AVANHANDAVA SP BRASIL


AVANHANDAVA SP BRASIL
Avanhandava é um município do estado de São Paulo, no Brasil. Localiza-se a uma latitude 21º27'39" sul e a uma longitude 49º56'59" oeste, estando a uma altitude de 428 metros.

Sua população estimada em 2004 era de 9 268 habitantes.A região atualmente ocupada pelo município era habitada, até o início do século 20, por índios caingangues e coroados. Em 1904, o coronel Antônio Flávio Martins Ferreira veio de Franca e adquiriu 3 500 alqueires de terras no vale do rio Tietê entre os rios Bonito e Dourado.
Era o início do patrimônio de Campo Verde. Em 1908, a região passou a sediar o distrito policial de Miguel Calmon e inaugurou uma estação da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. Em 1909, o distrito foi elevado à categoria de distrito de paz pertencente a São José do Rio Preto, passando a chamar-se simplesmente Calmon.
Em 1910, o distrito passou a pertencer ao município de Bauru.Em 1913, o distrito passou a pertencer ao município de Penápolis. Em 1921, foi construída a primeira edificação em tijolos da cidade: a capela de Santa Luzia, padroeira da cidade. Nessa época, os índios locais, que costumavam atacar a população não índia, foram pacificados por Cândido Rondon.
Em 1925, o distrito de Calmon foi elevado à condição de município autônomo com o nome de Avanhandava, nome tupi que significa "lugar da corrida dos homens" (abá, homem + nhan, correr + aba, lugar), numa referência a uma cachoeira da região que obrigava as pessoas que vinham de canoa a descer e prosseguir a pé. 

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.