceber a vida, por apresentar uma nova concepção do homem, de sua organização psíquica e mental e da vida humana em suas mais amplas possibilidades e projeções. 
Com a criação da primeira sede da Fundação Logosófica na cidade de CórdobaArgentina, surge a logosofia em 1930
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Objetivos da logosofia

Alguns objetivos centrais da logosofia são: a evolução consciente do homem mediante a organização de seus sistemas mental, sensível e instintivo; o conhecimento de si mesmo, que implica o domínio pleno dos elementos que constituem o segredo da existência de cada um; o conhecimento do mundo mental, transcendente ou metafísico, onde têm origem todas as ideias e pensamentos que fecundam a vida humana; o desenvolvimento e o domínio profundos das funções de estudar, de aprender, de ensinar, de pensar e de realizar.  
Não se trata de investigar a psicologia dos demais, é a psicologia de si mesmo o assunto de estudo e é com miras a realizar esse estudo sem equívocos nem omissões que a logosofia expressa que seu método orienta para as partes mais essenciais desse conhecimento.   
Afirma que o próprio aperfeiçoamento que conduz ao conhecimento de si mesmo não teria maior andamento se não se achasse assistido pela ideia de ajudar ao semelhante, de quem cada um necessita ao longo de seu processo de evolução consciente para realizar suas observações e realizar cotejos e confrontações de suma utilidade nos reajustes internos individuais.






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