BIOGRAFIA-Elizabeth Montgomery




   


  Elizabeth Montgomery 
Elizabeth Victoria Montgomery (Los Angeles, 15 de abril de 1933 — Los Angeles, 18 de maio de 1995) foi uma atriz americana cuja carreira se estendeu por cinco décadas. Ela é lembrada principalmente por seus papéis em Bewitched como Samantha Stephens, em A Case of Rape como Ellen Harrod e em The Legend of Lizzie Borden como Lizzie Borden
                                                             Vida Pessoal

Nascida em Los Angeles, Califórnia, Elizabeth Montgomery era filha do ator Robert Montgomery e sua esposa, a atriz da Broadway, Elizabeth Bryan Allen. Ela tinha uma irmã mais velha, Martha Bryan Montgomery, que morreu antes de ela nascer e um irmão, Robert Montgomery Jr., que nasceu em 1936. Ela frequentou a Escola de Spence.
Ela teve uma infância privilegiada, por ser rica e filha de famosos atores de Hollywood. Costumava passar os verões, em sua casa de campo em England, Estado de Nova Iorque onde montavam cavalos em companhia de celebridades. Freqüentou a Westlake School, uma escola de jovens refinadas da alta sociedade americana. Nesta escola, com cinco anos de idade,
 atuou pela primeira vez como suplente em uma produção de língua francesa Little Red Riding Hood, onde interpretou um lobo. Ela era uma mulher jovem, viva e bonita. Ela teve três crianças, Robert, William e Rebecca. Por duas vezes, a gravidez de Elizabeth, em meio as filmagens da série, justificaram o surgimento dos personagens Tabitha e Adam. Juntos eles foram responsáveis pela criação de Samantha Stephens, uma feiticeira que se casa com um mortal.
Seu primeiro casamento foi com Frederick Gallatin Cammann (1954–1955). Logo depois casou-se com o ator Gig Young (1956–1963). Casou-se também com William Asher (1963–1973), mais tarde trabalhariam juntos no filme Johnny Cool. Montgomery foi casada com o socialite de Nova York Frederick Gallatin Cammann, em 1954, o casamento durou pouco mais de um ano. Ela era casada com o ator Gig Young 1956-1963, e em seguida o diretor-produtor William Asher, de 1963 até o divórcio, 1973. Eles tiveram três filhos: William Asher Jr. (24 de julho de 1964), Robert Asher (5 de outubro de 1965) e Rebecca Asher (17 de junho de 1969). Em 1971, enquanto filmava a oitava temporada de A Feiticeira, ela se apaixonou pelo diretor Richard Michaels e foi morar com ele após a temporada haver terminado. O relacionamento durou dois anos e meio. Seu último casamento foi com o ator Robert Foxworth, em 28 de janeiro de 1993. Ela permaneceu casada com Foxworth até sua morte.

                                                           Início da vida

Nascido em Los Angeles , Califórnia, Elizabeth Montgomery era o filho do ator Robert Montgomery e sua esposa, Broadway atriz Elizabeth Bryan Allen.   Ela tinha uma irmã mais velha, Martha Bryan Montgomery, que morreu ainda bebê (em homenagem a sua tia Marta -Bryan Allen ) e um irmão, Robert Montgomery, Jr. (nascido em 1936). ] Ela assistiu Westlake School For Girls (agora Harvard-Westlake School, em Holmby Hills)  . Após graduar-se A Escola Spence , ela participou da Academia Americana de Artes Dramáticas de três anos.

                                                                 Carreira

                                                           Primeiros anos
Montgomery fez sua televisão estréia em série de seu pai Robert Montgomery Presents (mais tarde aparecendo na ocasião como um membro da sua " estoque de verão "companhia de artistas), e sua estréia no cinema em 1955 em A Corte Marcial de Billy Mitchell .

Sua carreira inicial consistia de estrelando veículos e aparições em dramas de televisão ao vivo e séries, tais como Studio One , Televisão Kraft Theater , Johnny Staccato , The Twilight Zone , The Eleventh Hour , Suspense Boris Karloff e Alfred Hitchcock Presents . Em 1960, Montgomery foi nomeado para um Emmy Award por sua interpretação do sul da prostituta Rusty Heller em um episódio de Os Intocáveis ??, atuando ao lado de David White , que mais tarde retratada patrão de Darrin, Larry Tate em A Feiticeira .

Ela foi destaque em um papel como uma socialite que se apaixona por um gangster ( Henry Silva ) em Johnny Cool. No mesmo ano, com Dean Martin e Carol Burnett , ela apareceu na comédia Quem está dormindo na minha cama? , dirigido por Daniel Mann . Alfred Hitchcock tinha em mente para jogar a cunhada de Sean Connery , que vê se como um rival para a heroína conturbado no filme Marnie , mas Montgomery não estava disponível.

                                                              A Feiticeira
Montgomery fez o papel central da adorável bruxa Samantha Stephens com Dick York (e mais tarde com Dick Sargent ) como seu marido no ABC comédia de situação Feiticeira . Começando na segunda temporada da série, ela também desempenhou o papel de cada vez mais travesso Samantha primo, sexy, Serena, sob o pseudônimo de Spocks Pandora.

O show se tornou um sucesso ranking (era, na época, a maior série nominal de sempre para a rede  ). Ele gostava de uma corrida de oito anos de 1964-1972 e permanece popular através de sindicação lançamentos e DVD. O show havia sido renovada para uma nona temporada a correr a partir 1972 e 1973. Montgomery, no entanto, quis seguir em frente e recuou.

Em uma paródia de seu papel Samantha Stephens, ela fez uma aparição como uma bruxa no final do filme festa na praia Como Encher um Biquíni Selvagem (1965). Este foi dirigido por William Asher, seu marido na época. Naquele mesmo ano, ela também fez a voz de Samantha para um episódio da série animada Os Flintstones .

Montgomery recebeu cinco Emmy   e quatro Globos de Ouro nomeações para seu papel em A Feiticeira.  

                                                                 Depois Bewitched
Montgomery voltou a Samantha, como espasmos de seu nariz e na tela mágica de uma série de comerciais de televisão japonesa (1980-83) para "mãe" biscoitos de chocolate e biscoitos doces por conglomerado Lotte Corp Esses comerciais japonesas desde um salário substancial para Montgomery, enquanto ela permaneceu fora da vista da não-japoneses fãs e da indústria de Hollywood.

Nos Estados Unidos, Montgomery passou a maior parte de sua carreira mais tarde perseguir papéis dramáticos que a levou tão longe a Samantha bem-humorada possível. Entre seus papéis mais tarde eram performances que lhe trouxe indicações ao Emmy: um vítima de estupro em um caso de estupro (1974); o acusado (mas depois absolvido) assassina Lizzie Borden em William Bast 's The Legend of Lizzie Borden (1975), e uma mulher pioneira enfrentam dificuldades em 1820 Ohio na mini-série The Land Awakening (1978).
em cena de a feiticeira com dick york

Em 1977, Montgomery teve um detetive da polícia tendo um caso interracial com seu parceiro, interpretado por OJ Simpson , em um caso de Matar. Ela desempenhou um papel vilão raro nas 1985 Amos filme de televisão, como uma enfermeira vicioso em um lar para idosos que abusa seus alas, interpretados por, entre outros, Kirk Douglas e Dorothy McGuire . Um de seus papéis últimos foi em um episódio de Batman: The Animated Series , intitulado " Showdown ", no qual ela interpreta uma garçonete, este foi também o seu trabalho final a ser exibido, como o episódio foi ao ar postumamente. Seus filmes de televisão últimos eram o bem cotado Edna Buchanan detetive série - o segundo filme e último da série recebeu a sua primeira exibição em 9 de maio de 1995,   apenas alguns dias antes de sua morte.

                                                                               Vida pessoal

Montgomery foi o primeiro casada com o socialite de Nova York Frederick Gallatin Cammann em 1954, o casamento durou apenas um ano. Ela foi casada com o ator Gig Young 1956-1963, e, em seguida, o diretor-produtor William Asher de 1963 até seu divórcio 1973. Eles tiveram três filhos: William Asher, Jr. (24 de julho de 1964), Robert Asher (05 de outubro de 1965) e Rebecca Asher (17 de junho, 1969). As duas últimas gestações foram incorporados Bewitched como gravidez de Samantha com Tabitha (principalmente Erin Murphy , com dupla Diane ) e Adam Stephens. Em 1971, enquanto filmava a oitava temporada de A Feiticeira, ela apaixonou-se com o diretor Richard Michaels e foi morar com ele depois que a temporada terminou. Este foi outro fator importante no cancelamento planos para uma nona temporada. O relacionamento durou dois anos e meio.

Ela entrou em seu quarto casamento e final com o ator Robert Foxworth (eles apareceram como convidados Senha Além disso, em 1979), em 28 de janeiro de 1993, depois de viver com ele por quase vinte anos. Ela permaneceu casada com Foxworth até sua morte.

                                                                         Ativismo político
Durante a Feiticeira de correr, ela era um crítico da Guerra do Vietnã . No final dos anos 1980 e início de 1990 ela narrou uma série de documentários políticos, incluindo Coverup: Atrás do escândalo Irã-Contras (1988) eo Prêmio da Academia vencer The Panama Deception (1992).

Em junho de 1992, Montgomery e seu ex-Feiticeira co-estrela de Dick Sargent , que tinham permanecido bons amigos, foram Marshals grande na Parada do Orgulho Los Angeles Gay.   Montgomery teve liberais pontos de vista políticos, sendo um campeão declarado de direitos das mulheres e gays direitos ao longo de sua vida.

                                                                 Caridade
Ao longo do último ano de sua vida, Montgomery era um voluntário da Unidade de Los Angeles Recording for the Blind & Dislexia (RFB & D), uma organização sem fins lucrativos, que registra os livros didáticos em CDs especialmente formatados e em formatos para download para pessoas com deficiência. Em 1994, Montgomery produzido rádio e vários anúncios de televisão de serviço público para a unidade da organização em Los Angeles. Em janeiro de 1995, ela gravou a edição de 1952 de When We Were Very Young para RFB & D.

Apoio entusiástico de Montgomery para RFB & D despertou o interesse nacional no trabalho da organização. Seu forte apoio à RFB & D em última análise, levou-a entusiasticamente concordar em ser o presidente honorário pela sua Unidade de Los Angeles a terceira anual Thon Record-A-, marcada para 03 junho de 1995. Ela emprestou seu nome a todas as cartas de apelo para o evento e estava planejando ser um dos seus leitores de celebridades para o dia.

Após sua morte, o Los Angeles Unidade da RFB & D dedicado a 1995 Record-A-Thon para Montgomery e garantiu 21 celebridades para ajudar na leitura do livro Canja de Galinha para a Alma , que também foi dedicado à sua memória.

                                                              A doença ea morte



Montgomery foi diagnosticado com câncer colorretal , na primavera de 1995. Ela ignorou os gripe -como sintomas durante as filmagens de Prazo para Murder: a partir dos arquivos de Edna Buchanan, que foi filmado poucos dias antes de morrer. No momento em que o câncer foi diagnosticado, já era tarde demais para a intervenção médica. Com nenhuma esperança de recuperação, e dispostos a morrer em um hospital, ela optou por voltar ao Beverly Hills casa que ela dividia com Foxworth. Ela morreu ali, na companhia de seus filhos e marido, em 18 de maio de 1995, oito semanas após seu diagnóstico, com a idade de 62 anos.


Um serviço memorial foi realizado em 18 de junho de 1995, no Teatro Canon em Beverly Hills. Herbie Hancock , desde a música, e Dominick Dunne falou sobre seus primeiros dias como amigos em Nova York. Entre os outros oradores seu marido, Robert Foxworth , que lêem cartões de simpatia dos fãs, ela enfermeira, seu irmão, filha e enteado. Ela foi cremada em Westwood Village Memorial Park Cemetery .

 póstuma

Um leilão de eventos / venda de roupas de Montgomery foi realizada por sua família em benefício da AIDS Healthcare Foundation de Los Angeles. Erin Murphy , que jogou Tabitha na série, modelado a roupa que foi leiloada.

Em junho de 2005, uma estátua de Montgomery como Samantha Stephens foi erguido em Salem, Massachusetts .

Uma estrela no Hollywood Walk of Fame foi apresentado em homenagem ao trabalho de Montgomery na televisão em 04 de janeiro de 2008.  A localização da estrela é 6533 Hollywood Blvd .



Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.