Zé Rufino - O matador de cangaceiros (Documentário)

Zé Rufino - O matador de cangaceiros (Documentário)
José Rufino Bezerra Cavalcanti (Vitória de Santo Antão, 16 de agosto de 1865 — (Recife, 27 março de 1922), foi um advogado e político pernambucano.
Filho de proprietários rurais ligados à produção açucareira, foi usineiro no município do Cabo de Santo Agostinho e senhor de engenho em Vitória de Santo Antão. Aluno da tradicional Faculdade de Direito do Recife, concluiu seus estudos com 21 anos de idade.
Eleito presidente em 1919, desenvolveu uma política de conciliação entre as classes produtoras, aproximando os usineiros e os comerciantes. Acometido de doença incurável, foi obrigado a se afastar do cargo. Além do governo estadual, José Bezerra exerceu mandatos de deputado federal e senador, além de ter sido Ministro da Agricultura do governo Venceslau Brás.
Jose Bezerra era o maior acionista da Companhia Geral de Melhoramentos de Pernambuco, empresa que além de produzir açucar e alcool na Usina Cucau, construiu uma estrada de ferro ligando a usina ao municipio de Barreiros. Seu patrimonio incluia os engenhos Novo, Barbalho, Pirapama, Sao Joao, Malinote, Malakof, Mataparipe, Sao Pedro e um treço do Santo Inacio.
Era casado com Hercília Pereira de Araújo, que teve 11 filhos dos quais 7 sobreviventes, um deles, Jose Bezerra Filho que nasceu em 22 de Fevereiro de 1890 em Vitória de Santo Antão, PE, deputado estadual(PE)em 1920, prefeito do Cabo de 1923 a 1926, em 1940 foi presidente do Departamento Administrativo de PE, faleceu no Rio de Janeiro, RJ em 19 de Março de 1959.
A escolha de Jose Bezerra para o Ministerio da Agricultura é um fato curioso na historia do Pais. Em 1915, na época da aliança Minas-Sao Paulo, mais conhecida como politica do cafe com leite, Jose Bezerra disputou uma vaga para o senado com o conselheiro Rosa e Silva. Ele venceu a eleiçao mas quem assumiu foi o candidato perdedor, por interferencia do senador gaucho Pinheiro Machado por nao ter conseguido suceder o marechal Hermes da Fonseca, na Presidencia da Republica.
Jose Bezerra Neto destaca na vida politica do avo o emprestimo patriotico, em parceria com o ex prefeito do Recife, Lima Castro, os dois governantes pediram dinheiro à populaçao para fazer o calçamento de varias ruas do Recife: Hospicio, Raichuelo, Aurora, Concordia, Conde da Boa Vista e Cais Jose Mariano. Jose Bezerra assinou um decreto tornando o Estado fiador do emprestimo patriotico. A Prefeitura teve um prazo de 25 anos para devolver o dinheiro aos moradores, com juros de 7% ao ano. Leia mais no JORNAL DO COMERCIO, RECIFE, 22 DE JUNHO DE 1997 - DOMINGO - CADERNO CIDADES, quando saiu uma materia de 1 pagina sobre o casarao do Caboco.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.