Tião Macalé biografia



          Tião Macalé
Augusto Temístocles da Silva Costa, mais conhecido como Tião Macalé, (Rio de Janeiro, 10 de fevereiro de 1926 — São José do Rio Preto, 26 de outubro de 1993) foi um humorista brasileiro, célebre por suas participações no programa "Os Trapalhões". Com sotaque característico, era conhecido pelo bordão "Ih, Nojento, tcham!".

riaHistó

Na década de 1960, trabalhou com Ari Barroso, no Programa "Show do Gongo" (TV Rio), onde ao comando de Ari, gongava as pessoas.
Ficou nacionalmente conhecido no programa humorístico Balança mas Não Cai, como o "crioulo difícil" ao lado da atriz Marina Miranda, a "crioula difícil". Tião Macalé era personagem de poucas falas, tendo inclusive alguma dificuldade na articulação das palavras, fato que aumentava ainda mais a sua eficiente performance como humorista . A sua presença física como personagem era de extrema comicidade e o seu humor ingênuo, saudável e hilário.

Estreou no cinema em 1970, no filme Os Caras de Pau, mas a grande base de trabalho é o programa Os Trapalhões.

Em 1988 e 1989 sua fama atingiu proporções maiores quando fez vários comerciais de paródias cômicas para a extinta rede de supermercados Disco. Em 1989, inclusive, atuou como garoto-propaganda na campanha do candidato Affonso Camargo Neto à Presidência da República.
Tião Macalé também foi garoto-propaganda do achocolatado Toddy. Naquela época os comerciais eram realizados "ao vivo" e na hora de misturar o leite com o Toddy, Tião notou que o misturador no fundo estava com ferrugem. Mesmo assim, o Toddy foi colocado no copo, e o Tião tomando fez um cara feia. Neide Aparecida perguntou: "E aí Tião tá bom?", e Tião respondeu: "Toddy é gostoso até sem açúcar!!!"


Torcedor do Fluminense e assíduo frequentador dos estádios, Tião chegou a passar mal em 2 partidas do time carioca, antes de sofrer seu primeiro derrame. Entusiasta do futebol, organizava, treinava e às vezes arbitrava um time de futebol chamado Dínamo, na altura da rua Santa Clara, em Copacabana, Rio de Janeiro, de onde foi morador por muitos anos. Detestava o Flamengo e ficava furioso se alguém assoviasse o Hino do Flamengo, dizendo uma série de palavrões. Era um personagem tipicamente carioca, querido de todos e sempre de excelente humor - por vezes um tanto etílico.
No final de 1992 sofreu um derrame e passou a trabalhar com dificuldade. Faleceu em 26 de outubro de 1993, aos 67 anos de idade, vítima de infecção pulmonar, em São José do Rio Preto.

                                                    

    Comerciais do Disco

Algumas das paródias feitas por Tião Macalé nos comerciais dos extintos Supermercados Disco (DISCO - Distribuidora de Comestíveis Disco S.A.) foram:
Luís Inácio Lula da Silva: Tião usava uma longa barba preta semelhante à de Lula e dizia no final: Disco, PT saudações, nojento! (dizendo PT em referência ao partido de Lula, o Partido dos Trabalhadores)
Geléia Mocotó Inbasa: Aqui era feita uma paródia de outro comercial. No original, uma mãe dizia junto a seu filho: "O Júnior fica com a geléia..." e então o filho respondia: "...e a mãe fica com o copo!", e logo após os dentes do menino brilhavam. Na versão de Tião Macalé, a representava a atriz Marina Miranda representava a mãe e dizia: "O júnior fica com a saúde..." e Tião Macalé representando o menino dizia: "...e a mãe fica com o troco, tchan!" e logo depois o sorriso sem dentes de Tião brilhava.
Dan'up e Bliss: Os iogurtes Dan'up (Danone) e Bliss (Nestlé) tinham cada um seu comercial de televisão. No comercial de Dan'up, havia sempre alguém perguntando "E agora?"; logo após várias pessoas cantavam "Agora beba iogurte ... Dan'up!". No comercial de Bliss havia um casal de jovens atletas fazendo exercícios pelas ruas, sempre com a música "Eu bebo Bliss, estou bebendo...". Então, na paródia dos comerciais do Disco, quando alguém perguntava "E agora", Tião Macalé e Marina Miranda apareciam vestidos como o casal de atletas da propaganda do iogurte Bliss e cantavam como na propaganda do iogurte Dan'up: Agora tem ofertas Disco... anote!

 Filmografia

1990 - O Escorpião Escarlate
1990 - O Mistério de Robin Hood
1986 - As Sete Vampiras

1983 - Atrapalhando a Suate
1983 - A Longa Noite do Prazer
1978 - As 1001 Posições do Amor
1975 - Com as Calças na Mão
1975 - Com Um Grilo na Cama
1975 - Costinha o Rei da Selva
1975 - O Estranho Vicio do Dr. Cornélio
1975 - O Padre Que Queria Pecar
1974 - O Comprador de Fazendas

1973 - Salve-se Quem Puder
1973 - Café na Cama
1971 - Os Caras de Pau
1969 - O Impossível Acontece

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.