Gedeone Malagola quadrinhista brasileiro


Gedeone Malagola   quadrinhista brasileiro
Gedeone Malagola (São Paulo, 7 de julho de 1924 - 15 de setembro de 2008) foi um argumentista e desenhista brasileiro de histórias em quadrinhos.

 

                                                                          O início
Formado em direito, apesar de ter chegado a cursar a faculdade de arquitetura, Gedeone, ainda na infância, começou a aprender a arte do desenho com o pai, que era pintor. 
Seria, no entanto, como roteirista que conseguiria maior destaque em sua carreia iniciada na década de 1940. Ávido leitor, Gedeone Malagola tinha o hábito de pesquisar sobre os temas que escrevia a fim de se familiarizar com os assuntos e seus roteiros costumavam ser bastante detalhados. Suas primeiras colaborações foram para o jornal A Marmita, onde escrevia e desenhava. Depois trabalhou para O Governador.

Teve passagens pela Editora La Selva, indo posteriormente para a Vida Juvenil, onde, sob a direção de Mário Hora Jr., produziu uma série sobre cangaceiros: Milton Ribeiro. 
Fundou a Editora Júpiter que contou com o trabalho de diversos desenhistas brasileiros. 
Pela Júpiter criou vários heróis espaciais. 
Na Editora Outubro, com Miguel Penteado, produziu histórias de terror. Mas também escreveu e desenhou histórias infantis.

Gedeone trabalhou ainda com super-heróis, criando dentro do gênero as personagens Raio Negro, Hydroman e Homem Lua. Raio Negro, surgido nos anos de 1960, certamente é seu personagem mais conhecido: tinha seus poderes e origem inspirados no personagem americano Lanterna Verde da DC. Nesses trabalhos, sua arte era apreciada pelas influências da Op Art. 
O Homem-Lua foi criado a partir de uma história produzida por Gedeone protagonizada pelo Fantasma de Lee Falk, apresentado a Rio Gráfica Editora (editora que publicava a personagem e que durante muitos anos publicou histórias produzidas por "quadrinistas fantasmas") ara aproveitar a histórias, o autor alterou o visual do herói e adicionou um círcula no lugar da cabeça.
Gedeone apresentou o Homem-Lua a Miguel Penteado, proprietário da GEP (Gráfica Editora Penteado), Penteado recusou o Homem-Lua e pediu que o quadrinista criasse um herói com superpoderes, surgiu então o Raio Negro, entretanto o Homem-Lua não foi esquecido e teve histórias publicadas na revista do Raio Negro, chegando até a protagonizar um crossover com o herói.
Gedeone foi também um dos roteristas do Capitão 7 da Editora Outubro e, no final da década de 1960, escreveu histórias dos X-Men na GEP(Gráfica Editora Penteado), onde foi editor da revista, além de publicar histórias do Raio Negro na revista dos Mutantes que, no entanto, teve vida curta devido a questões legais entre a GEP e a EBAL de Adolfo Aizen. 
Ao lado de Mauricio de Sousa, Júlio Shimamoto, Ely Barbosa entre outros, integrou a Associação de Desenhistas de São Paulo (ADESP). A associação visava uma nacionalização dos quadrinhos. 
                                                                                                           Alguns trabalhos de Gedeone Malagola

Gedeola trabalhou em Milton Ribeiro, Santos Dumont, Castro Alves, Rui Barbosa, Uk E Uka, Drácula, Targo (um herói tipo Tarzan) , Historias Negras, Esquife, Combate, Tambu (outra cópia do Tarzan), Clássicos do Terror, Homem-Mosca, Tor (criação de Joe Kubert),  Vigilante Rodoviário,  Lili e Juvêncio, o justiceiro do sertão, He-Man.  Produziu mais de 1500 roteiros para vários desenhistas, entretanto a maioria dos roteiros jamais foram creditados. 
Seus últimos trabalhos a alcançaram certo apelo popular foram "O Lobisomem" e "A Múmia", que datam da metade dos anos 1970, para a Minami-Cunha (editores de Minami Keizi e Carlos da Cunha). O título "O Lobisomem", produzido com o desenhista Nico Rosso, teria ao longo dos anos duas republicações, sendo a última uma edição especial da editora Opera Graphica em 2002 .
Gedeone colaborou ainda com os jornais A Nação, O Esporte e Diário Popular, publicando suas tiras. 
Foi colaborador de algumas edições da Revista Mundo dos Super-Heróis da Editora Europa onde escrevia sobre personagens da Era de Ouro dos Quadrinhos e das tiras de jornal estava escrevendo livros sobre quadrinhos intítulado Jornada nos Quadrinhos e outros dois sobre os personagens Buck Rogers e Flash Gordon. 
 Falecimento
Após enfrentar problemas de saúde durante vários anos, Gedeone Malagola veio a falecer às 14h do dia 15 de setembro de 2008, aos 84 anos após três paradas cárdiacas causadas por uma grave infecção, que o manteve internado por mais de um mês no Hospital São Vicente, em Jundiaí, SP. 

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.