Yvonne De Carlo(Lily Munster)


Yvonne De Carlo

Yvonne De Carlo, nome artístico de Margaret Yvonne Middleton, (Vancouver, Colúmbia Britânica, 1 de setembro de 1922 — Los Angeles, Califórnia, 8 de janeiro de 2007) foi uma atriz canadense de cinema que fez carreira em Hollywood.

Vida e carreira

Abandonada pelo pai aos três anos de idade, Yvonne foi criada pelos avós enquanto a mãe trabalhava como garçonete em um restaurante. Estudou dança e artes dramáticas e, aos quinze anos, partiu com a mãe para Hollywood. Acabaram retornando para o Canadá, mas fizeram uma nova tentativa em 1940.

Desta vez, a sorte lhe sorriu: após ser figurante em vários filmes, inclusive no clássico noir This Gun for Hire (1942), conseguiu o papel título de Salome, Where She Danced (1945), um faroeste de grande sucesso coestrelado por Rod Cameron, com quem faria mais dois filmes do gênero. Intercalou a partir daí, entre pequenas e médias produções, títulos importantes como os também noirs Brute Force (1947), de Jules Dassin e Criss Cross (1949), de Robert Siodmak.

Continuou popular na década de 1950, graças a westerns, filmes de ação e fantasias orientais, como The Desert Hawk (1950), Silver City (1951), Hurricane Smith (1952) e Shotgun (1955). Típica "atriz de filmes de aventura, em que o talento interpretativo não era obviamente um fator indispensável" , Yvonne, entretanto, teve seu grande momento na superprodução The Ten Commandments (1956), de Cecil B. DeMille, no papel de Sephora (Séfora, no Brasil), a esposa de Moisés, interpretado por Charlton Heston.

Quando as oportunidades no cinema começaram a minguar, apareceu em diversas séries na televisão, entre elas Death Valley Days, The Virginian e Bonanza. Entre 1964 e 1966, foi Lily Munster, a esposa de Herman Munster (Fred Gwynne), em setenta e um episódios da cultuada série The Munsters; este acabou por se tornar o seu personagem mais famoso, aquele pelo qual ela é lembrada em todo o mundo. Por essa época trabalhou ao lado de John Wayne e Maureen O'Hara em McLintock! (1963), um faroeste cômico de grande sucesso. Em 1971, estava na Broadway, no elenco do premiado musical Follies, ao lado de Alexis Smith. De seus últimos filmes, alguns em diferentes países, o mais marcante talvez seja Oscar (1991), no qual faz o papel da tia Rosa de Sylvester Stallone.


 Despediu-se das telas em uma produção de 1995 para a TV, The Barefoot Executive.
Yvonne casou-se uma única vez, com o dublê Robert Morgan, em 1955. A união terminou em divórcio treze anos depois. Tiveram dois filhos, Bruce e Michael. Em 1987, lançou sua autobiografia, Yvonne: An Autobiography. Morreu de causas naturais no Motion Picture & Television Fund's Retirement Home, em um subúrbio de Los Angeles, em 8 de janeiro de 2007, aos oitenta e quatro anos de idade.

                                       OS MONTROS
 
O ano de 1964 foi um dificil para De Carlo, pois ela estava profundamente em débito. Depois de ter trabalhado por mais de 30 anos, sua carreira cinematográfica veio a um fim súbito, e ela estava sofrendo de depressão. Ela assinou um contrato com a Universal Studios após ter recebido uma oferta de exercer o papel de protagonista em The Munsters ao lado de Fred Gwynne como Herman Munster. Ela sendo a escolha dos produtores para interpretar Lily Munster quando Joan Marshall, que interpretou Phoebe, foi retirado do elenco para o papel. Quando perguntarao a ela como uma atriz glamourosa poderia ter sucesso como uma macabra matriarca de uma casa assombrada, ela respondeu, simplesmente, "eu siga as instruções que recebi no primeiro dia de filmagem:

neste cult de curta duração     também estrelou o ator familiar Al Lewis como de lírio pai, Grandpa Munster e novos atores Beverley Owen/Pat Priest como Marilyn Munster e Butch Patrick como Eddie Munster.

Durante sua segunda temporada, a audiencia começou a   cair, devido em parte para a estréia de Batman, que dominou as classificações, no início de 1966. Mais tarde naquele ano, De Carlo aceitou uma oferta para reprisar seu papel em uma cor Munster filme, Munster, Go Home! (1966), parcialmente em esperanças de renovar o interesse na série de TV. Apesar da tentativa, The Munsters foi cancelado após 72 episódios.

OPERA E TEATRO MUSICAL E FILMES B
Treinada em ópera e ex corista na Igreja Anglicana de São Paulo, Vancouver, quando ela era criança, De Carlo possuía uma voz de contralto poderosa. Em 1951, ela foi escalada no papel de (Príncipe Orlovsky) em uma produção da ópera Die Fledermaus no Hollywood Bowl. De Carlo lançou um LP de padrões chamado Yvonne De Carlo canta em 1957. Este álbum foi orquestrado pelo filme compositor John Williams. Ela cantava e tocava harpa pelo menos um episódio de The Munsters.

De 1967 em diante ela se tornou cada vez mais ativa em musicais, aparecendo em produções off-Broadway de Pal Joey e Catch Me se você pode (não deve ser confundido com o filme de 2002, ou o musical de 2009/2011). Em 1968 início que juntou Donald O'Connor em um 15-semanas de pouco Me encenado entre Las Vegas e Lake Tahoe, realizando 2 shows por noite Seu papel decisivo do Teatro veio com a sua grande oportunidade na Broadway, no marco de Stephen Sondheim musical, loucuras, que decorreu entre fevereiro de 1971 até 1 de julho de 1972. Como "Carlotta Campion" ela apresentou a canção "eu ainda estou aqui", que se tornaria um hino das sortes. O show abriu-se mais tarde em Los Angeles com o original Broadway cast em 22 de julho de 1972 e fechado 11 semanas mais tarde.

Ela foi a última chumbo feminino performer da produção original de morrer morreram (tendo sido antes por Alexis Smith, Dorothy Collins, Ethel Shutta, Mary McCarty e Fifi D'Orsay). De Carlo recebeu o reconhecimento por seu trabalho em vários filmes B de terror e suspense, como o poder, a sete minutos, casa das sombras, Sorority House assassinatos, morador da adega, o homem com Face, espelho, espelho em Bogart, Blazing aeromoças e American Gothic.
    
Ela também fez uma aparição no The Late Show em 1988, que foi organizada pelo comediante Ross Shafer, para falar sobre seu livro, Yvonne: uma autobiografia, que ela havia escrito em 1987


                                     Ultimas aparições
A aparência final de Carlo na tela grande-foi como tia Rosa em 1991 Sylvester Stallone comédia Oscar, dirigido por John Landis. De Carlo também apareceu no talk show, Vicki, hospedado por seu fã ao longo da vida, Vicki Lawrence, em um episódio especial lendas de Sitcom, junto com Dawn Wells, Jamie Farr, Dick Sargent, Donna Douglas e co-estrela antiga Butch Patrick, em 1994.
 Ela teve uma pequena participação no remake de filme de TV Munsters vir aqui o Munsters em 1995. Sua última aparição de filme de TV foi como Norma, em 1995 no remake de The Barefoot Executive, Disney oposto Eddie Albert.
Sua última aparição de entrevista de TV foi em 20 de janeiro de 2002, em um segmento do Larry King Live, que também contou com Richard Hack, autor de Hughes: The Diaries privada, memorandos e cartas.

Filmografia 

Estão listados somente os filmes em que a atriz recebeu créditos.
AnoNome originalNome PT/BRNome PT/PTNotas
1945Salome, Where She DancedA Irresistível SaloméCom Rod Cameron
Frontier GalEra Seu DestinoCom Rod Cameron
1947Song of ScheherazadeSedução
Slave GirlEscrava Sedutora
Brute ForceBrutalidadeBrutalidadeCom Burt Lancaster
1948CasbahCasbah, O Reduto da Perdição
River LadyAstúcia de uma ApaixonadaCom Rod Cameron
Black BartBandido Apaixonado
1949Calamity Jane and Sam BassA Escandalosa
The Gal Who Took the WestRivais em Fúria
Criss CrossBaixezaDupla TraiçãoCom Burt Lancaster
1950Buccaneer's GirlRainha dos Piratas
The Desert HawkO Gavião do Deserto
1951Hotel SaharaHotel SaharaCom Peter Ustinov
TomahawkCoração SelvagemCom Van Heflin
Silver CityPrata Maldita
1952Scarlet AngelAnjo EscarlateCom Rock Hudson
Hurricane SmithA Rebelião dos Piratas
The San Francisco StoryPecadores de San FranciscoCom Joel McCrea
1953SombreroMéxico dos Meus Amores
Sea DevilsGigantes em FúriaCom Rock Hudson
Fort AlgiersO Forte da CoragemA Fortaleza de Alger
The Captain's ParadiseAs Chaves do ParaísoCom Alec Guiness
1954Happy Ever AfterA Morte do FantasmaEUA: Tonight's the Night
Border RiverTaberna dos ProscritosCom Joel McCrea
La CastiglioneProdução franco - italiana
PassionSob a Lei da Chibata
1955ShotgunEscreveu Seu Nome a BalaCom Sterling Hayden
Magic FireChama Imortal
1956Flame of the IslandsUm Amor Proibido
Death of a ScoundrelDestruí Minha Própria VidaCom George Sanders
Raw EdgeOnda de PaixõesCom Rory Calhoun
The Ten CommandmentsOs Dez MandamentosOs Dez Mandamentos
1957Band of AngelsMeu Pecado Foi NascerCom Clark Gable
1958La Spada e la CroceA Espada e a CruzProdução italiana
1959TimbuktuTimbuktuCom Victor Mature
1963McLintock!Quando um Homem É Homem
1964Law of the LawlessO Juiz Enforcador
A Global AffairUm Assunto InternacionalCom Bob Hope
1966Munster, Go Home!Monstros, Não Amolem
1967Hostile GunsGatilhos do ÓdioPistolas Inimigas
1968The PowerOs PoderososO Cérebro
Arizona BushwackersPistoleiros do Arizona
1970The Delta Factor
1971The Seven MinutesOs Sete Minutos
1974The Girl on the Late, Late ShowTV
The Mark of ZorroA Marca do Zorro
1975Blazing Stewardesses
It Seemed Like a Good Idea at the TimeProdução canadense
1976Won Ton Won, The Dog Who Saved HollywoodWon Ton Ton, O Cão Que Salvou Hollywood
La Casa de las SombrasA Casa das SombrasProdução Argentina
1977RootsRaízesRaízesTV, minissérie
Satan's Cheerleaders
1979Nocturna
Fuego NegroProdução mexicana
Guiana, El Crimen del SigloO Massacre da GuianaProdução espanhola
1980The Silent Scream
The Man with Bogart's FaceO Rosto de Humphrey BogartEUA: ou Sam Marlow, Private Eye
1981The Munsters' RevengeA Vingança da Família MonstroTV
1982Liar's MoonO Luar dos AmantesA Lua das Mentiras
1983Vultures
1985Flesh and Bullets
1986Play Dead
A Masterpiece of MurderUma Festa MortalA Obra-Prima do CrimeTV
1987American GothicOs Anfitriões
1988Cellar DwellerO Monstro Canibal
1990Mirror MirrorReflexo do Demônio
1991OscarOscar - Minha Filha Quer CasarOscar - A Mala das Trapalhadas
1992Desert KickboxerA Máquina Perfeita
1993The Naked TruthTravestis de Contrabando
1995Here Comes the MunstersTV
The Barefoot ExecutiveO Chimpanzé Manda-ChuvaA Escolha do MacacoTV

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.