Yul Brynner biografia


   Yul Brynner

Yul Brynner ( russoЮлий Борисович Бринер, Yuliy Borisovich Bryner, 11 de julho de 1920 - 10 de outubro de 1985)  era um russo estágio e filme ator.  Ele era mais conhecido por seu retrato de Mongkut , rei de Siam , na Rodgers e Hammerstein musical O Rei e Eu , pelo qual ganhou um Oscar de Melhor Ator para a versão do filme , ele também desempenhou o papel mais de 4.500 vezes no palco. Ele também é lembrado como Ramsés II em 1956 Cecil B. DeMille blockbuster de Os Dez Mandamentos , General Bounine em Anastasia e Chris Adams em The Magnificent Seven . Brynner era conhecido por sua voz inconfundível e por sua cabeça raspada, que ele mantinha como uma marca pessoal muito depois de adotá-lo por seu papel inicial de O Rei e eu. Ele também foi um fotógrafo e autor de dois livros.
 Início da vida

Yul Brynner nasceu Yuliy Borisovich Bryner em 1920.   Ele exagerou seu passado e início da vida para a imprensa, alegando que ele nasceu Taidje Khan de parte- Mongol parentesco, na ilha russa de Sakhalin .   Na realidade, ele nasceu em casa, em uma residência de quatro andares em 15 Aleutskaya Street, Vladivostok , no Extremo Oriente República (atual Primorsky Krai , Rússia ). Ele também ocasionalmente referiu a si mesmo como Julius Briner,  Jules Bryner, ou Youl Bryner.  A biografia escrita por seu filho, Rock Brynner, em 1989, esclareceu estas questões.

Seu pai, Boris Yuliyevich Bryner, era um engenheiro de minas , cujo pai, Jules Bryner, era suíço , e cuja mãe, Natalya Iosifovna Kurkutova, era um nativo de Irkutsk e foi em parte de Buryat ancestralidade.  Sua mãe, Marousia Dimitrievna ( née Blagovidova), veio da intelligentsia e estudou para ser atriz e cantora, ela era a neta de um médico que havia se convertido ao judaísmo para a Igreja Ortodoxa Russa .

Ele também fez parte Romani no lado de sua mãe, e em 1977, foi nomeado Presidente Honorário da União Internacional Romani , um escritório que ele manteve até sua morte.

Depois de Boris Bryner abandonou sua família, sua mãe levou Yul e sua irmã, Vera Bryner, a Harbin , na China , onde frequentou uma escola gerida pela Associação Cristã de Moços . Em 1934, ela levou para Paris . Em 1940, Brynner tinha voltado para a China e emigrou de Dairen a bordo do SS Presidente Cleveland, chegando no EUA em Outubro 25, 1940.  Durante a Segunda Guerra Mundial , Brynner trabalhou como locutor de rádio de língua francesa e comentarista para os EUA Office of War Information , transmissão de propaganda para a França ocupada. 

                                                                      Carreira

Yul Brynner começou a atuar e modelar em seus vinte anos e no início de sua carreira, ele foi fotografado nu por George Platt Lynes .  Depois de seu trabalho no rádio durante a Segunda Guerra Mundial Brynner se mudou para a indústria nascente da televisão, dirigindo e atuando em produções ao vivo em Nova York. Em 1949 Brynner fez sua estréia no cinema em Port of New York , o filme só com a cabeça natural do cabelo.

Seu papel mais conhecido é que do Rei Mongkut de Sião na Broadway produção de Rodgers e Hammerstein do musical O Rei e eu , que ele tocou 4.525 vezes no palco durante o período de sua carreira. Ele apareceu na produção original e depois em turnê produções, bem como um 1977 de avivamento Broadway, Londres produção em 1979 e outro renascimento Broadway em 1985. Ele também apareceu no filme pelo qual ganhou um Oscar como Melhor Ator e em uma versão TV de curta duração ( Anna and the King ) na CBS em 1972. Brynner é apenas uma das nove pessoas que ganharam tanto um prêmio Tony e um Oscar para o mesmo papel . Sua ligação com a história eo papel do rei Mongkut é tão profunda que ele foi mencionado na canção " One Night in Bangkok "de 1984 musical Chess cujo segundo ato é definida em Banguecoque.

Em 1951  Brynner raspou a cabeça por seu papel em O Rei e eu.   Na sequência do enorme sucesso da produção da Broadway e do cinema posterior, Brynner continuou a raspar a cabeça para o resto de sua vida que ele às vezes usa uma peruca para certos papéis. Cabeça raspada Brynner era muito comum na época e sua aparência impressionante ajudou a dar-lhe um apelo icônico.   Alguns fãs raspou o cabelo para imitá-lo,   e uma cabeça raspada foi muitas vezes referido como o "Yul Brynner olhar ". 

Brynner causou um impacto imediato sobre o lançamento de sua carreira no cinema mainstream em 1956 e rapidamente ganhou status de superstar depois de aparecer não só em O Rei e Eu esse ano, mas também em papéis em Os Dez Mandamentos com Charlton Heston , que continua a ser um dos cinco maiores top bilheteria filmes da história, quando ajustados pela inflação e Anastasia com Ingrid Bergman . Brynner, em 5'10 ", foi alegadamente preocupado em ser ofuscado por altura Heston e presença física em Os Dez Mandamentos e preparou seu físico impressionante vista no filme com um programa de levantamento de peso intensivo.
Mais tarde, ele estrelou em filmes como o épico Salomão e Sheba (1959), The Magnificent Seven (1960), Taras Bulba (1962) e Kings of the Sun (1963). Ele co-estrelou com Marlon Brando em Morituri (1965), Katharine Hepburn em A Louca de Chaillot (1969) e William Shatner em uma versão cinematográfica de Os Irmãos Karamazov (1958). Ele desempenhou o papel titular de The Ultimate Warrior (1975) e estrelou com Barbara Bouchet em Fúria Morte (1976). Entre suas aparições em filmes finais apresentam estavam em Michael Crichton 's Westworld (1973) e sua continuação Futureworld (1976). Brynner também apareceu no arrasto (como um cantor tocha ) em um papel faturar no Lojas Peter comédia The Magic Christian (1969).

                                                                 Fotógrafo, autor e músico

Além de seu trabalho como cantor, Brynner era um fotógrafo ativa e escreveu dois livros. Sua filha Victoria juntos Yul Brynner: Fotógrafo ( ISBN 0-8109-3144-3 ) uma coleção de suas fotografias de família, amigos e companheiros atores, bem como aqueles que ele teve enquanto servia como consultor especial da ONU para refugiados. Brynner escreveu a trazer os filhos: Uma viagem para os esquecidos da Europa e do Oriente Médio (1960) com fotografias de si mesmo e fotógrafo Magnum Inge Morath e também O Cookbook Yul Brynner: Fit Food para o rei e Você (1983 ISBN 0 - 8128-2882-8 ).

Um estudante de música desde a infância, Brynner era um excelente guitarrista e cantor. Em sua fase inicial na Europa muitas vezes ele tocou e cantou músicas ciganas em casas noturnas parisienses com Aliosha Dimitrievitch. Ele cantou algumas dessas mesmas canções no filme Os Irmãos Karamazov . Em 1967 ele e Dimitrievitch lançou um álbum gravado The Gypsy e eu: Yul Brynner canta canções ciganas (Vanguard VSD 79.265).

                                                                     Vida pessoal

Brynner foi casado quatro vezes, o final três primeiros em divórcio. Ele foi pai de três filhos e aprovou dois.

Ele e sua primeira esposa, a atriz Virginia Gilmore (1944-1960), tiveram um filho, Yul Brynner II, que nasceu em 23 de dezembro de 1946. Seu pai o apelidaram de "Rock", quando ele tinha seis anos em homenagem ao boxeador Rocky Graziano , que ganhou o título dos médios em 1947. Rock é um historiador, romancista e professor universitário de História na Faculdade Marista em Poughkeepsie, Nova York e Connecticut ocidental State University em Danbury, Connecticut . Em 2006, Rock escreveu um livro sobre seu pai e sua história familiar intitulado Império e Odyssey: Os Brynners em Far East Russia and Beyond. Rocha retorna regularmente para Vladivostok, a cidade de nascimento de seu pai, para o "Meridian Pacífico" Festival de Cinema.

Sua filha Lark Brynner (nascido em 1959) nasceu fora do casamento e foi criado por sua mãe, Frankie Tilden, que tinha 20 anos quando sua filha nasceu. Brynner apoiou financeiramente. Sua segunda esposa, de 1960 a 1967, Doris Kleiner, era um chileno modelo com quem se casou no set durante as filmagens de The Magnificent Seven , em 1960. Eles tiveram uma filha, Victoria Brynner (carregado novembro 1962), cuja madrinha foi Audrey Hepburn . 

Sua terceira esposa, Jacqueline Thion de la Chaume (1971-1981), era uma socialite francesa, viúva de Philippe de Croisset (vítima de um acidente de carro, ele era o filho do dramaturgo francês Francis de Croisset e uma publicação executivo). Brynner e Jacqueline aprovou dois vietnamitas filhos: Mia (1974), e Melody (1975). A primeira casa que ele já teve foi o Manoir de Cricqueboeuf, uma casa senhorial do século XVI que ele e Jacqueline comprado.

Na idade de 63 anos, ele se casou com sua quarta esposa, Kathy Lee, uma bailarina de 24 anos de idade, de uma pequena cidade na Malásia com quem se encontrou em uma produção de O Rei e Eu , em que ela teve um papel pequeno dançando. Eles permaneceram casados ??durante os últimos 2 anos (1983-1985) da vida Brynner.   De acordo com Marlene Dietrich a filha Maria Riva (como ela escreveu em seu livro de memórias Marlene Dietrich, 1994), ele teve um caso amoroso com o famoso atriz durante a primeira produção de O Rei e eu .

                                                                  Cidadania

Brynner, um russo-nascido cidadão , renunciou a seu naturalizado cidadania dos EUA em junho de 1965 na Embaixada dos EUA em Berna, na Suíça , por razões fiscais. Ele tinha perdido a isenção fiscal como um residente americano no exterior, trabalhando muito tempo em os EUA e teria sido falido por sua dívida fiscal e pena.
                                                                          Morte

Brynner morreu de câncer de pulmão em 10 de outubro de 1985, em Nova York , mesmo dia em que sua Batalha de Neretva co-estrela de Orson Welles .

Sabendo que ele estava morrendo de câncer, Brynner estrelou uma série de performances de despedida de seu papel mais famoso, O Rei e Eu, na Broadway a partir de 7 janeiro - 30 junho de 1985, com Mary Beth Peil como Anna Leonowens . Sua última apresentação marcou o tempo rd 4633 ele interpretou o papel do rei.

Ao longo de sua vida Brynner foi muitas vezes visto com um cigarro na mão. Em janeiro de 1985, nove meses antes de sua morte, ele deu uma entrevista no Good Morning America , expressando seu desejo de fazer um comercial anti-tabagismo. [24] Um clipe da entrevista que foi feita em um anúncio de serviço público pela American Cancer Society e lançado após sua morte. Ele inclui o aviso "Agora que eu fui embora, eu vos digo que não fumam. Faça o que fizer, apenas não fumar. Se eu pudesse voltar atrás que o fumo, não estaríamos falando de qualquer tipo de câncer. Eu ' estou convencido de que ".  Este anúncio é agora apresentado no Body Worlds exposição.

Seus restos mortais estão enterrados na França em razão da Saint-Michel-de-Bois-Aubry mosteiro ortodoxo russo perto de Luze entre Tours e Poitiers .

                                                                      Honras e prêmios

Brynner tem uma estrela no Hollywood Walk of Fame em 6162 Hollywood Blvd .

                                                                               Outros

Sua casa de infância em Vladivostok é agora um museu.

Em 1952 ele recebeu o Prêmio Tony de Melhor Ator Destaque em Musical por seu retrato do Rei em O Rei e Eu (musical) .

Ele venceu em 1956 ao Oscar de Melhor Ator por seu retrato do Rei do Sião em O Rei e Eu e fez o "Top 10 Stars of the Year" lista em ambos os 1957 e 1958.

Em 1985 ele recebeu uma especial Tony Award honrar seus 4.525 performances em O Rei e eu. 

                                                                 Filmografia

Características:

Port of New York ( 1949 )
O Rei e Eu ( 1956 )
Os Dez Mandamentos (1956)

Anastasia (1956)
Os Irmãos Karamazov ( 1958 )
O Buccaneer (1958)
The Journey ( 1959 )


O Som ea Fúria (1959)
Salomão e Sheba (1959)
Sentir-se mais uma vez, com! ( 1960 )
Testamento de Orfeu (1960)
Pacote Surpresa (1960)
The Magnificent Seven (1960)
Goodbye Again ( 1961 )
Fuja Zahrain ( 1962 )
Taras Bulba (1962)

Kings of the Sun ( 1963 )
Voo de Ashiya ( 1964 )
Convite a um Pistoleiro (1964)
Morituri ( 1965 )
Lançar uma sombra gigante ( 1966 )
A papoila também é uma flor (1966)
Retorno dos Sete (1966)
Triple Cross (1966)
O Homem Duplo ( 1967 )
The Duel Longo (1967)
Villa Rides ( 1968 )
O Verão Picasso ( 1969 )
O Arquivo da Golden Goose (1969)
Batalha de Neretva (1969)
A Louca de Chaillot (1969)
O Magic Christian (1969)

Adiós, Sabata ( 1971 )
A Luz at the Edge of the World (1971)
Romance de uma Horsethief (1971)
Catlow (1971)
Fuzz ( 1972 )
Vôo noturno de Moscou ( 1973 )
Westworld (1973)
The Ultimate Warrior ( 1975 )
Raiva da Morte ( 1976 )
Futureworld (1976)

Curtas-metragens:

On Location com Westworld ( 1973 )
Perdeu para a Revolução ( 1980 ) (narrador)
  Otrabalho de Estágio

Noite de Reis (02-13 dezembro de 1941) (Broadway)
The Vine Lua (11-27 fevereiro de 1943) (Broadway)
Canção Lute (6 de fevereiro - 8 de junho de 1946) (Broadway)
O Rei e Eu (29 de março, 1951 - 17 dezembro de 1955) (Broadway e turnê nacional)

Home Sweet Homer (04 de janeiro de 1976) (Broadway)
O Rei e Eu (Revival) (02 de maio de 1977 - 30 de dezembro de 1978) (Broadway e turnê nacional)
O Rei e Eu (Revival) (7 de janeiro - 30 de junho de 1985) (Broadway)

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.