BIOGRAFIA-Leonardo DiCaprio

600full-leonardo-dicaprio (1)
BIOGRAFIA

Leonardo Wilhelm DiCaprio (Los Angeles11 de novembro de 1974) é um atorprodutor e filantropo norte-americano ganhador do Oscar de melhor ator por The Revenant. Começou sua carreira aparecendo em comerciais de televisão. É conhecido pela sua participação em filmes como InceptionTitanicBlood DiamondThe AviatorCatch Me If You CanGangs of New YorkThe DepartedDjango UnchainedThe Wolf of Wall StreetThe Great Gatsby e The Revenant, entre outros.
Além da representação, DiCaprio tem a sua própria companhia de produção, a Appian Way Productions e é um reconhecido ativista da defesa do meio ambiente.
600full-leonardo-dicaprio (2)
Leonardo DiCaprio nasceu em Hollywood, na Califórnia  e é filho único de Irmelin (nome de solteira: Indenbirken), uma secretária nascida na Alemanha, e de George DiCaprio, um artista, produtor e distribuidor de banda desenhada. Ambos os pais de Leonardo são filhos de estrangeiros: o seu avô paterno era italiano  e a sua avó paterna era alemã;  do lado da mãe, o seu avô era alemão  e a sua avó era uma alemã nascida na Rússia. O próprio ator passou uma parte da infância na Alemanha e fala alemão fluentemente.
Os pais de Leonardo conheceram-se na universidade e mudaram-se mais tarde para Los Angeles.  Leonardo recebeu o seu nome em honra do artista Leonardo da Vinci uma vez que, segundo a sua mãe, ele deu o seu primeiro pontapé quando ela observava um quadro do artista na Itália quando ela ainda estava grávida.
Os pais de Leonardo divorciaram-se quando ele tinha um ano de idade e ele passou a viver maioritariamente com a mãe.  Os dois viveram em vários bairros de Los Angeles e a mãe de Leonardo teve vários empregos para os sustentar.

 Leonardo frequentou a Seeds Elementary School e o John Marshall High School depois de frequentar o Los Angeles Center for Enriched Studies durante quatro anos.  Porém, o ator desistiu do liceu no seu terceiro ano. Ele nunca foi muito bom aluno, principalmente em matemática, pois tinha bastante dificuldade de atenção, no entanto, mais tarde acabou por conseguir tirar o GED (o diploma de equivalência do 12.º ano). 600full-leonardo-dicaprio (3)
                            Carreira
Leonardo DiCaprio iniciou a carreira quando ainda era criança em anúncios de televisão e filmes educacionais. Em 1990 teve o seu primeiro papel de maior destaque na série Parenthood, e no ano seguinte conseguiu o seu primeiro trabalho num filme com Critters 3, um filme de terror lançado diretamente em vídeo. Ainda em 1991 estreou a série Growing Pains na qual desempenhou o papel recorrente de Luke Brower, um rapaz sem-abrigo que é acolhido pela família Seaver. Em 1993, Leonardo estreou-se no cinema com o filme This Boy's Life, protagonizado por Robert DeNiro. Foi o próprio DeNiro que escolheu Leonardo entre 400 jovens atores para interpretar o papel de seu enteado.
No mesmo ano interpretou o papel de Arnie Grape, o irmão com uma deficiência da personagem de Johnny Depp em What's Eating Gilbert Grape. Com este filme conseguiu sua primeira indicação ao Óscar na categoria de melhor ator coadjuvante/secundário. Nos anos seguintes, o ator destacou-se em filmes como The Basketball Diaries, um biopic sobre o autor e músico Jim Carroll e Romeo + Juliet, uma adaptação moderna da famosa peça de William Shakespeare dirigida por Baz Luhrman e onde interpreta o papel de Romeu.
Porém, foi em 1997 que ganhou a fama internacional com Titanic, vencedor de 11 Óscares da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos  e um dos filmes mais rentáveis de sempre. Apesar de não ter conseguido uma indicação para os Óscares, Leonardo conseguiu a sua segunda indicação para os Globos de Ouro.
No ano seguinte, Leonardo protagonizou o filme O Homem da Máscara de Ferro, onde interpretou duas personagens: o rei Luís XIV e o seu irmão gémeo, Philippe. Baseado no romance homónimo de Alexandre Dumas, o filme foi um sucesso de bilheteira, mas recebeu críticas bastante negativas. Leonardo recebeu até um Razzie na categoria de Pior Casal pelos seus papéis.  O ator voltou a receber uma indicação para estes prémios na categoria de Pior Ator pelo filme The Beach, estreado em 2000.
Com a entrada nos anos 2000, Leonardo DiCaprio voltou a conquistar credibilidade junto da crítica com filmes como Gangs of New York (2002), dirigido por Martin Scorsese (com quem viria a colaborar em mais quatro projetos)  e Catch Me If You Can, dirigido por Steven Spielberg (este último valeu-lhe a sua terceira indicação para os Globos de Ouro).
Em 2004, o ator protagonizou The Aviator (também dirigido por Martin Scorsese), um biopic sobre o excêntrico diretor Howard Hughes. O filme foi um sucesso entre a crítica e venceu cinco Óscares em 2005. O próprio Leonardo recebeu a sua segunda indicação para estes prémios dez anos depois de What's Eating Gilbert Grape, mas não venceu. Porém, venceu o seu primeiro Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator em Filme Dramático.
 600full-leonardo-dicaprio (4)
Em 2006 voltou a trabalhar com Martin Scorsese no filme The Departed, onde interpreta o papel de Billy Costigan, um polícia que se infiltra na máfia irlandesa de Boston. No mesmo ano protagonizou Blood Diamond, onde interpreta Danny Archer, um traficante de diamantes da Rodésia que se envolve na Guerra Civil da Serra Leoa. Ambos os filmes e os desempenhos de Leonardo foram bastante elogiados pela crítica e o ator recebeu indicações duplas para os Globos de Ouro e para os Screen Actors Guild Awards. Recebeu ainda a sua terceira indicação para os Óscares pelo seu desempenho em Blood Diamond.
Em 2008 protagonizou, com Russell Crowe, o filme Body of Lies, dirigido por Ridley Scott. O filme teve críticas mistas e um sucesso moderado nas bilheteiras. No mesmo ano reuniu-se com a sua colega de TitanicKate Winslet, no filme Revolutionary Road. O filme, baseado no romance homónimo de Richard Yates, passa-se em 1955 e conta a história de um casal que aparenta ter uma vida perfeita, mas que na verdade está a entrar em desespero com a monotonia. Este filme valeu a DiCaprio a sua sétima nomeação para os Globos de Ouro.
Em 2010, Leonardo DiCaprio protagonizou dois dos filmes da maior sucesso da sua carreira: Shutter Island e Inception. O primeiro é um thriller psicológico dirigido por Martin Scorcese onde interpreta o papel de Teddy Daniels, um agente que investiga um asilo numa ilha e começa a duvidar da sua própria sanidade. O filme rendeu 294 milhões de dólares. No segundo, interpreta o papel de Dom Cobb, um "extrator" que entra nos sonhos das pessoas para obter informações a que não teria acesso de outra forma. Dom é persuadido a plantar uma ideia na mente do herdeiro de uma grande fortuna em troca da sua vida antiga. O filme, dirigido por Christopher Nolan rendeu 825 milhões de dólares e foi indicado para o Óscar de Melhor Filme no ano seguinte.
Leonardo recebeu a sua oitava indicação para os Globos de Ouro em 2012 pelo seu papel de J. Edgar Hoover, um dos fundadores do FBI, no biopic J. Edgar.
Leonardo DiCaprio na estreia francesa de The Revenant.
Ainda nesse ano estreou Django Unchained de Quentin Tarantino. No filme, DiCaprio interpreta o papel do vilão Calvin Candie, um sulista proprietário de escravos. Tanto o filme como DiCaprio foram bastante elogiados e o ator recebeu mais uma nomeação (a nona) para os Globos de Ouro.
 600full-leonardo-dicaprio (5)
Nesta altura, o ator tornou-se num "meme" popular na internet pelo facto de, apesar de ser considerado um dos melhores atores da sua geração e das suas múltiplas indicações aos Óscares, ainda não ter conseguido vencer o prémio. Em 2016 o estúdio The Line Animation desenvolveu mesmo um jogo online chamado Leo's Red Carpet Rampage que tem como objetivo fazer com que o ator ultrapasse vários obstáculos enquanto persegue um Óscar que nunca consegue alcançar.
Em 2013 estrearam mais dois filmes protagonizados por DiCaprio. O primeiro, The Great Gatsby, reuniu-o com o diretor Baz Luhrmann e recebeu críticas mistas, apesar de o desempenho do ator ter sido elogiado. O segundo, The Wolf of Wall Street foi a quinta colaboração do ator com Martin Scorcese e baseia-se na vida do corretor de bolsa Jordan Belfort, que foi preso no final dos anos 1990 por fraude e lavagem de dinheiro. O ator conseguiu a sua décima indicação para os Globos de Ouro e a quarta para os Óscares por este papel.
Em 2015 estreou The Revenant do diretor mexicano Alejandro G. Iñàrritu. O filme, protagonizado por DiCaprio segue a história de um homem que é deixado para morrer pelos seus companheiros depois de ser atacado por um urso durante uma expedição por territórios adversos. O ator venceu os principais prémios da indústria cinematográfica por este papel, incluindo o Globo de Ouro, o BAFTA, o Screen Actors Guild Award e o Óscar.
DiCaprio e Marion Cotillard apareceram na 9ª posição da lista da Forbes sobre os Casais Mais Rentáveis de Hollywood em 2012, graças ao sucesso do filme que eles estrelaram juntos: A Origem. Eles são o único casal da lista que não fizeram parte de uma franquia. 
 600full-leonardo-dicaprio (6)

Filantropia e defesa do meio ambiente 

Leonardo DiCaprio é um defensor dedicado do meio ambiente e já foi elogiado por vários grupos ambientalistas e instituições pelo seu trabalho,  incluindo a ONU que o nomeou seu representante das alterações climáticas em 2014. 
Leonardo DiCaprio e John Kerry em 2014.
O ator criou a sua própria fundação de defesa do meio ambiente, a Leonardo DiCaprio Foundation, em 1998. A fundação dedica-se a "preservar os últimos locais selvagens do planeta, a implementar soluções que restaurem o balanço de ecossistemas ameaçados e a procurar soluções a longo prazo para a saúde e bem-estar dos habitantes do planeta Terra". ] Para além da sua própria fundação, o ator faz parte da direção dos grupos ambientalistas Natural Resources Defense Council (NRDC), Global Green USA e International Fund for Animal Welfare (IFAW). Em 2007, produziu o documentário The 11th Hour, no qual trabalhou durante quatro anos.  O documentário conta com a participação de várias personalidades conhecidas da área da defesa do meio ambiente, assim como cientistas e líderes mundiais que discutem o estado do meio ambiente e soluções inovadoras e práticas para a recuperação de ecossistemas  Leonardo encontra-se ainda regularmente com líderes mundiais para discutir questões ambientais  Em 2016, discursou no Fórum Económico Mundial de Davos, condenando a cobiça das empresas exploradoras de petróleo. 
Para além do meio ambiente, Leonardo DiCaprio apoia causas como a defesa dos direitos dos homossexuais, mais especificamente a organização GLAAD a quem doou 61 000 dólares em 2013 e o fim da exploração de diamantes através do investimento na Diamond Foundry, uma empresa que produz diamantes sintéticos. 
Leonardo também já doou dinheiro na sequência de tragédias como o terremoto de 2010 no Haiti ] e trabalhou com a SOS Children's Villages International em Maputo, onde interagiu com 24 crianças orfãs. 
Apoiou ainda as campanhas presidenciais de John Kerry em 2004 e de Barack Obama em 2008 e 2012. 
 600full-leonardo-dicaprio (7)
Vida pessoal
Namorou durante seis anos a modelo brasileira Gisele Bündchen. Também namorou a modelo israelense Bar Refaeli.  Em agosto de 2011, foi relatado que ele teve um relacionamento com a atriz Blake Lively desde meados de maio.  Eles terminaram o relacionamento em outubro de 2011.  Entre maio de 2013 e dezembro de 2014, namorou com a modelo alemã Toni Garrn   e em 10 de dezembro de 2014 a imprensa internacional divulgou que o ator estava namorando com a top model brasileira Eliza Joenck.
Em 2015 namorou com a modelo norte-americana Kelly Rohrbach durante alguns meses, mas o romance terminou antes do final do ano.
Leonardo tem uma casa em Los Angeles e um apartamento em Manhattan, Nova Iorque.  Em 2009 comprou uma ilha perto do Belize e planeja construir um resort amigo do ambiente lá.  Em 2005, o ator sofreu ferimentos graves no rosto ao ser atingido com uma garrafa partida lançada pela modelo Aretha Wilson numa festa em Hollywood. Depois de assumir a culpa pelo incidente em 2010, a modelo foi condenada a dois anos de prisão. 
 600full-leonardo-dicaprio (8) 600full-leonardo-dicaprio (9) 600full-leonardo-dicaprio (10) 600full-leonardo-dicaprio (11) 600full-leonardo-dicaprio (12) 600full-leonardo-dicaprio (13) 600full-leonardo-dicaprio (14) 600full-leonardo-dicaprio (15) 600full-leonardo-dicaprio (16) 600full-leonardo-dicaprio (17) 600full-leonardo-dicaprio (18) 600full-leonardo-dicaprio (19) 600full-leonardo-dicaprio (20) 600full-leonardo-dicaprio (21) 600full-leonardo-dicaprio (22) 600full-leonardo-dicaprio (23) 600full-leonardo-dicaprio (24) 600full-leonardo-dicaprio (25) 600full-leonardo-dicaprio (26) 600full-leonardo-dicaprio (27) 600full-leonardo-dicaprio (28) 600full-leonardo-dicaprio (29)

FOR SUNDAY CALENDAR SNEAKS ISSUE SEPTEMBER 7, 2008. DO NOT USE PRIOR TO PUBLICATION. WEST HOLLYWOOD, CA Ð AUGUST 14, 2008Ð Actor Leonardo DiCaprio is photographed outside director Ridley Scott's West Hollywood office, Aug. 14, 2008. The pair, along with Scott's usual leading man Russell Crowe, will be seen this fall in "Body of Lies."
FOR SUNDAY CALENDAR SNEAKS ISSUE SEPTEMBER 7, 2008. DO NOT USE PRIOR TO PUBLICATION. WEST HOLLYWOOD, CA Ð AUGUST 14, 2008Ð Actor Leonardo DiCaprio is photographed outside director Ridley Scott's West Hollywood office, Aug. 14, 2008. The pair, along with Scott's usual leading man Russell Crowe, will be seen this fall in "Body of Lies."
600full-leonardo-dicaprio (31) 600full-leonardo-dicaprio (32) 600full-leonardo-dicaprio (33) 600full-leonardo-dicaprio (34) 600full-leonardo-dicaprio 968full-leonardo-dicaprio (1) 968full-leonardo-dicaprio (2) 968full-leonardo-dicaprio (3) 968full-leonardo-dicaprio (4) 968full-leonardo-dicaprio (5) 968full-leonardo-dicaprio (6) 968full-leonardo-dicaprio (7) 968full-leonardo-dicaprio (8) 968full-leonardo-dicaprio (9) 968full-leonardo-dicaprio (10) 968full-leonardo-dicaprio

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.